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Convex Datacenter
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  • #1
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    Citação Postado originalmente por Zuriel Ver Post
    Esse blower funciona adaptado num BF-161?
    Se der certo já é meu.
    Zuriel....

    não rola, precisa de um M-45 no minimo
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Citação Postado originalmente por Zuriel Ver Post
    Esse blower funciona adaptado num BF-161?
    Se der certo já é meu.
    Leia o tópico que terá todas as suas respostas!

  • #3
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    interesse e dúvda

    Olá amigo Marcelo , vc sabe se esse compressor serve no palio 1.3 16v fire , pois eu tenho interesse , isso se vc ainda tem ele , um abraço amigo.

  • #4
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Citação Postado originalmente por Daniartt Ver Post
    Olá amigo Marcelo , vc sabe se esse compressor serve no palio 1.3 16v fire , pois eu tenho interesse , isso se vc ainda tem ele , um abraço amigo.

    A recomendação de fábrica é que os M24 podem ser usados em motores até 1.4, eu já vendi o meu há algum tempo.
    Procure no Mercado Livre que sempre tem!

  • #5
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Marcelo, analisando esses dados, cheguei às seguintes conclusões que, gostaria que você confirmassem se estão certas ou não :

    A vazão que você cita de 0,73L, corresponde à 370cc, correto?

    Se ele pode encher 370cc por volta, pra gerar 1 bar de pressão a 5.000 rpm em um motor 1.8cc, precisaria de uma relação de polias
    de aproximadamente 5/1, o que faria o blower girar à 25.000 rpm quando o motor estivesse a 5.000 rpm, ou seja: muito acima do limite dele,
    que (segundo os dados enviados por você) é de 19.000 rpm (com relação máxima das polias de 3,5:1).

    No entanto, para uma "preparação light", digamos, para gerar cerca 0,6 bar em um motor 1.8cc, a relação das polias deveria ser
    de aproximadamente 3/1, o que levaria o blower a girar a 15.000 rpm quando o motor estivesse a 5.000 rpm,
    ou seja: dentro de uma "faixa de segurança", uma vez que estaria abaixo do limite de 19.000 rpm
    (rotação que, nesse caso, o motor estaria a mais de 6.000 rpm...).

    É isso mesmo?

    Seria viável?

    Outra dúvida:
    A pressão "desejada" só é atingida no limite de rotação do blower?
    Ou seja (no exemplo acima), o blower só geraria 0,6 bar quando girasse a 18.000 rpm - e o motor a 6.000 rpm?

    Em caso positivo para a pergunta acima:
    Essa relação é "gradualmente proporcional" (Ou seja: A 3.000 rpm do motor, o blower geraria 0,3 bar)?

    Ou ele já gera a "pressão máxima" em marcha-lenta.... ?


    []'s e desculpe tantas perguntas .
    Po Luciano, essa foto do seu avatar você tá parecendo o Capitão Nascimento do Tropa de Elite!!!
    Bom, vamos lá, todas as suas considerações estão certas e ele poderia sim ser usado num 1.8 e inclusive em motores maiores.
    Revendo uma citação do "Master Vader" (grande mente, admirador dos motores à ar e criador do fórum Fusca4ever), que eu havia salvo de um tópico no orkut, e que eu confesso, tinha deixado passar despercebida... enfim, vou trancrevê-la abaixo:

    "No caso do compressor citado com volume de 0,37L, sua vazão a 18000 rpm será de 6660 l /min ou 111l/s. . Sabendo-se que nesta condição ele fornece uma pressão de 1,8 bar, podemos entender que ele se aplica sim a motores 1.6 litros sem qualquer problema, pois como já foi calculado, um motor 1.6 litros a 6000 rpm (acredito ser uma rotação suficiente para andar bem na rua), consome 80 litros por segundo, ou seja menos que o máximo fornecido pelo compressor. Assim, pode-se utilizar rotações mais baixas inclusive."

    A parte da vazão máxima de 111 l/s eu tinha deixado passar... afinal estava pensando mesmo em usar o meu num motor 1600 do Fusca, então nem tinha prestado a atenção correta. Só agora estou vendo que ele pode ser usado sim num motor grande até 2.0 (é só fazer as contas) e o que a Eaton faz é "recomendar" para motores até 1.6... agora isso eu não sei o porque.

    Portanto, acredito que seria viável sim, usar num 1.8.

    Quanto à pressão, vendo a resposta do Rubens fiquei confuso e não poderia dar uma resposta com mais certeza, pois já li que ela é constante, já aparece desde rotações baixas. veja nesse link [ame]http://www.youtube.com/watch?v=ydP5CEjyIjs[/ame] onde fiz uma pergunta sobre pressão e o cara respondeu que ela é uma medida absoluta e não relativa. E esse pessoal desse link tem uma preparadora especializada em superchargers.

    Uma coisa que pensei em fazer no meu motor a ar (que desisti por enquanto, questões financeiras e por ter feito outra opção de motor) foi tentar fazer um "twincharger", usar o blower com alta pressão, até uma determinada rotação e um sistema pra desligá-lo (polia eletromagnética) e a partir dessa rotação um turbo convencional assumiria. A VW fez um motor assim 1.4 que gera 170 cv!!! Vejam: http://www.volkspage.net/technik/tsi/
    na imagem abaixo dá pra entender bem como o twincharger da VW funciona, nada complicado, dá pra fazer num motor comum.

    4X4 Brasil

  • #6
    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    "... Po Luciano, essa foto do seu avatar você tá parecendo o Capitão Nascimento do Tropa de Elite!!!
    Bom, vamos lá, todas as suas considerações estão certas e ele poderia sim ser usado num 1.8 e inclusive em motores maiores..."
    Marcelo, você é um Fanfarrão . . .

    Valeu pela resposta ! Penso em "superalimentar" o motor do NIVAder (está hoje com 1773cc, ante os 1568cc originais),
    e acredito que o Blower seja mais interessante que o Turbo para meu uso: Cidade e Trilhas = Força "em baixa" ...

    Eu tenho uma revista que fala desse "motorzinho" Blower/Turbo VW . . . Legal mesmo !


    Citação Postado originalmente por carlosdalk Ver Post
    "... tenho um blower m24 pra vender ... Novinho, com a polia pequena do blower + a polia grande original do motor do fiesta ... mando junto o software para calcular potencia, volume de ar, pressão, relação de polias, etc ... o minimo que dá pra fazer é 700,00 ...
    Carlos, esse é o teu Blower (http://produto.mercadolivre.com.br/M...-eaton-m24-_JM) ?
    Eu sou o "BIOSHAKALL" que te perguntou por lá . . .

    []'s

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Marcelo, você é um Fanfarrão . . .

    Valeu pela resposta ! Penso em "superalimentar" o motor do NIVAder (está hoje com 1773cc, ante os 1568cc originais),
    e acredito que o Blower seja mais interessante que o Turbo para meu uso: Cidade e Trilhas = Força "em baixa" ...

    Eu tenho uma revista que fala desse "motorzinho" Blower/Turbo VW . . . Legal mesmo !



    Carlos, esse é o teu Blower (http://produto.mercadolivre.com.br/M...-eaton-m24-_JM) ?
    Eu sou o "BIOSHAKALL" que te perguntou por lá . . .

    []'s


    oi luciano,
    esse é o meu anuncio mesmo....

    qualquer coisa dê um toque! Abraços

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    Po Luciano, essa foto do seu avatar você tá parecendo o Capitão Nascimento do Tropa de Elite!!!
    Bom, vamos lá, todas as suas considerações estão certas e ele poderia sim ser usado num 1.8 e inclusive em motores maiores.
    Revendo uma citação do "Master Vader" (grande mente, admirador dos motores à ar e criador do fórum Fusca4ever), que eu havia salvo de um tópico no orkut, e que eu confesso, tinha deixado passar despercebida... enfim, vou trancrevê-la abaixo:

    "No caso do compressor citado com volume de 0,37L, sua vazão a 18000 rpm será de 6660 l /min ou 111l/s. . Sabendo-se que nesta condição ele fornece uma pressão de 1,8 bar, podemos entender que ele se aplica sim a motores 1.6 litros sem qualquer problema, pois como já foi calculado, um motor 1.6 litros a 6000 rpm (acredito ser uma rotação suficiente para andar bem na rua), consome 80 litros por segundo, ou seja menos que o máximo fornecido pelo compressor. Assim, pode-se utilizar rotações mais baixas inclusive."

    A parte da vazão máxima de 111 l/s eu tinha deixado passar... afinal estava pensando mesmo em usar o meu num motor 1600 do Fusca, então nem tinha prestado a atenção correta. Só agora estou vendo que ele pode ser usado sim num motor grande até 2.0 (é só fazer as contas) e o que a Eaton faz é "recomendar" para motores até 1.6... agora isso eu não sei o porque.

    Portanto, acredito que seria viável sim, usar num 1.8.

    Quanto à pressão, vendo a resposta do Rubens fiquei confuso e não poderia dar uma resposta com mais certeza, pois já li que ela é constante, já aparece desde rotações baixas. veja nesse link onde fiz uma pergunta sobre pressão e o cara respondeu que ela é uma medida absoluta e não relativa. E esse pessoal desse link tem uma preparadora especializada em superchargers.

    Teria como colocar o M-24 num 2.0? calculando aqui, cheguei em 216,6 litros/s @6500rpm (corte)... poderia usar uma relação de polias que chegasse a 19000rpm no SC, quando estivesse 5000 rpm no motor (relação 3,8/1)... o torque maximo do motor é a 5200rpm, e é dificil de passar desse giro na cidade.
    sera que encheria um 2.0 com +- 0,6 bar de pressão?

  • #9
    Citação Postado originalmente por tgrovaris Ver Post
    Teria como colocar o M-24 num 2.0? calculando aqui, cheguei em 216,6 litros/s @6500rpm (corte)... poderia usar uma relação de polias que chegasse a 19000rpm no SC, quando estivesse 5000 rpm no motor (relação 3,8/1)... o torque maximo do motor é a 5200rpm, e é dificil de passar desse giro na cidade.
    sera que encheria um 2.0 com +- 0,6 bar de pressão?
    Para o M24, 19000rpm é o giro máximo: passou desse valor.. BUM! Você precisaria, ou de um M45, ou de dois M24.

    No meu caso, estou usando um M24 num diesel 1.9 de alta rotação (4500rpm), e já está quase no limite... provavelmente a eficiência adiabática está bem ruim, e o ideal seria ter dois M24 girando mais devagar.

    Sobre um comentário anterior:

    "No caso do compressor citado com volume de 0,37L, sua vazão a 18000 rpm será de 6660 l /min ou 111l/s. . Sabendo-se que nesta condição ele fornece uma pressão de 1,8 bar, podemos entender que ele se aplica sim a motores 1.6 litros sem qualquer problema, pois como já foi calculado, um motor 1.6 litros a 6000 rpm (acredito ser uma rotação suficiente para andar bem na rua), consome 80 litros por segundo, ou seja menos que o máximo fornecido pelo compressor. Assim, pode-se utilizar rotações mais baixas inclusive."
    Vale lembrar que nada se perde, nada se cria. Velha lei da física.

    Com 111l/s sendo empurrados para dentro do motor enquanto ele consome 80l/s, a pressão máxima que vai ocorrer é facilmente calculada pela equação geral dos gases: P * V = n *R * T

    Considerando R e n como constantes, é só calcular:

    (P1 * V1) / T1 = (P2 * V2) / T2

    Sem considerar perdas térmicas, dá pra reduzir para:

    1atm * 111l/s = Xatm * 80l/s

    Resumindo: no máximo, você vai conseguir 0,38kg/cm2 de pressão. Isso sem considerar perdas térmicas, o que provavelmente vai reduzir esta pressão a 0,30-0,35kg/cm2.

    Para chegar a 1,8bar de pressão vai precisar de muito mais capacidade volumétrica no compressor. Um M62 ia ser bem mais indicado - mas deixo a parte matemática como exercício para o leitor.

    Abraços,
    Leonardo

  • #10
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    Exclamation oleo para o EATON

    Amigos Sebem Me Informar Qual Tipo De Oleo Pode Ser Usado No Supercharger Do Ecosport 1.0?????

  • #11
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Citação Postado originalmente por fernandotec1 Ver Post
    Amigos Sebem Me Informar Qual Tipo De Oleo Pode Ser Usado No Supercharger Do Ecosport 1.0?????
    Porque trocar o óleo dele?
    Pois ele é fechado (e portanto projetado para rodar muito tempo sem precisar abrir), não tem sistema de lubrificação externo como nos turbos comuns, mas se realmente for necessário trocar a lubrificação interna dele, vá até uma concessionária Ford que te informam.

  • #12
    Usuário Avatar de lei
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    compressor

    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    Vendo um blower M-24 do Fiesta Supercharger, para motores de 1.0 até 1.6 cc, valor R$ 700,00.

    Ola Marcelo!! tenho um fiesta 2004 com o supercharger....mas ele nao ta legal....voce sabe de um outro para vender?? ou tem concerto o meu???

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