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Dilema: Continuar com F1000 84 ou comprar um 4x4 para longas viagens ?

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  • 26/08/2014, 12:59
    quintaes
    Claudino se você não pretende se aventurar em terrenos que seria necessário um 4x4, a F1000 é um carro excelente basta dar uma boa revisada e pé na estrada!!!. Existe uma turma de apaixonado por viagem que encara numa boa com carros antigos e ainda passam em lugares que alguns não encaram nem com veículos preparados.

    https://www.youtube.com/watch?v=5J2yafh24Ec

    Este sujeito passou pelo Jalapão e vai encarando até onde der...

    Abraços,
    Marcos Quintaes.
  • 26/08/2014, 17:06
    Claudino
    Rubens.. obrigado mais uma vez pelas dicas... e com as considerações de todos... o óbvio ficou mais óbvio.. ficar com a F1000 e ser feliz..hehehe

    E vamos ser mais um com um carro "velho" a se aventurar no mundo..

    Ah! dei uma olhada no seu post sobre a "Trecko"...muito show de bola o carro.. quem sabe eu inicie uma "loucura" dessas com a F1000 tbm.. hehehe

    Abraço
  • 26/08/2014, 17:18
    Claudino
    Foltram agradeço o contato... então quando comprei minha F1000, ela estava jogada em uma garagem, sem nada de documentação, tive que correr atrás para regularizar bastante coisa (e faria de novo), e o antigo dono não sabia muito sobre o carro, realmente até hoje não sei qual foi a empresa que fez a modificação, só sei que tenho bastante incomodação referente a essa estrutura, é massa para todo lado, é solda mal feita, tudo o que você possa imaginar já encontrei nas várias vezes que mexi. Será que tem uma solução para não ter tantos problemas? Você está muito certo em falar do conforto incontestável, e a parte de trás dessas camionetes são um show a parte, você leva uma mudança lá dentro e ainda senta com espaço, sem falar que a minha fiz um banco-cama na traseira....

    Abraço.. e a escolha sempre foi uma só.. o problema foi ter me deixado levar..
  • 26/08/2014, 17:20
    Claudino
    Esdras..valeu pelas dicas... com certeza serei feliz com o meu mesmo.. hehehe...
  • 26/08/2014, 17:22
    Claudino
    Rfdex.. você tem razão é melhor ficar com um carro de baixo custo.. e investir o pouco que sobra em outras coisas...
  • 26/08/2014, 17:29
    Claudino
    Zé.. mais uma vez obrigado...
    Então, vou desde já comprando aos poucos essas peças sobressalentes, e fazendo na medida do possível todas as revisões. Você falou em cambão, quando estava pesquisando sobre viajar em outros países, li algo a respeito de cambão ser obrigatório, vc(s) sabem onde posso mandar fazer ou achar um cambão retrátil desses? E também sabe se tem mais algum item obrigatório? (fora documentações e o seguro carta verde)

    Bela viagem esta do Uruguay, um dia também pretendo ir.

    Abraço.
  • 26/08/2014, 17:32
    Claudino
    Marcos Quintaes.. valeu por me encorajar mais ainda... agora é só revisar a F, pensar em cada detalhe da viagem e esperar o dia chegar..

    Abraço
  • 26/08/2014, 17:51
    duardobruno
    Cara.... tem várias opções ai, eu penso assim:

    1) Tua F1000 vale entre 20 e 27 mil, sendo realista (e pelas fotos ela não tá ruim não, ainda tem muita presença). Se vc gastar uns 10 mil nela, fica zerada não é? pois é... se vc vender, vamos supor, bem... na faixa dos 25 mil. Com os 10 mil vc terá 35 mil pra comprar uma camionete. Vai comprar aeee uma ranger 2004, uma S10 2003 (permanecendo no diesel), uma hillux 98 a 2000, L200 velha tb.... por aí vai. Caraaaa... não sei se compensa não viu. Nenhuma camionete nesse valor, vai te dar a confiabilidade de uma F1000. Pq pegar uma camionete dessas é como disse o Zé V8 lá em cima: É uma caixinha de surpresa. Já passei por isso.

    2) Já pensou em pegar 35 mil e procurar uma F1000 4x4 cab dupla (não to puxando sardinha. rsrsrs)? Mais confiável e no caso de dar problemas mecânicos, o custo nem se compara com S10, Ranger, Hilux, L200 e cia, como disse o rfdex.

    3) Já avaliou se vc precisa de 4x4 mesmo? Eu costumo dizer que camionete 4x2, se cachorro mijar na roda, atola. Realmente, mas se vc consegue viver sem 4x4, dá pra pegar uma coisinha mais nova. 4x4 sobe muito o preço dos carros.

    4) Eu tb pensaria na opção "carros de plástico". Não sei como vc vai fazer aí com esses 10 mil ou a intera pra comprar outra camionete. Mas dá pra pensar em pegar essa grana e comprar um carrinho tipo uno, celta etc mais novo. Claro, sem vender sua F1000. Se vc fizer uma força, dá pra dar 10 mil de entrada e pagar prestações de 350 reais em um carrinho novo. Um uno está por 24 mil. 14 mil financiado em 60 meses, não fica tão caro e vc não precisa se desfazer da sua F1000.

    Bem... eu penso assim. Abco.
  • 26/08/2014, 21:32
    Foltram F 1000
    Citação:

    Postado originalmente por Claudino Ver Post
    Foltram agradeço o contato... então quando comprei minha F1000, ela estava jogada em uma garagem, sem nada de documentação, tive que correr atrás para regularizar bastante coisa (e faria de novo), e o antigo dono não sabia muito sobre o carro, realmente até hoje não sei qual foi a empresa que fez a modificação, só sei que tenho bastante incomodação referente a essa estrutura, é massa para todo lado, é solda mal feita, tudo o que você possa imaginar já encontrei nas várias vezes que mexi. Será que tem uma solução para não ter tantos problemas? Você está muito certo em falar do conforto incontestável, e a parte de trás dessas camionetes são um show a parte, você leva uma mudança lá dentro e ainda senta com espaço, sem falar que a minha fiz um banco-cama na traseira....

    Abraço.. e a escolha sempre foi uma só.. o problema foi ter me deixado levar..

    Claudino, desconheço e acredito que não tenha jeito esse problema da lataria da F 1000, eu explico......aqui
    em SP as empresas que faziam essa modificação eram a SR Souza Ramos, Demec, Engerauto, Sulam e Brasinca,
    essa ultima se eu não me engano só fazia GM, bom o processo era o seguinte, soldava-se uma barra em X dentro
    da Pick up depois cortava-se a parte de traz, lixava-se uns 15 cm do teto para enxertar uma peça de fibra de
    vidro, laminava-se com resina e fibra depois dava-se o acabamento com uma massa plástica com fibra incorporada
    na massa, então imagina pegar um carro zero e fazer tudo isso, a chapa da F 1000 é muito boa, o problema é que
    com o processo empregado tira-se a proteção química que a chapa recebe de Fabrica.
    Pode até ser que a sua, tenha a parte de traz em chapa de ferro, não conheço nenhuma que foi feita dessa forma, mas
    mesmo assim ao juntar e soldar as chapas cai no mesmo problema.
    Quanto ao cambão da uma olhada no Mercado Livre que tem um vendedor ai em Curitiba mesmo.

    Grande abraço, e boa sorte.
  • 26/08/2014, 23:45
    Zé V8
    [QUOTE=Claudino;2180210]Zé.. mais uma vez obrigado...
    Então, vou desde já comprando aos poucos essas peças sobressalentes, e fazendo na medida do possível todas as revisões. Você falou em cambão, quando estava pesquisando sobre viajar em outros países, li algo a respeito de cambão ser obrigatório, vc(s) sabem onde posso mandar fazer ou achar um cambão retrátil desses? E também sabe se tem mais algum item obrigatório? (fora documentações e o seguro carta verde)

    Grande Claudino, países como Argentina e Chile exigem carteira de identidade o mais atual possível, se o carro não estiver no teu nome é necessário uma autorização do proprietário reconhecida em cartório, carta verde e por óbvio portar o documento do veículo e habilitação do motorista. Quanto aos equipamentos, cambão, lençol branco para ser usado em caso de acidente com morte, dois triangulos, adesivo no vidro traseiro indicando a velocidade máxima da categoria do veículo no caso da pick up é de 110km/h. Tal adesivo tem formato igual aos das placas indicadoras de velocidade nacionais. Principalmente na Argentina a "gendarmeria" é muito cricri com o estado dos pneus, então se estiver meia boca coloque novos e tenha um bom estepe. Teste inclusive o funcionamento do macaco que é algo que transportamos a vida inteira e não lembramos. Imagina furar um pneu lá em São Pedro de Atacama e descobrir que o macaco tá travado ou vazando óleo. Quanto ao cambão, tem fácil no ML. Ford abraço meu amigo e qualquer coisa estamos aí para a nossa humilde colaboração.
  • 26/08/2014, 23:58
    Walter da Camper
    Reiterando o que os colegas já disseram, nenhuma caminhonete mais nova te dará a confiabilidade e baixo custo de manutenção da sua F-1000. A menos que você esteja disposto a entrar naquele jogo de comprar pick-up zero e trocar por outra nova a cada 3 anos. Mesmo assim, seu gasto com desvalorização e seguro vai ultrapassar os 10.000 ao ano, valor muito superior ao que você gasta com a manutenção da F-1000.
    Se quiser ter um pouco mais de segurança para enfrentar estradas ruins, instale um guincho elétrico.
    Abraços e boa sorte.
  • 27/08/2014, 00:16
    Zé V8
    Quanto a questão da cabinagem, os pontos críticos são o teto que é cortado e emendado, o assoalho que sofre também corte e solda e a emenda das laterais traseiras, aquela horizontal que separa a parte de cima da caçamba com a parte de baixo. Aliado a isto temos outra questão que as empresas da época não observavam. Originalmente a cabine é fixada sobre coxins e a caçamba direto no chassi. Quando é feita a cabinagem simplesmente emendavam uma peça na outra ficando a parte da frente sobre coxins e a parte de trás não. O resultado disto é catastrófico pois metade tem torção e a outra metade não causando ruídos estruturais e rachaduras principalmente no teto e emenda da cabine com a caçamba. O que eu fiz para eliminar tal problema foi trocar os coxins originais para acertar a altura e depois soltei a lataria do chassi e sob o assoalho da parte de trás coloquei coxins feitos em PU até atrás. A lataria subiu cerca de 2cm e acabaram-se os ruídos e rachaduras bem como diminuiu consideravelmente ruídos e vibrações. Aproveitei que tive de tirar praticamente todo o interior e adicionei ao feltro já existente outra camada de feltro betumado e uma camada de manta asfáltica colocando o carpete por cima. O ar condicionado que já era bom ficou melhor ainda e com os vidros fechados é um automóvel de luxo. Os locais criticos de corrosão e rachaduras, iniciando pelo teto, na emenda da frente e traseira transversal abri com uma escova rotativa, tratei a chapa com tf7, dei wash prime e fiz o acabamento em forma de friso com sicaflex recebendo uma nova pintura criando uma junta de dilatação. Dispensei o mesmo cuidado com as calhas do teto passando sicaflex em toda a sua volta e isolando as emendas. Nas laterais cavei a emenda e fiz a mesma coisa acabando assim com as rachaduras de massa plástica que se tornavam fonte de corrosão. Finalmente, a cabinagem da minha é ARB aqui do RS e é 100% feita em chapa. Ford abraço.
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