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  • #1
    Usuário Avatar de Fabio_Roberto
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    Citação Postado originalmente por andres-tavares Ver Post
    A espessura do fio eh o fator mais importante. Porem o numero de espiras da mola tambem eh critico na hora de calcular a rigidez da mola.
    O importante não é o diâmetro utilizado no fio, mas sim o K da mola, que é a constante elástica, que determina sua rigidez, quanto maior for seu k maior a dureza. Esse K depende do material utilizado, dimesional da mola, fabricação e etc..
    Fabio Roberto -www.T4Clube.com.- O Clube do Seu do Troller!
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  • #2
    Usuário Avatar de Sandrãobh
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    Citação Postado originalmente por Fabio_Roberto Ver Post
    O importante não é o diâmetro utilizado no fio, mas sim o K da mola, que é a constante elástica, que determina sua rigidez, quanto maior for seu k maior a dureza. Esse K depende do material utilizado, dimesional da mola, fabricação e etc..
    Xiiiii Carolino, agora Komplicou mais ainda!!!! rsrsrsrs....

    abç.
    T4 2.8 -CARROÇA- BF 35', Bead's15x9 - Bilstein 5125-12'', E-locker/Spartan , Warn XD 9000 I/ Warn RC 9,0 (T) , RK 2,5''/3,5'', 4:56's, LEDs...

  • #3
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    Alguém sabe quanto custam as molas originais na concessionária?

    Abraço,
    Martin
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  • #4
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
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    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Alguém sabe quanto custam as molas originais na concessionária?

    Abraço,
    Martin
    Aqui (Trilha NE) aproximadamente 480,00 à vista (com desconto) as traseiras. Comprei da fabrini na tor off road por R$280,00. Segundo o setor de peças as originais vendidas na css são de fabricação da própria troller.

    Meu lift era 3" mas como já foi citado em outros tópicos com esse lift tem que fazer correção nos links e panhard ou alinhamento técnico (pra compensar em parte a perda de estabilidade direcional).

    Fiz alinhamento técnico mas mesmo assim com o centro de gravidade lá em cima a estabilidade ficou comprometida, mesmo com os rancho na regulagem 5 na diant. e 7 na traseira, por outro lado o carro ficou bem mais confortável, para quem andou de landau ou nas primeiras ranger importadas (de cabine estendida) a sensação era parecida, tipo barca americana, com muita flutuação, sem falar que agravava o bumpster já característico do troller.

    então já vinha a tempos pensando reduzir o lift e virou quase uma necessidade pois comecei a pegar estrada com mais frequência.

    As opções em vista eram as importadas, mas não tava afim de gastar R$2000 de molas, ou comprar as nacionais e trocar 6 por meia dúzia, pois já tinha visto relatos de molas anunciadas como 2" e q quando montadas davam mais do que isso de lift

    então depois de pesquisar bastante montei minha receita:

    dianteiras - originais da traseira do troller, 42 cm fio 14 mm e 8 elos

    traseiras - usei as que estavam na diant. que eram as com 3" da rota ,+ou- 44 cm, 15,8mm (16mm com paquimetro de 1,99) e 9 elos

    resultado nas fotos

    gastei como eu disse 280,00 nas diant e 300,00 nas que estão na traseira que eram as dianteiras do conjunto comprado na rota4x4 (kit 3" a mais que paguei 600,00 na época)

    Tô muito satisfeito, o carro tá muuuito mais na mão, perdeu aquela flutuação de barca, ficou mais duro em relaçao ao que era, mas nada que comprometa já que era macio até demais...

    acho que esteticamente tb ficou melhor, principalmente a distância dos pneus pra caixa de roda, a traseira tb ficou levemente mais alta

    seguem as fotos de parte da montagem e do resultado final nos posts seguintes

    foto 1 - mola da esquerda original do kit da rota4x4 com 3" a mais usada na dianteira (foi montada na traseira), mola da direita original da traseira do troller montada na diant.

    foto 2 - montagem
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Molas +3" nacional, qual?-20140619_145151.jpg   Molas +3" nacional, qual?-20140619_160455.jpg  
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Pedro Rocha Ver Post
    Aqui (Trilha NE) aproximadamente 480,00 à vista (com desconto) as traseiras. Comprei da fabrini na tor off road por R$280,00. Segundo o setor de peças as originais vendidas na css são de fabricação da própria troller.
    Thanks!!!

    Sobre os amortecedores diferentes...
    Eu vejo muita gente colocar amortecedores Rancho, Billstein, etc. Essas mesmas pessoas, na sequência, postam duas coisas no fórum:

    1 - "O carro ficou MUITO MAIS CONFORTÁVEL!!!"
    2 - "Não sei mais o que fazer, meu carro trava primeiro as rodas traseiras quando freio".

    Atentem-se para o fato que amortecedores e molas mais macios aumentam a transferência de peso na frenagem e consequentemente, podem fazer a traseira travar antes da dianteira.

    Tem sempre que pensar no uso do carro antes... Eu tenho pneus 33' e rodas Tuff com offset negativo; não pega em nada.
    Eu tenho uma tentação do caralh* de levantar o carro 1 ou 2 polegadas. Já pesquisei, vi as receitas e tudo mais. Mas no final sempre penso que não preciso disso por que uso 90% em asfalto (chego a fazer 5000 km por mes) e os outros 10%, em trilhas que uma Mit TR4 passaria, dai desisto.

    abraço,
    Martin
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  • #6
    Usuário Avatar de Sandrãobh
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    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Thanks!!!

    Sobre os amortecedores diferentes...
    Eu vejo muita gente colocar amortecedores Rancho, Billstein, etc. Essas mesmas pessoas, na sequência, postam duas coisas no fórum:

    1 - "O carro ficou MUITO MAIS CONFORTÁVEL!!!"
    2 - "Não sei mais o que fazer, meu carro trava primeiro as rodas traseiras quando freio".

    Atentem-se para o fato que amortecedores e molas mais macios aumentam a transferência de peso na frenagem e consequentemente, podem fazer a traseira travar antes da dianteira.

    Tem sempre que pensar no uso do carro antes... Eu tenho pneus 33' e rodas Tuff com offset negativo; não pega em nada.
    Eu tenho uma tentação do caralh* de levantar o carro 1 ou 2 polegadas. Já pesquisei, vi as receitas e tudo mais. Mas no final sempre penso que não preciso disso por que uso 90% em asfalto (chego a fazer 5000 km por mes) e os outros 10%, em trilhas que uma Mit TR4 passaria, dai desisto.

    abraço,
    Martin
    Concordo em parte... Mas lembre-se que qualquer amortecedor de dupla ação é melhor que a porcaria original do Troller (pelo menos os antigos)!!
    Acho que muita atenção deve ser dada às molas, elas são primordiais!! Usei as originais (já cansadas), nacionais de 3'' e agora as RK, não tem comparação, a diferença é absurda!!!
    Os bilstein eu recomendo, não falo nada sobre rancho porque nunca usei e nem entrei em um jipe com eles...
    O meu roda melhor agora, em qualquer terreno, com um lift de umas 4'', do que rodava original com pneu 32x11,5!!!

    abç.
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  • #7
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
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    Smile

    alguns detalhes...

    comprei os batentes maiores da tor off road, mas depois de montados vi que a suspensão ia ficar praticamente sem curso pra cima, então desmontei e montei com os batentes originais mesmo. Esses batentes provavelmente só servem pra quem tiver 3" de lift (pois tem 5 cm a mais que os originais) e pneu 37. Inclusive se alguém quiser to vendendo por 28 cada (na tor 38) já com os prisioneiros (os da tor vem sem).


    o curso dos amortecedores tb ficou mais condizente com o curso da suspensão. Na foto a suspensão tá toda aberta (bieletas desmontadas)e o amortecedore tb todo aberto, mesmo assim o curso do amortecedor ainda é pouca coisa menor. Lembrando que esses amortecedores são os com final 112 (senão me engano o equivalente hoje é o 118, 112 saiu de linha), que são aproximadamente 1,7" maiores que os com final 350 indicados para trollers com suspa original.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Molas +3" nacional, qual?-20140715_120306.jpg   Molas +3" nacional, qual?-20140715_153434.jpg  
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  • #8
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    molas originais traseiras montadas na dianteira

    desculpem, mas fiquei com preguiça de rotacionar a foto....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Molas +3" nacional, qual?-20140715_153446.jpg  
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  • #9
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
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    resultado final

    com o carro no macaco da pra ver que as "originais" traseiras do troller que estão na diant são um pouco mais elásticas que as que "estão" na traseira (originais diant. do kit da rota 4x4 com 3" a mais)

    A estabilidade do carro na estrada realmente é outra, tá muito melhor, bem menos cansativo! O curso tá um pouco melhor que o original, esteticamente bem mais harmonioso, e a outra vantagem vai ser no futuro com relação a reposição das molas, já que são nacionais.

    Espero que as informações possam facilitar no processo de escolha das molas para os companheiros que pretendem fazer sl.

    Abs.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Molas +3" nacional, qual?-20140722_155502.jpg   Molas +3" nacional, qual?-20140724_124526b.jpg  
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  • #10
    Usuário Avatar de Carolino
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    Comprei as molas da ROTA 4x4, ja montei, mais as molas deixaram meu 2008 com a bunda caída, ficou feio demais da conta, as dianteiras 44 cm e traseiras 46, a diferença e muito pouca ne, precisava ser de umas 2".

    As molas da dianteira tiveram que ser esmeriladas no primeiro elo, não entram no prato, a diferença e bem grandinha, disse meu mecanico que gastou 1 hora so pra fazer isso.

    O carro ficou alto como esperado na frente, mais a traseira ficou ruim demais da conta.

    Alguem ja teve esse problema com essas molas?

    Obrigado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Molas +3" nacional, qual?-troller-molas-rota-4x4.jpg  
    4X4 Brasil Razão: add foto
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  • #11
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    Nao sei porque, mais as fotos que tiro no Iphone 5, sempre saem tortas quando envio como arquivo, no meu MACBOOK abre perfeito, alguém sabe porque?
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  • #12
    Usuário Avatar de Paulo Fogaça
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    01/05/2008
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    Carolino, boa noite

    Não esqueci de te passar as medidas, estou pegando no fim de semana o Troller e te passo, ok?

    Abraços!

    Citação Postado originalmente por Carolino Ver Post
    Nao sei porque, mais as fotos que tiro no Iphone 5, sempre saem tortas quando envio como arquivo, no meu MACBOOK abre perfeito, alguém sabe porque?
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