Postado originalmente por
Pablo.pinto2007
Esse caso da primeira entrar com dificuldade, ou melhor ter dificuldade de entrar, a ré também, pode ser, como o colega falou relacionado à anéis sincronizadores, não que estejam gastos ou ruins, mas pode ser algo do tipo, assim, na minha viatura (não estou comparando), quando a primeira nao entra, o que faço, coloco a segunda e depois a primeira, essa técnica é utilizada por muitos, principalmente essas caixas grandes (camionetes: F-1000, F-4000, entre outras) mas por que? por causa exatamente da posição dos aneis sincronizadores, quem já viu um anel sincronizador? acho que todos, tem uma foto abaixo, assim quando o dente do sincronizador "bate" de frente com o dente do fresado da luva (que engata a engrenagem) este não consegue entrar, claro, está topando. Mas por que, quando se coloca a segunda ela entra e logo depois a primeira entra, por que quando se coloca a segunda, a luva encaixa e muda a posição do eixo que geralmente, quase sempre, ou melhor sempre que se tem uma caixa com a 1 e a 2 alinhadas ou seja, a primeira pra cima e a segunda pra baixo, ou ao contrário (acreditem existe), a luva é a mesma então como esta muda de posição (em relação ao eixo), problema resolvido, a marcha encaixa perfeitamente, assim acontece com a ré, que não é sincronizada e as engrenagens são de dentes retos, então o que acontece com a ré? as engrenagens batem de frente, dente no dente, assim não entra, solução, andar um pouco pra frente, ou o simples fato de engatar qualquer outra marcha, de preferencia a primeira, muda a posição da engrenagem e aí sim ela entra, casando a engrenagem, é complicado de entender, e mais ainda de explicar, mas o fato de uma marcha não entrar de primeira, simplesmente pode ser isso.
Agora fiquem imaginando antigamente quando as marchas não eram sincronizadas, ou melhor a primeira marcha (do eu CJ que era 3M original) não era sincronizada, ou seja, até parado ela arranha, se não tiver com a embreagem boa ou bem regulada, daí a associação de que quando uma marcha não entra, principalmente as de saída (1ª e ré), ter logo a idéia que é embreagem, porém como temos testemunhas, quase sempre é esse o problema. Mas friso, se é sempre que acontece e se a embreagem está dura, com certeza, caixa, disco, platô e colar não é, mas sim, ou regulagem ou sistema hidráulico (para os que utilizam)...
Os grandes inimigos desses sistemas hidráulicos, sejam eles quais forem (freios ou embreagem), são com certeza a água ou o mau ajuste.
Na expectativa... de soluções é claro!