Vou observar tudo muito bem. Valeu cada dica. Para conhecimento:
-Foi feita a revisão da viatura na compra. Itens:
-Foi realizada varetagem do radiador e revisão do sistema de refrigeração;
-Foram trocados todos os óleos, filtros e fluidos de refrigeração;
-Foi trocados 1(um) retentor na roda TD –Toyota. Vazamento de óleo do diferencial enchia a roda de óleo e isto impactava no resultado de frenagem. Eu não percebi nada. A vistoria que é realizada em SP é que denunciou e me deu a medida: Havia uma perda significativa na capacidade de frenagem nesta roda;
-Buxas ok;
-Foi trocado o conjunto de embreagem(DPE-Toyota)=Estava com 185000 km e sentia patinar. Foi peça mais cara até agora;
-O gel da ventoinha está certinho;
-Foi trocada agora a tampa do radiador(Toyota);
-Foram trocadas as palhetas dos limpadores de vidros(diant-Bosh;Tras-Toyota);
- Não troquei correia e tensor, porque esta manutenção foi realizada pelo antigo proprietário, com 150000km. Registrado na etiqueta e na concessionária;
Essa foi basicamente a manutenção realizada no carro até Sexta passada.
Que fique claro que a idéia não é trocar tudo na refrigeração na base da loucura...
É de planejar a possível manutenção, porque comprei usada e não sei o estado das coisas. Pelos relatos aqui, acho que podemos ter vários motivos para cuidar. Al[em da manutençã preventiva, temos que ter especial atenção com a correta medida e alerta sobre a temperatura, pois se o sistema alerta quando a avalanche já desceu e lambeu tudo, ele não presta.
Gostei da idéia do amigo Guilherme: Vazo de expansão do Tempra, que possui o alerta... Acho que você pode colocar tudo novo. Se ocorrer algo e o sistema não alertar, pronto, mais um prejuízo.
Mas é para fazer planejado, com calma e com MUITO critério. Com muita teoria, mas também empirismo antes de mandar abrir o motor original e que funciona redondinho... Gosto mais de ouvir o motor da Gertrudes(minha), que o da Judite(velho), que é uma "modelo" segundo o mecânico de ambas. Ela faz um consumo de combustível maravilhoso. Fico realmente com receio de abrir o motor por nada e o mecânico falou a mesma coisa... Será a última etapa, tenham certeza.
Vamos acompanhar. Situação atual: Peixe e Gato...

Obrigado,
JL