Quando o Troller não é utilizado em trilhas onde não se usa o 4X4, é boa prática ligar a roda livre regularmente para lubrificar as engrenagens do diferencial. Ligo, também, as caixas de transferência para lubrificar, em retas no asfalto.
Versão Imprimível
Quando o Troller não é utilizado em trilhas onde não se usa o 4X4, é boa prática ligar a roda livre regularmente para lubrificar as engrenagens do diferencial. Ligo, também, as caixas de transferência para lubrificar, em retas no asfalto.
Concordo com voce sobre ligar a roda livre (na verdade o termo certo é DESLIGAR a roda livre, pois ela deixa de ser livre para girar...)
porem discordo e nao recomendo ligar a Tcase (engatar a 4x4) no asfalto, mesmo que em reta.
a tcase ja é lubrificada andando em 4x2. nao ha necessidade de engata-la para essa finalidade. dentro da caixa, existe uma bomba de oleo que funciona com o proprio giro do eixo entalhado. ou seja, voce andando normalmente ela ja esta sendo lubrificada.
Pessoal , desculpa desenterrar o topico .
mas tenho algumas duvidas.
Eu usei a 4x4h em estrada de chão , tem problema utilizar a 4x4 em estrada de chão?
Com a tração engatada , nao pode manobrar nem fazer curvas fechadas, mas se for na trilha pode?
Abraço
Mindo
Talvez esteja falando besteira, mas vejo desta forma,
quando vc liga a tração os dois eixos vão virar na mesma velocidade, e quando vc faz um curva de 90 graus o eixo dianteiro anda mais que o traseiro, esta diferença é feita pelos pneus, eles lixam no chao, na trilha o terreno é lama areia vc nem percebe, mas no asfalto vc vai lixar o pneus e forçar o conjunto.
Vc tem que ver coisa feia é um carro com bloqueio 100% na solda no diferencial traseiro fazer uma curva no asfalto, vai cantando pneus direto, é a mesma coisa claro que em menor intensidade.
a maioria das caminhonetes e carros 4x4 de uso mais urbano tem diferencial central por isso eles andam com a tração no asfalto sem problemas.
Mas tem problema eu utilizar 4x4h na estrada de chão?
abraço
Tinha uns poções , liguei pois não sabia se tinha lama em baixo , a estrada era de chão e bem esburacada com umas laminhas bem bobinhas , em momento algum perdi a aderencia , não manobrei e nem fiz curvas 90graus , tenho pneus 33 mud , mas no caminho tinha uma s10 da light que tava meia sem aderencia .
não corri até porque não dava .
posso ter danificado algo?
abraço
bom , lama tinha pois o carro ficou sujo
Acredito que não! E não precisa ficar com medo de fazer curvas! Ainda mais na terra! Veja bem: se você der uma volta no quarteirão com a tração ligada, vai endurecer o volante, vai "cantar" pneu horrores, fará curvas "quadradas", etc... Mas não vai quebrar nada pois será um quarteirão apenas! O que provavelmente trará prejuízos seria andar o ano todo! O atrito entre a terra e o pneu é muito menor que com asfalto, logo: esquece!
Valeu, Homero
Obrigado pelas respostas!
A ultima pergunta , na trilha o Rancho no seu carro da fim de curso facil ? por exemplo se pegar um buraco .
nao quebra tao facil, mas se vc tem pneu mud 33 liga so as rodas livres, ai e vc ficar ou se perder liga o 4x4, no estradao com chuva é mais legal no 4x2, baixa pra umas 20 libras os dianteiros e uns bota 30 nos traseiros, 2 e 3 vai lixando direto!!!