Postado originalmente por
J.L
Você matou a charada rapidamente.
A chave principal de segurança do sistema deve ser o alerta no tempo certo. Podemos trocar tudo, realizar manutenção preventiva- com margem de segurança efetiva e eficiente. Mas uma hora, pode ocorrer uma falha. Como não temos sistema de redundância, a única saída é um alerta rápido e eficiente. Em carros modernos o corte da alimentação/perda da potencia, já ocorre em caso de sobreaquecimento. Ou seja, muitos já pensaram e já fizeram algo baseado no alerta de temperatura em caso de falha no sistema.
O termômetro num melhor local, como citado em outros tópicos é bacana. Mas veja, que não seria necessário, se o termômetro no lugar original tivesse uma correta calibragem para alertar que se ali está naquela temperatura, é para jogar o carro numa bacia de gelo, porque no cabeçote as coisas já estão pra lá de vermelhas. Então o problema não é o local, mas a calibragem do termômetro/alerta neste sistema.
Agora a idéia do alerta via sirene é Sensacional!! :palmas::palmas::palmas:
Isto é prevenção. Seria legal inclusive se ele também alertasse em caso de encher-se o reservatório. Afinal, após algo já ocorrido(tampa, válvula termostática), também alertaria antes de toda a água ser "expulsa" do radiador e termos um aquecimento/trinca como consequencia. Questões: O volume deste reservatório é equivalente ao da SW4? Ou melhor, adequado ao novo radiador a ser colocado?
Outra idéia, mais complexa, seria a idéia de dois radiadores lado a lado. Alguém já viu? Essa seria boa, desde que também com alerta luminoso e sonoro. Seria uma segunda barreira e evitaria o colapso total do sistema...
Mas a ideia do reservatório com sirene é realmente simples e genial e essas são as melhores.
O intercooler também é bacana.
Tai o motivo deste fórum ser referência. Quando após ler mais de 90 páginas sobre o tema, e pensar que já li tudo, surge algo ainda não pensado. SHoW!
Conto depois do retorno do ano novo qual o veredicto da Gertrudes(mais 1), a solução adotada e custos.
[]'s
JL