Bom dia! Pessoal,

Sou novo por aqui, e preciso de um pouco de luz para alguns dilemas, (não entendo muito de mecânica, mas sou apaixonado pelo meu carro, por trilhas, 4x4, etc)

Vou tentar ser breve(vai ser meio difícil.. hehe),mas já peço desculpas por tomar o tempo de vocês. (quem não puder ou não quiser ler um pouco da minha história, pode ver o resumo lá embaixo)

Tenho uma F1000, ano 1984, já faz 8 anos, pra mim é o melhor veículo do mundo, mas sempre tem os poréns, já investi muito nela para deixar sempre impecável, o problema é que nos últimos 2 anos deixei um pouco ela de lado, pois casei, tive um filho, assim as prioridades de gastos mudam (vocês sabem bem como é). Então, hoje me deparo com a minha camionete quase do mesmo estado que a encontrei (mais em relação a lata do que mecânica), claro que as revisões deixo em dia, mas não sei o quanto é viável ainda "gastar" para continuar com o carro. Já fiz motor (meia sola), caixa, troquei diferencial, cardã, reformas em lata e pintura (umas 3 até hoje, claro coisas mais básicas),.. mais tudo custa e cada vez mais... Meu problema é que uso ela para o dia-a-dia, roda entre 100 a 120 km por dia dependendo dos afazeres, final de semana estrada de chão direto, para ir aos parentes e chácara dos pais,.. tanto em casa quanto na empresa que trabalho fica exposta ao tempo (pior na empresa pela poluição).. E a situação é que hoje teria que fazer a lataria toda, lixar inteira, ver o quão fundo estão as ferrugens, enfim uma reforma na lata completa... e pensando que daqui a pouco tenho que pensar no motor novamente, pois fiz bem no começo quando comprei..E aqui começa o meu primeiro dilema, vale a pena reformar mais uma vez? vale a pena gastar? (pelo amor que tenho a esse carro.. vale!.. pelos gastos que já tive e vou ter.. não sei... pela maioria da familia.. não vale.. pela minha esposa.. vale, se pudéssemos conservar um pouco mais ela..

Outra situação: Graças ao bom deus por mais das dificuldades, nos conseguimos fazer boas viagens com a nossa f1000, e nunca posso reclamar de nada, pois nunca fiquei na estrada, nem por pneu furado, me levou a qualquer lugar, andando desde estradas precárias a asfaltos... só que as viagens maiores que fizemos foi andado no máximo uns 3000 Km... Porém começamos a pensar em viagens maiores... nos e mais um casal de amigos, iniciamos a planejar para o final do ano, Bolivia (salar de uyuni), Peru (machu pichu), Chile (Atacama).. e inicialmente faríamos de carro, com a boa e guerreira F1000, porém todos me questionam todos os dias se a camionete chega, se faz isso , se faz aquilo... eu sei o que tenho, e sei que a única coisa que ela não faria é o salar de uyuni, .. porém de tantas dúvidas me deixaram com a pulga a trás da orelha... A partir desses questionamentos e somados com as dúvidas de se devo gastar ou não, cheguei a pensar em mudar de carro.. mais não sei o quanto a F1000 valeria, também não saberia que carro iria me dar o mesmo conforto que tenho hoje, ou muito menos que carro poderia aguentar essa minha rotina e me dar segurança para algumas expedições.. e o pior de tudo um carro com um custo não tal elevado, tanto em relação a aquisição quanto a manutenção...Para vocês saberem, andei vendo Xterra, Hilux SW 98 a 2000, F250 (fora de minha realidade), Defender 110 (com medo da manutenção)

E na verdade com as leituras dos fóruns daqui que resolvi apostar que vocês me ajudem a solucionar meus dilemas, pois vi várias pessoas procurando um carro ideal, outras melhorando seus carros, e o que mais vi são pessoas que atenciosas que sempre estão incentivando, dando dicas e alertando a todos que aparecem por aqui perdido igual a mim.

Resumo de meus problemas:
1 - Estar com um carro(F1000 ano 84) de 30 anos, e para continuar com ele ter que gastar mais do que vale.
2 - Não saber mais se a F1000 atende as novas ideias ( viagens pela America do Sul)
3 - Se mudar de carro , com 4x4 melhor comprar (XTerra, Hiluz SW até ano 2000, etc)

Alguém poderia me ajudar?

Para vocês entenderem um pouco da minha paixão, segue algumas fotos(não tenho muitas aqui no PC do trabalho):
Obs: Infelizmente ela não está mais com as faixas, tirei na última vez que um carro bateu na minha lateral e não achei outra igual.
Dilema: Continuar com F1000 84 ou comprar um 4x4 para longas viagens ?-img_0013.jpg
Dilema: Continuar com F1000 84 ou comprar um 4x4 para longas viagens ?-pa250107.jpg

Obrigado a todos que puderam ler até aqui!