Powered by vBulletin

Folga na coluna de direção - Ajuda

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 21/01/2016, 22:10
    Jorgao
    A direção do troller causa estranheza a maioria dos novatos. Recomendo que andem em troller de colegas ou testem em um semi-novo na concessionária ou algo assim, pois provavelmente vocês estão vendo chifre em cabeça de cavalo e irão gastar dinheiro a toa. É normal em qualquer veículo que usa caixa de direção pra pesados (esferas recirculantes) se ter uma "folga" no volante e algumas vezes ela vem inclusive especificada no manual. Por exemplo isso vem especificado no manual da Hilux, Pajero, Frontier, XTerra, Land rover e vários outros modelos. E as "folgas" no volante variam de 30mm a 60mm. No troller, isso não está explícito no manual, mas é óbvio que também possui uma folga. E realmente a direção do troller é bem indireta. Quem andou em bandeirante, que saia de fábrica 0 km com uma folga gigante, acha a direção do troller até precisa, literalmente (tenho vários amigos ex-toyoteiros).

Se não tem folga em terminal de direção, braço pitman e o amortecedor de direção está em ordem, não tem com o que se preocupar com direção. Mais provável ser calibragem ou balanceamento de pneu, pois até mesmo alinhamento é difícil o troller perder. O meu demorou 174 mil km pra perder o alinhamento (conferido a cada troca de óleo). E cáster só vai mudar se tiver lift na dianteira(quanto maior pior, e esse sim incomoda o comportamento de direção, fazendo o jipe ficar bobão em velocidades mais altas - pra uso misto, tem que acertar ele. Muita gente faz lift e não acerta, mas são pessoas que não passam de 60-80 km/h em rodovias, usando o troller só em trilhas).
  • 22/01/2016, 12:38
    Marco Dente
    Relendo o relato do amigo d_a_n_51 e tbm do amigo Jorgao percebi que o sintoma relatado pelo d_a_n_51 é diferente do sintoma que o meu está apresentando.

No meu caso, quando manobro com o carro parado, para uma baliza por exemplo, durante o movimento da direção e já com as rodas virando a direção dá esse pulo ou falhada, como se houvesse um dente quebrado.

Citação:

Postado originalmente por Marco Dente Ver Post
    Acabei de adquirir um 2012 e tbm faz o mesmo.
    O mecânico disse que o defeito é recorrente e que por hora "podemos" dx assim mas é preciso ficar de olho.
    Ainda não sei o que será preciso ser feito para corrigir..........

• 22/01/2016, 20:32
    d_a_n_51
    Acho que são sintomas diferentes mesmo.No meu a maioria das vezes sinto no pedal de freio também, vou levar pra dar um geral em tudo.
    Engraçado que andando a mais de 40km/h o sintoma desaparece.
  • 23/01/2016, 05:50
    Fabio_Roberto
    2 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Marco Dente Ver Post
    Relendo o relato do amigo d_a_n_51 e tbm do amigo Jorgao percebi que o sintoma relatado pelo d_a_n_51 é diferente do sintoma que o meu está apresentando.

No meu caso, quando manobro com o carro parado, para uma baliza por exemplo, durante o movimento da direção e já com as rodas virando a direção dá esse pulo ou falhada, como se houvesse um dente quebrado.

Fala Marco!! Beleza... vc vai adorar a viatura..

Isso é costume, acho que sua direção nao tem nada, vc estava acostumado com outro tipo de veiculo, demora um tempo para se adaptar.

A direção do Troller não tem segredo, ja tive que desmontar a minha 3 x, para eliminar algumas folgas (mas não fica 100%) vc tem que olhar:
    1- folga cruzeta superior na coluna direção
    2 - junta elástica na coluna (acho que os modelos mais novos como o se isso foi substituído por uma cruzeta)
    3 - ajuste da propria caixa, na parte de cima tem uma parafuso, se der uma meia volta pode corrigir alguma possivel folga, mas tem que ter certeza que é na caixa mesmo, se mexer ali sem necessidade pode ficar mais dura a direção.
    4- terminais da direção, direito e esquerdo, podem estar com folga necessitando a troca.
    5 - pivôs, superior e inferior, podem estar com folga.
    6- amortecedor da direção

a caixa do troller é bruta, as vezes mesmo detonada ela continua funcionado... olha a minha como estava quando abrimos da ultima vez, a direção estava meio pesada, mas funcionava... nesse caso tive que trocar o setor... $$$$$

Anexo 520897Anexo 520898
  • 23/01/2016, 10:07
    Marco Dente
    Grande Fábio.

Obrigado pelas informações, o 2012 não tem essa junta elástica de resto parece estar tudo ok.

O problema não é folga. Aprendi a dirigir em uma Kombi........
    É um degrau mesmo já depois da folga.

Melhor seria se vc marcasse um passeio aí dirige ele e vai poder entender melhor...... hehehehehehehehe

Citação:

Postado originalmente por Fabio_Roberto Ver Post
    Fala Marco!! Beleza... vc vai adorar a viatura..

Isso é costume, acho que sua direção nao tem nada, vc estava acostumado com outro tipo de veiculo, demora um tempo para se adaptar.

A direção do Troller não tem segredo, ja tive que desmontar a minha 3 x, para eliminar algumas folgas (mas não fica 100%) vc tem que olhar:
    1- folga cruzeta superior na coluna direção
    2 - junta elástica na coluna (acho que os modelos mais novos como o se isso foi substituído por uma cruzeta)
    3 - ajuste da propria caixa, na parte de cima tem uma parafuso, se der uma meia volta pode corrigir alguma possivel folga, mas tem que ter certeza que é na caixa mesmo, se mexer ali sem necessidade pode ficar mais dura a direção.
    4- terminais da direção, direito e esquerdo, podem estar com folga necessitando a troca.
    5 - pivôs, superior e inferior, podem estar com folga.
    6- amortecedor da direção

a caixa do troller é bruta, as vezes mesmo detonada ela continua funcionado... olha a minha como estava quando abrimos da ultima vez, a direção estava meio pesada, mas funcionava... nesse caso tive que trocar o setor... $$$$$

Anexo 520897Anexo 520898

• 29/01/2016, 21:21
    urso branco
    ..o meu tambem tem o mesmo symthomo... que o carro de dan51 incluido o sinto na pedal de freio...
    ontem trocei os buchas de panard..( de novo ) mais nao melhoro... talvez um dia eu vou encontrar que peca esta com culpa...

Abracos Jurgen
  • 03/08/2017, 00:29
    brunoternavisk
    Folga na Direção Troller 2009/2010
    Olá, boa noite a todos.
    Recentemente venho pesquisado muito sobre Troller e hoje comprei um 2009/2010 lindo, 70000 kms rodados e tudo bem, só que quando trouxe da concessionária para casa percebi que a direção estava muito folgada, principalmente quando estava na quinta marcha, a pista estava muito apertada e tinha horas que realmente achava que o carro n ia ficar estável por causa dessa direção e poderia causar um acidente.

Minha dúvida é:
    A direção é folgada normalmente? Todo Troller é assim?
    Se puderem responder sobre qual a velocidade pode andar sem perder a estabilidade em rodovias que pode andar a 110 km/h.

Agradeço muito a vocês por todas as respostas e estou muito feliz com meu primeiro Troller.
  • 03/08/2017, 11:48
    jorgeffn
    Citação:

Postado originalmente por brunoternavisk Ver Post
    Olá, boa noite a todos.
    Recentemente venho pesquisado muito sobre Troller e hoje comprei um 2009/2010 lindo, 70000 kms rodados e tudo bem, só que quando trouxe da concessionária para casa percebi que a direção estava muito folgada, principalmente quando estava na quinta marcha, a pista estava muito apertada e tinha horas que realmente achava que o carro n ia ficar estável por causa dessa direção e poderia causar um acidente.

Minha dúvida é:
    A direção é folgada normalmente? Todo Troller é assim?
    Se puderem responder sobre qual a velocidade pode andar sem perder a estabilidade em rodovias que pode andar a 110 km/h.

Agradeço muito a vocês por todas as respostas e estou muito feliz com meu primeiro Troller.

Já existem tópicos que debatem esse assunto.... dá uma pesquisada que tem muita coisa...

qual pneu está no Troller? é bom após a compra dar uma revisada boa, barra de direção, bieletas, amortecedor de direção.. enfim uma boa conferida, além de alinhar e balancear...

no mais, se for seu primeiro 4x4 e o primeiro Troller, ele tem suas particularidades e algumas coisas você vai acostumando... não é a mesma tocada de um carro "comum", nem mesmo de outros 4x4....

boa sorte com o bugão!

abs!
  • 03/08/2017, 11:59
    brunoternavisk
    O pneu que veio com ele é o Dunlop Grandtrek AT3
  • 04/08/2017, 09:56
    Jolucas
    Bruno,
    Como disse Jorge, acima, o Troller tem muitas particularidades, mas essa folga exagerada na direção é decorrente do uso (ou mau uso, como falta de revisões). Pode mandar um bom mecânico fazer uma checagem que ele vai acabar com o problema.
  • 04/08/2017, 13:07
    VOVÔ DO TROLLER
    Como já disseram os amigos trolleiros, o bugão tem características diferentes de até outros 4x4. Um pouco de folga é normal , mas se tiver exagerada é bom dar uma checada, de preferência num mecânico que entenda de Troller. Com relação a velocidade é muito relativo. Se tiver tudo redondo, dá para manter na boa uma velocidade de 120 km dependendo das condições da estrada, agora, o Troller não é nenhum exemplo de conforto e estabilidade, muito pelo contrário. Tem que tomar cuidado, principalmente se o carro for reprogramado. Quais as medidas dos seus pneus? Ninguém Abs
  • 27/05/2021, 00:55
    BACANÃO
    Boa noite, vcs sabem o código do retentor que fica na parte inferior do eixo que é preso no braço Pitman? Att
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 14:12.