Powered by vBulletin

Carreta com engate... Solução pra falta de porta-malas?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 22/04/2015, 03:56
    adrianoquatro
    Tenho uma Karmann-Ghia e guardo ela de pé na mesma vaga do Troller no prédio, o estepe do troller encaixa entre as rodas da cardeta, economizando mais um espacinho. Eu meto o pé sem dó na estrada. O único porém é que ela pula horrores. Não dá pra levar bebidas ou coisas muito frágeis.
    Pra manobrar, já acostumei e quando não dá, desengato e manobro no braço.
    Por morar em prédio achei melhor do que bagageiro. E também tenho planos de colocar uma barraca de teto.
  • 22/04/2015, 08:19
    rfdex
    Citação:

    Postado originalmente por adrianoquatro Ver Post
    Tenho uma Karmann-Ghia e guardo ela de pé na mesma vaga do Troller no prédio, o estepe do troller encaixa entre as rodas da cardeta, economizando mais um espacinho. Eu meto o pé sem dó na estrada. O único porém é que ela pula horrores. Não dá pra levar bebidas ou coisas muito frágeis.
    Pra manobrar, já acostumei e quando não dá, desengato e manobro no braço.
    Por morar em prédio achei melhor do que bagageiro. E também tenho planos de colocar uma barraca de teto.

    Amigo, espero e torço para que nunca aconteça, mas se esta carreta (por menor que seja) tombar ou se soltar do seu veículo, a desgraça está feita.
  • 22/04/2015, 09:46
    Willian Del Piero Rocha
    Só como alerta , ,esse feriado ,um grupo de conhecidos foi para o sul da Bahia ,3 carros puxando um jet ski cada , ,entre sair de uma praia/pousada para outra ,o engate de um partiu ,uns 10 cm antes da bola ,o carro rebocador era uma SW4 ,o estrago só não foi grande por estarem em uma estrada de chão arenosa e devagar,, detalhe que ele não colocou a corrente por que iria rodar pouco , ,o jet só não deu uma capotada(efeito catapulta)por milagre.
  • 22/04/2015, 10:20
    Edintruder
    Corrente é item obrigatório. Outra coisa, nunca confiem em um engate comprado em autopeças.
    Eu sempre fabriquei os engates dos meus carros para ter certeza que irá aguentar.
    Até o engate original das L200 quebra.
  • 22/04/2015, 10:56
    Troller-a-vista
    bom, eu por muitos anos quis (ainda quero) montar uma fabrica, entao qdo eu posto a respeito, posto com olhos de quem PESQUISOU, foi atras, viu muita coisa certa, errada, mais ou menos, engenharia, gambiarra, materiais, falhas, acertos, etc.

    Eu gosto muito daquela frase: o certo é certo, ainda que ninguém esteja fazendo, o errado é errado ainda que todos estejam fazendo.

    Carretinhas/reboques por lei nao podem trafegar mais de 90km/h.

    Conseguem andar mais que isso? Sim. Devem andar? Não.

    Muitas bolas de engates por exemplo são feitas com material porco, reciclado, mistura de material, etc. Ai o cara vai lá, poe uma camada de cromo chinfrim e vende por 50 reais e vc acha que pagou qualidade. Erro teu, irresponsabilidade dele. Simples assim.

    Eu discordo do Edin sobre os pesos, uma carreta ha 50km/h sofrendo desaceleração brusca sai de 150 kilos e chega facilmente nos 500 kilos. Para uma f1000 pode nao ser grandes coisas, mas para um carro comum, de 1200 kilos é 1/3 a mais de peso EMPURRANDO.

    Mas isso vai de cada um, ao menos, pra mim ficou claro que o Edin presa pela segurança, ainda que discordamos de alguns eventuais danos, fica claro nas postagens dele que ele entende o tamanho do estrago.

    Quebrar a bola, quebrar engate, soldas da carretinha partirem, etc, etc, etc, isso é MUITO comum. A carreta vira um míssil.

    vc pode estar numa sw4 ou num fusca, nao vai gostar nem um pouco de ver uma lanca pesando 150kg vindo em alta velocidade pelo seu retrovisor, nao vai mesmo!

    Raramente alguem anda com carretinha vazia, normalmente elas estao com 350 ou 500 kilos nela, o que potencializa esse problema. Some ambos os pesos e faca uma frenagem, com 500 kilos uma frenagem de emergencia vc rapidamente chega aos 2g ou se preferir, no mínimo sem contar o centro de gravida, desbalanceio natural da carga, empurrar do reboque etc, vc tem o dobro de peso atras, ou seja, 1 tonelada vindo nas tuas costas.

    Simples assim, o certo é certo ainda que não esteja fazendo . 1 tonelada numa lanca (aquele triangulo do chassi da carreta que vai na bola do engate ou em alguns casos uma barra de 2 metros de distancia) vem direto lataria adentro, a menos que vc esteja numa f250cabine dupla, vai facilmente passar ate o banco da frente, e vai por mim, onde pegar arranca tudo, inclusive as pessoas.

    Cansei de ver carreta desgovernada, invadindo pista contraria, jet ou barco voando prum lado e carreta pro outro, carro em L, carro capotado por causa de carretinha etc.

    Isso nao é coisa rara, a 90km/h se isso ocrrer, o estrago vai ser grande, esteja vc num fusca ou num caminhão, se nao for em vc, sera em outros.

    vai em qqr loja de barcos e pergunta se ja ouviram falar de barco e carretinha soltos por ai, nem precisa confiar em mim.

    Dá [pra andar a mais de 100km/h? Sim... eu ja andei...É inteligente? Nao...

    Carretinhas sao itens como eu ja disse, 90-95% deles muito mal feitas, soldas ruins, gabarito ruim, distruibuicao de peso ruim, material ruim, etc.

    Se vc poe uma carretinha pra andar vazia e com 90km/h ela já esta sacudindo, pulando, batendo, sambando, é pq pra começo de conversa o gabarito que ela foi feito estava errado ou o chassi desalinhou ...

    Nao importa qual tipo de suspensao, desde feixe de molas ate eixo alemão, apresnetou esses defeitinhos, pode esperar que tua carretinha não é confiável.

    A mesma fabricante pode fazer coisas boas e ruins, depende muito do soldados, gabarito, etc.

    Sermão feito, vamos a questao da carreta 2 eixos ou 4 rodas, sim, elas pesam menos no engate, mas possuem massa muito maior e normalmente freio inercial, tb normalmente rodam mais alinhadas em relacao ao solo e ao carro puxador.

    Mas acho que só vale a pena se vc for realmente usar pra esse peso, pois vai precisar de freio inercial, um belo engate, adaptação, fora a manutencao que dobra, com pneus, cubos, engate, eletrica etc. td tem que ser bem revisado.

    99% dos donso de carretinha esquecem de fazer manutencao dela, nao retiram os cubos periodicamente pra engraxar (a maior é de monza ou carretinha), nao fazem calibragem constante (e com o tempo parado o pneu desagrega, fica oval, ainda mais com peso em cima ou com grandes mudancas de temperaturas), nao botam pra rodar, etc... AI qdo usa quebra, parte, vibra, cubo solta, roda solta, parafusos quebram e vem falar que é problema de fabricacao que é ruim, qdo nao faz isso com uma lancha de 2 toneladas ha 120km/h.

    Portanto, se vc nao precisa de grandes cargas ou grnades pesos, compre uma carreta boa, indico a Morini Reboques de votuporanga, sao excelentes carretas, nao sao as mais lindas mas sao carretinhas eternas, conheco eles ha mais de 30 anos, e nunca vi alguem reclamando da qualidade, é impressionante a estabilidade que essas carretas tem , da gosto de olhar.
  • 22/04/2015, 11:21
    rfdex
    Este tópico deveria se tornar um aviso - para não dizer uma ordem - a todos os usuários e frequentadores do Fórum que possuem ou desejam possuir uma carreta um dia.

    Resumindo o que os colegas falaram acima, cumprindo a lei vocês já estarão fazendo bastante. Eu vejo como obrigação, mas nem todos assim enxergam. Então, vejam que cumprindo a lei estarão zelando por você e pelos demais usuários da via.

    A gente vai dando corda ao azar até o dia que ocorrer uma catástrofe. O limite de velocidade máximo admitido no país é 110 km/h conforme prevê o Código de Trânsito. Por isto, penso EU que nenhum veículo deveria passar desse limite. Tecnologia existe para isso e é bem fácil. Basta o governo impor mediante lei.

    Trânsito seguro é dever de todos. Fico vendo cada imbecilidade no trânsito que a cada dia que passa tenho mais medo de ser mais um usuário da via. Mesmo a gente zelando pela nossa condução, ainda assim estamos à mercê de nos tornar vítima de algum condutor inconsequente.

    Da cadeia advogado tira. Se for condenado, um dia a pena termina. Estragou, seguro paga. Mas e a consciência? Muitos não a tem como deveria. Já vi gente que causou acidente de trânsito chegar a dizer que era "destino". Ou seja, ainda tenta justificar o erro próprio. Mas quando sai algemado, esconde a cara da imprensa.

    Ora, se foi homem (ou mulher) suficiente para fazer a merd@, descumprindo a lei e colocando não só a si mas todos em risco, quando ocorrer a catástrofe, tenha a mínima honra de mostrar o seu rosto e arcar com as consequências.

    Desculpem se pareceu lição de moral, mas como mais um cidadão, desejo ver o trânsito realmente seguro no nosso país - que deixou de ser (se foi um dia!) há muito tempo.

    Um abraço.
  • 22/04/2015, 11:32
    Troller-a-vista
    rfdex, meu pai sempre me disse: se vc eh homem pra pegar a chave e dirigir, tb seja homem pra qdo ocorrer uma merda assumir ela.

    aprendi a dirigir com 6 ou 7 anos, com 14 anos eu andava de carro pra qqr lugar sem nem pedir, mas sempre tive essa licao. Hoje isso é impensável, uma crianca de q idade for pegar um volante. Mas eram epocas diferentes mas vale o ensinamento.

    Corria muito pelas estradas, viajei mais de 10 anos quase toda semana mais de 1000 km, ia ha sei la qtos km/h fosse possivel, ate um dia perceber que nao dependia apenas de mim dirigir. Depende 10x mais dos outros.
    o brasileiro nao eh ensinado a dirigir, nem em estrada muito menos em velocidade alta. As pessoas tem medo de dirigir, vc chega perto delas para ultrapassar em pista dupla e claramente percebe que entram em conflito, nao sabem pra q lado vao, nao conseguem segurar o carro em linha reta (quem nunca aqui ficou com medo do caminhao ou carro do lado invadir a pista sua eqto faz uma ultrapassagem?).

    Ha muito mais gente mediocre na direcao do que gente boa, isso nao é culpa deles e sim de uma cultura péssima na formação das pessoas como condutores. Isso é fato irrefutável.

    A grande maioria das pessoas acham que é muito mais facil dirigir em estrada, afinak é só ir em linha reta.

    Ledo engano, vc tem alta velocidade, vento, carros, caminhoes, diferencas de velocidade, uma simples bobiada e vc poe em risco quem esta do teu lado.

    É impossivel vc viajar 50km sem encarar um adormecido no volante que nao muda de faixa, que samba o carro dentro da pista, que invade a pista do lado alguns centimetros. É IMPOSSIVEL.

    Por isso eu hoje falo: vai na boa, diminui a velocidade, pensa 10x, dirija pelos outros e reze muito, pq o que tem de zé bração nas rodovias é incalculável.

    Como vc disse, advogado tira, a pena acaba, mas a cagada é eterna.

    Seja aqui no estado de SP, ou em outro estado, ta cheio de motorista ruim na estrada, ai uma vaciladinha de um deles e vc morre, ou mata alguem.

    Concordo com vc.

    PS: aqui no estado de SP ,tem rodovias que o limite sao 120km/h ehhehe
  • 22/04/2015, 13:21
    Edintruder
    Pequenos pontos:

    Atualmente a lei limita carretas a 90km/h em SP e 80km/h no resto do país pois houve a alteração da legislação no que consta como veículo pesado aonde um veículo tracionando outro é considerado como veículo pesado.

    Dito isso, a velocidade máxima para automóveis é de 110km/h, mas alguém anda de fato sempre obedece o limite de velocidade? Duvido! Não serei hipócrita em dizer que não rodo a 100km/h em rodovias que o limite é apenas 80, assim como não serei hipócrita em afirmar que faço o mesmo puxando um reboque. Até em viagem puxando um Mille no towbar eu rodei além dos 130km/h, mas tudo peças fabricadas por mim. Fico impressionado com kits de peças subdesenvolvidos aparafusados e sofrendo cargas muito maiores que elas resistem.

    Carreta vazia pula sim a qualquer velocidade, por conta do asfalto irregular, não por estar fora de gabarito ou solda mal feita! Isso não existe. Nos EUA tem carretas para 1000lbs que compra pela internet que é toda montada por parafusos. Uma espécie de LEGO, embora nos EUA a maioria dos estados não obrigam o emplacamento dos trailers e carretas, lá a coisa é bem simples, descomplicada e funcional. Não tem essa babaquice de leis que restringem ao máximo a liberdade dos cidadãos.

    Carreta desgovernada tem porque na grande maioria o pessoal não usa a droga da corrente ou confiam nesses engates fabricados em série que se compra pela internet, e ainda por cima com selos do Inmetro.

    Para finalizar, uma carreta só vai passar de 1G de desaceleração em caso de colisão, pois fora carros de corrida aonde a aerodinâmica atua ativamente, nenhum carro comum atinge 1G em situação nenhuma, se fosse isso poderia andar nas paredes... Numa freada o máximo que se consegue é algo de 0,6 a 0,8 G de desaceleração. Com uma carreta empurrando atrás, com certeza esse fator será reduzido.

    Outro detalhe, freio inercial só é obrigatório para carretas acima de 750kg.
  • 22/04/2015, 14:05
    Troller-a-vista
    Edin:

    (usei essa pagina oficial da : http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=450) para pegar as formulas.

    Como parametro, peguei a primeira frenagem testada que vi no google, no caso uma strada trekking 1.6 cabine dupla http://carroonline.terra.com.br/mode...2014#geral-tab) que modelo que freou de 100-0 km/h em 41 metros.

    Assim aplicando a fórmula do site temos:
    F= (500 kilos da carretinha carregada * 100 * 100) / (254 * 41 metros), faça as contas e teremos 480.12 kilos a mais alem dos 500 kilos da carretinha carregada... CLaro que isso é uma fórmula perfeita , nao fiz as contas mas deve dar algo próximo de 0.9 g.

    Traduzindo, uma freada de 100 a 0 num carro normal de 1200 kilos (menos da metade da tua F1000), gera 980 kilos , quase 1 tonelada.

    Se uma tonelada empurrando um carro nao o desestabiliza ou no mínimo nao tira o equilibrio perfeito eu nao sei o que vai tirar, acredito que ate numa f1000 isso é algo relevante, mas isso é o de menos, o que eu friso, é que 1 tonelada de peso sobre uma lança desnivelada e outros fatores, é sim um risco de acidente, qr queiramos ou nao.

    Sobre um asfalto desnivelado ate um carro pula, mas um asfalto de qualidade, como se encontra por exemplo nas estradas do interior paulista, nao pula nao! Nao se a carreta for bem feita., Se for mal feita vai pular MESMO.

    De qualquer forma, o que vemos a torto e a direita, é carreta carregada, com barco, jet, carga pesada pulando ou sambando de um lado pro outro com velocidade dentro do limite. Fato irrefutável.

    Pode confiar em mim, em asfalto bom, a carreta nao pula nem fica sambando em velocidade ate 90km/h de jeito nenhum, ela anda estável. Se estiver pulando, sambando na pista, é pq tua carreta é ruim ou esta precisando de manutencao ou os pneus estao ruins.

    Sim, realmente há carretas montadas como lego, 1000 lbs sao 453 kilos, de peso bruto, ou seja, é uma karman ghia em termos de carga, nada muito expressivo, mas essas carretas sao iguais as soldadas. Ja postei delas aqui no forum, há coisas bem legais, mas normalmente o chassi ou o esquadro mestre delas sao soldadas, ai vc aparafusa o conjunto de eixo e lança.

    Uma carretinha do tipo fazendinha aqui no brasil, carrega facilmente 500 kilos ate 600 kilos + o peso dela, é um pouco diferente.

    Ademais, se os parafusos estiverem furacoes perfeitas, bem medidas, e parafusos de qualidade, podem suportar muito mais peso e tração que uma solda de portao como vemos em muitas carretas fabricadas por ai... Um parafuso de ponte ou rebite naval, sozinho suportaria muito mais pressao, torçao e resistencia que uma carreta inteira nacional. Td depende da qualidade e nesse país onde ate o governo falsifica a gasolina, a prudencia é sempre necessária.

    Qto a leis americanas desconheco, mas deve ser isso mesmo.

    Sim freio inercial por lei é obrigatório para carretas que suportam 750 kilos ou mais, usando ou nao esses 750 kilos. Portanto, uma carretinha de eixo duplo fatalmente vai suportar mais de 750 kilos e virá com o freio inercial ou deveria vir...
  • 22/04/2015, 14:24
    Edintruder
    Beleza, mas na tua fórmula o valor final é 480kg. Não soma aos 500kg, pois os 500kg tem vetor para o solo e os 480 tem vetor frontal no sentido de inércia, assim a resultante é uma diagonal para baixo e para frente.
    Serão 480kg total empurrando o carro. Nesses engates fajutos com chapa de 3/16 no ponto mais forte, dobra facilmente contra o carro. Para piorar ainda tem bolas de reboque com pescoço elevado para ajustar a altura e nivelar de forma grosseira a altura, formando uma alavanca no engate que se não entortar o engate irá ni mínimo gerar uma ruptura na rosca da própria bola. O material que tem no mercado é ridiculamente fraco para a realidade de uso dessas carretas.

    Outro agravante, é comum fabricantes documentarem carretas com 150kg vazio e 150kg de carga, vendendo como 300kg de pbt, e na prática a carreta tem mais de 150kg e carrega muito além desses 150kg, passando fácil os 500kg de pbt. Esse jeitinho para burlar recolhimento fiscal na emissão da NF pelo fabricante acarreta uma bola de neve de erros. Infelizmente esse tipo de coisa nem entra em investigações em casos de acidentes.

    O último recurso de segurança que é a corrente é esquecida, assim como a parte elétrica fora de padrão é coisa normal nesse mundo de carretinhas e reboques.

    Uma carretinha de 1 eixo, por melhor que seja construída nunca terá um correto balanceamento dinâmico um a vez que os usuários sequer sabem distribuir a carga dentro da carreta. Muitos colocam o peso bem atrás para aliviar a suspensão do carro. Esse é o pior erro que se comete com carretas.
  • 22/04/2015, 14:34
    Troller-a-vista
    tome aqui meu like! :)
  • 22/04/2015, 14:47
    edusao
    Pessoal, vou deixar aqui a minha opinião como usuário de carretinhas há aproximadamente 20 anos.

    Carretinha é muito funcional e muito segura, desde que se saiba como usar.

    Puxei muito jet ski e moto de trilha (muitas vezes com duas motos ou dois jets) com gol, saveiro, escort zetec, samurai, vitara, depois hilux cabine simples, troller, outdoor, tracker, frontier, entre outros carros que não lembro mais. Sem contar os carros do meu pai f1000, d20, pampa, etc, com barco de alumínio de 5 metros indo pescar no mato grosso (em média 1000 km de casa).

    Tenho atualmente uma carreta de barco que adaptei eixo completo e suspensão traseira da fiat strada, com amortecedores inclusive. E tenho outra carreta baú, fechada, bem pequena, que uso para bagagens e também para transporte de mercadorias da minha pequena loja de calçados. Ambas de um eixo e sem freio auxiliar.

    Digo o seguinte, a carreta do barco é excepcional, mesmo vazia por ser comprida e ter suspensão muito boa não pula e não joga nada. Claro que é um pouco mais pesada para puxar, o motor sente um pouco mais. Com barco então fica muito estável mesmo.

    A outra carretinha bauzinho (similar à Karmann Guia referida acima) é uma merda. O feixinho de mola só ta ali para dizer que tem suspensão. Não trabalha direito, não tem amortecedor e de olho já da para ver que é super frágil. Cubinho de roda então parece de brinquedo. Vazia ou carregada (até uns 200 kilos) anda pulando e rebolando atrás do carro. Então, pé em cima e corrente desde o cabeçalho da carretinha (ou um lugar que seja bem forte da carreta) até o carro. Outra coisa, não coloca a corrente no engate do carro, mas sim, no carro, em lugar diverso do engate. Normalmente os carros tem algum gancho atrás para emergências. Claro, se o engate soltar solta a corrente junto pois esta estará presa no engate. Parece óbvio mas tem gente que não vê isso.

    Muito bem, dito isto sobre a qualidade e características técnicas das carretas, o mais importante de tudo é a prudência e o motorista ter noção do que está fazendo. Um troller por exemplo tem muita força para rebocar carretas, mas, é um jipe, tem entre eixos curto e portanto sente muito mais que uma picape cabine dupla (mais comprida) numa frenagem ou num balanço da carreta. Isso também vale em relação ao peso do carro rebocador contra o peso da carreta. Vale lembrar que carretas mais pesadas tanto empurram quanto seguram o carro rebocador, aí começam os problemas para quem não está acostumado a rebocar.

    Minhas carretinhas sempre foram melhoradas (ou reforçadas) por mim. Sempre deixei o mais baixa possível e o mais firme possível. Engates dos carros sempre usei o mais forte possível, também. E mais, quando for puxar uma carreta nunca se esqueça dela, de que está com ela atrelada ao seu carro. Sempre de olho nela, quando para por alguma razão dá uma verificada no jogo dos cubos de roda, nas travessas se não trincou nada, feixes firmes, carga não soltou, etc.

    Carreta é muito funcional, na minha opinião me quebra algum galho, melhor que bagageiros de teto (que seguram o carro e impedem de entrar em garagens de hoteis, principalmente de prédios) e o principal, nunca me incomodou em nada.

    CARRETINHAS = PRUDÊNCIA, MUITA PRUDÊNCIA.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 18:51.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy