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Convex Datacenter
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  • #1
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    Citação Postado originalmente por Giatti Ver Post
    Hélio,

    O quanto ela fica do fundo não sei responder, mas ela fica quando flutuando a 2cm +/- do nível mínimo. A intenção desse sistema é justamente para detectar uma vazão grande do reservatório e não para acompanhar uma mudança mínima, nesse caso tem que fazer como ainda faço, ou seja, conferir sempre. Quando falo do sensor para detectar uma vazão grande é porque a maior parte da água esta no sistema e não no reservatório, então mesmo vazando o reservatório todo o motor não aquece de imediato, assim dá tempo do sensor avisar e fazer algo.

    Obrigado,
    Giatti, tenho uma dúvida!

    Chegou a tampa e eu mesmo vou montar o sistema, pois tenho algum conhecimento em elétrica.

    Pelo que eu testei a tampa com um multímetro, ela trabalha com circuito normalmente fechado, ou seja, o interruptor de nível mantém a passagem de corrente enquanto tiver água e corta quando a água baixa.

    Isso significa que se eu ligar uma luzinha diretamente nele, ela vai ficar acesa o tempo todo e só vai apagar quando a água baixar. Isso é ruim.

    Para "resolver" essa caracterísitca irritante, eu precisaria colocar um relé invertido (tipo NF - normalmente fechado), ou seja, que fique aberto enquanto houver corrente e feche quando parar de passar.

    Assim: quando eu virar a chave, o sensor arma o relé, que desarma o circuito da luzinha. Quando a água baixar, a bóia abre o circuito e desarma o relé, que vai fechar o circuito da luzinha e acende-la.

    Você pode perguntar pro seu auto-elétrico se foi isso que ele fez?
    Se o seu conhecimento em elétrica é realmente muito baixo, apenas pergunte se ele usou um relé NA-NF ou relé invertido.

    Uma outra informação adicional pra galera: quem não quiser ter que colocar uma luzinha no painel, pode ligar o sensor junto com o sensor de nível de fluído de freio, ou seja, quando a água baixar (ou o fluído de freio), a luz espia do freio acenderá no painel. É o que vou fazer.

    Muito obrigado!!

    Martin
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  • #2
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    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Giatti, tenho uma dúvida!

    Pelo que eu testei a tampa com um multímetro, ela trabalha com circuito normalmente fechado, ou seja, o interruptor de nível mantém a passagem de corrente enquanto tiver água e corta quando a água baixa.
    Isso significa que se eu ligar uma luzinha diretamente nele, ela vai ficar acesa o tempo todo e só vai apagar quando a água baixar. Isso é ruim.
    Para "resolver" essa caracterísitca irritante, eu precisaria colocar um relé invertido (tipo NF - normalmente fechado), ou seja, que fique aberto enquanto houver corrente e feche quando parar de passar.

    Martin
    Você também pode colocar um circuito simples "inversor". Figura anexa. No caso ele é temporizado, mas se não quiser assim, basta não colocar o capacitor C!.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -acende-quando-abre-com-retardo.gif  
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #3
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    Martin,

    Ele fez exatamente o que você citou, utilizou um relé invertido, simples assim.

    Abraço,

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Giatti Ver Post
    Martin,

    Ele fez exatamente o que você citou, utilizou um relé invertido, simples assim.

    Abraço,
    Maravilha!!!

    Vou no MercadoCar hoje comprar o material.

    Muito obrigado, Giatti!

    Ivancgsb, agradeço a sugestão, mas meu conhecimento em elétrica e eletrônico não chega perto desse diagrama ai não! hahahah

    Vou montar com um relé de 5 pinos mesmo.

    Para acionar o relé, ficará assim: pós-chave > fusível 5A > tampa > acionamento do relé > terra. Para acender a luzinha de falta de fluído de freio, vou ligar os dois fios do circuito que chegam no interruptor (do resevatório de fluído) em paralelo com o terminal comum e terminal NF.

    Dessa forma, quando eu ligar o carro, o relé arma e abre o circuito do luzinha do freio. Se faltar água, a tampa corta o circuito de alimentação do relé e o mesmo desarma, fechando o circuito da luzinha de freio. Se faltar fluído de freio, o interruptor na tampa do reservatório de fluído também vai fechar o circuito, normalmente.

    abraço,
    Martin
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  • #5
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    Pessoal, o projeto é interessante!
    Mas é preciso verificar se a pressão da válvula de alivio dessa tampa que estão usando é igual a pressão de alivio da válvula original. Essa pressão é calibrada e cada sistema tem uma regulagem, caso seja maior, pode vir a dar problema.

    Abraços.
    Ranger XLT 3.0 4x4 CD 2011 - PU2RFU
    Montana Conquest 1.8 2007
    "Ando devagar porque já tive pressa..." Almir Sater

  • #6
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    Senhores, sugiro ir mais devagar.

    A tampa que eu comprei (a mesma do Giatti) não suportou a pressão do reservatório e cuspiu água para fora, além de não segurar pressão no sistema.

    Como o Giatti não relatou problemas, já entrei em contato com o vendedor para trocar a tampa e vou ver se resolve.

    Se não resolver, é sinal que a tampa não aguenta mesmo a pressão - vale lembrar que meu carro é chipado para 240 cv, e, além disso, para aumentar a capacidade térmica do sistema, eu uso menos aditivo que o normal (uso 20% ante os 50% que costuma-se usar). Com menos aditivo, embora a capacidade térmica do fluído seja bem mais alta (e, consequentemente, diminui a chance de super-aquecimento em situações extremas), ele também se expande mais e gera mais pressão no sistema. A tampa original aguenta tranquilamente, inclusive se usar apenas água.

    O problema é que essa tampa é do Vectra GSI e do Calibra 1995/1996, e a original Chevrolet/Opel/Vauxhall simplesmente não existe nem na inglaterra!!! Mesmo no eBay, só se acham tampas chinesas como a que eu e o Giatti compramos. Original, eu só achei uma, mas é de um Kaddet antigo inglês. Pela foto parece que serve, mas não tenho certeza. É de um site gringo e custa 30 libras.

    Vou testar a tampa nova que o vendedor vai me mandar e, se não resolver, comprar essa outra original que achei como última tentativa.

    Abraço,
    Martin
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  • #7
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    Martin, beleza?

    Então ainda não houve problema aqui! Fiz trilha, viagem de longa distância e até agora tudo ok. Talvez pode ser o fato do seu ser chipado mesmo, deve haver algum tipo de aumento na pressão do sistema de arrefecimento. Cheguei a ver aqui no Forum um post que utilizaram o reservatório da S10, nas fotos parece exatamente igual ao do Troller, talvez assim consiga alguma outra tampa com sensor mais facilmente.

    Abraço,

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Senhores, sugiro ir mais devagar.

    A tampa que eu comprei (a mesma do Giatti) não suportou a pressão do reservatório e cuspiu água para fora, além de não segurar pressão no sistema.

    Como o Giatti não relatou problemas, já entrei em contato com o vendedor para trocar a tampa e vou ver se resolve.

    Se não resolver, é sinal que a tampa não aguenta mesmo a pressão - vale lembrar que meu carro é chipado para 240 cv, e, além disso, para aumentar a capacidade térmica do sistema, eu uso menos aditivo que o normal (uso 20% ante os 50% que costuma-se usar). Com menos aditivo, embora a capacidade térmica do fluído seja bem mais alta (e, consequentemente, diminui a chance de super-aquecimento em situações extremas), ele também se expande mais e gera mais pressão no sistema. A tampa original aguenta tranquilamente, inclusive se usar apenas água.

    O problema é que essa tampa é do Vectra GSI e do Calibra 1995/1996, e a original Chevrolet/Opel/Vauxhall simplesmente não existe nem na inglaterra!!! Mesmo no eBay, só se acham tampas chinesas como a que eu e o Giatti compramos. Original, eu só achei uma, mas é de um Kaddet antigo inglês. Pela foto parece que serve, mas não tenho certeza. É de um site gringo e custa 30 libras.

    Vou testar a tampa nova que o vendedor vai me mandar e, se não resolver, comprar essa outra original que achei como última tentativa.

    Abraço,
    Martin
    Pessoal,

    Estou reativando o tópico porque há tempos também procuro uma alternativa para controlar o nível do líquido de arrefecimento.

    Matin, como ficou o problema da tampa? Conseguiu alguma substituta?

    Giatti, como está o seu sistema? Continua tudo funcionando perfeitamente?

    Obrigado.

  • #9
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    27/05/2007
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    pessoal eu tb instalei a tampa, achei ela no ML, e a tampa do CALIBRA da GM,comprei uma lampada LED vermelha e instalei no canto do painel, ficou otimo, ate agora sem problema , so tem que mandar instalar com um rele de 5 pinos, pois o sistema e inverso ou seja sempre esta ligado...mandando sinal, quando para de mandar , porque abaixou o nivel acende a luz.....
    unica observação minha e que o reservatório não tem corta onda, ou seja sempre que você faz alguma curta mais forte a agua vai toda para o lado e a luz acende rapidamente e depois apaga...e bom que pelomenos eu sempre testo o sistema andando...
    Ex. Rural 1976
    Ex. Toyota Band. 1989
    Atual Troller 2009, Jeep na veia coisa de Pai para filho

  • #10
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    09/06/2008
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    Citação Postado originalmente por Daniel Gomes Ver Post
    pessoal eu tb instalei a tampa, achei ela no ML, e a tampa do CALIBRA da GM,comprei uma lampada LED vermelha e instalei no canto do painel, ficou otimo, ate agora sem problema , so tem que mandar instalar com um rele de 5 pinos, pois o sistema e inverso ou seja sempre esta ligado...mandando sinal, quando para de mandar , porque abaixou o nivel acende a luz.....
    unica observação minha e que o reservatório não tem corta onda, ou seja sempre que você faz alguma curta mais forte a agua vai toda para o lado e a luz acende rapidamente e depois apaga...e bom que pelomenos eu sempre testo o sistema andando...
    Daniel,
    Tem a referência da tampa que vc comprou?
    O vaso de expansão original não possui umas divisórias internas?
    Dá para enviar umas fotos?
    Obrigado

  • #11
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    Comprei a tampa do site europeu mesmo, naquela época ainda (agosto de 2014).

    Ficou perfeito, está lá até hoje.

    O vendedor da tampa chinesa (comprada no mercado livre) disse que até trocava, mas que não ia resolver, pois diversos clientes dele também reclamaram. Preferiu devolver o dinheiro, e nem fez questão que eu devolvesse a tampa.

    Eu devo ter comprado a última tampa existente no mundo, pois esses dias pesquisei para indicar para o pessoal da concessionária e não achei mais.

    O part number dela é 90242900 (GM) ou 1238367 (Opel), caso alguém queira tentar.
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
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  • #12
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    Obrigado, Martin!

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