Caros, ja tive JPX, dois Trollers (um 2006 e um 2010) e mantenho minha Bandeirante desde 2008. E posso dizer dos males que a paixão cega pode trazer. Ja cometi essa vacilada de também dizer "nunca vou me desfazer do Troller". Meu primo ja teve revenda Troller no sul de Minas e que me mostrou o que esse jipinho podia fazer. De novo digo que chassis e carroceria de fibra, alem de santo antonio bem projetado e de fabrica, fazem a fama desse carro e para por ai. Como comparar um motor 2.8MWM "a lenda" com os 3.0NGD que todos sabemos dos problemas de projeto de bomba d'agua, caixa de distribuição e oxidação da sede dos bicos injetores (que culminavam com a perda do cabeçote em uma troca), com os 3.2TGVs "bombas ambulantes"? Sao gerações diferentes e em minha opinião o 2.8 era o que estava mais próximo da perfeição para um jipe. Robusto, previsível, manutenção barata e simples. O 3.0NGD quebrou um galhao, deu um upgrade em torque e potência, e o 3.2TGV quase fodeu o projeto (culpa do governo que mudou a lei do diesel S500 para S50 um ano antes do combinado e pegou todo mundo com a calca na mao). Tomara que esse novo motor retome o conceito. Agora falar de semi-eixos fantásticos DANA? Quem que nunca teve um semi ORIGINAL quebrado quando usando pneus 35", 37" ou mesmo 33" bloqueado? Lenda, ou então não fez trilha pra valer. Ou talvez muita sorte e pe super controlado (vamos la, que graça tem não fazer uma estripulia de vez em quando?). Quer comparar com Bandeirante? Um projeto quase pré-histórico, da década de 60, e que ja em 1992 (ano da minha) adotava semi-eixo flutuante. O limite de fratura do semi-eixo ORIGINAL de um Bandeirante eh 2,5X superior a de um DANA 44!!! Afinal foi projetado para ser usado em um pequeno caminhão, a mesma coisa para cambio e transferencia. Não são comparáveis, tanto em resistência, quanto finalidade projetada e resistência. Você não ve Bandeirante fazendo trilha e quebrando semi-eixo. E isso em projeto beeeeem antigo. Porque? Custo acima de tudo nos projetos modernos, claro. Minha tem pneu 36 Ignorante 3 com bloqueio a ar e ja ate moeu o bloqueio, com os semis la, com 23 anos de uso, indiferentes e parecendo novos (e semis ORIGINAIS, nada de cromoly!!). E não se esqueçam que os novos Trollers ja vem com eixos dianteiros (DANA 44-3) e traseiros (DANA 44-4) DIFERENTES, mais uma vez para economizar, seguindo a mesma tendência das Rangers (alias, o mesmo conjunto de eixos). Respiro de diferencial, caixa? Coloquei. Tração 4x4 manual? Ja veio de fabrica. Cabo de aço segurando carda? Ate Mercedes Benz 11-13 tem. Guincho mecânico por tomada de forca? Ja esta la, pronto para instalar uma caixa de transferencia (Troller não tem...). Logicamente que a suspensão eh antiquada, motor de caminhão, so tem torque (e que torque; e durabilidade estimada de 1.000.000Km), sem muitas opções de upgrades e acessórios. Em resumo, dentre os 4x4 produzidos/comercializados no Brasil ATUALMENTE o Troller eh o melhor (se tivesse um Wrangler diesel com preço competitivo, by-by Troller). A cada geração do Troller alguma coisa melhora e outra fica pior (experimente entrar por baixo do novo Troller e ver a quantidade de reforco do chassis! Ja conversei com dois engenheiros da Ford que participaram do projeto falando que ele pesaria cerca de 1,8ton mas em provas de campo o chassis não aguentou e foram fazendo reforços estruturais, o que aumentou o peso em 200Kg - de novo convido que duvida a se deitar embaixo dele e ver com os próprios olhos). Em suma, o melhor 4x4 e aquele em que a gente se sente realizado, que possa ajuntar os amigos para trilhas, passeios e curtir uma vida que passa rápido demais. Exemplo? Veja o pessoal que foi para a Transamazonica: Marrua, Bandeirante pré-histórica, Trollers antigos e novos e todo mundo foi muito bem. Isso eh o que vale e não essa de dizer que o meu eh melhor que o seu. Boas trilhas!!