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  • #1
    Usuário Avatar de Frederico Mendes
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    Meu troller é 2004, tambem ja substitui a embreagem (jogo completo, inclusive com o volante), a principio ficou muito macia, depois meio que 'endureceu um pouco'.
    Observo uma coisa, vejo muita diferença entre 'pisar na ponta do pedal', e pisar mais no meio, ela fico muito macia quando eu a aciono no primeiro caso, diferente dos veículos 'genéricos' que nao vejo tanta diferença da posiçao de pisar na embreagem.
    Frederico Mendes .'. Mineirinho perdido no mundo.
    Troller 2004 - Sirigüella
    “A mente rege a grande massa corpórea”

  • #2
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    Desenterrando o tópico, alguém já encontrou uma solução para deixar a embreagem mais macia, sem ter que trocar de carro?Abs
    ps. a academia já não tá resolvendo.

  • #3
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    Pessoal, o Marcelo quem teve um Troller chamado Kindim aqui do forum me passou uma dica sobre uma falha de projeto do bugão, no começo não entendi bem oq ele queria dizer, o meu tinha o pedal meio pesado mas eu ja tava acostumado, porém os engates não eram bons.
    Nessa época tive que trocar de cambio devido à um problema nos sincronizadores da 5ª e ré, depois da troca andei um tempo achando que o mecânico tinha me vendido um câmbio tão ruim quanto o antigo, ou seja tava me sentindo roubado, dai troquei o fluido da embreagem (botei DOT4, mas dizem q o DOT 5.1 é bem melhor) e já melhorou bastante, só q com o fluido novo logo o cilindro auxiliar começou a merejar, não sei se foi coincidência ou se foi o fluido novo fazendo mais pressão, dai troquei os 2 cilindros (auxiliar e mestre).

    Parecia outro carro, a embreagem saiu da oficina leve e as marchas melhoraram muito o engate, mas após menos de 100 km a embreagem ficou pior q nunca e ainda começou a ranger como uma porta velha, voltei ao mecânico e ele disse q era falta de lubrificação do pedal, fui pra casa e mandei lubrificante, não mudou nada, dai lembrei do Marcelo e da dica dele, vejam o post #39 desse link:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...o-unico-4.html (Troller 2003/04 Filho Único)

    Não posso afirmar que todos os Troller tem essa falha de projeto, até porque a "falha" é a altura do furo onde fica preso o cilindro mestre da embreagem, só sei que no meu (ano 2003/modelo 2004) e no do Marcelo (ano 2001 senão me engano) esse furo foi feito alguns milimetros acima da posição ideal, isso causa um desalinhamento entre o ponto onde a haste é fixada no pedal e o corpo do cilindro, assim a haste entra forçando pra baixo, no caso do meu cilindro velho ele já devia ter sido tão usado que criou um novo caminho na entrada do cilindro e não estava mais forçando tanto quando eu comprei o jipe, o que aconteceu logo que foi trocado e ficou bom eu não tenho explicações, mas logo ele começou a forçar pra baixo, dava pra ver nitidamente.

    No caso do Marcelo foi feito um angulo na haste pra que esta ficasse alinhada com o cilindro como devia ser de fabrica, no meu caso como estava na véspera de uma longa viagem e sem tempo de levar o carro no mecânico fiz uma gambiarra que tá funcionando até hoje, mas que logo logo vou resolver em definitivo: eu tirei o parafuso que prende a ponta da haste ao pedal e ví que o espaço entre estas partes é bem pequeno, a haste quase não tem movimento lateral, nem como cair ou sair por cima do pedal. Resultado, passei um arame grosso pelos furos do pedal onde antes ficava o parafuso, dobrei o arame por baixo pra ele não cair e deixei a haste "solta" apoiada sobre o arame, isso foi suficiente pra ela ficar alinhada com o cilindro e instantaneamente o rangido sumiu, ficou leve e os engates melhoraram bastante.

    Resumindo, apenas elevar um pouco a haste (o diâmetro de um arame grosso, acho q 1,5 ou 2 mm) já deu um alinhamento suficiente com o cilindro e isso fez toda a diferença!

    Espero que isso ajude mais pessoas, e aqui faço um agradecimento ao Marcelo por essa dica valiosa.

    Abraços
    T4 2003 - Sprint 2.8 + FSO 2405A + Easytraction "KIDURO!"

  • #4
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    Citação Postado originalmente por amonluna Ver Post
    Pessoal, o Marcelo quem teve um Troller chamado Kindim aqui do forum me passou uma dica sobre uma falha de projeto do bugão, no começo não entendi bem oq ele queria dizer, o meu tinha o pedal meio pesado mas eu ja tava acostumado, porém os engates não eram bons.
    Nessa época tive que trocar de cambio devido à um problema nos sincronizadores da 5ª e ré, depois da troca andei um tempo achando que o mecânico tinha me vendido um câmbio tão ruim quanto o antigo, ou seja tava me sentindo roubado, dai troquei o fluido da embreagem (botei DOT4, mas dizem q o DOT 5.1 é bem melhor) e já melhorou bastante, só q com o fluido novo logo o cilindro auxiliar começou a merejar, não sei se foi coincidência ou se foi o fluido novo fazendo mais pressão, dai troquei os 2 cilindros (auxiliar e mestre).

    Parecia outro carro, a embreagem saiu da oficina leve e as marchas melhoraram muito o engate, mas após menos de 100 km a embreagem ficou pior q nunca e ainda começou a ranger como uma porta velha, voltei ao mecânico e ele disse q era falta de lubrificação do pedal, fui pra casa e mandei lubrificante, não mudou nada, dai lembrei do Marcelo e da dica dele, vejam o post #39 desse link:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...o-unico-4.html (Troller 2003/04 Filho Único)

    Não posso afirmar que todos os Troller tem essa falha de projeto, até porque a "falha" é a altura do furo onde fica preso o cilindro mestre da embreagem, só sei que no meu (ano 2003/modelo 2004) e no do Marcelo (ano 2001 senão me engano) esse furo foi feito alguns milimetros acima da posição ideal, isso causa um desalinhamento entre o ponto onde a haste é fixada no pedal e o corpo do cilindro, assim a haste entra forçando pra baixo, no caso do meu cilindro velho ele já devia ter sido tão usado que criou um novo caminho na entrada do cilindro e não estava mais forçando tanto quando eu comprei o jipe, o que aconteceu logo que foi trocado e ficou bom eu não tenho explicações, mas logo ele começou a forçar pra baixo, dava pra ver nitidamente.

    No caso do Marcelo foi feito um angulo na haste pra que esta ficasse alinhada com o cilindro como devia ser de fabrica, no meu caso como estava na véspera de uma longa viagem e sem tempo de levar o carro no mecânico fiz uma gambiarra que tá funcionando até hoje, mas que logo logo vou resolver em definitivo: eu tirei o parafuso que prende a ponta da haste ao pedal e ví que o espaço entre estas partes é bem pequeno, a haste quase não tem movimento lateral, nem como cair ou sair por cima do pedal. Resultado, passei um arame grosso pelos furos do pedal onde antes ficava o parafuso, dobrei o arame por baixo pra ele não cair e deixei a haste "solta" apoiada sobre o arame, isso foi suficiente pra ela ficar alinhada com o cilindro e instantaneamente o rangido sumiu, ficou leve e os engates melhoraram bastante.

    Resumindo, apenas elevar um pouco a haste (o diâmetro de um arame grosso, acho q 1,5 ou 2 mm) já deu um alinhamento suficiente com o cilindro e isso fez toda a diferença!

    Espero que isso ajude mais pessoas, e aqui faço um agradecimento ao Marcelo por essa dica valiosa.

    Abraços
    OLá pessoal. Alguém sabe se no 2010 já foi solucionado essa falha? Abs Válter

  • #5
    Usuário Avatar de amonluna
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    Citação Postado originalmente por IDOSO DO TROLLER Ver Post
    OLá pessoal. Alguém sabe se no 2010 já foi solucionado essa falha? Abs Válter
    Olha amigo, o melhor é tú mesmo conferir, é meio desconfortável mas dá pra fazer de boa, só precisa de uma lanterna, deite no assoalho do motorista e ache o cilindro de embreagem, dai c pressiona o pedal e observa se a haste entra forçando o guarda pó pra baixo ou se ela entra bem alinhada. simples!

    como vejo nas suas postagens q faz sempre manutenção preventiva acho q não tem possibilidade do seu fluido tá contaminado ou os cilindros vazando, né?

    se tá tudo ok, acho q vale a pena ver o alinhamento do peda/haste/cilindro.

    Abraços
    T4 2003 - Sprint 2.8 + FSO 2405A + Easytraction "KIDURO!"

  • #6
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    30/12/2013
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    Quando for resolver em definitivo, se for possível tira uma foto ou faz um vídeo de como fazer e como deve ficar, só pelo texto não entendi bem rsrsrs

  • #7
    Usuário Avatar de amonluna
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    Em tempo, fiz a viagem toda (cerca de 2,5 mil km) e ainda rodei mais uns mil km após a viagem e tá tudo OK com a gambiarra da embreagem.
    Abraços
    T4 2003 - Sprint 2.8 + FSO 2405A + Easytraction "KIDURO!"

  • #8
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    o meu Troller e um 2010...o pedal de embreagem e mais ou menos macia... tudo esta em estado original da fabrica.... quando ando na cidade...nenum problema... o fluido fui trocado cada 2 Anos... BOSCH DOT 4 cada vez....

    Abracos
    Troller T4 2010 3.0 branco Snorkel , Bancos em couro, Easytraction...

  • #9
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    Citação Postado originalmente por urso branco Ver Post
    o meu Troller e um 2010...o pedal de embreagem e mais ou menos macia... tudo esta em estado original da fabrica.... quando ando na cidade...nenum problema... o fluido fui trocado cada 2 Anos... BOSCH DOT 4 cada vez....

    Abracos
    Valeu Urso Branco. Com qtos km tá o seu? Abs. Válter
    p.s. o meu tá com 90.000 km, pneu 32. Dizem que com o DOT 5.1 fica bem melhor. Vou experimentar na próxima troca.

  • #10
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    14/11/2014
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    Joao Pessoa/PB
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    Oi Valter o meu Triller esta com 62000km agora..

    Abs Jurgen

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