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Convex Datacenter
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  • #1
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    08/11/2010
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    Fazer o motor de uma Hilux quando saber ?




    Amigos toyoteiros, sou novo na área e estou procurando uma SW4 díesel para comprar até uns R$ 38 mil. Não entendo nada de mecânica e porisso já lí quase tudo sobre esse veículo aquí no forum para me inteirar mais e tentar fazer uma compra segura. Minha única experiência com motores díesel foi apenas quando tive uma Van L300 da Mitsubishi, comprada Zero, ficando com ela por 9 anos (200 mil kms) sem nunca ter dado qualquer problema mecânico e realizando as revisões rotineiras normais. Então mi nha grande dúvida ficou após ter lido comentários de alguns proprietários que tiveram que "fazer o motor" em suas SW4 díesel e que ainda não tinham passado de 200 mil kms.
    Então como saber quando é o momento em que um motor deve ser "feito" ?
    Pergunto isso porque quando eu for examinar uma para comprar, o que devo saber se aquele motor estará prestes a sofrer esse procedimento.
    Fumaça preta ? Vazamentos de óleo ? Muita graxa no motor para esconder alguma anormalidade ?
    Por favor, qualquer ajuda nesse sentido, ficarei muito grato.

  • #2
    Usuário Avatar de Luca
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    Citação Postado originalmente por paesrm
    Então como saber quando é o momento em que um motor deve ser "feito"? Pergunto isso porque quando eu for examinar uma para comprar, o que devo saber se aquele motor estará prestes a sofrer esse procedimento. Fumaça preta ? Vazamentos de óleo ? Muita graxa no motor para esconder alguma anormalidade ?
    Por favor, qualquer ajuda nesse sentido, ficarei muito grato.
    PaesRm,

    O motor precisa ser feito quando: 1) Tá consumindo óleo em excesso, 2) Apresenta ruído comprovado de batida de "saia" de pistão ou de casquilho de biela, 3) Está com baixa taxa de compressão, ou 4) qualquer combinação dos três itens anteriores. Tudo o mais é consequência destes itens, incluindo, mas não se limitando, a fumaça preta, perda de potência, consumo em excesso e falhas.

    Minha Toyota está com 340.000 km e não apresenta nenhum dos problemas acima. A continuar como está, com certeza, só irei abrir o motor dela daqui a muitos anos. Troco o óleo e filtro rigorosamente a cada 5.000 km. O motor vai longe.

    De fato há um tópico aqui no Fórum sobre problemas nos motores Hilux SW4, 3.0 D, turbo. Mas somente para os veículos fabricados nos anos de 1.997 e 1.998. Vários foristas reclamaram que os cabeçotes dos motores de suas SW´s apresentavam trinca e consumiam toda água, com risco de virem a fundir. A Toyota nunca reconheceu oficialmente ser um problema crônico, apesar de ele sabidamente existir. Nunca soube de alguém que conseguiu acionar a garantia ou código de defesa do consumidor quando tiveram problemas deste tipo. A partir dos modelos de 1999 em diante, não mais houve queixas.

    Conselho para aquisição de veículo usado: 1) procure comprar veículo de conhecido ou de primeiro dono, assim você saberá o histórico do motor, sem desculpas para um lado ou outro, 2) se não entende de mecânica, procure um mecânico de confiança para avaliar, 3) compre Toyota.

    []´s
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  • #3
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    não há problemas nos motortes

    Como dito anteriormente, não há problema nos MOTORES das hilux 97 a 98, há problema nos radiadores subdimensionados e que depois foram corrigidos, após muito tempo de uso eles entopem e resultam no superaquecimento que resulta na trinca dos cabeçotes, fui vítima disto. Radiador varetado, válvula termostática trocada e não há mais problema no radiador, o motor 1 KZT não tem problema, além do radiador.

  • #4
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    Question Acompanhamento...

    Citação Postado originalmente por righi Ver Post
    Como dito anteriormente, não há problema nos MOTORES das hilux 97 a 98, há problema nos radiadores subdimensionados e que depois foram corrigidos, após muito tempo de uso eles entopem e resultam no superaquecimento que resulta na trinca dos cabeçotes, fui vítima disto. Radiador varetado, válvula termostática trocada e não há mais problema no radiador, o motor 1 KZT não tem problema, além do radiador.
    Pessoal, gostaria de se possível, obter maiores esclarecimentos, pois é meu primeiro carro diesel. O sistema de arrefecimento pelo que fui informado pelo meu mecânico não é ~blindado~... existe uma caixinha ao lado, que quando esquenta o líquido, ela serve para expansão...
    Beleza. Comprei uma 99. Fiz a revisão, com a varetagem do radiador, líquido destilado e o complemento.... Fiz a revisão em Setembro de 2010. Na semana passada, vi no trânsito de são paulo, a mesma subir bastante. Não chegou ao vermelho, mas ali perto. Achei estranho. Cheguei em casa deixei esfriar por mais de 6hs. Completei. 2,5LITROS!. O Manual fala de 10 LITROS. Estou falando de 25% de perda de líquido....
    Completei.... Rodei novamente e nada de mais. Temperatura "congelada" no local padrão... Mas fiquei preocupado. Como meu mecânico está em recesso, utilizo o fórum aqui em busca de alguma ajuda. Vou viajar e quero saber se isso é normal ou não. Percebi que forçando a aceleração com o veículo parado na garagem, com o tempo, o tal vazo de expansão fica cheio e na mangueirinha que entra no mesmo, existe uma saida na parte de cima da mesma, que joga para fora alguma água....
    Como podem ver, eu realmente tenho baixo nível de conhecimento sobre o tema... Se alguém puder ajudar...
    Obrigado,
    J
    sw4 99 - verde - Gertrudes

  • #5
    Usuário Avatar de Luca
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    21/05/2004
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    Citação Postado originalmente por J.L
    ... Fiz a revisão, com a varetagem do radiador, líquido destilado e o complemento.... Fiz a revisão em Setembro de 2010. Na semana passada, vi no trânsito de são paulo, a mesma subir bastante. Não chegou ao vermelho, mas ali perto... Completei. 2,5LITROS!. O Manual fala de 10 LITROS. Estou falando de 25% de perda de líquido... Como meu mecânico está em recesso, utilizo o fórum aqui em busca de alguma ajuda...
    JL,

    Acho que tenho uma explicação. Existem partes das galerias de arrefecimento que não são inundadas naturalmente quando se completa o conjunto com solução flúida "concentrado de arrefecimento + água desmineralizada". O flúido não vai naturalmente até estes locais. Há que se bombear o flúido para lá. Isto ocorre pois há componentes separados do bloco do motor que se utilizam de parte do flúido para trabalhar e drenam flúido para dentro de si somente após o motor ter sido ligado e estes componentes serem utilizados. Exemplos: sistema de aquecimento da ventilação interna e sistema de aquecimento do coletor de admissão (no caso de veículos álcool mais antigos).
    Então, a operação para encher o sistema após ele ter sido revisado/drenado totalmente é: 1) completa-se o conjunto com a soluçao (concentrado + água desmineralizada), 2) liga-se o motor por alguns minutos até que todas as galerias tenham sido inundadas, 3) verifica-se que o nível baixou, 4) completa-se novamente o nível do radiador e/ou do reservatório de expansão.

    Provavelmente seu meca completou o sistema até a boca, fechou e despachou o carro para você. Sem saber de nada, você fez a última etapa. Parabéns, acho que agora tá tudo certo, mas verifique mais algumas vezes, antes de tomar a estrada.

    Obs: JL, apenas para sua facilidade em eventual conversa com "especialistas", usa-se dizer sistema selado e não blindado, flúido ou concentrado de arrefecimento e não destilado e a caixinha é reservatório de expansão.

    Citação Postado originalmente por righi
    ... há problema nos radiadores subdimensionados e que depois foram corrigidos, após muito tempo de uso eles entopem e resultam no superaquecimento que resulta na trinca dos cabeçotes, fui vítima disto.
    Righi,

    Eu acompanhei atentamente este assunto, no início, mas nunca soube exatamente qual era o motivo do problema. Grato pela explicação do fim do mistério.
    []´s
    4X4 Brasil
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  • #6
    Usuário Avatar de J.L
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    Question Res> Acompanhamento...

    Luca,

    Muito obrigado tanto pela parte da cultura técnica, como pela orientação em relação ao tema em si.

    Este fórum é sensacional neste sentido. Todos gostam mesmo de trocar experiências. Tanto quando há equilíbrio neste ponto, como - como neste caso -, quando não há equilíbrio de conhecimento entre os interlocutores.

    Mesmo assim, temos sempre a habitual generosidade e cordialidade dos mais experientes.

    Vejam que eu trouxe o tema exatamente pelo histórico das SW4 em relação ao tema aquecimento aqui no fórum. Ok: determinado período(97,98 - reservatório de 7L) e também, ao que parece, mesmo dentro deste range, com % especifico de veículos.

    Esclarecidos os termos técnicos, vamos lá: O reservatório de expansão encontra-se lotado.

    Como falei, acelerando com o carro parado na garagem, vejo que a própria mangueira que liga o radiador ao reservatório de expansão, possui um bifurcação, que joga para fora, esguichos de vapor de água e um pouco de água na forma líquida. Chamarei este item de "ponto A".

    Vejo que quando completei o radiador com água(realizando a etapa 3 citada pelo amigo), deixei o mesmo com nível logo abaixo da tampa do radiador(2 dedos).

    Vejo hoje pela manhã que o nível não é mais este. Deveria ser? O reservatório de expansão, deveria retornar de alguma forma com a água para o radiador e isso deveria manter o nível constante no mesmo? Qual o caminho de retorno, mesma mangueira?

    Existe algum padrão de comportamento para este sistema neste veículo? Qual nível deve ser mantido? Precisa repor de tempos em tempos, devido ao fato de haver um ponto de escape("ponto A") e com isso, sempre haverá alguma perda, mesmo que mínima?

    Bom, para Domingo pós Natal, já são muitas perguntas. Agradeço desde já. Estou com viagem longa(com família inclusive) planejada para o dia 29/12 e esta foi uma surpresa para mim, que tive apenas experiências com carros à gasolina e com sistema selado de refrigeração.

    Muito obrigado!

    JL
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    sw4 99 - verde - Gertrudes

  • #7
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    J.L
    Um ponto não ficou claro para mim. Vc completou o nível do radiador. E do vaso de expansão ? Ele tem um nível minimo e máximo para trabalhar.
    Esse Nivel serve como um selo para minimizar a perda de água por vaporização. E a mangueira que sai do radiador tem que ir até o fundo do vaso, para que a água do radiador quando esquentar e expandir, vá para o reservatório, borbulhe pelo liquido, esfrie e condense, minimizando perdas. quando, vc desligar o motor, o liquido no sistema esfria, perde volume, faz pressão negativa e puxa devolta o liquido que foi para o reservatório. Nesse tipo de sistema uma pequena perda de liquido é normal, mas pouca coisa. Na minha band, já rodei 3 mil km e não precisei repor nada.Verifique o Nível do reservatório, a mangueira se está na posição correta e sem rasgos, o reservatório se não está rachado e a tampa do radiador.

    Abs
    SW4 95 caveirão

  • #8
    Usuário Avatar de J.L
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    Question

    Prezado Dimasi,

    Completei no radiador. Foi a orientação que recebi de meu mecânico.

    Olhando de lado no reservatório de expansão, vejo o que me parecem ser as marcações de máximo e mínimo. Mas é a minha intuição, pois não dá para ler nada. Lendo o manual do veículo, vejo que o mesmo indica que este reservatório esteja pela metade, o que corrobora com o raciocínio acima.

    Na Gertrudes, este reservatório está cheio. Ele não deveria ter retornado com o líquido para o radiador? Ou enchi demais o radiador, que por sua vez, levou o líquido para o reservatório de expansão e a sobra pelo ponto de fuga(A)? Lembro que não coloquei pouca água não....

    Parece-me, pelo manual, que o procedimento correto deveria ter sido encher o reservatório de expansão até a metade, com o motor em funcionamento, ao contrário de encher diretamente no radiador com o motor desligado e frio como fiz...

    Mesmo assim, a água não deveria já ter retornado, uma vez que percebo que o nível no radiador está bem mais baixo(coloco o dedo e não sinto água, apenas as aletas do sistema). Existe um nível correto a ser medido no radiador, ou somente deve-se visualizar pelo reservatório de expansão?

    Sobre o histórico: Desde que saiu da revisão(provavelmente sem o passo 3 citado pelo Luca) até que eu percebesse o aumento de temperatura, foram 10.000km. 50% estrada asfalto/48%SaoPaulo/2%terra.

    As mangueiras, todas, possuem bom aspecto. Nada ressecado e sem rachaduras. O radiador, como falei anteriormente, foi para inspeção e varetagem em Set/10 e acredito que não tenha problemas.

    O que me deixa duas opções na cabeça: Erro operacional, ou o que mais me amedronta, água sendo consumida em outro sistema.

    Desculpa o texto longo. Mas quero elucidar o caso.

    Mais uma vez agradecido,

    JL
    4X4 Brasil
    sw4 99 - verde - Gertrudes

  • #9
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
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    Citação Postado originalmente por J.L Ver Post
    Prezado Dimasi,

    Completei no radiador. Foi a orientação que recebi de meu mecânico.

    Olhando de lado no reservatório de expansão, vejo o que me parecem ser as marcações de máximo e mínimo. Mas é a minha intuição, pois não dá para ler nada. Lendo o manual do veículo, vejo que o mesmo indica que este reservatório esteja pela metade, o que corrobora com o raciocínio acima.

    Na Gertrudes, este reservatório está cheio. Ele não deveria ter retornado com o líquido para o radiador? Ou enchi demais o radiador, que por sua vez, levou o líquido para o reservatório de expansão e a sobra pelo ponto de fuga(A)? Lembro que não coloquei pouca água não....

    Parece-me, pelo manual, que o procedimento correto deveria ter sido encher o reservatório de expansão até a metade, com o motor em funcionamento, ao contrário de encher diretamente no radiador com o motor desligado e frio como fiz...

    Mesmo assim, a água não deveria já ter retornado, uma vez que percebo que o nível no radiador está bem mais baixo(coloco o dedo e não sinto água, apenas as aletas do sistema). Existe um nível correto a ser medido no radiador, ou somente deve-se visualizar pelo reservatório de expansão?

    Sobre o histórico: Desde que saiu da revisão(provavelmente sem o passo 3 citado pelo Luca) até que eu percebesse o aumento de temperatura, foram 10.000km. 50% estrada asfalto/48%SaoPaulo/2%terra.

    As mangueiras, todas, possuem bom aspecto. Nada ressecado e sem rachaduras. O radiador, como falei anteriormente, foi para inspeção e varetagem em Set/10 e acredito que não tenha problemas.

    O que me deixa duas opções na cabeça: Erro operacional, ou o que mais me amedronta, água sendo consumida em outro sistema.

    Desculpa o texto longo. Mas quero elucidar o caso.

    Mais uma vez agradecido,

    JL
    JL, aqui vai uma dica: além dos procedimentos já relatados acima, examine se o mangote de entrada de água no radiador vinda do motor (é o de cima) está cheio de água. Faça isso no dia seguinte ao parar a viatura na sua garagem . Se o mangote estiver rígido ao apertá-lo entre os dedos é sinal de pressão vinda da câmara de combustão passando para as galerias de água de arrefecimento. Se tiver acontecendo isso, essa pressão evitará q a água q foi para o reservatório de expansão retorne para o radiador e acabe sendo jogada para fora do reservatório, ocasionando com o passar do tempo, falta de água no radiador e conseguentemente aumento de temperatura do motor resultando em queima da junta do cabeçote ou a trinca do cabeçote. Se o problema foi resolvido com os procedimentos indicados pelos colegas acima, maravilha. Se não, vc estará com um problema sério para resolver, espero q não, devendo ficar constantemente completando a água do radiador aé a resolução do problema. Boa sorte.

  • #10
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
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    JL, para q se situe melhor sobre o assunto acima, veja o link www4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6165

  • #11
    Usuário Avatar de J.L
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    Obrigado Fernando,
    Seu alerta sobre a pressão será observado amanhã. Mas pelo que você coloca, a parte de cima não deveria estar sem água...
    Estou apreensivo.
    Viagem ERA longa ...

    Obrigado mais uma vez,

    JL
    sw4 99 - verde - Gertrudes

  • #12
    Usuário Avatar de Luca
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    Citação Postado originalmente por J.L
    ... me deixa duas opções na cabeça: Erro operacional, ou o que mais me amedronta, água sendo consumida em outro sistema.
    JL,

    Certíssimo o que o Dimasi e o Fernado falaram. Mas, pelo visto, você ainda não está seguro do problema. Restam ainda a tampa do radiador estar defeituosa (difícil se for original Toyota) e o serviço do radiador não ter ficado bem feito. Posso falar por experiência própria, agora que vc deu mais detalhes, que ocorreu o mesmo com a minha SW. Devagar, devagar e o reservatório de expansão tinha que ser completado. Mandei reparar o radiador e achei que tava tudo resolvido. Passado um ano do reparo na colméia, o consumo de água persistia. Praticamente invisível a olho nú, havia uma trinca no canto superior esquerdo.
    Tive que reparar novamente. Deve ter um mês que este serviço foi feito. Descobri através de um amigo Toyoteiro que as conscessionárias se utilizam do serviço da Paccini Radiadores, www.paccini.com.br/, tel 011 2842 1480.
    Deixei o carro pela manhã e peguei no final do dia. E mais um chequinho de R$ 750,00. Por enquanto, sem problemas.

    JL, por uma questão de coerência (para não atrapalhar o tópico iniciado PaesRm sobre retífica do motor Hilux) e dado que o assunto está se desenvolvendo de maneira interessante, acho que você deveria solicitar que o moderador transferisse essas trocas de mensagem para o tópico "Flúido de Radiador - Dúvida" http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=81815, ou o mais famoso, SW497 - Cabeçote e radiador www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6165&highlight=cabe%E7ote.


    []´s
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