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Convex Datacenter
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  • #13
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    Troller Gasolina 99/00




    Oller,

    Pelos Pneus 31" tá muito bonitão.

    Eu já prefiro usar os originais 255X75XR15 e eu a chamo carinhosamente de Negona .

    Por isso vou mostrar a "traseira" dela. Linda ...

    Um abraço,


    Jordan
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -traseira_detalhe_894.jpg  

  • #14
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    Conversão Álcool - Troller 2.0

    Professores,

    Nesta sexta fiz uma visita à oficina que faz a revisão do sistema de ignição da Troller e comentei do FlexTek. Os comentários não foram nada bons.

    - Primeiro tem o problema da bomba de gasolina que vai dar pau devido o álcool;
    - Depois os filtros de gasolina devem ser substituídos;
    - Os bicos podem entupir ( R$ 250,00, cada) devido o acúmulo de "goma" do álcool ;
    - Vai comprometer as camisas e os pistões ;
    - Consumo vai aumentar em ~25-30%, igual à economia gasolina-álcool (R$ 1,00 em R$ 2,57 aqui em Fortaleza).

    Noves fora, o consumo vai se anular com a economia e você ainda vai ter problemas no futuro com o carro.


    Me sugeriu continuar com a originalidade do meu carro ...

    Fiquei desanimado. Conversei com o representante daqui que queria R$ 600,00 pelo adaptador e comentei que no Mercado Livre tem por R$280,00 . Ele muito soberbamente disse que "você compra, mas não te entregam..." como se fosse um especialista em compras via Internet , para me intimidar e manter a sua margem. Só por isso já vi que é um picareta.

    Tem um artigo da 4 Rodas de agosto de 2003, se não me engano, que meteu o pau neste adaptador dizendo que o motor do carro só aguentaria uns 10.000 Km antes de abrir o bico. A única coisa que ele faz é aumentar o tempo do impulso para abertura dos bicos .


    Vou pesquisar mais antes de qualquer coisa. Não quero ficar no "prego" por conta de um adaptador desses.

    Um abraço,

    Jordan

  • #15
    Usuário Avatar de Th Cerga
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    Calma la Jordan....estive acompanhando o topico....tive uma saveiro 2.0 2001 gasolina (a mesma mecanica do Troller se eu nao me engano...bom é tudo da VW!!) na primeira semana de uso ja a encostei na oficina de minha confiança e mandei "converte-la", so foi trocado o "chip" e instalado um reservatorio de gasolina para partidas a frio....o consumo realmente aumentou uns 30%..mas como trabalho com vendas e passo o dia todo na pista, a troca de combustivel foi vantajosa...
    Depois de 7000Km a bomba de gasolina pifou....troquei a bomba por uma Bosh alcool e ficou 10 novamente....vendi a saveiro ha uns 3 meses para pegar uma S10 movia a GNV.
    Posso lhe afirmar que rodei quase 45mil Km com a Saveiro e as unicas coisas que fiz foram oleo e filtro (manutenção normal) e uma bomba de combustivel.
    Esse papo de que depois de X mil Km estoura tudo...pra mim é conversa fiada...
    Logico nao tive um Troller a alcool, mas tive meu carro de dia a dia, que uso pra trabalhar e rodar em media 5000Km/mes.

    Boa sorte

  • #16
    Usuário Avatar de rfdex
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    Alto lá amigo, esse vendedor que lhe falou sobre a vida útil de seu motor a álcool deveria vender hotdogs na praia, porque não sabe absolutamente nada a respeito de mecânica. Primeiramente, os motores AP são exatamente os mesmos, seja para álcool ou gasolina. Mudam pouquíssimas coisas, altura cabeçote, pistões, central da injeção, etc (quando originais de fábrica). Todavia, o motor a gasolina pode perfeitamente queimar álcool, sem que haja maiores problemas. Os problemas serão os seguintes: bomba de combustível terá sua vida útil diminuida, deve-se ficar atento às trocas de óleo e filtro do motor, já que o álcool soltará todas as borras deixadas pelo combustível derivado do petróleo, o filtro de combustível irá encher de impurezas do tanque que o álcool irá retirar, por isso deverá trocá-lo em itnervalo menor nas duas primeiras trocas. O tanque, caso seja de metal, irá ter sua vida útil diminuida. Creio que se ele durasse uns 20 anos na gasosa, irá durar uns 15 ou pouquinho mais no álcool. Em relação à vida útil do propulsor, essa será até maior, uma vez que o álcool contaminará menos o óleo lubrificante. Você rodará, rodará e o óleo do motor ainda estará clarinho! A diferença do preço do combustível ai compensa a conversão. Sugiro que instale um conversor como o FlexTek ou algo assim, pois assim você poderá usar o combutível que for mais vantajoso! Instale sem medo. Aproveite e compre logo uma bomba de combustível do Gol TotalFlex, assim quando a sua queimar, já terá uma nova e adequada em mãos. Ela pode queimar daqui 1000kms como daqui 50000kms, tudo depende do atual estado dela, troca de filtros entupidos, etc. Grande abraço!

  • #17
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    RFDEX,

    Os problemas serão os seguintes: bomba de combustível terá sua vida útil diminuida, deve-se ficar atento às trocas de óleo e filtro do motor, já que o álcool soltará todas as borras deixadas pelo combustível derivado do petróleo, o filtro de combustível irá encher de impurezas do tanque que o álcool irá retirar, por isso deverá trocá-lo em itnervalo menor nas duas primeiras trocas. O tanque, caso seja de metal, irá ter sua vida útil diminuida
    São esses problemas que não desejo ter. Veja, neste 3 anos com este carro nunca me deparei com problemas no funcionamento dele porque sempre tento garantir a saúde do carro evitando "quebra-galhos" que podem me sair caro.

    Claro que o depoimento isento de vocês me ajudam a formar uma opinião, mas ainda estou estudando.

    Grato pela ajuda .
    Um abraço,
    Jordan

  • #18
    Senhores,
    o Sivuca é 99/00, instalei o Flextek há mais de um ano, rodei 40.000Km e até agora somente tive que fazer manutenções no escapamento que talvez fosse demorar um pouco mais se estivesse andando na gasolina.
    O que o RFDX falou faz muito sentido, as únicas preocupações deverão ser trocar os componentes certos p/ que o AP esteja totalmente preparado p/ funcionar com os dois combustíveis. Eu recomendo a troca da bomba já qdo fizer a conversão, pois ela não dá sinal de qdo vai bichar, e qdo acontesse vc fica na pista.
    O filtro precisa ser trocado mesmo dpois d alguns Km, após 7.000Km qdo eu troquei o meu, eu não acreditava como ele ainda estava funcionando pois estava completamente impregnado de impurezas, ferrugem, etc.
    Outra coisa que ninguém mencionou, precisa tbém trocar a válvula termostática, pois no álcool ele irá funcionar com temperaturas diferentes p/ acionar a ventuinha.
    Partida a frio é mandatória no inverno p/ ligar o bichinho de manhã, um leve toque e ele pega de prima.......e nem precisa esperar esquentar, saindo na maciota como uma volta de aquecimento de F1, mas isso vale p/ qquer carro com qquer combustível.
    Fazendo a coisa certa com quem entende, pode ficar sussa, instalar o bagúio e rodar feliz......o meu faz uma média de 5,5km/l (4,5km/l na trilha em reduzida e 6,3km/l na pista.
    []s,
    Gus

  • #19
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    Re: Conversão Álcool - Troller 2.0

    Citação Postado originalmente por Jordans_paiva
    Professores,

    Nesta sexta fiz uma visita à oficina que faz a revisão do sistema de ignição da Troller e comentei do FlexTek. Os comentários não foram nada bons.

    - Primeiro tem o problema da bomba de gasolina que vai dar pau devido o álcool;
    - Depois os filtros de gasolina devem ser substituídos;
    - Os bicos podem entupir ( R$ 250,00, cada) devido o acúmulo de "goma" do álcool ;
    - Vai comprometer as camisas e os pistões ;
    - Consumo vai aumentar em ~25-30%, igual à economia gasolina-álcool (R$ 1,00 em R$ 2,57 aqui em Fortaleza).

    Noves fora, o consumo vai se anular com a economia e você ainda vai ter problemas no futuro com o carro.

    Me sugeriu continuar com a originalidade do meu carro ...
    (...)
    Um abraço,

    Jordan



    Na verdade o problema não está no Flex-treco e sim na transformação:

    1) a bomba TEM que ser substituida por uma de carro a álcool ou flex.

    Pois as bombas feitas para gasolina trabalham com parâmetros de fabricação diferentes, por isso TODAS abrem o bico, mais dia menos dia, as de carro a álcool funcionam normalmente na gasolina, mas o contrário nao.

    Tem quem prefira esperar ela pifar para so entao trocar, o refil da bomba custa em média 70-150.

    Há ainda (não sei se é alarmismo das montadoras) a teoria de risco de explosão do tanque, é improvável mas não é impossivel, uma vez que as escovas da bomba trabalham em contato com os gases do tanque cogita-se que uma bomba que foi feita para trabalhar com gasolina, qdo trabalha com álcool e o tanque está na reserva o vapor de álcool atinge uma proporção (estequimétrica) perigosamente inflamável. As bombas feitas para trabalhar com álcool produzem muito menos riscos a esse fenômeno.




    2) TODOS os filtros de combustível devem realmente ser substituidos, e os novos filtros devem ser específicos para álcool (carcaça de plástico).

    Os filtros que tem carcaça de alumínio (feitos para gasolina) formam uma goma (esverdeada) quando em contato com o álcool que entope o elemento, podendo queimar a bomba.

    O mesmo fenômeno da goma ocorre quando o carro tem o tanque de combustível de liga metálica, o tanque TEM que ser trocado por um de plástico.




    3) O álcool anidro é certamente um dos combustíveis menos poluentes, e que menos contaminam o óleo, as velas, as válvulas, o catalizador, etc, sendo sua queima mais homogênea que o diesel ou gasolina. Assim sujam infinitamente os bicos e não forma resíduos.

    A não ser que estejamos usando tanque de combustível de liga metálica ou filtro de combustível de carcaça metálica, o que não deveria ocorrer devidos aos motivos citados no nr2.



    4) Camisas e pistões são normalmente comprometidas por:

    Carbonização, o que não é o caso do álcool (nr3),

    Mistura pobre, o que pode ser facilmente verificado em qquer escaner e feitas as devidas regulágens ou troca de bicos por outros de maior vazao (ou eletro-erodidos).

    Excesso de combustível, o que não ocorre com o álcool que não tem capacidade de "limpar" o filme protetor/lubrificador deixado pelos anéis nas camisas e nem pode contaminar o óleo do motor se descer para o cárter, isso pode e acontece com carros a gasolina que trabalham sempre com mistura rica.



    5) O fator consumo X viabilidade econômica é a maior preocupação numa tranformação dessas, tem lugares que o álcool compensa, tem lugares em que não vale a pena, um investimento de 600 em uma cidade cuja diferença entre álcool e gasolina seja menor ou igual a 25% nem compensa, pq um carro a álcool consome no mínimo 20% mais e no máximo o céu é o limite.


    6) Uma concessionária sempre irá rezar a manutenção da originalidade, mas somente os que ousam podem colher algum fruto. Mas a regra é cruel: 50 casos de prejuizo para cada caso de vantagem. Mas se a vantagem não existisse e não fosse pela capacidade brazuca de inovar, as montadoras NUNCA iriam lançar os carro flex, nesse caso houve uma inversão de "pesquisa" de viabilidade de mercado, o mercado sentiu necessidade do produto, alguns aventureiros desenvolveram a tecnolofia e as fábricas vieram de carona nessa lacuna e já partiram seus projetos de algo que existia.


    Para se ter uma idéia já existem carros a gasolina e a álcool na maioria das montadoras que usam injeção direta de combustível e consumos médios acima dos 20km/l em motores médios (não populares). Mas o mercado não faz exigências e portanto as montadoras não lançam os produtos no mercado, aguardando um momento mais adequado. Exemplos como esse tem aos montes.





    7) O maior inimigo dessas centrais Flex-treco são o fato delas não alterarem os mapas de injeção (o que certamente só poderia ser feito se remapeando todos os parâmentros que envolvem os novo combustível). As centrais conhecidas somente atuam sobre um, dois ou alguns parâmentros básicos para se fazer o carro funcionar.

    Uma experiência básica é tentar adicionar um resistor de 10kohm e 1/8W no fio que lê a temperatura do ar admitido pelo motor, a central entenderá que o ar admitido está muito frio (10 a 30 graus negativos) e aumentará o tempo de injeção do combustível, cuja relação ar/combustível será balizada pela sonda lambda original. Muitos carros conseguem usar álcool somente com essa adaptação que custa em torno de R$ 0,20.

    As únicas limitações a essa adaptação são as explicadas nos nrs 1 e 2 e a capacidade dos bicos injetores de aumentar a injeção de combustível o suficiente para gerar uma mistura ideal em altas rotações usando álcool, uma vez que o álcool tem menor poder calorífico que a gasolina.

    Nesse caso o motor deve falhar quando frio ou em alta rotação (momento em que os bicos são mais exigidos devido a vazão). Se o carro somente falhar nessas situações menos mal, mas se em alta rotação começar a aquecer o motor, ou provocar aquecimento na cabeça do pistão o perigo de ter um motor fundido é alta.



    valeu

  • #20
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    Caro Dero,

    Grato pela completa e rica mensagem.

    Por estes e outros motivos considerei manter a originalidade do carro e não ousar.

    Sou tão cuidadoso neste aspecto que nem travas, sistemas de alarme, etc eu instalo com receio de gerarem mais um ponto de defeito na viatura.
    O perigo de ficar na mão em um local ermo e sem condições de manutenção é muito grande, principalmente aqui no Ceará. Temos longos trechos de praia e sem a mínima condição de "reboques/oficinas" que te auxiliem em uma situação de "prego. Só a ajuda e solidariedade dos amigos jipeiros e a farmácia do lugarejo mais próximo.

    De qualquer forma, ainda estou estudando. A opção de GNV eu já descartei devido o problema de abastecimento e volume ocupado.

    Um bom Natal a todos e um 2006 repleto de opções.

    Jordan

  • #21
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    Jordans,

    Só agora me ocorreu uma coisa, se havia disponibilidade para pagar R$600 por um remapeamento/flex trex entao creio eu q por uns 1800 se consiga um motor AP 2000 original injetado a álcool (124cv do santana) já com a central e chicote.

    Quem sabe nao seria uma opção para quem preza pela originalidade?



    valeu

  • #22
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    Nem Gasolina, Nem Álcool: Diesel

    All,

    Nem Álcool, nem gasolina, foi Diesel na cabeça.

    Neste final de ano acabei trocando o meu Troller 00/Gasolina por um Diesel/02.

    A diferença de consumo e desempenho são notáveis. Agora têm um preço. Alto, para falar a verdade.

    De qualquer forma, agradeço a todos que contribuiram neste tópico.

    Um abraço,

    jordan

  • #23
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    Parabéns cara

    Depois posta fotos da viatura

    valeu

  • #24
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    Citação Postado originalmente por Panhoca Ver Post
    Oller,

    6 com um litro de alcool eu tbm acho muito bom.
    Como eu disse acima, o meu faz 5,5 de media. Mas só na cidade faz os mesmo 4,5 que voce citou.
    Não está gastando muito não, é isso mesmo.
    Mas tem um detalhe no seu post pode dar uma dica do seu consumo: "anda bem pacas"
    A pecinha entre o volante e o banco sempre é o maior fator de influência no consumo.
    Agora, num trecho longo, a 60 km/h Até um V8 com quadrijet vai bem.
    Acelerar tem um preço, e eu por enquanto to disposto a pagar.

    Um abraço

    Panhoca
    galera converter um motor pra alcool nao e tao simples assim, deve-se primeiro rever a taxa de compressao do motor que no alcool e maior que no gasol isso deve-se ao fato dos pistons do alcool serem com sua face plana e tambem p cabeçote ser mais baixo assim o alcool vai queimar com mais facilidade, alem disso os bicos injetores nao sao preparados pra receber alcool e vao acabar travando pela corrosao que o alcool vai impor, assim como a bomba de combustivel e a flauta, so assim o motor vai responder de maneira excelente ao combustivel de mato e essas medias de comsumo iram melhorar, pois a central nao vai "lavar os pistons" com o alcool, receita de bolo:
    - trocar os bicos por bicos pra alcool.
    - trocar os pistons por modelos pra alcool.
    - trocar a bomba de combustivel por uma pra modelo flex.
    - trocar a flauta.
    - se presisar ou se quiser rebaixar o cabeçote em 0,5 mm.
    - e tb remapear a central, ou subistitui-la pro uma pra alcool ( do santana 1.8 alcool). se tiver alguma besteira escrita me digam, de ja obrigado

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