Pelo que entendi ele engatou a reduzida (4L) com o carro em movimento depois a reduzida não desengatou mais .
Realmente desse jeito a C.T vai pro saco .
Versão Imprimível
Pelo que entendi ele engatou a reduzida (4L) com o carro em movimento depois a reduzida não desengatou mais .
Realmente desse jeito a C.T vai pro saco .
Vai pro saco mas ~'e só trocar as engenagens quebradas, só se troca a CT se quebrar a carcaça
Eu acho.:)
Só vendo o estrago, para avaliar o que tem que trocar, mas ter q trocar até a carcaça ?
Agora deixa ver se eu entendi. Vc tava subindo uma serra debaixo de chuva, puxando uma carreta de 600 kg, reduzido e resolveu trocar a tração andando a 70 km/h ?? :shock: Além do sacrifício da caixa, o risco de um acidente é muito grande. De 4X4H para 4X4L e vice versa, somente parado. Eu por via das dúvidas não passo nem de 4X2 p 4X4 andando. a alvanca as vezes trava e só sai na manha, imagina com o carro em movimento.
abs
Você não precisa nem mesmo estar em H4 para rebocar uma carretinha dessas, quanto mais em L4 !!! O meu hobby é o caravanismo e viajo com a minha SW4 3.0 TDI, 1999, em H2, rebocando o meu trailer, que tem quase 6 metros de comprimento e pesa 1.600 Kg !!! Só uso a L4 quando reboco em subidas de terra e esburacadas, geralmente quando estou chegando nos campings de serra. A L4 só pode ser engatada e desengatada com a viatura PARADA, e rodar no máximo a 60 Km/h. A H4 pode ser engatada com a viatura em movimento, desde que esteja abaixo de 80 Km/h. Veja a foto anexa. Um abraço, Delfim.
Desculpe se estou no forum errado.
Sou um feliz novo proprietario de um sw4 2002 diesel. Sugiu uma duvida. O que acontece se nao usar h4 e l4 por um longo periodo ? No manual diz p/ dirigir por 16 km por mes p/ manter a lubrificacao 4x4. E o que posso fazer agoro em diante ?
Grato.
CARO AMIGO LEO BH
O pessoal já falou , mas vc fez da sua caixa de tração/redução ( T-CASE ) uma micelania danada , fez ela de gato e sapato , praticamente ficou brincando de trocar marchas reduzir ( L4 ) trocar para 4x4 hight ( H4 ) , com o carro em movimento , NADA AGUENTA ÍSTO .
O DELFIM fez o relato dele , no meu caso vou pescar a 1.000 km puxando um barco com todas as tralhas com uns 600kg de peso total , andando a 100/110 km/h em 4X2 tranquilo com chuva e tudo .
SÓ USO 4X4 REDUZIDA QDO TENHO QUE ANDAR DEVAGAR ATÉ 40/50 KM/H EM SUBIDAS MUITO ÍNGREMES OU ESTRADAS COM MUITAS EROSÕES E BURACOS FUNDOS , E QDO MUDO A OPÇÃO DE 4X2 PARA 4X4H OU 4X4L FAÇO " SEMPRE " COM O CARRO PARADO , EMBORA O MANUAL DIZENDO QUE POSSO MUDAR DE 4X2 PARA 4X4 EM VELOCIDADE ATÉ DE 80 KM/H E NO MANUAL DIZ QUE " TODA VEZ QUE MUDAR DE 4X4H PARA 4X4L TEM QUE SER FEITO COM O CARO PARADO .
VC ANDAR EM ASFALTO COM CHUVA PUXANDO CARRETA ATÉ PODE USAR A TRAÇÃO 4X4 EM " H" MAS EM "L" A 70 KM/H É LOUCURA , ESTA POSIÇÃO PELO NOME " L " , ESTE " L " SIGNIFICA DEVAGAR , LENTO , FOI FEITO PARA USAR DEVAGAR , PQ NESTA POSIÇÃO O CARRO FICA COM A VELOCIDADE REDUZIDA E COM MUITA FORÇA .
Vc não leu o manual ??????
Mas agora a " M " já esta feita e não adianta ficar falando mais , mas dificilmente tem que trocar tudo , pede ajuda pro pessoal daí de BH que conheçe outro mecanico bom de confiança para pegar opinião , e no que precisar caso tenha que trocar toda a caixa eu vejo aqui pra vc no ferro velho .
ABRAÇÃO
Fala Guilherme,
vc me deixou uma grande dúvida no seu post:
...VC ANDAR EM ASFALTO COM CHUVA PUXANDO CARRETA ATÉ PODE USAR A TRAÇÃO 4X4 EM " H" MAS EM "L" A 70 KM/H É LOUCURA , ESTA POSIÇÃO PELO NOME " L " , ESTE " L " SIGNIFICA DEVAGAR , LENTO , FOI FEITO PARA USAR DEVAGAR , PQ NESTA POSIÇÃO O CARRO FICA COM A VELOCIDADE REDUZIDA E COM MUITA FORÇA...
Na prática andar em 4x4 H (High), o carro fica mais força, travado mesmo tipo um trator e nesse posição é para andar devagar mesmo em terrenos críticos (lama, areia, barro).
Andar em 4x4 L (Low), a tração utiliza menos força. Aqui neste caso, pode-se andar até em asfalto quando vc estiver trafegando sobre chuva muito forte.
Tá certo?
Vc inverteu as coisas...
Meu amigo Guilherme explicou muitíssimo bem :
Em H4 (H=High) é que vc pode andar em asfalto molhado, em alta velocidade, e o carro não fica travado como um trator, apenas tem a tração distribuída nas 4 rodas.
Em L4 (L=Low) é que o carro parece travado e se transforma em um trator, pois fica com muito mais força para enfrentar os obstáculos, mas nessa posição só se pode trafegar em baixa velocidade.
Um abraço, Delfim.
Putz, desculpa aí! :(
Troquei tudo, vcs estão certos.
Sds.
Desculpe me meter mais acho que quem entra nesse mundo 4x4 deveria fazer um curso de técnicas de 4x4, no mínimo voce passa a conhecer o seu carro, os seus limites e até aonde vc pode ir com ele. Essa lenda de que 4x4 pode tudo é triste...............
Olá Marcelo, discordo de vc. Não sou adepto de que 4x4 pode tudo. Não sou nenhum profissional do ramo 4x4 não, como vc deve ser, parabéns! Apenas possuo um veículo 4x4 (SW4 93) que utilizo para o trabalho e lazer. Atualmente mais trabalho do que lazer pois viajo muito para atender clientes no meu Estado com essa viatura e não tenho do que reclamar. Alguns clientes acham estranho chegar para trabalhar com um tanque de guerra, :) mas no final se amarram no carro. Cansei de trocar de carro zero KM de passeio quase todo ano. Dinheiro jogado fora com esses zero KM de plástico e descartáveis. Sds.