
Postado originalmente por
Giovani
Ressuscitando o tópico...
Estava procurando relatos sobre peito de aço e achei esse tópico. Estou justamente tentando convencer algumas pessoas de que o peito de aço em jipes com eixo rígido mais atrapalha do que ajuda.
O seu caso não é o único, pelo contrário, é bem corriqueiro. Quem tem Troller e o usa na trilha, já está com o peito de aço torto e invariavelmente ele amassa até pegar na barra, podendo travar a direção pelas abraçadeiras do terminal do braço pitman. Estou colecionando fotos...
Aqui uma vista da parte de trás, já toda arregaçada das inúmeras vezes que entortou:
Este aqui está com a peça ondulada, pois já teve que puxar a chapa com a ajuda do guincho, de forma que liberasse a direção:
O peito de aço está ligado ao chassi. A barras estão no eixo. Uma vez que o peito bate no chão, ou em qualquer outro obstáculo, ele vai empurrar o chassi para cima e as barras ficarão expostas. Como ele irá proteger?
Fazendo PC num raid aqui no RS, vi um Troller ficar enganchado num tronco de eucalipto, que havia sido cortado dias antes do evento. O tronco (enraizado) ficou entre o peito de aço e o eixo. Nem vi em que estado ficaram as barras. Mas o Troller não se movia mais. Tiveram que pegar o Hi Lift, levantar e empurrar para trás.
A única peça que precisaria de proteção, é a caixa de direção. E a do Troller é bem mais protegida que a do Wrangler, por exemplo. O gringos que vivem em cima de pedras, não usam peito de aço.
O que de fato protegeria as barras de direção do Troller, seria um
high steer:
NMHO, peito de aço é para suspensão independente.
Opiniões favoráveis ou contrárias?
[]'s