Postado originalmente por
Band92
Ola Julio,
Era disso que estávamos falando. Paixão por um carro mas que não eh necessariamente paixão correspondida pela Ford. Não faz o menor sentido comparar projetos de um carro da década de 60 com um de projeto moderno. Mas algumas coisas fazem a diferença. Espero ainda poder ver um Troller rodando apos 50 anos de uso, com upgrades e passando de avo para neto, como acontece com Bandeirante. Quer potência em uma Bandeirante? Bloco do 914, injeção eletrônica, bomba redimensionada, duplo turbo, intercooler e alongada. Ou então colocar um Cummins 4.3 como tem um post recente de um cara instalando. Fica tranquilo pois o conjunto original aguenta. E ainda assim como 914i vai durar 400.000Km, coisa que o motor do Troller com 270CV duvido que aguente. Mas esse eh o objetivo??? Andar a 200Km/h com um jipe com centro de gravidade alto e que sequer teve airbag no seu projeto (que eh super moderno?). Não preciso disto para trilhas com meus amigos / família. Estou em uma pegada diferente.
Motor de caminhão prioriza alto torque em baixo giro e o que equipa o troller não eh de caminhão pois eh de alto giro, típico de veículos pequenos e médios, não de caminhões (basta ver a linha de produtos da International). Cada um tem sua característica e o que te digo eh que depois que a Forde implantou seu sistema de produção o Troller perdeu sua melhor característica, o de jipe puro e duro. Hoje tenho uma Hilux SW4 para expedições com a família, absurdamente melhor que o troller em viagens, brutalmente mais resistente (so oleo e revisões rotineiras apos mais de 80.000Km) e a Band para trilha (e no manual cita que o jipe capota de aço pesa 1780Kg em ordem de marcha, mais leve que o troller). Feixe de mola agarrando em lama? SPOA resolve, bem como jumelos revolver para amplo curso de suspensão. Tive a oportunidade de participar do Sertoes Expedition e carro de rally tem pouco do carro original, o que quebra eles trocam de imediato. Adivinhe porque o Troller não participa do Paris-Dakar? Não tem a menor chance. O que ganhou as primeiras edições e que fez a fama era um V6 em chassis tubular, nada a ver com o nosso de hoje.
E vou te dizer, estou satisfeito com as Toyotas (Hilux e Band). Voltar para o Troller? Depende, se no futuro o carro amadurecer, provar ao longo dos anos sua resistência, confiabilidade, OK.
De novo, cada um com o seu, divertindo em trilhas, curtindo a parte boa de suas viaturas, tentando melhorar o que tem de ruim. Mas essa historia de o meu melhor que o seu, ja deu. Ama o troller? Legal, acho sinceramente uma boa escolha, um bom carro que faz bem trilhas e viagens. Mas para mim ja deu. No mais, boas trilhas ai.