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Tópico: Engate do 4x4

Hybrid View

  • #1



    Valeu, ajudou muito.

    Pessoal, como disse moro em uma cidade que não possui bons mecanicos. Estou querendo resolver outro problema. Ela tem uma pequena folga no volante, algo abaixo de 3 cm, que segundo o manual é normal. Entretanto, quando pego estrada de terra o volante trepida muito.

    Qual seria o problema? Na suspensão ou na direção.

    Ela está com um vazamente do líquido de direção. Pare eu saber se é somente trocar o reparo eu tenho que desmontar?

    Abraços.

    Ps. Estou aprendendo muito com a ajuda dos senhores. Não sabia que a tração era traseira...rs Recruta mesmo.

  • #2
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    O EZAHN explicou direitinho , mas para quem não conhece nada , ou quase nada em palavras fica até meio difícil de entender , vc na sua cidade deve ter algum amigo jipeiro ou que tenha um 4x4 , SW4 , JIPE , BAND ou outro qualquer para mostrar no seu carro como funciona , em 3 minutos vc irá entender perfeitamente .

    SANDROGAÚCHO , a posição da sua alavanca esta correto em deixar na posição H2 para vc andar na cidade e seu desenho esta correto .

    GEZONI , ela patinar só as rodas de tras quer dizer que a alavanca esta em H2 ou seja andando em 4x2 , sem tração nas 4 rodas e o consumo de 10km/l nesta sua viagem esta normal , se tivesse em H4 teria um consumo ligeiramente mais alto , quase que imperceptível e se tivesse em H4 LOW vc não passaria de 90km/h e o consumo seria uns 5km/l .

    RODA LIVRE , é um dispositivo que tem em QUASE todos os 4x4 , ela pode ser " MANUAL " que é lá na roda da frente , tem um resssalto no meio do cubo da roda , que tem 02 posições FREE e LOCK , na posição FREE a roda fica desconectada do eixo ( A RODA ESTARÁ LIVRE sem ação da tração ) e na posição LOCK a roda fica conectada no eixo dianteiro ( aí sofre a ação da tração vinda do eixo dianteiro ) nesta posição se a alavanca do cambio estiver na posição H4 HIGHT ou H4 LOW a roda da frente terá tração do eixo dianteiro , DAÍ O CARRO ESTARA EM TRAÇÃO 4X4 .
    E a RODA LIVRE pode ser AUTOMÁTICA que faz este serviço de mudança de H2 PARA H4 HIGHT e H4 LOW apenas qdo vc aciona a alavanca de marcha dentro do carro , ou seja : qdo vc muda a posição da alavanca da posição H2 pra H4 a RODA que estava LIVRE passsa a ficar na pisição LOCK com TRAÇÃO e qdo vc muda a alvanca da posição h4 HIGHT para a posição H4 LOW a RODA permanesse com tração e qdo vc volta a alavanca dentro do carro para a posição H2 AUTOMATICAMENTE A RODA FICA LIVRE NOVAMENTE , e na RODA LVRE MANUAL ísto só ocorre qdo vc muda a posição DESTE RESSALTO LÁ NA RODA DA FRENTE MANUALMENTE .

    Nos carros que tem tração 4X4 permanente , NÃO TEM RODA LIVRE , mas tem mais um diferencial que é o CENTRAL para minimizar o esforço que faria no eixo dianteiro em curvas , pois caso não tivesse este 3º diferencial , as engrenagens dos dois diferencias não suportariam tanto esforço feito qdo o carro faria uma curva , mas ísto é outra estória , não tentem entender pq já começa a complicar um pouco .

    Os amigos aqui responderam corretamente , apenas tentei explicar em outras palavras a mesma coisa para ver se ficaria mais claro o entendimento .

  • #3
    Valeu pelo retormo pessoal. A minha não está engatando mesmo o 4x4... O mecanico disse que o problema é em alguns dos chicotes elétricos ou em um motor elétrico que trava as rodas da frente .

    Ele disse que o cambio está funcionando mas existe um motor elétrico que trava as rodas da frente para elas rodarem e este motor parou de funcionar.

    Disse que o motor não está funcionando mais porque deve ter ressecado algum fiu e arrebentado. Procede?

    abç

  • #4
    Meu amigo, acompanhei o seu drama que agora é o meu também. Te pergunto, você conseguiu resolver? Era mesmo o motor elétrico?

  • #5
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    Somente complementando o que já explicou perfeitamente o Guillerme, na SW4 existe um dispositivo chamado ADD que desacopla o semieixo dianteiro direito com um comando pneumatico acionado quando passamos a alavanca em H4 ou L4. É um mecanismo que tem a mesma função de uma roda livre automatica.
    A confirmação que acende a luz do painel passa tambem por este dispositivo alem que pela caixa.
    Grande abraço
    Fabrizio
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    Ex - Nerone - SW4 98 TD JAPA Updated - Snorkel - Michelin 31x10,5x15 and so on...

  • #6
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    Citação Postado originalmente por fgibin Ver Post
    Somente complementando o que já explicou perfeitamente o Guillerme, na SW4 existe um dispositivo chamado ADD que desacopla o semieixo dianteiro direito com um comando pneumatico acionado quando passamos a alavanca em H4 ou L4. É um mecanismo que tem a mesma função de uma roda livre automatica.
    A confirmação que acende a luz do painel passa tambem por este dispositivo alem que pela caixa.
    Grande abraço
    Fabrizio
    O ADD das SW4 98 são por este sistema pneumático? Que história é esta de motor elétrico que o Gezoni disse no Post 15? As SW4 têm isto? É elétrico ou pneumático. Alguem que conhece bel pode explicar melhor.

    E pergunto mais, este sistema é confiável nas toyotas?

    Digo tudo isto porque tive um L200 que a roda livre automática engrenava como um tipo de uma "cremalheira" ou "catraca" e para desengrenar tem que dar ré. Achava uma merda pois se dava ré com o 4x4 ligado a roda livre soltava, e depois para ir para a frente tinha que ir na manha se não dava tranco no sistema em acoplamento e quebrava (quando comprei estava quebrado por isto). E um amigo teve uma ranger que tinha um tal sistema elétrico de roda livre automática que tb vivia quebrando. Este foi um fator que considerei na hora de comprar o carro com a famosa roda livre manual. Meio sacal mas não da chabu!
    Abraços
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    O ADD das SW4 98 são por este sistema pneumático? Que história é esta de motor elétrico que o Gezoni disse no Post 15? As SW4 têm isto? É elétrico ou pneumático. Alguem que conhece bel pode explicar melhor.

    E pergunto mais, este sistema é confiável nas toyotas?

    Digo tudo isto porque tive um L200 que a roda livre automática engrenava como um tipo de uma "cremalheira" ou "catraca" e para desengrenar tem que dar ré. Achava uma merda pois se dava ré com o 4x4 ligado a roda livre soltava, e depois para ir para a frente tinha que ir na manha se não dava tranco no sistema em acoplamento e quebrava (quando comprei estava quebrado por isto). E um amigo teve uma ranger que tinha um tal sistema elétrico de roda livre automática que tb vivia quebrando. Este foi um fator que considerei na hora de comprar o carro com a famosa roda livre manual. Meio sacal mas não da chabu!
    Abraços
    Neste link: Toyota Tech: Defeating the ADD System - ORN tem uma explicação sobre o ADD e a foto anexa que tirei de lá, mostra parte do sistema ADD. Nas Hilux brasileiras essa "confusão de mangueiras e fios" da foto, fica em uma posição mais baixa. Abaixo e para trás da caixa de fusíveis. Quando a 4x4 não funciona pode ser uma dessas mangueirinhas soltas ou furadas ou um fio de solenóide (que controla o vácuo) sem conduzir corretamente.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engate do 4x4-vacuo-add.jpg  
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    O ADD das SW4 98 são por este sistema pneumático? Que história é esta de motor elétrico que o Gezoni disse no Post 15? As SW4 têm isto? É elétrico ou pneumático. Alguem que conhece bel pode explicar melhor.

    E pergunto mais, este sistema é confiável nas toyotas?

    Digo tudo isto porque tive um L200 que a roda livre automática engrenava como um tipo de uma "cremalheira" ou "catraca" e para desengrenar tem que dar ré. Achava uma merda pois se dava ré com o 4x4 ligado a roda livre soltava, e depois para ir para a frente tinha que ir na manha se não dava tranco no sistema em acoplamento e quebrava (quando comprei estava quebrado por isto). E um amigo teve uma ranger que tinha um tal sistema elétrico de roda livre automática que tb vivia quebrando. Este foi um fator que considerei na hora de comprar o carro com a famosa roda livre manual. Meio sacal mas não da chabu!
    Abraços
    O sistema é pneumático. É uma luva que deslizando entre as duas partes do semieixo dianteiro direito as conecta e bota tração nas rodas dianteiras. A roda esquerda é sempre engrenada mas, pelo funcionamento do diferencial que transmite a força somente na roda que opõe menos resistência, não recebe torque até que o ADD do lado esquerdo seja engrenado.
    O mecanismo é bem visível no semieixo dianteiro (deitando em baixo do carro).
    Pelo que sei, nunca deu problemas, não precisa de graxa mas pode ser desmontado como é bem explicado no manual de oficina.
    Engate do 4x4-add1.jpg
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por fgibin Ver Post
    O sistema é pneumático. É uma luva que deslizando entre as duas partes do semieixo dianteiro direito as conecta e bota tração nas rodas dianteiras. A roda esquerda é sempre engrenada mas, pelo funcionamento do diferencial que transmite a força somente na roda que opõe menos resistência, não recebe torque até que o ADD do lado esquerdo seja engrenado.
    O mecanismo é bem visível no semieixo dianteiro (deitando em baixo do carro).
    Pelo que sei, nunca deu problemas, não precisa de graxa mas pode ser desmontado como é bem explicado no manual de oficina.
    Engate do 4x4-add1.jpg
    Entendi parcialmente. Pelo que vc colocou aqui o semi eixo da roda esquerda, as planetárias e uma parte do outro semi eixo, até a tal luva, ficam sempre girando, mesmo com a tração desligada?

    E este sistema pneumático utiliza o vácuo do freio?

    Quase entendendo agora. O que eu entendi é que funciona bem e não quebra nem desengata como o da L200.
    Abraços.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #10
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    Então a SW4 não tem bloqueio? Isto é, se uma roda patinar, já era a tração?

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    Entendi parcialmente. Pelo que vc colocou aqui o semi eixo da roda esquerda, as planetárias e uma parte do outro semi eixo, até a tal luva, ficam sempre girando, mesmo com a tração desligada?

    E este sistema pneumático utiliza o vácuo do freio?

    Quase entendendo agora. O que eu entendi é que funciona bem e não quebra nem desengata como o da L200.
    Abraços.
    Ezahn,

    É isso mesmo. Ficar girando sempre tudo...
    Pelo que consegui ver, o sistema usa a mesma depressão criada pelo servofreio.
    Grande abraço
    Fabrizio
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  • #12
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    Bom para a galera que tem o sistema ADD como acionamento do 4x4 aqui vai a solução facil, sem precisar de por roda livre manual (ter que sair do carro para acionar).
    Eu tive esse problema de não funcionar e resolvi, li e estudei muito o sistema ADD, sei como funciona de cor e salteado...... Bom olha essa discussão na segunda pagina tem a solução do problema.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...unciona-2.html (4x4 Hilux SW4 94 não funciona)

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