tenho este reboque a cerca de três anos , tem me a tendido bem
Versão Imprimível
tenho este reboque a cerca de três anos , tem me a tendido bem
tenho este reboque a cerca de três anos , e atende bem, mais dois colegas fizeram reboques parecidos.
tenho uma carretinha para puxar um quadriciclo, com pneus 14. comprei uma triton, e a traseira da carretinha fica mais baixa. tem problema rodar assim ?
sim, a carretinha tem que ficar alinhada horizontalmente para que suas forças atuem de forma correta em frenagem, descidas, subidas e arrancada. estando inclinada ou empinada vc altera absurdamente o equilibrio do carro que puxa e pode causar facilmente que as rodas dianteiras ou traseiras travem, derrapem ou percam contato com o solo em momentos de esforço como por exemplo frenagens, curvas, descidas, subidas etc.
Minha solução para o porta malas foi um bagageiro de teto para o dia a dia e uma carretinha bau, para viagens.
Anexo 535385
Daniel Yoshida, qual é a marca/volume desse maleiro? ele segura bem a chuva e como é a abertura para retirar a bagagem?
O meu eh Thule, nao entra nada de chuva!
A abertura é lateral.
Abraços
Pela diferença de peso da Triton para a carretinha com o triciclo, não vais nem perceber nada. Só fica visualmente estranho e vai ficar mais propenso de raspar a traseira da carretinha no chão em algumas situações. Fora isso não tem problema nenhum rodar assim. O bom seria botar os feixes para cima do eixo para subir mais um pouco.
Olhando artigos europeus de trailers, fica claro que essas cargas dinamicas terão risco quando o reboque tem o menos 40% do peso do veículo rebocador para reboque sem freio e 60% do peso do rebocador para reboques com freio. Uma coisa e uma carretinha curta com massa compacta e centro de gravidade baixa, outra coisa é um trailer que pesa o mesmo que a tua Triton, mais comprida, massa espalhada e centro de gravidade em meia altura.
Nem mesmo um carro leve sente uma carretinha, quem dirá uma Triton. O que se vê por aí é muita teoria e pouca experiência prática.
Regras básica são:
- 10 a 15% do peso do reboque sobre lança e engate;
- massa mais baixa possível;
- carga sempre mais próxima do eixo quanto for possível. Carga muito à frente para compensar carga muito atras é receita para pêndulos;
- carreta mais alinhada horizontalmente possível;
- pneus com 80% a 90% da calibragem máxima descrita nas carcaças;
- quanto maior o reboque menor a velocidade para ventos laterais, cruzamentos com carretas, pista molhada e curvas em descidas.
Para carretinha leve numa triton nada disso fará diferença, mas se tracionares um trailer Diamante de 7 metros e 2.500kg, tudo isso irá influenciar ao mesmo tempo.