Olá Pamphile,
sobre o cabo de velocimetro, tenho algumas dicas. Uma é ver se o próprio encaixe da engrenagem não está gasto ou quebrado, tanto no painel como lá em baixo perto do cardan. A minha tinha quebras frequentes também. Nos primeiros 5 mil km eu troquei o cabo umas 4x, quase 1 cabo a cada 1000km. Outra questão que pode ser vista é na saída do painel para a parede corta fogo, o cabo fica torto em forma de "S", oque acaba forçando o mesmo. O que eu fiz foi comprar o cabo do 14B (das toyotas mais novas) ele é um pouco mais longo, e ai eu deixei uma "folga", prendi com aquelas presilhas pra tentar deixá-lo mais solto possível, sem deixar fazer curvas bruscas com o cabo. Depois disso já todei mais de 20mil km sem trocar o cabo. ;)
No seu comentário sobre geometria e alinhamento, feixe de molas eu não entendi a relação com o velocimetro. Ficou confuso. Acho que você deve ter comentado algum post antigo meu. Esclareça melhor as suas dúvidas. Na minha eu faço geometria e alinhamento a cada 5 mil km. Na arqueei as molas, mas elas não aguentam mais. Vou ter que trocar por um par de molas novo.
Abraço
Maik