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  • #1
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Citação Postado originalmente por Tatulama Ver Post
    Pessoal meu troller 2011 as vezes está subindo a temperatura acima de 90°C quando estou na estrada acima de 100km/h e com o ar ligado. Percebo que o ponteiro da temperatura está subindo daí tiro o pé e a temperatura volta a ficar normal (90°C). Nunca deixei entrar em modo de segurança. Será que é bomba d'água? Tem como testar para saber o que é?

    Agradeço a ajuda.

    Obrigado.
    O meu na estrada, com ar ligado e no calor de 40 graus o ponteiro fica ligeiramente acima de 90 e daí não passa. Não alivio nem desligo ar. Se a bomba quebrar e se o seu for original, ele vai cortar a potência, desligar o compressor do ar condicionado e o ponteiro fica por volta de 90 e mais pra baixo que pra cima. Se for chipado/reprogramado, não faço idéia.
    Homero Hermida
    Troller 2016
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  • #2
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    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    O meu na estrada, com ar ligado e no calor de 40 graus o ponteiro fica ligeiramente acima de 90 e daí não passa. Não alivio nem desligo ar. Se a bomba quebrar e se o seu for original, ele vai cortar a potência, desligar o compressor do ar condicionado e o ponteiro fica por volta de 90 e mais pra baixo que pra cima. Se for chipado/reprogramado, não faço idéia.
    dependendo da reprogramação os parâmetros de segurança são mantidos.
    Já se for chip tmb não tenho ideia, acho q as proteções NÃO são mantidas.
    Barbosa - Troller 3.2 XLT
    Ex.#2 - Troller 3.0 NGD - Espetacular!!!
    Ex.#1 - Troller 3.2 TGV - página virada

  • #3
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    O meu esta original não chipado! Oq me entriga é q o radiador esta limpo ( de agua; do intercoler e do ar TB!); o liquido de arrefecimento ta normal sem ferrugem; o aquecimento só acontece na estrada acima de 100km/h, nunca na cidade. Acredito q nunca entrou em modo de segurança pois qdo o ponteiro esta chegando perto do vermelho eu desligou o ar e tiro o pe e ele volta para o 90°. Não abaixa agua!
    A única coisa diferente q notei foi q as vezes ele faz aquele barulho maravilhoso das correntes do comando batendo...... dai dou umas pisadas no acelerador e ele some!

  • #4
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    Só para acrescentar ! O troller esta com 60.000km sou segundo dono e não sei se a bomba dágua ainda é a original!

  • #5
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    Modo de Segurança - Bomba D'água

    Citação Postado originalmente por Tatulama Ver Post
    Pessoal meu troller 2011 as vezes está subindo a temperatura acima de 90°C quando estou na estrada acima de 100km/h e com o ar ligado. Percebo que o ponteiro da temperatura está subindo daí tiro o pé e a temperatura volta a ficar normal (90°C). Nunca deixei entrar em modo de segurança. Será que é bomba d'água? Tem como testar para saber o que é?

    Agradeço a ajuda.

    Obrigado.
    A bomba d'agua é um dos motivos - mas, não chega a subir a temperatura e o carro entra em 'modo de segurança'. Meu Troller 3.0 2011 está com 140.000km e já teve sintomas iguais para problemas diferentes: a) Filtro de ar - cheio de areia do Jalapão - subiu a temperatura até acender a luz vermelha ainda piscante. Pare esfrie e siga. No filtro tinha 1,3km de areia kkkk.; b) Filtro de óleo - isso mesmo, deixei de trocar com 4k, 9.5 e quando estava com 12 (minhas trocas são com 10k - quando não entro na terra) esquentou da mesma forma do filtro de ar. c) Filtro de combustível + diesel ruim durante 2 trocas e 'pá' o mesmo problema. Agora, bomba d'água é diferente. 2 sensores colher informações diferentes de temperatura e a segurança não deixa esticar. O ar condicionado também pára. Mesmo sem vazamentos na bomba - ela, por ter seu rotor de plástico, deixa de funcionar quando não manda a quantidade necessária para arrefecimento. Estão dizendo, os mecânicos, que a bomba dura 40.000km em média. A Urba é OEM - 'dizem que até pode ser a mesma MWM' e custa a metade. A Magnet Marelli é outra opção na faixa de R$350k.
    Abraço para todos.

  • #6
    Citação Postado originalmente por marceloconsultor Ver Post
    A bomba d'agua é um dos motivos - mas, não chega a subir a temperatura e o carro entra em 'modo de segurança'. Meu Troller 3.0 2011 está com 140.000km e já teve sintomas iguais para problemas diferentes: a) Filtro de ar - cheio de areia do Jalapão - subiu a temperatura até acender a luz vermelha ainda piscante. Pare esfrie e siga. No filtro tinha 1,3km de areia kkkk.; b) Filtro de óleo - isso mesmo, deixei de trocar com 4k, 9.5 e quando estava com 12 (minhas trocas são com 10k - quando não entro na terra) esquentou da mesma forma do filtro de ar. c) Filtro de combustível + diesel ruim durante 2 trocas e 'pá' o mesmo problema. Agora, bomba d'água é diferente. 2 sensores colher informações diferentes de temperatura e a segurança não deixa esticar. O ar condicionado também pára. Mesmo sem vazamentos na bomba - ela, por ter seu rotor de plástico, deixa de funcionar quando não manda a quantidade necessária para arrefecimento. Estão dizendo, os mecânicos, que a bomba dura 40.000km em média. A Urba é OEM - 'dizem que até pode ser a mesma MWM' e custa a metade. A Magnet Marelli é outra opção na faixa de R$350k.
    Abraço para todos.
    A minha dura 120.000. meu carro estácom 250000 estou na segunda troca. Todas originais MWM. Uso agua desmineralizada e Coolant a 50%.
    Sds,

    Jaime

  • #7
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    Citação Postado originalmente por JAIME Ver Post
    A minha dura 120.000. meu carro estácom 250000 estou na segunda troca. Todas originais MWM. Uso agua desmineralizada e Coolant a 50%.
    Aproveitei pra abrir minha planilha.
    Meu 3.0 2006 quebrou a bomba d'água aos 177 mil km.
    Havia trocado preventivamente aos 71 mil km pois teve um merejamento de água devido a falha na vedação da mesma.
    Vale ressaltar que andando no Rio de Janeiro, naquele calor, só percebi que a bomba quebrou quando subi serra e limitou potência a uns 60-70 km/h.
    Meu uso era em estradas de até 80-90 km/h e trânsito, e nessas condições o troller rodava tranquilo mesmo com o rotor da bomba d'água quebrado.
    Também uso Petronas Coolant UP concentrado a 40-50% aproximadamente e água desmineralizada.
    Atualmente está com 212 mil kms, sem surpresas, apenas manutenção preventivamente no motor.
    Na injeção, só troquei as arruelas de cobre de 50 centavos aos 191 mil kms.
    -------------------------------------
    Troller T4 3.0 2006
    Mitsubish Pajero GLS-B 2.8 1999

  • #8
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Quando o ponteiro sobe, o ventilador está "acionado" pela embreagem viscosa? Você ouve o barulho? Se não souber do que estou falando, explico melhor. Ontem, por exemplo, estava quase 40 graus e estava na estrada, a 100-110 km/h com o ar ligado, ouvia claramente ventilador acionando e desacionando o tempo todo.
    Homero Hermida
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    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #9
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    Não tenho percebido este barulho da hélice quando ando com o carro somente durante a partida e o motor ainda esta frio depois disso não faz mais barulho. Já pensei q poderia ser isso, fiz um teste com o carro parado e a hélice gira o tempo todo em marcha lenta sem fazer barulho forte, não consigo perceber diferença! Existe outra forma de testar o acoplamento viscoso???
    Outra duvida! Quando paro o troller no acostamento para verificar se tem algo errado apos o aquecimento e com o motor ainda ligado o ponteiro volta para 90° de novo. Imagino q se fosse o acoplamento viscoso ele continuaria subindo a temperatura......certo????

  • #10
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Citação Postado originalmente por Tatulama Ver Post
    Não tenho percebido este barulho da hélice quando ando com o carro somente durante a partida e o motor ainda esta frio depois disso não faz mais barulho. Já pensei q poderia ser isso, fiz um teste com o carro parado e a hélice gira o tempo todo em marcha lenta sem fazer barulho forte, não consigo perceber diferença! Existe outra forma de testar o acoplamento viscoso???
    Outra duvida! Quando paro o troller no acostamento para verificar se tem algo errado apos o aquecimento e com o motor ainda ligado o ponteiro volta para 90° de novo. Imagino q se fosse o acoplamento viscoso ele continuaria subindo a temperatura......certo????
    Girar sem fazer barulho é sinal de descoplado. Quanto ao acostamento, ao diminuir a carga, acredito que a temperatura diminua, pois o ventilador sempre gira um pouco.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #11
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    Homero estou me convencendo que pode ser ela mesmo pois isso q VC disse sobre ela girar um pouco sempre é verdade ! Talvez por isso ele não esquenta na cidade !!!
    É um caso complicado pois se for sair trocando tudo .... Viscosa.... Bomba dágua..... V.T. ....... A brincadeira sai caro!

  • #12
    Usuário Avatar de GPBarbosa
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    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Quando o ponteiro sobe, o ventilador está "acionado" pela embreagem viscosa? Você ouve o barulho? Se não souber do que estou falando, explico melhor. Ontem, por exemplo, estava quase 40 graus e estava na estrada, a 100-110 km/h com o ar ligado, ouvia claramente ventilador acionando e desacionando o tempo todo.
    O ventilador do meu tem acionado direto

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