Powered by vBulletin

Quebra dos prisioneiros (estojo) do semi eixo

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 11/04/2012, 01:26
    Renato Fraga
    Citação:

Postado originalmente por Fabil Ver Post
    esse fato nao seria explicado pelo efeito torque twist ? uma vez que o motor e todo o conjunto de transmissao giram em sentido anti-horario?

pegue um opalao ( 6 caneco em linha) e acelere o motor com o carro parado, a carroceria inclina.. e a transmissao/diferencial nao giram..

Fabil, sua hipótese é a que melhor explica o fato do carro torcer tendendo a levantar o lado esquerdo.

É sim pelo torque twist. Por causa dele, o cardã tende a forçar a roda esquerda contra o solo, aliviando a roda direita. Por isso que quando um carro de eixo rígido não tem diferencial blocante, é comum patinar apenas a roda direita.

O fato da roda esquerda ser mais acometida da ruptura dos parafusos das tulipas é por conta do sentido de rotação.

Antigamente, os dodges dart e charger vinham equipados com prisioneiros e porcas de rosca esquerda no lado esquerdo do carro. Pensavam que por conta do sentido de rotação das rodas, as porcas tenderiam a se soltar. Mas não devem se soltar por causa do efeito "cone morse" gerado pelo cônico das porcas.

Rodas livres sofrem dos mesmos problemas que as tulipas. Os parafusos vão se soltando e quebram assim que ocorre um mínimo de afrouxamento dos parafusos, o que acaba guilhotinando os parafusos.

Lembrem-se que quem deve segurar a bronca não é o parafuso, e sim o contato entre a tulipa e o cubo. Os parafusos apenas devem manter as partes unidas.

O recurso mais correto a ser utilizado, é a adoção de arroelas cônicas, ou parafusos de cabeça cônica.

Se eu não me engano, caminhões e toyotas que originalmente usam semi eixos flutuantes têm suas tulipas presas desta forma.

Esse mesmo princípio se aplica à fixação do High Steer nos munhões.

Vejam aqui um kit da ARP
    http://www.trail-gear.com/images/144026-1-k.jpg

https://www.4wdfactory.com/store/pro...48764_zoom.jpg

Reparem também que na extremidade onde o prisioneiro se fixa no cubo, utiliza rosca grossa. Deve ser montado no cubo com trava química. Para fixar a tulipa ou a roda livre, utiliza-se a porca, que usa rosca fina, e por ter um passo mais suave, é possível aplicar um torque maior o que também dificulta o afrouxamento da mesma, além do efeito cone morse promovido pela arroela cônica.

Abraços a todos
  • 11/04/2012, 01:31
    Renato Fraga
    Citação:

Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    é por essa tendencia de movimento do eixo tambem que algumas camionetes como a ranger por exemplo tem os amoretecedores traseiros invertidos. um lado pra frente, outro pra tras.

http://www.carroseusados.com.br/imag...r-traseira.jpg

Zeca, na verdade, esse arranjo dos amortecedores é pra tentar atenuar os efeitos do axle wrap promovidos pelo feixe de molas, nos momentos de aceleração e frenagem.

Abração
  • 11/04/2012, 18:13
    Vermeio
    Citação:

Postado originalmente por andres-tavares Ver Post
    Outra opcao eh manter o diametro original do parafuso porem trocar a classe dele por 11.9 que eh bem mais resistente que o original que deve ser 8.8

foi o que fiz no lado esquerdo, utilizei parafusos allen 11.9 ao inves dos prisioneiros. ate o momento ta aguantando.
    ao conferir o aperto do lado direito vi um prisioneiro quebrado, apos desmontar tava as travas tambem.
    vou fazer no lado direito o mesmo esquema feito no lado esquerdo: quatro travas feitas de valvulas + parafusos allen 11.9

e o mais importante: antes ou depois de cada trilha conferir o aperto.

abraços
  • 11/04/2012, 18:54
    jrmotta
    Marcando para acompanhamento.
  • 07/05/2013, 17:27
    san_sei
    Citação:

Postado originalmente por Vermeio Ver Post
    foi o que fiz no lado esquerdo, utilizei parafusos allen 11.9 ao inves dos prisioneiros. ate o momento ta aguantando.
    ao conferir o aperto do lado direito vi um prisioneiro quebrado, apos desmontar tava as travas tambem.
    vou fazer no lado direito o mesmo esquema feito no lado esquerdo: quatro travas feitas de valvulas + parafusos allen 11.9

e o mais importante: antes ou depois de cada trilha conferir o aperto.

abraços

Voce pode me explicar como funciona esse esquema de travas feitas de valvula?

Obrigado
  • 07/05/2013, 18:12
    Vermeio
    Citação:

Postado originalmente por san_sei Ver Post
    Voce pode me explicar como funciona esse esquema de travas feitas de valvula?

Obrigado

originalmente o troller tem 6 prisioneiros e 2 travas (ou pinos).
    mandei em um torneiro e mandei fazer mais duas destas travas furando a "tampa" do semi eixo e o cubo.

como material usei valvulas de carro.

abraço
  • 20/09/2013, 23:22
    Beto
    No meu quebrei 2x, dai resolvi através de uma dica do Reinaldo da motorlodge, mandei furar os cubos e as pontas com mais 6 furos, e coloquei tudo alen, assim ficou com 12 parafusos alen. Nunca mais tive problemas, usando 37 e bloqueado. Tenho umas fotos mas não está aqui, se precisarem é só pedir q. Posto amanhã.
  • 22/09/2013, 08:10
    klaju1955
    1 Anexo(s)
    O que não tem n quebra..............cubos SHD Ensimec

Ate rolamento blindado de 55mm tem

Anexo 431917
  • 23/09/2013, 08:49
    Beto
    2 Anexo(s)
    Esse seria perfeito, mas $$$ é um pouco salgado. Vou mandar as fotos da minha solução, q. por enquanto esta dando conta.

Uma foto esta meio escura, mas na outra dá pra puxar um zoom e ver.
  • 23/09/2013, 18:19
    sergiocavallaro
    O meu quebrou o prisioneiro original (8mm) uma vez.
    Resolvi colocar parafusos allen de 8mm classe de resistência 12.9, e, quebraram novamente na segunda trilha que fiz.
    Agora coloquei 6 prisioneiros de 10mm.
    Falta testar na trilha, mas meu colega usa a muito tempo e nunca teve problema.
  • 01/09/2014, 00:43
    RONIE_VALIM
    Pessoal, como andam as soluções para os prisioneiros dos semi-eixos?
    Quem usa os M10 estão "satisfeitos"?
  • 01/09/2014, 09:34
    Tigrão4x4
    Galera,

Estou com o mesmo problema... coloquei pneus 35" e os prisioneiros originais quebraram no asfalto...
    Coloquei originais novamente e quebraram no inicio da Galopeira...
    Troquei por Alen 8 e ontem, após passar por um quebra molas e acelerar, foram pro saco!!!! (no asfalto)...
    Encomendei prisioneiros da Trial Gear, mas olhando as especificações técnicas, observei que a dureza do aço da Trial Gear é muito próxima da dureza dos Alen 8...
    Estou com medo de ficar na mesma...
    Estava evitando de trocar por Alen 10, para não fragilizar o CUBO... mas gostaria de ouvir a opniao de quem já está usando...
    o KIT SHD da ensimec, realmente ficaria puxado pra mim...

E Então... o Alen 10 aguenta mesmo?????
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:48.