x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 63

Hybrid View

Usuário Avatar de Ismael
    Entrada
    16/01/2006
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Agradecimento: 1

Config. Suspensão alternativa

Existem muitos tópicos falando das suspensões para troller, com molas vindas de todos os lados, amortecedores, calços de suspensão e etc...
    Como pretendo tirar os calços da minha suspensão e erguer na mola, andei fazendo algumas pesquisas e o que encontrei foi o seguinte:

molas dianteiras: molas dianteiras do OPALA 6CC COM AR
    molas traseiras: molas dianteiras da PAMPA 1.8 COM AR ou da 1.6 lado esquerdo...

amortecedores dianteiros e traseiros: amortecedores do MB1113.

Em termos de dimensão, nas molas a diferença na dianteira está no diâmetro que é 4mm menor, o fio é o mesmo, a altura pe maior e pelo que notei o espaço entre elos tb é bem igual.
    Na traseira segue o mesmo, só a mola tem o diâmetro um pouco maior a do troller é uns 4mm menor ou menos que isso até.
    Os amortecedores o que muda somente é a carga de extensão e o comprimento aberto e fechado, mas como a suspensão vai aumentar compensa para naum dar fim de curso, a os olhais tem que trocar tb.

Gostaria da opinião dos experts em relação a esta configuração, posso deixar claro que a diferença de preço no final é muito grande em comparação com qualquer outra configuração...
    Obrigado.

Usuário Avatar de Ismael
    Entrada
    16/01/2006
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Seria de grande importância, quem sabe mais sobre a suspensão do troller me ajudar e dar sua opinião,. Com esse kit vc pode configurar uma suspenão inteiramente nova por menos de 900 reias.

Interessante o conceito ... porem essa de ficar pegando molas de carros para colocar em 4x4's pesados nao parece que esteja muito certo... mas ai eh minha opiniao

Eu acho que se voce nao pretende levantar mais do que 2" eh melhor colocar so uns calcos nas molas porque ali voce fica com a mola original mantendo a suspensao o mais original possivel ... e para otimizar o sistema mais ainda voce pode trocar os amortecedores por uns maiores ... tudo isto que eu falei agora eh o que gostaria de fazer no meu T4

Outra opcao eh mandar a fazer umas molas maiores com as medidas e materias desejados e comprar uns amortecedores maiores ...acho que este eh o melhor de jeito de levantar a suspensao de um jeito mais seguro.

Tambem se voce levantar muito vai ter que coregir o caster ..

abs!
    4X4 Brasil
    TavaresAndrés4X4
    www.youtube.com/tavaresandres4x4
    Instagram @tavaresandres4x4

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Agradecimentos: 0
    Olá Ismael.

Como não poderia deixar de ser, não consigo me conter quando vejo um assunto referente à modificação em suspensão.

Se me permite vou tentar dar minha opinião:

O maior problema do Troller é possuir a suspensão bastante limitada, com curso relativamente pequeno.

O up grade deve partir para uma solução onde seja possível aumentar o "open travel" de sua suspensão sem mexer muito com a altura do veículo, e o ponto de partida seria amortecedores com amplitude maior.

Falando de amortecedores, o maior problema referente ao Troller é o fato deste possuir olhais de diâmetro bem maior que a maioria dos amortecedores do mercado. Assim, se encontrar um amortecedor com amplitude desejável porém com os olhais incompatíveis será necessário uma pequena adaptação, trocando esses terminais podendo até mesmo aproveitar os dos seus amortecedores originais. É um procedimento simples, exige solda e qualquer profissional acostumado a mexer com amortecedores ou mesmo solda, pode fazer este serviço.

Veja que para colocar amortecedores "maiores, você deve ajustar os batentes da suspensão de acordo com eles. Uma dica e que foi o procedimento que fiz para fazer essa configuração na minha pick up foi de tirar todas as molas, e deixar o veículo apoiado sobre os batentes. No meu caso eu estava criando os suportes para os amortecedores e assim pude determinar onde seria feita a fixação do amortecedor ao chassi, utilizando a medida do mesmo fechado. No seu caso, ou você pode criar novos suportes utilizando a mesma altura dos batentes originais, ou então utilizar os suportes dos amortecedores originais e ajustar os batentes de acordo com os novos amortecedores usando a medida deles fechados. Veja que esse procedimento é muito importante para que não ocorra o fim de curso do amortecedor que pode danificar o mesmo, além de estar roubando curso da sua suspensão.

Feito isso, então você pode decidir em utilizar molas mais longas ou calços.

Veja que o ideal seria tentar manter a altura do seu Troller o mais perto do original afim de não ocasionar a necessidade de alterações nos links para ajustar caster e posição do pinhão do diferencial em relação ao cardã. Mas se isso for necessário também não é um procedimento difícil. Também precisei fazer isso no meu projeto, e bastou separar o braço menor do braço maior do link removendo a solda, e depois de encontrada a nova posição, nova solda foi realizada.

Na minha opinião, o mais correto é utilizar molas mais longas e um pouco mais brandas. Geralmente as de opala/caravan 6 cilindros com ar direção cambio auto, etc etc etc são bem próximas do ideal para usar no Troller (na dianteira), mas ainda acho elas um pouco curtas.
    As da Pampa são enormes, quase 50cm de comprimento, porém um pouco brandas demais, mas na minha opinião as mais adequadas para ampliar o curso da suspensão do seu Troller.
    O que vale na escolha das molas na verdade é uma soma de tentativas, testes (paciência) e portanto um pouco de sensibilidade para achar o setup ideal. Dependendo da deformação que as molas assumirem com o peso do veículo, pode ser necessário alguns ajustes tal como adição de calços ou ainda reforços com o uso de outras molas em conjunto. Uma regrinha meio complicada mas sensata seria calcular o curso que tal mola pode oferecer, para então comparar com o amortecedor. De nada adianta uma mola super ampla com um amortecedor curto, ou vice versa. Assim, a dica é tentar encontar a medida da mola toda encolhida, somando o diâmetro do fio que a compõe pelo número de espirais. Subtraindo então esse número da medida da mola toda aberta, encontra-se a amplitude da mesma.

Assim, trazeira talvês a mola da pampa seja capaz de resolver o serviço sozinha. POrém na frente serão ineficientes por conta do peso do motor. Uma dica seria tentar fazer uma experiência usando uma solução adotada por mim na minha pick up. Reforçar a carga das molas da pampa adicionando um par de molas trazeiras do gol "caixinha" por dentro das molas da pampa. Fiz isso na trazeira da minha Dakota, com o objetivo de conseguir uma ação progressiva. Veja que esta mola do gol é bem mais curta que a da pampa, e portanto até um certo ponto ela praticamente não atua. Assim, até mesmo mudando o tamanho dessa mola interna, é possível realizar um ajuste afim de conseguir um acerto mais fino da carga, contando com um curso absurdo oferecido pela molas da pampa. Seria uma alternativa para você testar na dianteira.

Poxa, acho que já escreví demais. Confesso mais uma vez que me entusiasmo muito por esse assunto.

Dá uma olhada nas fotos da minha Dakota e no tópico delam (liks na minha assinatura) pra tirar uma idéia do serviço feito. Nela eu uso eixos do Troller bem como os links. Portanto, praticamente é a mesma suspensão .

Só uma última observação: de nada vale esse serviço todo se não confeccionar também, um sistema de desconexão das barras estabilizadoras.

Abraços e a disposição para maiores esclarecimentos.

Puxa... praticamente um manual... hehehehe

Parabéns Renato pela paciência e conhecimento transmitido!

Abraços!

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Hehehe, disponha !!!!!!!!!!!

Abraços

Usuário Avatar de TROLLEIRO
    Entrada
    26/08/2009
    Citação Postado originalmente por lucasgamba Ver Post
    Puxa... praticamente um manual... hehehehe

Parabéns Renato pela paciência e conhecimento transmitido!

Abraços!
    Reitero suas palavras Lucas... o homem é um PHD em Troller!!!
    Boa Renato, parabéns!

Usuário
    Entrada
    16/08/2009

dakota

Ola Renato...os pneus 33x12,5x15 servem na dakota sem adaptar nada ? Raspam alguma coisa ? Abraços !!

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Flávio, pra colocar os 33 nela vai precisar erguer a regulagem bastante, e se estiver com a roda original, dá certo sim.

Mas o pneu raspa bem de leve em algumas partes plásticas somente em momentos limítrofes. Nada demais. Nunca tive nenhum problema.

Só que esse procedimento acelera o desgaste dos terminais da suspensão, principalmente os pivos superiores e axiais da direção.

Abraços

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Citação Postado originalmente por andres-tavares Ver Post
    Interessante o conceito ... porem essa de ficar pegando molas de carros para colocar em 4x4's pesados nao parece que esteja muito certo...
    Fala isso para quem fez o Troller.
    O Troller usa na dianteira as molas do Del Rey e na Traseira as da Caravan. Os amortecedores são F-4000, pivôs da F-1000, bucha do link/chassi da F-4000, homocinética e cubo de roda da Band, fora todo o resto que vcs sabem...
    É um Frankstein! Nem por isso é ruim.
    O que seria do jipeiros se não existissem os desmanches e as adaptações?

Ismael, acho que essa troca de molas, em termos de dimensionamento de carga, é trocar 6 por meia dúzia. À menos que alguém venha aqui e diga que já fez, não tem como saber com certeza. É pagar (900,00) pra ver. Isso também faz parte e muitos já fizeram, gastar uns cobres para testar uma teoria.
    A suspensão do Troller, para ter um grande curso, precisaria nascer de novo... Tira as molas, amortecedores e barra estabilizadora. Então levanta o jipe e torce um eixo. Não vai muito além de quando está com tudo montado. As buchas dos links travam o curso.
    Põe um engate rápido nas bieletas das barras estabilizadoras e desconecta na trilha. Tá de bom tamanho para o Troller.

[]'s

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Giovani, discordo um pouquinho da sua colocação em relação ao curso da suspensão do Troller.

Vejas as fotos que tenho da minha Dakota. Tem um link na minha assinatura.

A suspensão adotada ali é exatamente a do Troller. Admito que não é nenhum primor em termos de curso, mas obtive um resultado bem melhor que o visto no Troller usando amortecedores e molas diferentes.
    Quando comecei o serviço tinha o temor de que o tal sistema de buchas que fixa o link no chassi fosse um fator limitante tal como você relatou. Mas me surpreendí com a amplitude obtida.
    A impressão que dá é que permite muito pouco movimento, mas devido ao comprimento dos links, a angulação resultante é bem pequena, e portanto perfeitamente assimilada pelas buchas.
    Te digo que só não consegui mais amplitude pois não encontrei um amortecedor decente mais longo. Porém, se eu soltar os amortecedores, consigo ver que ainda existe muito curso para a articulação do link.
    Durante seu trabalho por completo acredito que não exceda mais do que 20° de angulação entre o suporte do link e a barra do mesmo, considerando inicialmente uma posição em ângulo reto.
    Agora, transmita essa angulação ao comprimento do link e verás o curso que é obido.
    Arrisco a dizer que na F4000, as tais buchas sejam bem mais sacrificadas, e atuam numa amplitude de angulação bem maior devido ao tamanho bem reduzido do braço radial em que é montada.

Veja que estou passando a minha experiência e minhas impressões. Analize as fotos e dê sua opinião.

Abraços.

ps.: tenho minhas dúvidas que originalmente as molas dianteiras do Troller sejam do Del Rey. Estas são bem longas, cerca de 50cm, porém muito brandas. São estas as molas que estou usando na trazeira da minha Dakota com reforço de outro par de molas montadas internamente pois sozinhas não deram conta do recado. Veja que a trazeira da minha Pick Up é bem mais leve que a dianteira do Troller, principalmente o modelo diesel.

Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    molas do troller 2009 parecem ser bem maiores que as antigas...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem