Powered by vBulletin

Prejuizo - Rolamento + rodalivre estourados

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
  • 31/01/2011, 22:37
    fernando pelegrini
    Fredbh, o negocio é o seguinte:qualquer desmonte requer paciencia e ferramentas adequadas. Caso falte um dos dois, nem mexa. será dor de cabeça na certa:parede:

    Veja mais no tópico abaixo:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=64496 :concordo:
  • 01/02/2011, 02:05
    Loras
    Na próxima vez que revisar o eixo dianteiro da Camper, tentarei elaborar um tutorial.

    Você precisa retirar a roda, roda livre, pinça de freio, cubo...

    Limpar tudo, engraxar os rolamentos e montar de volta.

    Ferramentas especiais PODEM ser necessárias, mas não é absolutamente nada de outro mundo.:discordo:

    - chave da porca do cubo de roda
    - torquímetro
    - ferramentas especiais para retentores
    - ferramentas especiais para rolamentos
    - ferramenta para pinça de freio (retorno do êmbolo)
    - macaco hidráulico
    - cavalete e calços de roda

    O investimento nesse material se paga no médio prazo.

    Agora, com sinceridade, pouquíssimos são os mecânicos que utilizam as ferramentas corretas. Vários deles sacam retentores com chave de fenda... e rolamentos com talhadeira.

    Enfim, para 100% de garantia no serviço, eu prefiro o faça você mesmo.

    Se você tiver tempo, espaço e vontade para resolver sozinho, é PERFEITAMENTE possível.:concordo:

    Um amigo mecânico de "retaguarda" é recomendável também. Eu comecei fazendo serviços menores nos meus 4x4. Só não me atrevi ainda a abrir motores e caixas de marcha. Até mesmo embreagem eu encaro trocar sem problemas.

    A Defender é um senhor aprendizado nesse sentido. Seus manuais de oficina são fantásticos!!! Uma pena o Troller não possuir algo semelhante.

    Claro, mecânicos e donos de oficina não recomendarão ninguém a fazer por conta própria. Afinal, todos temos filhos para alimentar!!! :mrgreen:

    55mil km é muito pouco para a vida útil de um rolamento / roda livre. Houve algo de errado por aí.

    Abraço,
  • 01/02/2011, 07:48
    fernando pelegrini
    Citação:

    Postado originalmente por Loras Ver Post
    Na próxima vez que revisar o eixo dianteiro da Camper, tentarei elaborar um tutorial.

    Você precisa retirar a roda, roda livre, pinça de freio, cubo...

    Limpar tudo, engraxar os rolamentos e montar de volta.

    Ferramentas especiais PODEM ser necessárias, mas não é absolutamente nada de outro mundo.:discordo:

    - chave da porca do cubo de roda
    - torquímetro
    - ferramentas especiais para retentores
    - ferramentas especiais para rolamentos
    - ferramenta para pinça de freio (retorno do êmbolo)
    - macaco hidráulico
    - cavalete e calços de roda

    O investimento nesse material se paga no médio prazo.

    Agora, com sinceridade, pouquíssimos são os mecânicos que utilizam as ferramentas corretas. Vários deles sacam retentores com chave de fenda... e rolamentos com talhadeira.

    Enfim, para 100% de garantia no serviço, eu prefiro o faça você mesmo.

    Se você tiver tempo, espaço e vontade para resolver sozinho, é PERFEITAMENTE possível.:concordo:

    Um amigo mecânico de "retaguarda" é recomendável também. Eu comecei fazendo serviços menores nos meus 4x4. Só não me atrevi ainda a abrir motores e caixas de marcha. Até mesmo embreagem eu encaro trocar sem problemas.

    A Defender é um senhor aprendizado nesse sentido. Seus manuais de oficina são fantásticos!!! Uma pena o Troller não possuir algo semelhante.

    Claro, mecânicos e donos de oficina não recomendarão ninguém a fazer por conta própria. Afinal, todos temos filhos para alimentar!!! :mrgreen:

    55mil km é muito pouco para a vida útil de um rolamento / roda livre. Houve algo de errado por aí.

    Abraço,


    De fato, 55 mil km é pouco para ter acabado o rolamento (em condições normais :stop:) Porem, bastou entrar um pouco de agua e lama, tá comprometido.

    Tambem concordo que as ferramentas especiais podem ser necessárias, como tb pode não ser essenciais. No entanto, nao me arrisco desmontar nada sem a ferramenta correta. :discordo:

    Vou no "faça você mesmo" dentro dos recursos disponiveis. :concordo:
  • 01/02/2011, 12:47
    Loras
    Exato!!

    O porém é que, com raras exceções, os mecânicos fazem serviços que extrapolam os recursos disponíveis.

    Cada retentor exige um gabarito para ser instalado.

    Cada rolamento tem a ferramenta correta para ser extraído... e assim vai.

    Os pivôs de direção exigem extratores especiais. Geralmente são retirados na base da "pancada".

    Na pouca experiência que tive, minha caixa de ferramentas é mais bem preparada que a caixa de muitos mecânicos.

    Mas isso é preciosismo de cada um. E gera um custo financeiro também.

    Só um adendo. Quantos borracheiros apertam as porcas de roda no torquímetro? Quantos limpam o fio de rosca e lubrificam antes de montar a porca?

    Depois os prisioneiros quebram... a rosca espana... e a culpa é da trilha, do barro e da água.

    Há detalhes que somente o "olho do dono" para ficar quase perfeito.

    Sobre o rolamento em questão: Se as revisões tivessem sido bem realizadas... será que não duraria mais?

    Claro, tem desgaste que não há como evitar. Por exemplo o deslocamento de retorno da trilha até a revisão.

    O uso do 4x4 como carro de dia a dia as vezes dificulta revisão imediata... faz parte.

    Abraço,
  • 01/02/2011, 13:57
    Léo_Babiski
    Fred, você executou esses serviços em uma autorizada troller para não perder a garantia do veículo? Pergunto porque, na minha opnião, esses preços que você apresentou estão fora da realidade para as oficinas 4x4 de Bh. Esse R$300,00 de mão-de-obra e quase o preço para zerar 2 eixos, incluindo freios, C&P, rolamentos, retentores e etc.

    Abs.
  • 01/02/2011, 14:01
    fredbh
    Aquele orçamento foi da Rogerio Motors
  • 03/02/2011, 10:56
    felipecota
    Eu já fiz algumas vezes a lavagem do pavani e recomendo, o carro sai limpo por fora, por baixo e por dentro, com as cruzetas engraxadas e ainda de quebra já dá uma revisada geral no bicho. Fantástico esse serviço Pavani, parabens!

    Com relação ao rolamento, etc... acho q não tem jeito... uma coisa que ajuda muito é conhecer o carro, os barulhos e ficar atento... qq coisa anormal passar no seu mecânico para conferir.

    Abraços!
  • 03/02/2011, 11:09
    fredbh
    eeeehh...
    pelo visto o negocio eh levar a viatura mes-sim... mes-nao pra uma revisada basica...
    para alegria das oficinas... heheh
  • 03/02/2011, 13:50
    fernando pelegrini
    Citação:

    Postado originalmente por fredbh Ver Post
    eeeehh...
    pelo visto o negocio eh levar a viatura mes-sim... mes-nao pra uma revisada basica...
    para alegria das oficinas... heheh

    Nao é bem assim. Dependendo de como se usa o carro, muita água e lama, que sao os inimigos numero 1 dos rolamentos, ou voce leva a cada uso mais severo, ou compra as ferramentas adequadas e faz vc mesmo.

    O que nao pode, é usar embaixo dagua e achar que nao vai acontecer nada.

    Precaução e caldo de galinha, nao fazem mal a ninguem.

    :concordo:
  • 13/06/2012, 14:41
    Jeepeiro doidao
    Ola pessoal, me desculpem por ter invadido esse topico, mais eu já revirei o forum e n achei nada sobre o rolamento de roda dianteira do troller... alguem sabe o codigo do rolamento... ou de qual carro dá tb????

    Mais uma vez peço desculpas por usar esse topico...

    Abraços...
  • 13/06/2012, 20:52
    PAULO CARECA
    Citação:

    Postado originalmente por Jeepeiro doidao Ver Post
    Ola pessoal, me desculpem por ter invadido esse topico, mais eu já revirei o forum e n achei nada sobre o rolamento de roda dianteira do troller... alguem sabe o codigo do rolamento... ou de qual carro dá tb????

    Mais uma vez peço desculpas por usar esse topico...

    Abraços...

    Toyota Bandeirante - http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...-47-print.html
  • 14/06/2012, 12:40
    homerohermida
    1 Anexo(s)
    Defeito bizarro em rolamento
    Durante a revisão dos 50.000 km, me deparei com o seguinte problema no rolamento externo da roda dianteira direita: Anexo 353311
    Alguém já viu algo parecido? Pois eu, não!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 04:09.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy