Pessoal alguém recomenda os filtros Kobra??
http://www.filtroskobra.com.br/conte...eudo.asp?id=36
Anexo 518763
Anexo 518764
Versão Imprimível
Pessoal alguém recomenda os filtros Kobra??
http://www.filtroskobra.com.br/conte...eudo.asp?id=36
Anexo 518763
Anexo 518764
Estou com este problema. O mecanico trocou bomba de baixa, sensor de rotação, limpeza geral e quando foi testar deu pane, e agora pediu valvula pcv.
Obviamente, só o que precisava ser trocado era a válvula PCV, mas é fácil fazer o cliente gastar dinheiro a toa do que raciocinar e fazer um diagnóstico decente.
Trocar sensor de rotação? Ridículo... o único motivo de troca para um sensor de rotação é se o camarada for retirar a capa seca do veículo e literalmente quebrar o conector/sensor.
O nome do tópico deveria mudar para "malditos mecânicos que não sabem diagnosticar defeito e trocam a bomba de alta"
A bomba de alta, componente mais caro do sistema common-rail, é um dos que menos dá problemas e, no quesito durabilidade, só perde para os sensores de rotação e de fase.
A maioria dos problemas que se atribui à bomba de alta, na verdade é falha/desgaste da válvula PCV, responsável por controlar a pressão gerada pela bomba de alta.
Na marcha-lenta a pressão do rail fica em torno de 220 Bar e o excedente gerado pela BA é descarregado no circuito de retorno pela ação da PCV que nesse momento está em sua abertura máxima.
Quando pisamos no acelerador estamos fazendo aumentar a quantidade de diesel injetado, atuando na largura de pulso PWM para fechar a PCV e deixar cada vez mais pressão da BA ir para o rail, até atingir o máximo de 1600 BAR que corresponde à aceleração máxima com o motor sob carga.
Logo, a maioria dos defeitos relativos à aceleração e falhas é causada pela PCV, que sofre desgaste e perde a capacidade de vedar o retorno e controlar com precisão a pressão do rail e, consequentemente, a aceleração fica instável.
A BA, sendo uma bomba de pistões, pode sofrer desgaste ou avarias pela presença de água no diesel e isso implicará em perda da capacidade de gerar pressão, o que irá afetar apenas o comportamento do motor nas situações de aceleração máxima, pois se ela perder metade de sua capacidade, o motor ainda funcionará satisfatoriamente em baixas demandas de potência.
Com simples leitura da pressão do rail no scanner (subindo uma ladeira em WOT) é possível saber se a BA está capaz de gerar a pressão máxima de 1600 BAR. Ao invés de fazer esse simples diagnóstico, os mecânicos começam trocando os bicos, sensores e por fim a BA que, se for aquele que vem completa (com PCV nova) solucionará o problema a um custo exorbitante, que poderia ser resolvido simplesmente trocando a PCV, que é o primeiro componente a apresentar desgaste nesse sistema.
Fala pessoal! Novato na área. Adquiri um troller 09 recentemente e tem algo me deixando chateado na viatura que ocorre às vezes, a aceleração não responde no repique ou quando passo num quebra molas ou cruzamento, por exemplo, aí quando incisto no acelerador a rotação sobre. O antigo dono falou q trocou essa válvula do tópico, mas não sei muito a respeito de motores diesel com eletrônica. O carro anda normal, partida normal, consumo normal, só tem esse atraso na aceleração que aconte às vezes... alguma dica?
Grato pela atenção.!
Ótima explicação Walter sobre comon rail e pressão do sistema.
Bom dia galera da sofrência. Estou com meu carro particular com problema na injeção, uma ranger 3.0 2010/2011
Gostaria de saber se poderia me ajudar com alguma dica ou sugestão, pois já estou sem saber oq fazer. Segue o relato da saga (um ano sem o carro)
Estava eu andando normalmente com o carro, quando ele morreu e não pegou mais. Fiz vários testes e desconfiei da bomba injetora, comprei um manômetro, e verifiquei que a pressão do rail estava muito baixa, deixei o carro parado por meses até encarar o monstro.
a) desmontei e fiz uma limpeza da bomba. Limpei os pistões, as válvulas de cada conjunto de elementos. Montei no lugar, e nada de subir a pressão.
b) retirei a bomba, desmontei os elementos e verifiquei que as válvulas dos elementos não estava com um estanque perfeito.
c) Comprei o kit de reparo com 3 elementos, que já acompanham as válvulas, que veio com uma pcv nova junto com os elementos. Troquei os elementos e a válvula PCV. Coloque no carro, dei a partida e a pressão deu um pulo para 300bar. Montei o conjunto, verifiquei o ponto e nada do carro pegar.
d) Fiz vários testes e verifiquei que os bicos não estavam pulsando. Por descaso de consciência, coloquei o manômetro e lá estava a linha principal sem pressão. Fiz o teste na saída da bomba p descartar vazamento na linha de alta ou problema de vazamento dos bicos e nada.
e) Acionei a VCV diretamente na bateria, e verifiquei que a mesma está funcionando, dei a partida com ela energizada e nada da pressão subir.
Resumo, troquei todos os elementos que já vem com os cabeçotes e as válvulas, a pcv é nova, a vcv foi testada em bancada.
Alguma dica ou sugestão? A carcaça da bomba pode dar problema de pressão? O conjunto da bomba interna de palhetas eu não mexi. A bomba leva diesel até o rail, mas praticamente sem pressão. Se puder me ajudar com alguma dica ou sugestão...
Desde já, muito obrigado.
O problema da bomba eu resolvi, era sujeira da linha de baixa que passou p alta, agora a BI chega a dar 400bar na partida, medida com manômetro.
Agora, para minha infelicidade, não chega pulso elétrico nos bicos. Ponto ok, sensores de rotação e fase ok.
Quanto ao sensor do rail, se for desconectado, é possível dar a partida? pergunto isso pq pelo sensor, acusa baixa pressão no rail (0,5v), mas no manômetro bate os 400bar.
Vou tentar trocar uma ideia com esse bombista. Se ele fez adaptação desse motor, deve saber todos os segredinhos.
Muito obrigado pela dica!
Olá pessoal adquiri uma 3.0 ngd, e logo descobri que a bomba do tanque estava queimada, pronto gasto feito e não entrou mais em modo de segurança em esticadas bruscas, porém já aconteceu três vezes de eu dar partida após 1 dia desligada e ela pegar e em seguida desligar, e depois só pega depois de uma partida longa e pisadas no acelerador. Alguma luz do que preciso conferir sem nenhum mecânico me enganar?
Obrigado
Olá, eu gostaria de saber se você conseguiu resolver o problema da sua Ranger , porque eu estou com o mesmo problema igual , se você puder me passar umas dicas eu vou agradecer muito .
O meu problema na minha Ranger é o mesmo que estava apresentando na sua Ranger .
Eu agradeço a sua atenção
Abraços