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  • #1
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    Levantando o troller 3.2 2013




    Olá amigos,
    Depois de algum tempo consegui realizar meu antigo sonho de consumo. Saí de um hatch para o meu primeiro 4x4 Troller. Como sou praticamente ignorante no assunto gostaria muito da ajuda dos especialistas deste grupo. Sei que existem vários tópicos com receitas para levantar o bugão, mas confesso que é muita coisa e algumas informações são muito técnicas para o meu pouco conhecimento. Gostaria de receitas práticas para a minha grande dúvida. Minha idéia é substituir os pneus originais por sapatos mais altos e mais agressivos. Deixar a viatura mais imponente e com cara de mal se é que me entendem. Não sei o que usar. Se troco apenas os pneus daí tenho medo de dar curso. Preciso aumentar as molas e usar calços apartir de que medida de pneu ?. Enfim…. o que fazer ? Apartir de qual medida de pneu devo usar outros acessórios e quais usar. Minha idéia usar pneus 31 ou 32 AT BF, mas aceito sugestões. Lembrando que esse é meu único veículo, para usar na cidade e asfalto e me aventurar por trilhas leves a moderadas nos finais de semana. Obrigado pela ajuda

  • #2
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    Citação Postado originalmente por PERIODONTISTA Ver Post
    Olá amigos,
    Depois de algum tempo consegui realizar meu antigo sonho de consumo. Saí de um hatch para o meu primeiro 4x4 Troller. Como sou praticamente ignorante no assunto gostaria muito da ajuda dos especialistas deste grupo. Sei que existem vários tópicos com receitas para levantar o bugão, mas confesso que é muita coisa e algumas informações são muito técnicas para o meu pouco conhecimento. Gostaria de receitas práticas para a minha grande dúvida. Minha idéia é substituir os pneus originais por sapatos mais altos e mais agressivos. Deixar a viatura mais imponente e com cara de mal se é que me entendem. Não sei o que usar. Se troco apenas os pneus daí tenho medo de dar curso. Preciso aumentar as molas e usar calços apartir de que medida de pneu ?. Enfim…. o que fazer ? Apartir de qual medida de pneu devo usar outros acessórios e quais usar. Minha idéia usar pneus 31 ou 32 AT BF, mas aceito sugestões. Lembrando que esse é meu único veículo, para usar na cidade e asfalto e me aventurar por trilhas leves a moderadas nos finais de semana. Obrigado pela ajuda
    31: igual o pneu original.

    32: um pouco maior, mas não pega em nada e o velocímetro passa a marcar exatamente a velocidade real, sem margem de segurança. O hodômetro fica ligeiramente mais baixo, mas nada pra se preocupar.

    33: necessário alargadores de pelo menos 30mm ou rodas com offset negativo em pelo menos 25mm (com tala 8) ou 30mm (com tala 7,5 (original)). Em ambos os casos, ainda é necessário limitar um pouco o esterçamento através dos parafusos de regulagem perto do cubo da roda. O velocímetro passa a marcar cerca de 8 km/h a menos que o real e o hodômetro entre 8,5 e 9,5% a menos também.

    Ainda sobre os 33: sem alargador ou roda com offset negativo, vai precisar limitar MUITO o esterço, e na traseira, os pneus vão pegar no prato das molas quando o eixo inclinar nas trilhas. E nas rodas originais, os 33 ficam ligeiramente mal assentados, fazendo o carro dançar um pouco em cima dos pneus. Isso é por que eles devem ser montados em rodas com tala pelo menos 8, segundo a própria BF. Funciona na original? Sim. Muita gente usa. Mas fica bem melhor com tala 8 - usei os dois e a diferença é MUITO clara.

    E se é seu único carro, pense duas vezes antes de levanta-lo. Com os 33, fica com quase 2,10 de altura e não entra em diversos shoppings e garagens de prédio. Com 33 + lift, fica intratável, pelo menos em São Paulo. A estabilidade também piora bastante, mas ai deixo para quem já ergueu o carro dar mais detalhes.

    Ah, e tá bem difícil achar BF 32 AT. Você vai acabar tendo que escolher entre 31 ou 33.

    abraço,
    Martin
    4X4 Brasil
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    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    31: igual o pneu original.

    32: um pouco maior, mas não pega em nada e o velocímetro passa a marcar exatamente a velocidade real, sem margem de segurança. O hodômetro fica ligeiramente mais baixo, mas nada pra se preocupar.

    33: necessário alargadores de pelo menos 30mm ou rodas com offset negativo em pelo menos 25mm (com tala 8) ou 30mm (com tala 7,5 (original)). Em ambos os casos, ainda é necessário limitar um pouco o esterçamento através dos parafusos de regulagem perto do cubo da roda. O velocímetro passa a marcar cerca de 8 km/h a menos que o real e o hodômetro entre 8,5 e 9,5% a menos também.

    Ainda sobre os 33: sem alargador ou roda com offset negativo, vai precisar limitar MUITO o esterço, e na traseira, os pneus vão pegar no prato das molas quando o eixo inclinar nas trilhas. E nas rodas originais, os 33 ficam ligeiramente mal assentados, fazendo o carro dançar um pouco em cima dos pneus. Isso é por que eles devem ser montados em rodas com tala pelo menos 8, segundo a própria BF. Funciona na original? Sim. Muita gente usa. Mas fica bem melhor com tala 8 - usei os dois e a diferença é MUITO clara.

    E se é seu único carro, pense duas vezes antes de levanta-lo. Com os 33, fica com quase 2,10 de altura e não entra em diversos shoppings e garagens de prédio. Com 33 + lift, fica intratável, pelo menos em São Paulo. A estabilidade também piora bastante, mas ai deixo para quem já ergueu o carro dar mais detalhes.

    Ah, e tá bem difícil achar BF 32 AT. Você vai acabar tendo que escolher entre 31 ou 33.

    abraço,
    Martin
    Martim obrigado pelas dicas. Acho que devo ir de 32 AT então. Outra coisa, a troca dos amortecedores por Rancho ou off shock que me parecem ter 2' a mais que o original e calços nas molas seria interessante com pneu 31 ou 32 ?

  • #4
    Caro Martin,
    Também estou desejando realizar um upgrade no Laranjão (T4-2013), seus argumentos foram bem esclarecedores, contudo, gostaria de perguntar se eventualmente, na medida 33", os pneus não pegam na virada externa dos para-lamas quando a suspensão esta sendo mais exigida numa trilha?
    Grato.
    William

  • #5
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    Citação Postado originalmente por William Bescro Ver Post
    Caro Martin,
    Também estou desejando realizar um upgrade no Laranjão (T4-2013), seus argumentos foram bem esclarecedores, contudo, gostaria de perguntar se eventualmente, na medida 33", os pneus não pegam na virada externa dos para-lamas quando a suspensão esta sendo mais exigida numa trilha?
    Grato.
    William
    Olha aqui o meu com 33"x12,5 BF espaçador 38 mm e calço de mola 30 mm..




    Aqui no X não raspa em nada...
    Levantando o troller 3.2 2013-troller-x.jpg
    4X4 Brasil
    Fabio Roberto -www.T4Clube.com.- O Clube do Seu do Troller!
    Troller 05 Lift 30MM Truetrac Locker
    BFAT 33" Warn FX5+1 Super LDA

  • #6
    Muito Show...
    Obrigado pela atenção!!!
    Abç!

  • #7
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    Citação Postado originalmente por William Bescro Ver Post
    Caro Martin,
    Também estou desejando realizar um upgrade no Laranjão (T4-2013), seus argumentos foram bem esclarecedores, contudo, gostaria de perguntar se eventualmente, na medida 33", os pneus não pegam na virada externa dos para-lamas quando a suspensão esta sendo mais exigida numa trilha?
    Grato.
    William
    William,

    Sempre um prazer ajudar.

    Respondendo: com alargadores 30mm e rodas originais, não pega. Com rodas tala 8 com offset -25 (que é o que uso), não também. Mas nesse setup, precisa limitar um pouquinho mais o esterço; em compensação, com tala 8, o pneu assenta muito melhor e melhora sensivelmente a diribilidade no asfalto.

    33 e rodas originais sem alargadores pega em tudo e mais um pouco na trilha, e tem que limitar o esterço a ponto de você ficar preso em vagas apertadas.

    A referência que tenho são de 33' BF AT. Existem alguns 33 no mercado que são um pouco maiores quando novos, então se você pretende usar outro 33, seria legal achar um colega forista que confirme como é.
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • #8
    Valeu Martin,
    Ajudou pra caramba...
    Alias, quando queremos melhorar a performance e consequentemente a aparência, arriscando garantias.... os receios de fazer besteira, e piorar a dirigibilidade, nos deixa muito na dúvida... Afinal, ninguém quer gastar uma bela grana e com isso passar a ter dificuldades de condução.... como por exemplo as viaturas normais rebaixadas com arão e pneuzão mas que não permitem andar mais de 20 km/h em asfaltos remendados....
    Grande Abç!

  • #9
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Comprei mês passado o 32 MT. É bem mais fácil de achar.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #10
    Usuário Avatar de baron
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    Coloca os 33" MUD com alargadores AVM que tu não vai se arrepender..

    Usei 1 ano os BF 32" MUD, e um dia estacionei do lado de um Troller com os 33" e a diferença no visual é grande (minha opinião).. principalmente pelo fato que coloquei os 12,5" de largura.. fica muito bonito.. tenho um T4 3.2

    Nunca tive problema em entrar em nenhum lugar (não precisei erguer o carro), a única mudança que eu fiz foi a instalação dos alargadores AVM pra poder esterçar sem pegar em nada (rodas originais) e para afastar dos pratos na traseira.. simples, e ficou show!

    Alem de tudo, com os pneus um pouco para fora da carroceria me poupa em muito a lateral do jipe em trilhas.. pois os pneus que pegam nos barrancos.. além de ficar mais macio ainda pra rodar..

    Fica a dica..

    Abraço!

    Baron

  • #11
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    Citação Postado originalmente por baron Ver Post
    Coloca os 33" MUD com alargadores AVM que tu não vai se arrepender..

    Usei 1 ano os BF 32" MUD, e um dia estacionei do lado de um Troller com os 33" e a diferença no visual é grande (minha opinião).. principalmente pelo fato que coloquei os 12,5" de largura.. fica muito bonito.. tenho um T4 3.2

    Nunca tive problema em entrar em nenhum lugar (não precisei erguer o carro), a única mudança que eu fiz foi a instalação dos alargadores AVM pra poder esterçar sem pegar em nada (rodas originais) e para afastar dos pratos na traseira.. simples, e ficou show!

    Alem de tudo, com os pneus um pouco para fora da carroceria me poupa em muito a lateral do jipe em trilhas.. pois os pneus que pegam nos barrancos.. além de ficar mais macio ainda pra rodar..

    Fica a dica..

    Abraço!

    Baron
    Baron, a viatura ficou boa então... e sabe quanto ficou de altura?? Passa dos 2,05 metros??
    Tenho interesse em fazer tbem, porém tenho que entrar em garagens dessa altura...
    Abraço.
    Troller 3.2 TGV - Sem nome

  • #12
    Usuário Avatar de PERIODONTISTA
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    Citação Postado originalmente por baron Ver Post
    Coloca os 33" MUD com alargadores AVM que tu não vai se arrepender..

    Usei 1 ano os BF 32" MUD, e um dia estacionei do lado de um Troller com os 33" e a diferença no visual é grande (minha opinião).. principalmente pelo fato que coloquei os 12,5" de largura.. fica muito bonito.. tenho um T4 3.2

    Nunca tive problema em entrar em nenhum lugar (não precisei erguer o carro), a única mudança que eu fiz foi a instalação dos alargadores AVM pra poder esterçar sem pegar em nada (rodas originais) e para afastar dos pratos na traseira.. simples, e ficou show!

    Alem de tudo, com os pneus um pouco para fora da carroceria me poupa em muito a lateral do jipe em trilhas.. pois os pneus que pegam nos barrancos.. além de ficar mais macio ainda pra rodar..

    Fica a dica..

    Abraço!

    Baron
    Obrigado Baron !
    Quer dizer que posso colocar 33' e apenas alargadores. E se depois quiser trocar os amortecedores por off shock 2' e colocar calço de mola 2' continua bem os pneus 33 ' ?

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