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Fazer o motor de uma Hilux quando saber ?

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  • 26/12/2010, 14:54
    J.L
    Olá Luca,

    Obrigado.

    Desde já fica aqui a solicitação para os moderadores alterarem as minhas postagens de hoje e suas respostas para o tópico de aquecimento x cabeçote: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...?t=6165&page=8

    O que me preocupa é a pressão citada pelo Fernando, que não deixaria a água retornar. Realmente o que tenho e vejo é um reservatório de expansão com muita água e um radiador, sem água na parte superior.

    Quando abri o radiador a primeira vez pela manhã, percebi uma pequena pressão na abertura da tampa do mesmo. Mas achei normal.

    Vou ligar para o meu mecanico e ver se ele me atende - Acho difícil - Para poder realizar uma melhor análise.

    O serviço de varetagem do radiador informa sobre a parte plástica superior ressecada. Não sei se pode ser algo por ali, porque visualmente não há nada e a observação referia-se mais à questão de suporte do mesmo. Ofereceram substituir esta parte por uma de metal.

    Valeu a dica sobre a empresa. Vou tentar a Dinis, que foi a que dei o primeiro cheque.

    Informo que viajei mais de 5000km com este carro sem problema algum(pernas de 1200km por dia). Toda a revisão, feita, tudo conforme citado aqui no fórum. Ponteiro sempre quietinho ali...

    A tal da pressão agora me assusta mesmo...

    Obrigado,
    JL
  • 26/12/2010, 15:03
    J.L
    Ah... A tampa está integra e é original da Toyota.

    O que me intriga é que a minha SW4, possui um radiador já de 10L. Pensei que o problema ocorria porque o de 7L era subdimensionado e não refrigerava suficientemente...
    Outra coisa> Velocidades de cruzeiro sao entre 100 e 120. Ou seja, tudo dentro dos parametros da normalidade... Mesmo na cidade, cuido muito da rotação....
  • 26/12/2010, 19:25
    righi
    cabeçpte
    faça o teste de encher o radiador até a boca, e ligar o carro com a tampa do radiador aberta, acelere pelo motor, se borbulhar é problema de cabeçote, o que resulta em perda de água pelo motor e consequente aumento da tmeperatura como aconteceu com o amigo que perdeu 2,5 litros de água do nada.
  • 26/12/2010, 20:04
    Luca
    Citação:

    Postado originalmente por righi
    faça o teste de encher o radiador até a boca, e ligar o carro com a tampa do radiador aberta, acelere pelo motor, se borbulhar é problema de cabeçote...

    Bela dica righi. A se verificar, mesmo. Mas tô achando que é só radiador vazando, mal reparado. Dá uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=84313 que o Dr. Guilherme iniciou no Fórum das Toyotas. Lá ele dá a explicação certinha para a água desaparecer da colméia. Aconteceu o mesmo com a minha SW, até o dia em que tive paciência para reparar o radiador, novamente. Tô torcendo pelo amigo JL.
    []´s
  • 26/12/2010, 20:48
    J.L
    Citação:

    Postado originalmente por Luca Ver Post
    Bela dica righi. A se verificar, mesmo. Mas tô achando que é só radiador vazando, mal reparado. Dá uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=84313 que o Dr. Guilherme iniciou no Fórum das Toyotas. Lá ele dá a explicação certinha para a água desaparecer da colméia. Aconteceu o mesmo com a minha SW, até o dia em que tive paciência para reparar o radiador, novamente. Tô torcendo pelo amigo JL.
    []´s

    Obrigado pelos votos Luca...Tomara.... Mas vindo de um serviço recente de varetagem... A unica coisa que citaram foi a parte superior, por conta de suporte... A qualidade da colméia não foi citada... Veja o absurdo: Eu torcendo aqui para os caras que fizeram o serviço não serem bons no serviço... ;-)

    Vi o outro tópico... Tem tanta explicação... O que não se explica é um motor a diesel com menos de 193.000km com todas revisões até 160.000km feitas comprovademente em concessionárias, de uma marca renomada apresentar este problema. Qualquer carro a gasolina hoje vai a 300.000-400.000km.

    Lembro que o meu mecânico, especializado em toyota e recomendado aqui por este mesmo fórum, fez testes quando da revisão da compra(182.000km)e nada de anormal foi citado.

    Vamos acompanhar. Desculpem ainda estar postando aqui, mas aguardo a transf. por parte do moderador. Agora ela não está esquentando, mas como falei, coloco o dedo e não sinto água na camada superior do radiador, isso somado à pressão quando abro a tampa do mesmo e ao reservatório de expansão lotado de liquido de arrefecimento...

    Então não trata-se de um caso de falta de manutenção, ou dono desleixado. Para mim é uma decepção. Comprei faz menos de 15 dias, para o meu pai uma do mesmo ano/modelo, para viajarmos juntos, pois só tinha elogios ao carro até então. Tive os mesmos cuidados com a escolha do ano e a manutenção na compra(varetagem, troca de todos os fluidos e filtros)...

    Já não sei mais, pois realmente a situação é de falha de projeto e é somente contar mais ou menos dias para se ter o gasto. A questão seria: Mesmo com os gastos, o projeto errado continua, então é questão de tempo novamente, e provavelmente não mais 190.000km, o que para motores a diesel... não se justifica... E mais: Não se sabe o que trocar> Cabeçote, Radiador, Válvulas, Termostática, Tampa do Radiador... Ou tudo... Sinceramente brochante à véspera de uma viagem planejada...

    De forma emergencial, se alguém puder me indicar um mecânico de SP, realmente entendido de Toyota e que possa me dar uma luz nestes tres dias...

    Outra coisa> a viagem era para a Argentina. Poderia ir completando água até lá e comprar o cabeçote(caso seja o caso) lá? Alguém sabe se já usaram este caminho, e qual o custo?

    Obrigado e []'s,
    J
  • 26/12/2010, 21:12
    J.L
    Uma pergunta LUCA, o pessoal da paccini foi quem descobriu o problema da trinca para a segunda retifica? Se não, como vc descobriu?
    Vc já vem andando e o problema foi resolvido somente com a troca/reparo do radiador? Porque pelo que vi está tudo interligado no sistema.
    []'s,
    J
  • 26/12/2010, 21:34
    J.L
    " #495 http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...ons/report.gif
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...n/post_old.gif 26-02-2008, 14:16
    abeh http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...er_offline.gif
    Usuário
    Registrado em: 26/02/2008
    Localização: MARINGA-PR
    Posts: 11


    http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...cons/icon4.gif Cabecote
    :grin:
    Trabalho com pecas e servicos para toyota em Mga, estou postando 1 vez no site e digo que este problema da Sw4 é cronico. Antes do modelo 99 a dimensao do radiador é menor fazendo com que haja super aquecimento no sistema. Como o cabecote é de aluminio trinca com facilidade. Sendo ainda mais dificil a recuperacao dele, pois sao poucas firmas especializadas em recuperacao de cabecote de aluminio. Ja mandamos cabecote para recuperar em varios lugares e nunca acertaram. A solucao foi a troca do cabecote e a colocacao do radiador maior. Depois desta modificacao os motores nao tiveram mais problema. Mas lembrando, fiquem sempre alerta em relacao a temperatura, checando sempre a agua no reservatorio de preferencia com o motor frio.
    "

    Então, minha esperança seria que ao ter adquirido duas 99(minha e meu pai), que tivesse saído deste risco. Realmente não esperava...
  • 26/12/2010, 23:03
    guilhermeabreu
    CARO JL

    Não fique triste , não se zangue , vc tem uma TOYOTA .

    Amigo , para mim como o LUCA falou , o que deve estar acontecendo na sua SW4 é que DEVE TER UM PEQUENINO vazamento de água no sistema .

    Tudo que vc falou esta correto : A ÁGUA SAI DO RADIADOR VAI PARA O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO QDO O MOTOR AQUECE E A ÁGUA AUMENTA O VOLUME JOGANDO ÁGUA PARA O RESERVATÓRIO ATRAVES DAQUELA MANGUEIRINHA QUE TEM UM " T " LADRÃO NO PONTO " A" QUE VC CITOU .

    SÓ QUE QDO O MOTOR ESFRIA A ÁGUA DIMINUI DE VOLUME , FAZ VÁCUO NO SISTEMA E A ÁGUA QUE FOI PARA O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO " RETORNA PARA O RADIADOR " E FICA TUDO COMO ANTES , OU SEJA A ÁGUA DO RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO FICA NO SEU NÍVEL MÉDIO E NO RADIADOR FICA COM ÁGUA NORMAL E QDO VC ABRE A TAMPA QUE TEM UMA PEQUENA PRESSÃO AO ABRÍ-LA ( NORMAL ) .

    SÓ QUE " EM CASO DE PEQUENINO FURO E/OU VAZAMENTO NO SISTEMA " O FENOMENO OCORRE DA MESMA FORMA ATE´UM CERTO PONTO , OU SEJA : A ÁGUA QDO O MOTOR AQUECE VAI PARA O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO E QDO O MOTOR ESFRIA A ÁGUA DIMINUI DE VOLUME " E POR CAUSA DO PEQUENINO FURO NO SISTEMA , NÃO SE FORMA O VÁCUO " , E NÃO FORMANDO O VÁCUO , " A ÁGUA QUE FOI PARA O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO NÃO TEM COMO RETORNAR , POIS NÃO TEM VÁCUO PARA SUGAR A ÁGUA DE VOLTA " , ASSIM QDO O MOTOR ESFRIA , A ÁGUA QUE FOI PARA O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO NÃO VOLTA , DAÍ QDO VC ABRE A TAMPA DO RADIADOR O RADIADOR ESTA SEM ÁGUA ACIMA DAS CANALETAS E O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO ESTA CHEIO , E SE VC LIGAR O CARRO NA GARAGEM , QDO O MOTOR AQUECER A ÁGUA VAI EXPANDIR , VAI MAIS ÁGUA PARA O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO QUE JÁ ESTAVA CHEIO , COM ÍSTO A ÁGUA IRÁ SAIR PELO LADRÃO NO PONTO " A " QUE VC CITOU , E QDO O MOTOR ESFRIAR NOVAMENTE , ESTARÁ COM MENOS ÁGUA AINDA E O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO CONTINUARÁ CHEIO E TRANSBORDANDO TODA VEZ QUE O MOTOR AQUECER , OU SEJA POR CAUSA DE UM FDP DE UM FURINHO NO SISTEMA , A ÁGUA SÓ SAI DO RADIADOR . E QDO FICA COM POUCA ÁGUA NO RADIADOR A TEMPERATURA DE FUNCIONAMENTO COMEÇA A SUBIR E SE VC NÃO VER ÍSTO , LÁ VAI MAIS UM CABEÇOTE PRO ESPAÇO , OU SEJA SUPRERAQUECIMENTO DO MOTRO POR FALTA DE ÁGUA NO SISTEMA .

    LOGO : É BEM PROVÁVEL QUE O SERVIÇO QUE FOI FEITO NO RADIADOR NÃO FICOU BOM , qdo um serviço de radiador não fica 100% , o vasamento de água é imperceptível , pq a água sai em forma de vapor e qdo vc desliga o carro mesmo quente , vc não vê nenhuma água pingando , pq ela sai em vapor .

    O meu radiador esta assim ha bastante tempo , fiz o serviço e continuou do mesmo jeito , É POR ÍSTO QUE QUERO COLOCAR OUTRO RADIADOR NOVO . Eu coloco água 2x por semana , e teve um dia que quase bobeei e quase chegou no vermelho , é uma bosta , MAS VOU TROCAR O RADIADOR JÁ .

    NO SEU CASO QUE ESTA COM VIAGEM PROGRAMADA , NÃO VEJO NEHUM PROBLEMA DE VC FICAR NA MÃO , " É SÓ VC COMPLETAR A ÁGUA A CADA 250 KM RODADOS .

    O QUE NÃO PODE É DEIXAR FALTAR ÁGUA NO SISTEMA E BOA VIAGEM SEM SUSTO SEM PROBLEMA E SEM FICAR TRISTE .

    Vejo o seu problema da seguinte forma , vc nunca teve um carro a díesel e compra logo uma TOYOTA que todo mundo só faz elogios , faz todas as revisões como manda o figurino e encara um PEQUENINO VASAMENTO DE ÁGUA NO RADIADOR daí tem que ficar completando água a cada 250 km . É assim mesmo .

    Acho que sou bem mais velho do que vc , , qdo saiu os primeiros automóveis ALFA ROMEO aqui no Brasil , acho que na decada de 70 , os donos que eram ricos , compravam o carro e usavam direto sem colocar água e sem trocar óleo do motor , eles achavam que o carro era muito bom e muito caro que não precisava destas coisas de carros populares , e o mecanico que era meu amigo vivia com a oficina dele cheia de ALFA ROMEO com 30.000 40.000 km rodados com motor batido , daí perguntava o que havia ocorrido , ele respondia que os donos nunca trocaram o óleo do carro e nunca corrigiram o nível de água do radiador .

    FAÇA A SUA VIAGEM DE FIM DE ANO E COMPLETE A ÁGUA DO RADIADOR TODA VEZ QUE PARAR PARA ABASTECER .

    FELIZ 2011 , E NA VOLTA VC RESOLVE ESTA PARADA .

    E desculpe por ter me prolongado demais .


    HAAAAAA EM TEMPO , EXISTE TB AS OUTRAS POSSIBILIDADES QUE OS OUTROS AMIGOS CITARAM AQUI ACIMA . Mas acho que o seu problema é este .
  • 27/12/2010, 01:18
    Luca
    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    ... FAÇA A SUA VIAGEM DE FIM DE ANO E COMPLETE A ÁGUA DO RADIADOR TODA VEZ QUE PARAR PARA ABASTECER. FELIZ 2011 , E NA VOLTA VC RESOLVE ESTA PARADA.

    X2. :concordo:
    JL, é o que eu faria. Você perguntou-me como eu descobri. Foi simples, depois de mais de um ano completando todo mês com flúido $$$$, vi um pequeno ajuntamento de água escorrida embaixo do carro. Pouca coisa. Olhei nos cantos da colméia e vi umas manchas levemente azuladas com aparência de depósito/encrustração. Matei a charada na hora. Sabia que tinha que desmontar e recondicionar o radiador. Levei na Paccini e pronto. Vai lá. Converse com os caras. Não custa.
    Outra possibilidade, sem sacanagem, confesso que cheguei a fazer e deu certo (até eu levar na Paccini), é colocar aqueles pozinhos reparadores de colméia de radiador. Ele tampa as micro-trincas com bravura.
    Eu não tenho o nome, no momento, mas encontra-se em casas de autopeças, dessas de bairro. Mistura o pozinho com água fria, despeja dentro do radiador e liga o motor (frio). Deixa circulando a água até esquentar. Pronto. Vai viajar.
    []´s
  • 27/12/2010, 10:06
    J.L
    Pessoal,

    Obrigado a todos pelo apoio e dicas. Fiz o teste na garagem hoje pela manhã. Tive que acrescentar 1,8L de água, o que já me desanimou - rodei 60Km em SP somente.
    Mesmo assim continuei. Bastaram poucos segundos para as bolhas. Se fecho a tampa, o reservatório de expansão em segundos começa também a borbulhar.

    Ou seja, ao que me parece, o que aconteceu na semana foi suficiente para realizar o estrago. Preciso logicamente de um especialista para verificar, o que neste período de ano é uma questão.

    Viagem sem SW4, e preparando o bolso para $$$$... ;-(

    Assim que transferirem para o tópico correto, coloco minhas impressões completas do episódio. Mas para mim existe uma falha sistêmica de projeto em mais de um ponto. O pior é que depois de 99, atuaram para corrigir o problema, e continuaram errando.

    Um grande abraço e feliz 2011 a todos e especialmente aos que se dispuseram aqui a me ajudar/colaborar/esclarecer.

    []´s
    JL
  • 27/12/2010, 10:17
    Luca
    Esta evidência deixa claro o problema em definitivo. Pena. estou te passando uma mensagem em MP, com um contato.
    []´s
  • 27/12/2010, 14:00
    guilhermeabreu
    Citação:

    Postado originalmente por J.L Ver Post
    Pessoal,

    Obrigado a todos pelo apoio e dicas. Fiz o teste na garagem hoje pela manhã. Tive que acrescentar 1,8L de água, o que já me desanimou - rodei 60Km em SP somente.
    Mesmo assim continuei. Bastaram poucos segundos para as bolhas. Se fecho a tampa, o reservatório de expansão em segundos começa também a borbulhar.

    Ou seja, ao que me parece, o que aconteceu na semana foi suficiente para realizar o estrago. Preciso logicamente de um especialista para verificar, o que neste período de ano é uma questão.

    Viagem sem SW4, e preparando o bolso para $$$$... ;-(

    Assim que transferirem para o tópico correto, coloco minhas impressões completas do episódio. Mas para mim existe uma falha sistêmica de projeto em mais de um ponto. O pior é que depois de 99, atuaram para corrigir o problema, e continuaram errando.

    Um grande abraço e feliz 2011 a todos e especialmente aos que se dispuseram aqui a me ajudar/colaborar/esclarecer.

    []´s
    JL


    ÉÉÉÉ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Com este relato , já muda de figura , tudo indica que já recebeu um esquente e trincou o cabeçote e esta passando compressão para o sistema de arrefecimento .

    Neste caso viajar assim é uma temeridade , sugiro a vc levar num mecanico de confiança que o LUCA deve ter te passado e fazer o serviço correto , se der tempo$$$$$$$$$$$ pra fazer e viajar com ela tudo bem .

    MAS TUDO ÍSTO OCORREU POR CAUSA DE UM PEQUENINO FURO NO RADIADOR QUE PASSOU DESPERCEBIDO POR VC , O QUE OCORRERIA COM QUALQUER UM DE NÓS .

    De qualquer forma esta indo só os anéis , mas vc terá ainda os dedos , a mão para por tudo no lugar .

    ABRÇO E FELIZ 2011 .
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