Postado originalmente por
Ezahn
Amigos, na minha sw93 a temperatura nunca havia passado do meio, mesmo depois de turbinar com 1 kg e intercoolar. Neste ultimo sábado, estava subindo a serra do cafezal, na Regis, meio dia, pleno sol, pé no fundo, com o ar ligado, desenvolvendo uns 80 a 90 km/h em alguns trechos em plena subida, RPM na casa dos 2500. Depois de uns 10 minutos neste "veneno" reparei que o ponteiro da temperatura saiu do meio e subiu um pouco, ficando quase 2/3. Imediatamente diminui o ritmo e desliguei o ar. Dentro de 1 a 2 minuto (infinitos naquele instante) a temperatura voltou ao normal. Liguei novamente o ar e continuei a subida só que sem aquela tuchada que eu estava dando. Nem parei o carro. Ficou tudo normal no resto da viagem, na volta e assim está até agora, temperatura sempre no meio. Não abaixou a água, não alterou o óleo, enfim, o carro não ferveu, acho que não rolou nada, por sorte vi o ponteiro antes que fosse tarde.
Agora a dúvida. Esta foi a vez que mais exigi potencia desde que turbinei. Ar ligado, subida da serra, pé no fundo (bem no fundo, o manômetro não saía do 1kg), tudo isto ao meio dia em pleno sol. Será que isto é normal? Será que um radiador maior resolveria ou é muita exigência de potencia para esta máquina? Alguém por acaso trocou o radiador por uma maior na 2.8 após turbinar? Será que é bom?
Bom, mais uma coisa posso dizer, força a Japa tem de sobra agora!!!
Agradeço as contribuições.
Abraços