Agradeço e muito a ajuda, só mais uma, é ruim engatar 4x4 L e deixar a roda livre desbloqueada, tendo um 4x2L .... as vezes pra não forçar a embreagem e com preguiça de descer do carro???
Abraço
Versão Imprimível
PEDRO CONEZA
Em caso de vc estar usando o carro em 4x2 normal sem tração e tiver de usar a posição " L " = REDUZIDA , É PQ VC TERÁ QUE FAZER MAIS FORÇA , e se vc vai fazer mais força e vc não BLOQUEAR A RODA LIVRE vc terá uma situação que seria o 4X2L que vc citou , COM CERTEZA SE VC ESTA USANDO MAIS FORÇA QUE DEVERIA E PRECISOU DE USAR A POSIÇÃO L , A EMBREAGEM E O CAMBIO FICARÁ FAZENDO MENOS FORÇA SIM MAS ESTA FORÇA EXTRA ESTARÁ SENDO TRANSMITIDA SOMENTE PARA O EIXO TRASEIRO E PODE DANIFICAR A COROA/PINHÃO TRASEIRA , é por por ísto que vc não consegue acionar a REDUZIDA SEM ESTAR A ALAVANCA EM POSIÇÃO DE 4X4 , exatamente para evitar quebrar de engrenagens por forçar demais apenas um eixo , e vc BLOQUEANDO A RODA LIVRE , VC ESTARÁ DISTRIBUÍNDO ESTA FORÇA EXTRA NOS DOIS EIXOS . Evitando assim quebras desnecessárias .
CARO TCHEIGOR
CORRETÍSSIMO , ontem depois que postei a mensagem pro PEDRO CONEZA , estava na cama antes de pegar no sono , esquecí de mencionar que EXISTE situações que vc pode usar a REDUÇÃO estando em 4X2 , que são as situações em que vc não esteje fazendo força como a que vc citou e havia lembrado que eu mesmo usei esta situação qdo estava fazendo um passeio em comboio com mais de 15 jipes em subidas íngremes e decidas íngremes e o comboio andava muito devagar a 15 km/h as vezes 20 km/h e parava na subida , NESTE CASO VC NÃO ESTARÁ FAZENDO FORÇA e poupa bastante a embreagem .
No meu caso em que adaptei em meu ENGESA a T-CASE ( caixa de transferencia = caixa de tração ) da BAND que tm tração e redução e nesta adaptação , NÃO COLOQUEI A CHAPA QUE NÃO DEIXA A BAND FAZER A REDUÇÃO EM 4X2 , mas no meu ENGESA eu consigo fazer a REDUÇÃO sem ter que passar pelo 4x4 .
CONCLUSÃO :
Nestes casos específicos como vc citou o seu e no meu exemplo , não tem importancia , ou seja não terá problema em vc utilizar a REDUÇÃO estando o carro em 4X2 , NÃO IRÁ DANIFICAR NADA , PELO CONTRÁRIO , IRÁ POUPAR O EQUIPAMENTO .
Ela ainda está na oficina.
Devem me entregar essa semana.
O conserto com a mão de obra vai ficar uns R$ 3.500,00.
Mudando de assunto.
A suspensão da SW4 é diferente da Hilux caminhonete? Sabem as diferenças.
Abraços.
Leo
Obrigado pela resposta.
Isso na prática significa que a SW4 é menos dura que uma caminhonete? Ou como diz o dito popular. Pulam menos?
Quanto ao conserto a caixa já foi instalada, mas o câmbio quando passa pra posição P dá uma arranhada. O que pode ser?
LEO BH
As SW4 são bem mais macias do que as picapes , a SW4 esta com a maciez mais para automóvel do para jipe/picape , MAS TÃO RESISTENTES QTO .
Qto ao cambio não sei te dizer . O certo seria abrir o cambio ,pois se estragou a caixa de transferencia , já estava desmontado baixaria o custo em conferir o cambio no mesmo tempo .
Boa noite.
Com a graça de Deus eu carro ficou pronto nesse sábado, 17.04.11. Foram 33 dias de espera. hehehe
Parece ter ficado bom. Rodei 150 km em dois dias. Bom teste né.
Estou me readaptando ao barulho do diesel, mas como diz meu amigo Guilherme é um excelente carro.
Obrigado a todos.
Se tá raspando é melhor baixar e verificar,
E também procure um amigo 4x4 para lhe explicar melhor o funcionamento. Na dúvida o forúm é sempre uma fonte de conhecimento (sabendo selecionar o que se lê).
Não use Reduzida se não precisar de muita força. Os 600kg rebocado, não precisaria de de reduzida em nenhuma situação. Já andei com 1.000kg por 800km numa L200 Sport e ela vai muito bem.
Seu carro já é 4x4 permanente (ou seja, já está sempre com tração nas 4 rodas), com sistema Torsen. Com certeza não precisa ficar mexendo na alavanquinha por qualquer coisa. Nem em chuva nem nada.
Se numa subida cumprida ela sair de 130km/h para ~90km/h, por exemplo, por causa do reboque é limitação do motor mesmo. Diminua o ritmo, mas não coloque a reduzida nessas situações.
Bom dia a todos!!!
Depois de uma longa temporada volto aqui.
Após o conserto já andei quase 6.000 KM e devo ter viajado umas duas vezes com a carretinha, mas sem o uso de tração.
Depois vou colocar umas fotos aqui.
Vocês tem razão!!! Os 600 KG que pesam os quadriciclos não fazem nem cosquinha no carro.
Srs,
Estamos com um problema na Hilux 2006 de um amigo que ao acionar a tração acende a luz no painél, chega a girar o cardâ dianteiro mas as rodas dianteiras não giram....
O que pode ser isso?