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Fazer o motor de uma Hilux quando saber ?

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  • 27/12/2010, 20:55
    J.L
    Mais uma ...
    Pessoal,

    O único consolo deste episódio, são as pessoas deste fórum. Gente que se dispos a responder perguntas, a buscar alternativas, mesmo num Domingo pós-Natal. Foram realmente muito solicitos. MUITO OBRIGADO MESMO!

    Valeu a indicação em MP...LUCA. Vou ligar. Vou ligar tb para o pessoal da paccini. OBRIGADO!

    Sobre a questão, realmente, pode ser o radiador com um micro furo, pode ser a válvula, pode ser uma tampa de radiador, pode ser um sistema de alerta que quando alerta a vaca já foi para o brejo e/ou o cabeçote que possui esta "característica" de "sensibilidade", num veículo com fama de robusto. Como dizem: Um avião não cai por uma única razão. Como os engenheiros japoneses são tão competentes, espero realmente que tenha sido mais que um único fator a causa do fracasso do sistema. Ficaria decepcionado caso contrário...

    Mas Guilherme> Correto, vão-se os anéis... Sinceramente não encano com as coisas assim não. O sistema tem problemas(falhas de projeto) e com a correta análise, vamos fechando o circuito. Sou engenheiro e confesso que problemas mecânicos são até interessantes-não precisam necessariamente é dar prejuízos e na época errada!-. Ao final alguns aqui vão poder aprender e outros ainda, evitar prejuizos financeiros/emocionais como este. O que me deixa mais p e não poder fazer a viagem com os velhos, planejada com tanto esmero.
    É isso...

    ps1: Ainda fica a solicitação aos moderadores para alteração deste conteúdo para o tópico relacionado a cabeçote/radiador. Mas para não ficar totalmente fora do assunto> Amigo, o tema temperatura deve estar na sua análise sobre eventuais trabalhos no motor de uma SW4, principalmente relacionados à parte superior do mesmo.
  • 27/12/2010, 23:50
    guilhermeabreu
    CARO AMIGO J.L

    Fica mais fácil de dialogarmos vc sendo engenheiro , no sentido da falha do projeto co mo vc citou , apesar de ser médico , tenho 4 irmãos engenheiros e conviví na época de estudante com eles , e gosto de física/mecanica e outros bichos mais , mas vamos ao que interessa .

    Esta falha de projeto que vc cita , na realidade foi um cáculo muito apertado sem folga de segurança , ou seja neste projeto , as SW4 dos anos 96/97 , 97 , 98 e 99 andam no limite de segurança , UM SIMPLES MICROFURO NO RADIADOR OU NUMA MANGUEIRA que seja suficiente para sair vapor d'água , vai fazer o motor esquentar e se o motorista não observar ísto , lá vai o cabeçote pro espaço , pq este cabeçote é de alumínio , o da minha SW4 93 , o cabeçote é de ferro , por ísto aguenta uns aquecimentos até mais alto sem danificar nada .

    CONCLUÍNDO :Concordo com vc que teve um erro de projeto nestas SW4 , mas no seu caso não tem como cercar e acabar com esta deficiencia a não ser vc TER QUE ESTAR MAIS ATENTO A TEMPERATURA DO MOTOR .

    Para ísto dou uma dica , que foi de um engenheiro mecanico que me deu ha uns 10 anos atras , e só coloquei em prática agora na última reforma do meu ENGESA com motor MWM 2.8 que foi :

    Coloquei um vaso de expansão do TEMPRA que tem sensor de nível de água , QDO ABAIXA 500ML DO DEPÓSITO DE EXPANSÃO LIGA UMA SIRENE DENTRO DO CARRO , que com ísto sei que o nívek de a´gua do radiador abaixou , sendo que a sensibilidade é tão boa que ele liga a sirene qdo abaixa SOMENTE 500ml de água .

    GOSTEI TANTO QUE ASSIM QUE COMPRAR O RADIADOR NOVO PARA MINHA SW4 VOU COLOCAR TB NELA ESTE VASO DE EXPANSÃO DO TEMPRA , a segurança é muito maior , mesmo eu tendo muito cuidado , a gente acaba esquecendo de dar uma olhadinha no ponteiro da temperatura . Já aconteceu comigo 2x , qdo ví já estava no vermelho , GELEI , se minha SW4 fosse a do ano da sua , lá tinha ído o cabeçote pro espaço por 2 x . Só não foi pq o cabeçote da minha é de ferro .

    Tudo ísto pq tenho demorado em trocar o radiador , mesmo sabendo disto e SEMPRE DE OLHO NO TERMOMETRO , DEI 2 VACILOS .

    Conta pra gente o que REALMENTE ACONTECEU COM A SUA , ESPERO QUE SEJA SÓ O MICRO FURO NO RADIADOR OU NA MANGUEIRA .

    ABRAÇÃO
  • 28/12/2010, 00:36
    J.L
    Você matou a charada rapidamente.

    A chave principal de segurança do sistema deve ser o alerta no tempo certo. Podemos trocar tudo, realizar manutenção preventiva- com margem de segurança efetiva e eficiente. Mas uma hora, pode ocorrer uma falha. Como não temos sistema de redundância, a única saída é um alerta rápido e eficiente. Em carros modernos o corte da alimentação/perda da potencia, já ocorre em caso de sobreaquecimento. Ou seja, muitos já pensaram e já fizeram algo baseado no alerta de temperatura em caso de falha no sistema.

    O termômetro num melhor local, como citado em outros tópicos é bacana. Mas veja, que não seria necessário, se o termômetro no lugar original tivesse uma correta calibragem para alertar que se ali está naquela temperatura, é para jogar o carro numa bacia de gelo, porque no cabeçote as coisas já estão pra lá de vermelhas. Então o problema não é o local, mas a calibragem do termômetro/alerta neste sistema.

    Agora a idéia do alerta via sirene é Sensacional!! :palmas::palmas::palmas:
    Isto é prevenção. Seria legal inclusive se ele também alertasse em caso de encher-se o reservatório. Afinal, após algo já ocorrido(tampa, válvula termostática), também alertaria antes de toda a água ser "expulsa" do radiador e termos um aquecimento/trinca como consequencia. Questões: O volume deste reservatório é equivalente ao da SW4? Ou melhor, adequado ao novo radiador a ser colocado?

    Outra idéia, mais complexa, seria a idéia de dois radiadores lado a lado. Alguém já viu? Essa seria boa, desde que também com alerta luminoso e sonoro. Seria uma segunda barreira e evitaria o colapso total do sistema...

    Mas a ideia do reservatório com sirene é realmente simples e genial e essas são as melhores.

    O intercooler também é bacana.

    Tai o motivo deste fórum ser referência. Quando após ler mais de 90 páginas sobre o tema, e pensar que já li tudo, surge algo ainda não pensado. SHoW!

    Conto depois do retorno do ano novo qual o veredicto da Gertrudes(mais 1), a solução adotada e custos.

    []'s
    JL
  • 28/12/2010, 01:01
    J.L
    Duas únicas observações:

    1) Não depende de ano. As 96/97 parecem ser as mais críticas, por conta do tamanho do radiador. Mas mesmo as de radiadores maiores apresentam/ram a falha. É uma questão de tempo. Ai realmente fica evidente o improviso dos JAponeses. Descrobrir um erro é normal. Acontece, apesar de ser algo que não esperamos quando buscamos uma marca envolvida/associada com a palavra excelência. Não basta falar. Tem que manter/provar essa qualidade. Beleza. O problema é que quando corrigiram, deveriam ter feito o trabalho direito. De 99 em diante não poderia mais apresentar falhas tão grosseiras. Este plástico no radiador não atende. É apenas o caso de contar o tempo. Ai digo, não foi uma falha isolada no projeto, mas vemos ai um "erro organizado".

    2) Fazer algo no limite de segurança para um carro dito robusto é falha de projeto. Não atende ao objetivo do produto. O próprio cabeçote de alumínio, citado como algo que possui uma "característica especial", deveria ter sido pensado versus todas as outras variáveis envolvidas, inclusive a variável "falha". Note que todo o cuidado que citamos até agora é somente para zelar pelo mesmo. Mas por outro lado, se ele abre mais cedo, talvez outras partes(mais caras), sejam preservadas. Ai seria uma boa.
  • 28/12/2010, 07:41
    J.L
    Pessoal,
    desculpem os erros de portugues. Escrever na madrugada da nisso.. Pena que não se pode editar.

    Citação:

    Postado originalmente por J.L Ver Post
    Você matou a charada rapidamente.

    A chave principal de segurança do sistema deve ser o alerta no tempo certo. Podemos trocar tudo, realizar manutenção preventiva- com margem de segurança efetiva e eficiente. Mas uma hora, pode ocorrer uma falha. Como não temos sistema de redundância, a única saída é um alerta rápido e eficiente. Em carros modernos o corte da alimentação/perda da potencia, já ocorre em caso de sobreaquecimento. Ou seja, muitos já pensaram e já fizeram algo baseado no alerta de temperatura em caso de falha no sistema.

    O termômetro num melhor local, como citado em outros tópicos é bacana. Mas veja, que não seria necessário, se o termômetro no lugar original tivesse uma correta calibragem para alertar que se ali está naquela temperatura, é para jogar o carro numa bacia de gelo, porque no cabeçote as coisas já estão pra lá de vermelhas. Então o problema não é o local, mas a calibragem do termômetro/alerta neste sistema.

    Agora a idéia do alerta via sirene é Sensacional!! :palmas::palmas::palmas:
    Isto é prevenção. Seria legal inclusive se ele também alertasse em caso de encher-se o reservatório. Afinal, após algo já ocorrido(tampa, válvula termostática), também alertaria antes de toda a água ser "expulsa" do radiador e termos um aquecimento/trinca como consequencia. Questões: O volume deste reservatório é equivalente ao da SW4? Ou melhor, adequado ao novo radiador a ser colocado?

    Outra idéia, mais complexa, seria a idéia de dois radiadores lado a lado. Alguém já viu? Essa seria boa, desde que também com alerta luminoso e sonoro. Seria uma segunda barreira e evitaria o colapso total do sistema...

    Mas a ideia do reservatório com sirene é realmente simples e genial e essas são as melhores.

    O intercooler também é bacana.

    Tai o motivo deste fórum ser referência. Quando após ler mais de 90 páginas sobre o tema, e pensar que já li tudo, surge algo ainda não pensado. SHoW!

    Conto depois do retorno do ano novo qual o veredicto da Gertrudes(mais 1), a solução adotada e custos.

    []'s
    JL

  • 28/12/2010, 20:07
    righi
    nao do tanto
    acabei de trocar o meu cabeçote
    1700 o novo e paguei 900 em um usado, 300 pilas as juntas mais mao de obra em Pirituba. Se quiser me liga e te dou as dicas do mecanico 11 77588715
  • 10/01/2011, 23:38
    quatrodmaio
    Novo Toyoteiro
    Olá amigos,

    comprei uma SW4 esta tarde (10/01) e mal chegou a noite já vim procurar dicas aqui no Forum.

    A minha é 97 3.0 D.

    Além das dicas sobre os cuidados de super aquecimento, quais outros cuidados devo ter/adotar logo de início??

    Agradeço antecipadamente.
  • 11/01/2011, 00:13
    Ronaldo B.
    Eu sugiro vc começar trocando todos os óleos e filtros, principalmente o filtro de combustivel. Verifica como estão os pivos e buchas da suspenção, alinhamento e balanceamento. Prá começar acho que isso seria o mais fácil de ser feito e que pode evitar alguns aborrecimentos, do resto parabéns pela compra, é um excelente 4x4.

    []´s
  • 11/01/2011, 09:14
    marcelo de lima oliveira
    Comprei a minha faz um mes. Troquei correia dentada, correia do alternador, correia da direação, esticador da correia, filtro de combustível, liquido do arrefecimento, fizemos a lubrificação dos freios, trocamos todas as buchas da suspensão incuindo a parte trazeira... $$$$$ 6000,00, porém ficou zerada! Valeu a pena gastar!
  • 12/01/2011, 23:19
    quatrodmaio
    Minha 1a. pequena revisão:

    7 litros de Lubrax Top Turbo = R$ 63,00

    Filtro de Óleo (Tecfil psc 999) = R$ 34,00

    Filtro de combustível (Tecfil psl 12 = R$ 63,00

    Filtro de Ar (Japan fa-292) = R$ 51,00

    Palhetas do Limpador de Parabrisa (Dyna dx 16) = R$ 25,00

    Total = R$ 236,00 com mão de obra inclusa.
  • 05/02/2011, 23:17
    J.L
    Pessoal,

    Apenas retomando o tema: Deixei passar o período e procurei o mecanico de conf., inclusive o indicado aqui. Não consegui falar com o tel do RIGHI. Mas mesmo assim agradeço.

    Foi uma longa história e pesquisa. Para vocÊs terem uma idéia até mecanico e manutenção na Argentina- peças originais toyota, a um custo muito mais baixo- foram opções.

    Ao final de volta a SP, qual não foi a minha surpresa ao perceber que de beber 1,8L, a Gertrudes passou a não consumir mais nada diariamente e a temperatura ainda parada. Vou medir o consumo semanal agora.

    Resumo: Estou na fase de trocar a tampa do radiador-Foi trocada por original ao custo de R$90 pilas.

    A explicação do mecanico é que a tampa antiga deixou expulsar água aos poucos e isso com o tempo chegou a quase 2L o que gerou o primeiro problema do aquecimento.

    As bolhas seguintes e expulsão continua seriam porque coloquei água para completar e ainda haviam bolhas geradas pelo aquecimento anterior. O motor ficou trabalhando e expulsando a as mesmas...Até estabilizar-se.

    Teste pressão não pegou nada e nada vazou. Não há umidade no escapamento. Mas isso não significa nada, podemos ter as tais microfissuras. Ou seja, estou no estágio que alguns dos amigos relataram aqui, que não é tão grave como o anterior, mas que pelo histórico mantem a atenção e o tema no foco de preocupações.

    O comportamento atual é normal. Mas pelo relatos e todo o histórico aqui, é somente o começo. Agora olho no gato e no peixe.

    Pelo menos posso me preparar para a manutenção com calma. Estou avaliando trocar tudo- radiador, cabeçote, juntas, parafusos, válvula termostática e finalmente colocar o termômetro de mercúrio com o alerta. Não penso em colocar sistema selado, pois acho que se o projeto original previa escape, deve haver algum motivo.

    Sobre a chateação x carro: Sim chateia. Sim continuo com o carro, pois os demais pontos compensam. Não somente continuo, como já selei "contrato" com o meu velho de que a dele também será minha e terei as duas na garagem.

    Muito obrigado a todos.

    JL
  • 06/02/2011, 04:15
    ZZ Top
    Citação:

    Postado originalmente por J.L Ver Post
    Pessoal,

    Apenas retomando o tema: Deixei passar o período e procurei o mecanico de conf., inclusive o indicado aqui. Não consegui falar com o tel do RIGHI. Mas mesmo assim agradeço.

    Foi uma longa história e pesquisa. Para vocÊs terem uma idéia até mecanico e manutenção na Argentina- peças originais toyota, a um custo muito mais baixo- foram opções.

    Ao final de volta a SP, qual não foi a minha surpresa ao perceber que de beber 1,8L, a Gertrudes passou a não consumir mais nada diariamente e a temperatura ainda parada. Vou medir o consumo semanal agora.

    Resumo: Estou na fase de trocar a tampa do radiador-Foi trocada por original ao custo de R$90 pilas.

    A explicação do mecanico é que a tampa antiga deixou expulsar água aos poucos e isso com o tempo chegou a quase 2L o que gerou o primeiro problema do aquecimento.

    As bolhas seguintes e expulsão continua seriam porque coloquei água para completar e ainda haviam bolhas geradas pelo aquecimento anterior. O motor ficou trabalhando e expulsando a as mesmas...Até estabilizar-se.

    Teste pressão não pegou nada e nada vazou. Não há umidade no escapamento. Mas isso não significa nada, podemos ter as tais microfissuras. Ou seja, estou no estágio que alguns dos amigos relataram aqui, que não é tão grave como o anterior, mas que pelo histórico mantem a atenção e o tema no foco de preocupações.

    O comportamento atual é normal. Mas pelo relatos e todo o histórico aqui, é somente o começo. Agora olho no gato e no peixe.

    Pelo menos posso me preparar para a manutenção com calma. Estou avaliando trocar tudo- radiador, cabeçote, juntas, parafusos, válvula termostática e finalmente colocar o termômetro de mercúrio com o alerta. Não penso em colocar sistema selado, pois acho que se o projeto original previa escape, deve haver algum motivo.

    Sobre a chateação x carro: Sim chateia. Sim continuo com o carro, pois os demais pontos compensam. Não somente continuo, como já selei "contrato" com o meu velho de que a dele também será minha e terei as duas na garagem.

    Muito obrigado a todos.

    JL

    Ola J.L ,
    Eu tenho uma SW99, e ja tive outras, e passo algumas dicas que espero que sejam uteis !
    Em todas as hilux, o ponteiro da temp. nunca passa do meio !!, se passar é algum problemas !
    Verifique a valvula termostatica, e recomendo por original toyota, (nao é um peça cara)
    Faça limpeza(se nao fez) do raiador, mangueiras etc, se tudo estiver bem limopo e em ordem nao da problema.
    Voce falou de junta e tal, com a tampa do radiador aberta, funcione o motor e verifique se ha emissoes de bolhas na agua do radiador, e depois com o radiador tampado verifique se nao ha bolhas vindo no reservatorio, se houver pode ser junta sim. se nao houver, e o motor estiver funcionando legal, nao recomendo mexer em nada no motor.
    verifique ventoinha de defletor, se a helice ta legal, e se aquela moldura de lata que direciona o ar da helice está em ordem.
    Verifique tbm o sensor de temp. na duvida troque por um original.
    Verifique vazamentos, nenhuma gotra de agua deve pingar do carro.
    Fica estas dicas (especialistam me corrijam se eu estiver errado).
    Espero que de uma "luz" !
    Tenho uma sw99(breve a venda) e uma CD 95 japa, e ja tive outras q uma inclusive comprei com problema de aquecer, mas relaxo do antigo dono, vei sem valvula termo, só gambiarra, mas depois que revisei tudo , nunca mais deu problema.
    Se ainda tiver dificuldades e resolver, poste aqui a situaçao com mais detalhes e tentamos ajudar ok !
    Abrax a todos !
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