x
Convex Datacenter
Página 3 de 27 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 342

Hybrid View

Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Agradecimentos: 13

Da uma olhada..

Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dscn3139.jpg   -dscn3321.jpg   -dscn3339.jpg  

Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Agradecimentos: 7
    Olá Rubens!

Parabéns pelo seu novo projeto! Esse seu novo motorhome parece ser o ideal para expedições fora-de-estrada. Apesar de não ser 4x4 parece ser bem robusto e ter uma boa distância do solo. Colocando um guincho na dianteira e talvez um bloqueio na traseira praticamente nem precisa de 4x4 para enfrentar trilhas leves.

Minha dificuldade tem sido justamente encontrar uma viatura que una o espaço de um motorhome a capacidade 4x4 sem que seja um investimento proibitivo.

Pensei nas seguintes alternativas, cada uma com seus prós e contras:

- Veículo 4x4 + barraca de teto - descartei por não ser seguro (pelo menos no Brasil) acampar em qualquer lugar, como centros urbanos, postos de gasolina, praças, etc.

- Continuar com a Tracker - Prós: investimento zero (já tenho tudo preparado); capacidade off-road para trilhas leves/moderadas (ainda dá para melhorar com um lift e pneus maiores). Ideal para viagens de final de semana acampando no carro (em qualquer lugar) e continuar utilizando o carro para uso diário. Contras: espaço muito limitado, não dá para morar/trabalhar no veículo por tempo indeterminado. Sem chuveiro/cozinha internos.

- Defender 110 ou Pajero Full (Diesel): Prós: maior capacidade off-road que a Tracker original, maior espaço que a Tracker, maior autonomia e menor custo de combustível. Contras: maior custo de manutenção e seguro, ainda limitado para morar/trabalhar no carro por tempo indeterminado. Sem chuveiro/cozinha internos.

- Pickup 4x4 + Camper Pop-Up (exemplo: Camper Duaron Pop-Up): Prós: conforto muito superior ao de uma barraca de teto (cama, mesa, cozinha, banheiro, armários), possibilidade de separação da pickup, baixo centro de gravidade que proporciona boa capacidade off-road dependendo da preparação da pickup. Contras: a versão "Pop-Up" não oferece muita segurança para boondocking, ou seja acampar em qualquer lugar, devido as laterais serem de lona, quando o teto estiver levantado. Também não seria muito confortável para morar/trabalhar no veículo por tempo indeterminado. Investimento alto (mais de R$ 50.000 fora o custo da pickup).

- Pickup 4x4 + Camper rígido (exemplo: Camper Duaron Hard Top): Prós: maior segurança e espaço que a versão Pop-Up. Por ser uma estrutura rígida e fechada até dá para acampar em qualquer lugar* com maior segurança. Recursos próximos a de um motorhome: cama, mesa, armários, cozinha e banheiro com chuveiro. Contras: menor capacidade off-road devido ao centro de gravidade muito alto (pode tombar facilmente em condições off-road mais extremas como em erosões ou mesmo em manobras bruscas do volante). Muito alto, o que restringe o acesso a certos lugares. Também não seria muito confortável para morar/trabalhar no veículo por tempo indeterminado. Investimento alto (mais de R$ 50.000 fora o custo da pickup).

- Van comercial (furgão) adaptada p/ motorhome: Prós: Bom espaço (considerando uma van longa e teto alto); liberdade para projetar o interior conforme minhas necessidades e instalação de uma casa completa (cama, mesa, cozinha, banheiro e armários); ligação direta com a cabine (o que não ocorre com a camper). Menor custo final comparado a um motorhome ou pickup+camper. Até dá para morar e trabalhar no veículo devido ao maior espaço. Contras: Mínima capacidade off-road (pelo menos para as vans comerciais comuns). Não dá para separa o veículo da casa como no caso do camper; se o carro der problema a casa também ficará parada. Até existe a possibilidade de converter a van para 4x4, mas o custo seria proibitivo e mesmo assim não teria grande capacidade off-road; tempos atrás cotei a conversão para 4x4 de uma Ford Transit e custo seria +/- R$ 40.000,00, ou seja, não compensa.

- Trailer: Prós: mesmo conforto de um motorhome; pode ser separado do veículo. Menor custo da "casa". Contras: sem capacidade off-road (no caso de trailers normais) a não ser que se separe o veículo 4x4 do Trailer; maior custo de pedágio; maior consumo de combustível. Até existem mini-trailers, alguns até com capacidade off-road, porem estes não possuem banheiro e cozinha internos; neste caso prefiro dormir dentro do carro mesmo.

Enfim, cada opção tem seus prós e contras.

Uma solução que para mim seria ideal seria um micro-onibus Volare 4x4 convertido para motorhome. Porem o custo ainda é proibitivo, quem sabe daqui alguns anos quando houver mais ofertas de usados deste modelo.

Até o momento a opção que achei mais adequada para meu caso seria uma Pickup 4x4 + Camper Duaron Hard Top. Embora eu não tenha o espaço de uma van ou motorhome e não possa utilizar em condições off-road mais extremas ainda há a possibilidade de se separar a casa da pickup podendo usar o veículo no dia-a-dia ou mesmo trocar de pickup futuramente e manter a casa. A pickup ideal considero a Hilux CS 4x4 até 2012, que aceita diesel comum. A versão CS (cabine simples) tem a vantagem de oferer mais espaço no camper (versão maior) e ainda pagar menos IPVA que a versão cabine dupla; em SP por exemplo o IPVA da CS é de 2% e da CD é de 4%.

Agora, esta Van Agrale convertida para motorhome que você adquiriu parece ter um ótimo custo/benefício. E se você quiser futuramente pode até convertê-la para 4x4.

Abraço e sucesso em seus novos projetos e expedições!
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Agradecimentos: 38
    Almir...eu dispensaria o porta-coco...se voce estiver em camping, usar a estrutura deles é melhor, (no máximo uma tabua de sanitario propria)... e se estiver no camping selvagem...ahhh nada como uma boa barrigada atrás da moita! só levar uma pá de campanha.
    Eu já estudei esses pŕos e contras...e decidi que o melhor custoxbeneficio é um truckhome. Transformar um resistente caminhão baú em motorhome custará 1/4 de um camper. E terei segurança e confiabilidade.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Olá Sandro,

O "porta-poti" acho indispensável ter algum lugar para acomodá-lo embora nem sempre seja necessário. Já acampei várias vezes em locais urbanos e sem banheiro perto e foi bastante útil, rsrs. Mas quando vou ficar em camping estruturado ou selvagem, ou mesmo em postos de gasolina 24 hrs realmente nem é necessário levá-lo.

Existem inúmeras possibilidades cada um com suas vantagens e desvantagens. No meu caso eu não quero gastar uma fortuna em um motorhome e quero manter a capacidade off-road. O Truck-home realmente é interessante mas cai no problema do custo muito alto, tamanho exagerado e alto consumo de combustível e de manutenção. Um único pneu de caminhão custa uma fortuna.

O que considero ideal, mas não ainda para o momento devido ao custo é aquele microonibus 4x4 da Volare, convertido para motorhome. Um dia ainda chego lá.

De momento acabei optando mesmo por melhorar o camper-box da Tracker. Vou deixar permanentemente na configuração "casal", instalar uma geladeira a compressor e provavelmente uma placa solar.

Quanto a geladeira estou pensando no modelo abaixo da Elber, de 37 litros que ficará abaixo da cama.

Qualquer novidade quanto as modificações da Tracker estarei postando aqui.

Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -volare_4x4.jpg   -geladeira_elver_gaveta.jpg  
    Ranger 2.2 4x4 Camper

Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    A geladeira Waeco CD-30 seria outra opção tipo gaveta, mais interessante que a Elber, embora seja 7 litros a menos o formato é mais adequado pois é reta e ocupa menos espaço sob. a cama, além da gaveta ser deslizante, ao contrário da Elver que é uma bandeja. O problema dessas geladeiras é o preço - na faixa de R$ 3.000,00.

Já retirei os bancos traseiros da Tracker para tirar as medidas e iniciar o projeto do novo Camper-Box. Desta vez eu mesmo farei a marcenaria.

A propósito, o Camper-Box atual está a venda. Quem se interessar irei vender pelo preço de custo: R$ 800,00 - incluindo o módulo para expandir para cama de casal. Serve tanto na Tracker quanto no Grand Vitara 2 Meu contato: (12) 98265-6495

Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cd30-3.jpg   -img_4574.jpg   -img_4571.jpg   -img_4619.jpg   -200520122280.jpg  
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper

Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Olá pessoal,

Já iniciei a construção do meu novo CAMPERBOX para a Tracker. Já comprei a geladeira e demais peças e só estou aguardando chegar tudo para iniciar a montagem. A estrutura será em placas MDF de 15mm com acabamento em carpete da mesma cor do interior do veículo. Desta vez eu mesmo farei toda a construção.

Este novo Camperbox será muito mais funcional e prático. A cama ficará permanentemente montada na posição casal. Em menos de 1 minuto o veículo estará pronto para dormir. Basta parar o carro, avançar os bancos do motorista e passageiro, colocar o porta-poti atrás do banco do passageiro, dobrar o tampa que estende a cama, fechar as cortinas e pronto! Terá o mesmo conforto de uma cama de casal normal.

Comodidades:
    - Geladeira de gaveta com compressor 12V Waeco CD30 com abertura da gaveta para dentro do carro, ou seja pode se acessada mesmo estando dentro do carro mesmo com a cama montada.
    - Sanitário químico porta-poti. Para utilizar basta dobrar a tampa de extensão da cama, que é bipartida.
    - 2 Baterias estacionárias Freedom de 115A/h, carregador de bateria e transformador de 110/220V para 110V e inversor de 600W.
    - Tanque de água potável de 28 litros c/ bomba elétrica automática Shurflo (liga-se automaticamente ao abrir a manqueira).
    - Botijão de gás de 2Kg e fogão.
    - 2 galões de água de 5 litros.
    - Caixa de ferramentas
    - Dispensa p/ alimentos com isolamento térmico de isopor.

BAGEIRO BOX PERSONALIZADO NO TETO

No teto do carro instalarei um bagageiro feito sob medida em estrutura e chapas de alumínio (similar ao bagageiro Thule que já possuo). No topo do bagageiro irão 2 placas solares de 100W. O bagageiro será utilizado para guardar as malas de roupa e outros acessórios de camping como cadeiras, mesa e gazebo Quechua de 3x3 metros.

Estimo terminar tudo dentro de 1 ou 2 meses.

Segue a planta baixa provisória (ainda poderá haver mudanças). O colchão de casal vai sobre esta superfície, que possui tampos com dobradiças para acesso aos objetos. A mesa só é aberta quando a porta traseira da Tracker estiver aberta.

As novidades e o processo de construção estarei relatando aqui.

-
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -planta_baixa_camperbox.jpg  
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper

Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    outra mudança para melhor distribuição do peso e melhor aproveitamento do espaço. No momento utilizarei apenas 1 bateria estacionária de 115A/h.

Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -planta_baixa_camperbox_v2.jpg  
    Ranger 2.2 4x4 Camper

Usuário
    Entrada
    20/08/2012
    Local
    Brusque/SC
    Agradecimentos: 0
    Ola Almir!
    Estou acompanhando seu topico.
    Tenho uma Tracker igual a sua e gostaria de fazer quase tudo o que vc esta fazendo nela.
    Porem vou adotar uma barraca de teto, e, sem retirar os bancos traseiros, farei uma cozinha no porta malas.
    Poderiamos trocar contatos pra conversar mais?

sou de SC, meu celular/whatsapp eh 47 9984-5984

Abracos,

Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Citação Postado originalmente por lelekobq Ver Post
    Ola Almir!
    Estou acompanhando seu topico.
    Tenho uma Tracker igual a sua e gostaria de fazer quase tudo o que vc esta fazendo nela.
    Porem vou adotar uma barraca de teto, e, sem retirar os bancos traseiros, farei uma cozinha no porta malas.
    Poderiamos trocar contatos pra conversar mais?

sou de SC, meu celular/whatsapp eh 47 9984-5984

Abracos,
    Olá "Lelekobq". Dá para fazer uma cozinha sim no porta-malas. Só que você irá perder o espaço para as bagagens ou terá de guardá-las no banco traseiro. No meu caso as bagagens ficarão no bagageiro Thule no teto (ou em um bagageiro especial que pretendo fazer. Depois te adicionarei no Whatsapp. Abraço!
    Ranger 2.2 4x4 Camper

Usuário Avatar de JRoberto
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 8
    Almir, primeiramente, parabéns pelo serviço! Show de Bola!
    Segundamente, me permita um off topic. Estou planejando tirar os bancos traseiro da Ranger e bolar um armário, lugar para geladeira e uma maneira de acomodar duas malas com maior segurança do que na caçamba, Enfim, minha dúvida é a seguinte: É permitido modificar o interior da viatura? É preciso tirar alguma licença para modificação interna? Já pesquisei um pouco sobre isso, mas nunca achei uma resposta definitiva.

Abraços!
    Ranger XLT 3.0 4x4 CD 2011 - PU2RFU
    Montana Conquest 1.8 2007
    "Ando devagar porque já tive pressa..." Almir Sater

Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Agradecimentos: 58
    Seguindo a lógica de que os veículos possuem uma capacidade máxima de passageiros, acredito que a única modificação que implica em alteração das características originais seria o acréscimo de assentos.
    Em princípío, não há impedimento nenhum em retirar bancos e/ou acrescentar dispositivo de arrumação de carga, como armários, gavetas, etc.., desde que não implique em alteração nos equipamentos internos obrigatórios, como encosto de cabeça e cintos de segurança e nem obstrua a visão da área envidraçada.
    Vide o exemplo das muitas Kombi que há décadas circulam tendo sido retirado um ou dois bancos traseiros.

Citação Postado originalmente por JRoberto Ver Post
    Almir, primeiramente, parabéns pelo serviço! Show de Bola!
    Segundamente, me permita um off topic. Estou planejando tirar os bancos traseiro da Ranger e bolar um armário, lugar para geladeira e uma maneira de acomodar duas malas com maior segurança do que na caçamba, Enfim, minha dúvida é a seguinte: É permitido modificar o interior da viatura? É preciso tirar alguma licença para modificação interna? Já pesquisei um pouco sobre isso, mas nunca achei uma resposta definitiva.

Abraços!
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de JRoberto
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Seguindo a lógica de que os veículos possuem uma capacidade máxima de passageiros, acredito que a única modificação que implica em alteração das características originais seria o acréscimo de assentos.
    Em princípío, não há impedimento nenhum em retirar bancos e/ou acrescentar dispositivo de arrumação de carga, como armários, gavetas, etc.., desde que não implique em alteração nos equipamentos internos obrigatórios, como encosto de cabeça e cintos de segurança e nem obstrua a visão da área envidraçada.
    Vide o exemplo das muitas Kombi que há décadas circulam tendo sido retirado um ou dois bancos traseiros.
    Valter, minha ideia é tirar os banco com encosto e tudo. No caso da Kombi, não tenho certeza, mas ela é considerada como camioneta ou seja, carga e passageiros no mesmo compartimento e por isso circulam sem problemas, e no meu caso, caminhonete, carga separada de passageiros, acredito que precise de autorização daí a minha dúvida. Consultei um despachante aqui, mas não soube ou não se interessou muito.

Citação Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post
    Olá "JRoberto". Obrigado!.

Acredito que não seja permitido; porem também acredito que seja "tolerado". A maioria dos overlanders que modificam o carro geralmente não modificam o documento. Ou seja, se alguém for fazer o mesmo que estou fazendo que seja "por conta e risco".

Outra questão importante que é bom observar é quanto a segurança no caso de algum acidente. Como haverão inúmeros objetos é importante que sejam muito bem presos.

O meu camperbox anterior (atualmente em uso) é solto, embora no caso de alguma freada brusca seja seguro pelo encosto do banco traseiro.

Na nova versão, como retirei os bancos traseiros pretendo parafusar tudo e todos os objetos ficarão guardados dentro dos compartimentos do próprio camperbox. Mesmo assim, em um acidente mais grave o risco seria maior do que em um veículo sem essas adaptações.

Abraço!
    Almir, pretendo também fazer tudo bem fixado e correr o risco em alguma fiscalização, vamos ver no que dá. Acompanhando as soluções.
    Desculpe por tumultuar o tópico

Abraços aos dois!
    Ranger XLT 3.0 4x4 CD 2011 - PU2RFU
    Montana Conquest 1.8 2007
    "Ando devagar porque já tive pressa..." Almir Sater

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Montando um motorhome / camper sobre uma f 250 cd 4x4
      Por Alberto Granville G Paula no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 463
      Última resposta: 15/04/2020, 09:44
    2. TRECKO - Uma Tracker para Estradas e Acampamentos
      Por Rubens Linhalis no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 488
      Última resposta: 30/06/2017, 21:41
    3. Tracker 2008 - RS - Passeios 4x4 e acampamentos
      Por Diegogdaluz no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 17