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  • #1
    Usuário Avatar de Gustavo D
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    Citação Postado originalmente por JAIME Ver Post
    Senhores,

    O meu, com apenas o motorista e um carona, pneus originais, motor original, diesel colocado sempre no mesmo posto e na mesma bomba no automatico, apos varias mediccoes, fez de 11,8 a 12,05 Km/l. Esta mediccao foi feita com 80% estrada e o restante cidade. Dirijo entre 100 e 110 km/h raramente chegando a 120Km/h. Estico ate 2000 a 2300 rpm e engato a proxima marcha, ou seja, sao condiccoes bem tranquilas. Achei ate estranho porque sao marcas bem superiores ao que vejo aqui, mas eh exatamente isto.

    Sds
    Jaime
    Acho que vai muito da tocada de cada um jaime. Eu já consegui 13,5 no meu 3.0 2006 original andando a no máximo 80 km/h com ar condicionado ligado 50% do tempo em uso misto 50% estrada e 50% de trânsito. Rodei 823 km antes de entrar na reserva e isso tendo enchido o tanque até o automático da bomba, se tivesse enchido até a boca, acho que eu teria rodado quase 900 km nessas condições, já que entram pelo menos uns 5 litros após o automático. E olha que a quinta marcha do 2006 é mais curta que a dos outros 3.0, prejudicando o consumo em estrada.

    Fiquei de testar em um uso 100% estrada, sem ar-condicionado pra ver quanto daria pra rodar, mas depois de acostumar com o troller, nunca mais fiquei me regulando ao dirigí-lo e sempre acabo dando umas aceleradas prejudiciais ao consumo. Hoje, com alguns acessórios instalados, e pneus BF AT 31", tenho feito entre 10,5 e 11,5 em uso misto e 12 a 12,5 em estrada (110 km/h ~ 2500 RPM). Em uso misto, cotidiano, rodo entre 650-700 km enchendo até o automático e 700-750 km se encher até a boca. Em estrada, sempre acabo fazendo uma parada e completando o tanque a cada 600 km.
    -------------------------------------
    Troller T4 3.0 2006
    Mitsubish Pajero GLS-B 2.8 1999

  • #2
    É isso mesmo, depende das condições do veiculo, acho que especialmente pneus e do modo de tocar. Tambem deixei de me preocupar depois que verifiquei este excelente patamar de consumo. A minha Band, nas mesmas condições fazia entorno de 10Km/l.
    Sds,

    Jaime

  • #3
    Usuário Avatar de Paulo Fogaça
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    Pessoal, boa noite

    Fui até Cuiabá - MT, 100% asfalto, rodei 1.750km, média de 9,5 km/l, andando entre 110 e 140 km/h. Minha configuração: 3.0, 270cv SFI Chips, pneus 37".
    Já na expedição, foram 210 km de trilhas no Pantanal, média de 3,0 km/l em 4 dias.

    Abraços!
    Troller 3.0 - Olaf
    Jeep CJ5 - Diesel MWM Sprint 6cc F250

  • #4
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    O meu no asfalto, veloc entre 90 e 120km/h, está fazendo mais de 700km por tanque, quando entra na reserva.
    Novo Troller 2019. Ex 3.2 TGV.

  • #5
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    05/07/2014
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    Olá! O meu 3.2 13/14 original faz 7 na cidade e 9,5 na estrada, andando entre 100 e 130 km/h.

  • #6
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    3.2 TGV, 13-13, 9,5 KM por litro na cidade. O mesmo na estrada.

  • #7
    Usuário Avatar de Rordo
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    T4 2012 3.0 NGD

    9,5 na estrada (entre 100 e 130 km/h)
    8,5 na cidade (ando pisando, de janela aberta pra ouvir o barulho)

    Ja vi alguns aqui citarem 11 até 13 km/l....Mentira!
    Ou engano....pois tem que ter uma certa metodologia pra medir consumo de combustível.

    Medi o meu consumo de estrada ao longo de 4.300 km contínuos, e não fazendo tanque a tanque (onde o erro é maior).
    TROLLER 3.0-2012 / E-locker (175%) / Colossus Max 265/75 R16 / BFG M/T 32" R15 / Winch 16k lbs.

  • #8
    Dizer que é mentira é uma falta de respeito como o posicionamento de seus pares aqui no FORUM. Digo e repito, o meu faz de 11.5 a 12 Km/l de media 80% estrada e 20% cidade. Sou engenheiro e sei o que significa medição e condições de controle. Passei dois meses medindo rigorosamente meu consumo ou pelo menos com o melhor rigor possivel e disponivel. Enchi o tanque sempre no mesmo posto durante os dois meses e na mesma bomba. Infelizmente voce está muito longe se não o convidaria para ver como o seu 3.0 está consumindo mais do que poderia. Entenda que quando falei de meu consumo estabeleci as condições em que uso o carro que são de tocada leve. Pense melhor antes de afirmar que o que os outros afirmam é mentira.

    Completando a informação minha Bandeirante com motor tecnologicamente defasado fazia, em minhas mão, 10 Km/l na estrada.
    Sds,

    Jaime

  • #9
    Usuário Avatar de Marcelopi
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    11,5 rodando vazio e tocada suave....na boa , já fiz. Velocidade máxima de 100 km/h

    Já descuidando um pouco , vida normal , ele faz 10,5 . Isto em rodovias

    Comparar consumo é polêmico . A grande maioria dos donos de veículos diesel não sabe dirigir veículos diesel . Esticam demais e não aproveitam o torque em baixa inerente destes motores . Ai consumo aumenta !!!!
    T4 - 2010 - PRATA - 2 EATON TrueTrac - Rancho - BF AT
    Ex -T4 - 2006 - VERMELHO

  • #10
    Usuário Avatar de Carolino
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    O meu dar 8 na rodovia ta bao demais, se desse 5 também tava, se fosse pensar em economia compararia um uno pra trilha, hehehe.

    Ainda mais com pneus 35 e relação original, onde se tem que apertar mais o acelerador pra tentar ganhar rendimento.
    Amarok HL 18/18 V6
    Trollha 3.0 2012, Maxxi competition 37",Warn Zeon 12000
    Mohave 3.8 V6 2012, Reos 6x6 r TON,Terex UAI m1 50 MB Mamute 1519 6x6

  • #11
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    Jaime, o que significa uma tocada leve?
    Em razão do torque, devo trocar marchas antes da faixa 2.000 RPM?
    Na cidade, só terceira? Esticar faz aumentar muito?
    Na estrada, a 100 km.h no velocímetro, o meninão está em 2.000 RPM. É o ideal? Nessa faixa, faço 9,5 km por litro. O máximo que já consegui.

  • #12
    No meu caso o que quero dizer com tocada leve é trocar de marcha em torno de 2000, no maximo 2200 rpm ( no 3.0 fica difícil trocar com menos de 2000 rpm). Viajar em velocidade de cruzeiro razoavelmente constante entre 100 e 110 Km/h chegando poucas vezes a 120 km/h.Na cidade utilizo as marchas necessária para não ultrapassar os 2000 rpm. Os pneus de meu carro são originais e calibro com 30 psi. Ando somente o motorista (eu) e algumas vezes com o ar ligado. Desta forma, rodando entorno de 20% na cidade e 80% na estrada meu carro faz entre 11,5 e 12 Km/l. Nunca fiz menos do que isto em minhas medições. Para mim é fácil medir porque semanalmente faço o mesmo trajeto entre Rio e Cabo Frio, pegando o transito do Rio, ponte, etc, rodo 400 Km por semana e abasteço no mesmo posto e mesma bomba. Não fiz nada de especial em meu carro alem disto, apenas meço o consumo e é o que ele faz. Creio que qualquer outro possa fazer o mesmo.
    Sds,

    Jaime

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