
O motor precisa ser feito quando: 1) Tá consumindo óleo em excesso, 2) Apresenta ruído comprovado de batida de "saia" de pistão ou de casquilho de biela, 3) Está com baixa taxa de compressão, ou 4) qualquer combinação dos três itens anteriores. Tudo o mais é consequência destes itens, incluindo, mas não se limitando, a fumaça preta, perda de potência, consumo em excesso e falhas.
Minha Toyota está com 340.000 km e não apresenta nenhum dos problemas acima. A continuar como está, com certeza, só irei abrir o motor dela daqui a muitos anos. Troco o óleo e filtro rigorosamente a cada 5.000 km. O motor vai longe.
De fato há um tópico aqui no Fórum sobre problemas nos motores Hilux SW4, 3.0 D, turbo. Mas somente para os veículos fabricados nos anos de 1.997 e 1.998. Vários foristas reclamaram que os cabeçotes dos motores de suas SW´s apresentavam trinca e consumiam toda água, com risco de virem a fundir. A Toyota nunca reconheceu oficialmente ser um problema crônico, apesar de ele sabidamente existir. Nunca soube de alguém que conseguiu acionar a garantia ou código de defesa do consumidor quando tiveram problemas deste tipo. A partir dos modelos de 1999 em diante, não mais houve queixas.
Conselho para aquisição de veículo usado: 1) procure comprar veículo de conhecido ou de primeiro dono, assim você saberá o histórico do motor, sem desculpas para um lado ou outro, 2) se não entende de mecânica, procure um mecânico de confiança para avaliar, 3) compre Toyota.
[]´s