Fica mais fácil de dialogarmos vc sendo engenheiro , no sentido da falha do projeto co mo vc citou , apesar de ser médico , tenho 4 irmãos engenheiros e conviví na época de estudante com eles , e gosto de física/mecanica e outros bichos mais , mas vamos ao que interessa .
Esta falha de projeto que vc cita , na realidade foi um cáculo muito apertado sem folga de segurança , ou seja neste projeto , as SW4 dos anos 96/97 , 97 , 98 e 99 andam no limite de segurança , UM SIMPLES MICROFURO NO RADIADOR OU NUMA MANGUEIRA que seja suficiente para sair vapor d'água , vai fazer o motor esquentar e se o motorista não observar ísto , lá vai o cabeçote pro espaço , pq este cabeçote é de alumínio , o da minha SW4 93 , o cabeçote é de ferro , por ísto aguenta uns aquecimentos até mais alto sem danificar nada .
CONCLUÍNDO :Concordo com vc que teve um erro de projeto nestas SW4 , mas no seu caso não tem como cercar e acabar com esta deficiencia a não ser vc TER QUE ESTAR MAIS ATENTO A TEMPERATURA DO MOTOR .
Para ísto dou uma dica , que foi de um engenheiro mecanico que me deu ha uns 10 anos atras , e só coloquei em prática agora na última reforma do meu ENGESA com motor MWM 2.8 que foi :
Coloquei um vaso de expansão do TEMPRA que tem sensor de nível de água , QDO ABAIXA 500ML DO DEPÓSITO DE EXPANSÃO LIGA UMA SIRENE DENTRO DO CARRO , que com ísto sei que o nívek de a´gua do radiador abaixou , sendo que a sensibilidade é tão boa que ele liga a sirene qdo abaixa SOMENTE 500ml de água .
GOSTEI TANTO QUE ASSIM QUE COMPRAR O RADIADOR NOVO PARA MINHA SW4 VOU COLOCAR TB NELA ESTE VASO DE EXPANSÃO DO TEMPRA , a segurança é muito maior , mesmo eu tendo muito cuidado , a gente acaba esquecendo de dar uma olhadinha no ponteiro da temperatura . Já aconteceu comigo 2x , qdo ví já estava no vermelho , GELEI , se minha SW4 fosse a do ano da sua , lá tinha ído o cabeçote pro espaço por 2 x . Só não foi pq o cabeçote da minha é de ferro .
Tudo ísto pq tenho demorado em trocar o radiador , mesmo sabendo disto e SEMPRE DE OLHO NO TERMOMETRO , DEI 2 VACILOS .
Conta pra gente o que REALMENTE ACONTECEU COM A SUA , ESPERO QUE SEJA SÓ O MICRO FURO NO RADIADOR OU NA MANGUEIRA .
ABRAÇÃO