Amigos toyoteiros, sou novo na área e estou procurando uma SW4 díesel para comprar até uns R$ 38 mil. Não entendo nada de mecânica e porisso já lí quase tudo sobre esse veículo aquí no forum para me inteirar mais e tentar fazer uma compra segura. Minha única experiência com motores díesel foi apenas quando tive uma Van L300 da Mitsubishi, comprada Zero, ficando com ela por 9 anos (200 mil kms) sem nunca ter dado qualquer problema mecânico e realizando as revisões rotineiras normais. Então mi nha grande dúvida ficou após ter lido comentários de alguns proprietários que tiveram que "fazer o motor" em suas SW4 díesel e que ainda não tinham passado de 200 mil kms.
Então como saber quando é o momento em que um motor deve ser "feito" ?
Pergunto isso porque quando eu for examinar uma para comprar, o que devo saber se aquele motor estará prestes a sofrer esse procedimento.
Fumaça preta ? Vazamentos de óleo ? Muita graxa no motor para esconder alguma anormalidade ?
Por favor, qualquer ajuda nesse sentido, ficarei muito grato.