Postado originalmente por
Troller-a-vista
discordo do forista paulo.
se vc tera pela frente buracos, depressoes ou um belo asfalto nacional, calibre os pneus corretamente!
embora o conforto seja comprometido, a seguranca eh aumentada e exponencialmente.
um pneu murcho é altamente suscetivel a furos, bolhas, explosoes e torcoes. nao vale a pena MESMO.
principalmente pq os novos pneus (de 10 anos pra ca), qdo vc cai num buraco e forma bolha por exemplo, vai sentir o efeito disso depois de um longo tempo, ou seja, qdo ja tiver esquecido desse buraco, o pneu vai estourar, ou desagregar ou destalonar ou sei la o q, depois de muitos kms a frente.
isso tem pros e contras, o ruim eh nao saber qdo vai dar problema, o bom eh q vc sai do perigo eminente (que pode ser um desvio de trajetoria por causa do buraco etc), sem problemas com estouros, oq obviamente causa um panico grande em 90% das pessoas.
Use, sempre, absolutamente SEMPRE a calibragem correta. Pode-se mudar em casos extremos (baixar a pressao para sair de um atoleiro, entrar em dunas e tal) mas pra enfrentar buracos, erosoes, ou qqr uma das lunares BRs que temos no BRASIL, vai de pneu cheio, se for pra encarar MUITOS buracos (uma BR por exemplo), esqueca o conforto, vale mais vc ter sua vida em dia do que chegar no destino moido... Coloque pressao MAXIMA.
Lembrando, vai pra trilha? Calibre corretamente os pneus, nao adianta vc achar q ta ganhando conforto e tracao com pneu murcho, isso é lenda. Perca conforto e ganhe seguranca.
um pneu murcho, em deslocamento continuo acima de 60km/h aumenta drasticamente a sua temperatura, se for com calibragem correta, esqueca isso, imagina vc, percorrendo miseros 20km numa estrada por causa de 5 ou 6 psi teu pneu se desintegra, ou perde as caracteristicas normais de rodagem...
vc faz 40 km de trilha e roda outros 80 mil km ate acabar o pneu, estraga o pneu por causa de 40 km ,... nao vale a pena.