Prezados,

na linha reparo de pinças de freio,
segue a minha contribuição

tive um problema nos freios traseiros do troller que travaram em função da lama e areia que foram se acumulando ao longo do tempo.

Com a força bruta do carro, demorei a perceber, tava achando o carro com uma certa queda de rendimento, mas achei que talvez fosse algum filtro entupido, mangueira de turbo vazando, ou algo do genero, ou simplismente a sindrome do dono de carro chipado, quando vc começa a achar que poderia 'andar' mais... só notei realmente que tinha alguma coisa errada de fato quando coloquei o carro em ponto morto e ele freiou só!

Como tava na estrada encostei o carro e quando desci, só vi a fumaça saindo da roda traseira esquerda, no susto peguei o extintor e danei na roda pra evitar que pegasse fogo. Tirei a roda e vi que a pastilha tinha derretido no disco... ou seja esquento pra valer. Depois de seguir pra concessionária de caminhão prancha e descobrir que cada pinça custa R$ 562,00 (à vista) eu resolvi levar o filhão pra casa e fuçar um pouco.

Examinando vi que as duas rodas traseiras estavam pesadas. Analisando mais um pouco vi que o cabo do freio de mão estava tensionado mesmo com alavanca baixa. Acredito que quando sai da garagem soltei o freio de mão mas como ele tava corroído e enferrujado, travou e continuando puxado, e ai o problema se agravou quando rodou em velocidade, e esquentou travando de vez com a dilatação.

Constatada a bronca comprei o cabo(R$ 80,00 na concessionária), troquei, e resolvi revisar as pinças também, pois achei que mesmo com a substituição do cabo as rodas ainda não estava livres o suficiente.

Pesquisando aqui no forum vi que o Elmer usou um reparo da pinça traseira do opala 91, 92, comparei as medidas do pistão do troller e do reparo da pinça traseira do opala e era a mesma, 43mm. Comprei um reparo pelo ml, pois não achei na minha cidade, e fiz a montagem em casa.

O reparo casou certo, paguei R$ 79,00 em cada mais frete. Detalhe no ml tem o reparo do troller por R$ 176,00 acredito que também original TRW/varga.

só alguns macetes pra que quiser meter a mão na massa

1- para soltar os parafuso que predem os cavaletes geralmente é necessário esquentar com maçarico. é necessário cuidado para solta-lo, se quebrar o parafuso, complica, e tá arriscado a ter que substituir a pinça por completo.

2- depois que desmontar o cavalete, solta o pistão. O certo é tirar o pistão girando, tem uma ferramenta para isso mas pode-se usar um alicate de bico parrudo e bastante força pra pressionar e girar.

3- Para colocar o guarda pó vista ele pelo lado de trás do pistão e coloque o pistão girando para dar vedação.

4- Na hora de montar o cavalete coloque as coifas dos pinos da pinça, prenda primeiro o lado do cavalete.

5- essencial para um bom serviço, é limpar bem retirando todo resto de óleo, sedimento e graxa, passar uma lixa dágua nos pinos, pitões e respectivos cilindros, e lubrificar antes da montagem, eu utilizei graxa branca, se alguem souber outro lubrificante mais indicado por favor se pronuncie.

6- depois é só montar a pinça no suporte, e purgar.

na caixa da TRW/varga vem o seguinte cod VPEL 00868.

Pra quem precisar substituir apenas as coifas, e o guarda pó, é possível fazer uma combinação do reparo das pinças do kadett (R$ 15,00 cada) pra aproveitar as coifas dos pinos, e se não me engano tem um guarda pó de 44mm, e outro de 40,5mm da VW. Só não me recordo de que carros agora, mas um é do gol quadrado. Aconselho comprar o reparo do opala pois é "plug and play" e é completo.

Aprendi também que é importante tirar as rodas e executar uma lavagem mais refinada, pois mesmo lavando o filhão com frequencia e com cuidado, a areia e a lama deram prejuízo e um susto! Agora imagina isso fazendo trilha nas dunas e sozinho....

seguem as fotos
-dsc01147.jpg-dsc01129.jpg-dsc01130.jpg-dsc01138.jpg-dsc01132.jpg-dsc01134.jpg-dsc09891.jpg-dsc09883.jpg