Badia, caso resolva pegar um mais novo, sugiro que pegue um 3.0 e seja feliz. Tome os mesmos cuidados que vc tomaria ao pegar um 2.8 e nao tem erro!
O 3.2 tb acho que ficara bom, mas como ja disseram... aquele DPF que dura 150 mil km e custa R$ 15 mil eh assustador. Ainda mais pra quem vai fazer trilha.... concordo com vc, essa tecnologia nao combina mto com trilha. Eu nao compraria um troller 0 km devido a esse catalisador, mas com certeza a galera vai achar um jeito... ou o catalisador vai baratear no futuro... sei la. Por ora, eu nao embarcaria nessa, pois rodo no pantanal...
O 3.0 tem eletronica muito simples. Se vc sabe montar e desmontar um MWM 2.8, em 1 sabado vc aprende tudo do 3.0 e entende a ridicula eletronica dele. Sao so 3 sensores principais! Pra mim, estudar o 3.0 foi mais facil que aprender a usar um celular chique que ganhei rs. O ganho dessa simples eletronica eh mto grande... e nao vejo desvantagem.. O maior inconveniente q vc pode ter eh um modo de seguranca por filtro, diesel ou sensor, justamente para proteger o motor sem te deixar na rua. Vc ganha muita protecao e durabilidade, alem da possibilidade de chipar (que eh uma magica! O 3.0 aguenta td cavalaria sem abrir o bico! Eh mto forte msm!), e claro.... nao tem DPF que dura 150 mil km e custa R$ 15 mil.