O EZAHN explicou direitinho , mas para quem não conhece nada , ou quase nada em palavras fica até meio difícil de entender , vc na sua cidade deve ter algum amigo jipeiro ou que tenha um 4x4 , SW4 , JIPE , BAND ou outro qualquer para mostrar no seu carro como funciona , em 3 minutos vc irá entender perfeitamente .
SANDROGAÚCHO , a posição da sua alavanca esta correto em deixar na posição H2 para vc andar na cidade e seu desenho esta correto .
GEZONI , ela patinar só as rodas de tras quer dizer que a alavanca esta em H2 ou seja andando em 4x2 , sem tração nas 4 rodas e o consumo de 10km/l nesta sua viagem esta normal , se tivesse em H4 teria um consumo ligeiramente mais alto , quase que imperceptível e se tivesse em H4 LOW vc não passaria de 90km/h e o consumo seria uns 5km/l .
RODA LIVRE , é um dispositivo que tem em QUASE todos os 4x4 , ela pode ser " MANUAL " que é lá na roda da frente , tem um resssalto no meio do cubo da roda , que tem 02 posições FREE e LOCK , na posição FREE a roda fica desconectada do eixo ( A RODA ESTARÁ LIVRE sem ação da tração ) e na posição LOCK a roda fica conectada no eixo dianteiro ( aí sofre a ação da tração vinda do eixo dianteiro ) nesta posição se a alavanca do cambio estiver na posição H4 HIGHT ou H4 LOW a roda da frente terá tração do eixo dianteiro , DAÍ O CARRO ESTARA EM TRAÇÃO 4X4 .
E a RODA LIVRE pode ser AUTOMÁTICA que faz este serviço de mudança de H2 PARA H4 HIGHT e H4 LOW apenas qdo vc aciona a alavanca de marcha dentro do carro , ou seja : qdo vc muda a posição da alavanca da posição H2 pra H4 a RODA que estava LIVRE passsa a ficar na pisição LOCK com TRAÇÃO e qdo vc muda a alvanca da posição h4 HIGHT para a posição H4 LOW a RODA permanesse com tração e qdo vc volta a alavanca dentro do carro para a posição H2 AUTOMATICAMENTE A RODA FICA LIVRE NOVAMENTE , e na RODA LVRE MANUAL ísto só ocorre qdo vc muda a posição DESTE RESSALTO LÁ NA RODA DA FRENTE MANUALMENTE .
Nos carros que tem tração 4X4 permanente , NÃO TEM RODA LIVRE , mas tem mais um diferencial que é o CENTRAL para minimizar o esforço que faria no eixo dianteiro em curvas , pois caso não tivesse este 3º diferencial , as engrenagens dos dois diferencias não suportariam tanto esforço feito qdo o carro faria uma curva , mas ísto é outra estória , não tentem entender pq já começa a complicar um pouco .
Os amigos aqui responderam corretamente , apenas tentei explicar em outras palavras a mesma coisa para ver se ficaria mais claro o entendimento .