Colegas.
Tenho pesquisado sobre folga do cardã dianteiro no troller pois na revisão dos 20 mil km do meu a autorizada me informou que estava com folga e, ao ler no manual de revisão do troller,li que todos possuem uma folga que deve ser monitorada... Quando questionei isso na autorizada eles disseram que não era imediantamente necessária a troca, mas que tinham que me informar disso.... Só que a forma de informar deles é colocando o valor do serviço direto na nota de serviço...

Ouvi então de alguns colegas que a principal causa do aumento desta folga é o uso de graxas ruins, destas que se colocam em lava-jatos, e do pouco uso...
Mas o que ouvi que considerei mais concreto foi que entre o eixo e a luva existe um anel, uma camada de nylon endurecido, ou sei lá o que, que por conta do pouco uso da tração dianteira, faz com que deforme irregular, o que aumenta a folga e desbalanceia o eixo, pois o tal anel fica oval...
A autorizada não faz reparo nesta peça, e cobra 2.700,00 reais em uma nova... Dizem ainda que esta folga pode vir a quebrar a caixa por conta do trabalho desbalanceado...
Outros colegas, mecânicos, falam que todos os trollers tem folga neste anel, uns mais e outros menos, mas que é muito dificil, dificilimo, é que isso venha a quebrar a caixa.... E que basta monitorar a folga e compensar com graxa específica.... E, em ultimo caso, é possivel a retifica desta peça...
O que os colegas especialistas tem a acrescentar a este assunto?
JEFFCATUNDA.