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  • #1
    Usuário Avatar de DaniloIvens
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    28/04/2010
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    Pessoal, antes de mais nada gostaria de agradecer por todas as respostas. Foram esclarecedoras e com certeza a Toyota passará por uma bela de uma revisão.

    O valor cobrado pela concessionária (Toyota Guebor - Salvador - BA) foi 50 mil, porém conseguimos fechar por 48. Caro, barato? O que acham?

    Começo do mes agora ela cai na faca, ou melhor, sobe no macaco para a recauchutagem geral.

    Abraços!
    Hillux SW4 2002 3.0 TD MT Preta - Jubiracilda de Jesus

  • #2
    Usuário Avatar de DaniloIvens
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    28/04/2010
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    Mais dúvidas!

    Olá novamente toyoteiros. Tenho duas novas dúvidas ainda acerca da Toyota.

    Como o manual foi prometido pelo rapaz da Concessionária porém o cara anda em passos de tartaruga, fico me perguntando para quê aquele botão de ''High Idle'', que, por ser auto-explicativo, mantém uma marcha lenta ''com maior rotação''.

    Também gostaria de tirar uma dúvida estética. A Jubiracilda tem umas manchas brancas em seu para-choque (nas partes de plástico pretas). Acredito que foi alguém encerando o carro e tacou a cera em cima. O problema é que tentaram raspar a cera, possivelmente logo após a aplicação, e o resultado é o que se vê nas fotos:

    Há algum produto que ajude a tirar estas manchas? Abraços a todos! O carro é só satisfação.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_0837.jpg   -img_0838.jpg  
    Hillux SW4 2002 3.0 TD MT Preta - Jubiracilda de Jesus

  • #3
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Acabei de comprar uma sw 2.8 93 bem conservada. Vou fazer a revisão conforme vocês indicaram. Uma coisa que estou tendo que mexer na minha é o tanque que estava com ferrugem. Um sinal de alerta é observar bem no filtro de combustível que estava rodando nela se não há borra ou algo assim. Caso haja é bom tirar o tanque e lavar ou mesmo trocar ou recuperar conforme o caso.

    - Outra coisa, contribuindo com a duvida sobre esperar antes de desligar: O turbo é na realidade duas turbinas (2 cataventos) em um mesmo eixo, um em cada ponta. Um na tubulação de escape, que é o motriz, o outro na admissão. Ele serve para jogar mais ar para dentro do cilindro e assim melhorar a combustão. Ocorre que este eixo é livre, tocado só pelo ar que o motor sopra, e a rotação chega a 80.000 rpm quando o motor está em giro alto. Não existe rolamento que permita isto. Este eixo trabalha dentro de um furo (vamos dizer assim) entre as duas turbinas em suspensão de óleo por um sistema ligado ao óleo do motor. Quando desliga o motor, a bomba de óleo do carter para e para de lubrificar este eixo. Ocorre que como eu disse ele é livre, e desacelera lentamente, ai cessando a lubrificação já da para imaginar o desgaste do eixo da turbina!!!!

    ps to perdido, postei esta mensagem antes, mas no tópico errado!!!

  • #4
    Usuário Avatar de geovanih
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    Citação Postado originalmente por feitosac Ver Post
    Parabens Danilo pela aquisição, estou procurando uma para comprar e pergunto aos amigos acima qual a diferença entre as SW4 1999-2000-2001-2002 3.0 TD pois os preços aumentam muito ????
    Abraços.
    Carlos Feitosa.


    Até 2000/2000 é mecânica, a partir das 2000/2001 são EFI.

    Abs
    obrigado pelo esclarecimento, essas com bomba EFI, por ser eletronica não dá muito problema ??? só usa diesel aditivado ou pode ser o comum ????
    Também estou procurando informações sobre a diferença entre as até 2000 e as superiores, principalmente em relação ao custo de manutenção. É muito mais caro?

  • #5
    Usuário Avatar de marco campos
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    Citação Postado originalmente por LeoZon Ver Post
    Uma coisa importante de vc verificar é se a mesma já está com o radiador maior, de 10 litros (acredito que sim pelo ano) para evitar o famigerado aquecimento do motor e consquente trica do cabeçote.

    Pela kilometragem mencionado eu faria troca de TUDO abaixo, como fiz na minha:

    - filtro de combustível
    - óleo do motor e seu filtro
    - fluido de freio
    - líquido de arrefecimento
    - filtro de ar
    - TODAS as buchas da suspenção (ficou toda durinha como nova)
    - óleo dos diferenciais dianteiro e traseiros
    - óleo da direção hidráulica
    - óleo da cx de marcha
    - óleo da cx 4x4 reduzida
    - todas as 3 correias e seus esticadores
    - Pivôs inferiores e superiores da roda dianteira

    Com essas trocas, é como se vc fizesse uma hemodiálise na sua SW4, e ela fica como novíssima.

    As especificações dos óleos e filtros é só vc pesquisar aqui no fórum que vc acha facilmente. Pivôs, vc pode pedir seu mecânica de confiança para verificar se estão com desgaste antes de vc trocar, pois são caros. Lembrando que se vc precisar trocá-los, só ORIGINAL ok! Os paralelos não duram 40.000Km.
    As buchas da suspensão, vc pode fazê-las em poliuretano, é uma opção bem legal e duram mais que se fossem de borracha. Aqui no fórum tb tem muita assunto a respeito.

    Quanto as molas e amortecedores, se vc realmente precisar trocá-los, eu trocaria por um kit da Iroman ou Procomp. São mais refoçados e resistentes que os originais e ficam na mesma faixa de preço, além de vc ganhar altura na viatura e performance.

    Abraços e parabéns pela aquisição. Não troco a minha por nada.
    Alguem tem noção de quanto fica (aproximadamente) uma revisão destas?

  • #6
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    Marco,
    Se colocar todas as buchas e pivos e correia dentada originais (o que é recomendado) vai gastar no minimo R$ 3000,00
    Abs.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #7
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    Cool

    Citação Postado originalmente por DaniloIvens Ver Post
    Olá amigos do Forum 4x4 Brasil.

    Venho lendo o forum há algum tempo, e ficamos inclinados a comprar uma SW4 ou uma Xterra. Compramos uma Hilux SW4 2002 MT, com motor 3.0 TD. Visualmente ela está impecável, e até agora o carro é só alegria. Porém, na parte mecânica, como o carro foi comprado usado e já possui 8 anos de uso (150000 km rodados), gostaria de saber do pessoal que possui mais ''know how'' no mundo do 4x4, e com as toyota's da vida:


    1- Quais itens devemos obrigatoriamente trocar ao fazer o ''check up de admissão'' da camioneta? Vamos trocar o óleo, filtros e dar uma geral na suspensão. Há algum item em especial para se ficar de olho nas SW4? É necessária a troca de óleo da transmissão 4x4, se é que isto existe?

    2- Viajando na estrada, notei que o capô da camioneta ''vibra'' bastante. É normal, ou denuncia algum problema no fechamento do capô (e possivelmente podendo causar alguma insegurança)?

    3- Notei no para-brisa dela algumas inscrições sobre cuidados com o motor, como por exemplo, esperar em marcha lenta (idle) para desligar, após andar a 100km/h, por exemplo. O que exatamente estas precausões visam?

    Enfim, abro o tópico para sanar não só minhas dúvidas, mas também dúvidas de ''marinheiros de primeira viagem''. E ficam algumas fotos da ''viatura'', como vocês costumam chamar hehehehe.

    Abraços!
    ola amigo comprei a minha a uns 2 meses conforme o topico;
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=72585

    1-) levei na Toyota e mandei trocar correias do motor filtro de ar ,oleo ,combust. oleo do motor ,da direção hidraulica ,do cambio e do 4x4.
    limpei radiador e coloquei aditivo. e coloquei alarme pois nao tinha nada ehehe dava uma analisada em todas as buchas da suspenção

    2-) o Capo da minha nao vibra nada e bom vc da uma olha urgente!!

    3-) sobre o desligamento isso e uma neuroze minha, sempre espero no minimo 1 minuto para desligar mesmo se andar apenas 500 metros, quando pego estrada e ando na media de 130 a 140 km/h espero no minimo minimo 4 minutos para desligar. tem uma pagina no manual que explica e justifica isso .

    e troco o oleo e filtro a cada 5 mil km rodado religiosamente!!

    boa sorte

  • #8
    Usuário Avatar de André Cajarana
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    É interessante lembrar também, não é só a troca do óleo e filtro a cada 5 mil Km. Faz-se necessário a troca a cada seis meses, pois, além disso, o óleo lubrificante perde suas características principais, tais como: Aderência e viscosidade.

    André
    Não é a política que faz o candidato virar ladrão. É o seu voto que faz o ladrão virar político.

  • #9
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Acabei de comprar uma sw 2.8 93 bem conservada. Vou fazer a revisão conforme vocês indicaram. Uma coisa que estou tendo que mexer na minha é o tanque que estava com ferrugem. Um sinal de alerta é observar bem no filtro de combustível que estava rodando nela se não há borra ou algo assim. Caso haja é bom tirar o tanque e lavar ou mesmo trocar ou recuperar conforme o caso.

    - Outra coisa, contribuindo com a duvida sobre esperar antes de desligar: O turbo é na realidade duas turbinas (2 cataventos) em um mesmo eixo, um em cada ponta. Um na tubulação de escape, que é o motriz, o outro na admissão. Ele serve para jogar mais ar para dentro do cilindro e assim melhorar a combustão. Ocorre que este eixo é livre, tocado só pelo ar que o motor sopra, e a rotação chega a 80.000 rpm quando o motor está em giro alto. Não existe rolamento que permita isto. Este eixo trabalha dentro de um furo (vamos dizer assim) entre as duas turbinas em suspensão de óleo por um sistema ligado ao óleo do motor. Quando desliga o motor, a bomba de óleo do carter para e para de lubrificar este eixo. Ocorre que como eu disse ele é livre, e desacelera lentamente, ai cessando a lubrificação já da para imaginar o desgaste do eixo da turbina!!!!

    3-) sobre o desligamento isso e uma neuroze minha, sempre espero no minimo 1 minuto para desligar mesmo se andar apenas 500 metros, quando pego estrada e ando na media de 130 a 140 km/h espero no minimo minimo 4 minutos para desligar. tem uma pagina no manual que explica e justifica isso .

  • #10
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    Citação Postado originalmente por DaniloIvens Ver Post
    Olá amigos do Forum 4x4 Brasil.

    Venho lendo o forum há algum tempo, e ficamos inclinados a comprar uma SW4 ou uma Xterra. Compramos uma Hilux SW4 2002 MT, com motor 3.0 TD. Visualmente ela está impecável, e até agora o carro é só alegria. Porém, na parte mecânica, como o carro foi comprado usado e já possui 8 anos de uso (150000 km rodados), gostaria de saber do pessoal que possui mais ''know how'' no mundo do 4x4, e com as toyota's da vida:


    1- Quais itens devemos obrigatoriamente trocar ao fazer o ''check up de admissão'' da camioneta? Vamos trocar o óleo, filtros e dar uma geral na suspensão. Há algum item em especial para se ficar de olho nas SW4? É necessária a troca de óleo da transmissão 4x4, se é que isto existe?

    2- Viajando na estrada, notei que o capô da camioneta ''vibra'' bastante. É normal, ou denuncia algum problema no fechamento do capô (e possivelmente podendo causar alguma insegurança)?

    3- Notei no para-brisa dela algumas inscrições sobre cuidados com o motor, como por exemplo, esperar em marcha lenta (idle) para desligar, após andar a 100km/h, por exemplo. O que exatamente estas precausões visam?

    Enfim, abro o tópico para sanar não só minhas dúvidas, mas também dúvidas de ''marinheiros de primeira viagem''. E ficam algumas fotos da ''viatura'', como vocês costumam chamar hehehehe.

    Abraços!

    Prezado DaniloIvens,

    Além de tudo aquilo que, com muita proriedade, já te recomendaram, chamo sua atenção para dois aspectos em particular:

    1 - Sistema de arrefecimento do motor: trocar o líquido do arrefecimento na proporção recomendada pela Toyota, se possível já mandando fazer uma inspeção e limpeza geral do radiador, trocando a tampa superior do radiador (a atual deve ser de plástico) por uma de alumínio ou metálica. Esta tampa, segundo os especialistas em radiador, vai trincar e dar vazamento, e aí, meu amigo, se não estiver atento perde o motor com superaquecimento. Ainda segundo os especialistas, não é necessário trocar a tampa inferior, uma vez que lá há ventilação e não permite aquecer tanto quanto a superior;

    2 - Observar os dois minutos com o motor em funcionamento antes de desligar o carro quando for usado em giro alto (acima os 80 km/h ou regiões de serra: esta é a recomendação da fábrica). Isto é uma maneira de preservar sua turbina, caso contrário guarde algumas latinhas para gastar com ela mais tarde. Parabéns por sua viatura, ela realmente é fantástica. Abraço.

  • #11
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    04/03/2004
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    3- A a minha tem uma folga no volante. Quando dirijo eu sindo o volante vibrar nas imperfeições do asfalto e também ela fica um pouco solta na estrada. Qual seria o problema.

    Gezoni,

    Podem ser várias coisas... desde terminal de direção até a própria caixa de direção. A minha tinha o mesmo sintoma que tu descreve e resolvi totalmente seguindo este tutorial: Diagnose and Fix Steering Play/Rattle - TTORA Forum
    Está absolutamente simples e o resultado é 100%. Está em inglês mas bem ilustrado e podes usar um tradutor on-line se precisar.

    Agora, use por tua conta e risco! E antes de qualquer coisa, é necessário um conhecimento médio de mecânica e algumas ferramentas, se este não for teu caso, faça a avaliação (no início do artigo dá uma dica) e caso constatar que o problema é este, fale com um mecânico de confiança e acompanhe o serviço para aprender.

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