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  • #493
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    05/09/2007
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    Evanizio




    Citação Postado originalmente por Evanizio Arruda Ver Post
    Bom dia pessoal!

    É a primeira vez que comento nesse fórum. Quando me cadastrei foi pesquisando na internet sobre como a pagar a luz "t-belt" do painel da SW4 98 que acende aos 150 mil km. E assim consegui através do colega Onésimo Medeiros, solucionar o 'problema' por e-mail.

    Bem, venho lendo esse tópico a alguns dias, pois a minha SW4 apresentou esse mesmo problema de queima da junta do cabeçote. Vou relatar tudo desde o inicío para que comente a respeito.

    --> Tudo começou a uns 2,3 anos em que meu pai viajava de João Pessoa-PB à Recife/PE (130km) e a SW4 sempre a "beber" cerca de 1(um) litro e meio de água. Até aí tudo bem, ele NUNCA passa dos 100km/h oq dá cerca de 2.400 RPM no motor. Pelo menos uma vez na semana quando não viajava completava a água do radiador. Sempre via que, quando já não estava cheio, o ponteiro da temperatura saía de abaixo do meio e subia um pouco para acima do meio e se estabilizava, era a hora de completar a água do radiador. E assim a junta e o cabeçote resistiram por esse tempo. Já devia ser um sintoma de junta queimada.

    Agora no carnaval, a viajem foi mais longa e QUENTE. De João Pessoa à Caicó/RN (350km). Saindo de Jampa de 11h da manhã e chegando de 16h em Caicó, numa cidade que dá 37 graus na sombra (é quente meeeeeeesmo).

    Bom, perto de Caicó uns 30km do destino final, ela deu o primeiro esquente, andando entre 2.400 à 3.000 RPM quando reparei o ponteiro da temperatura subindo acimo da meio e não parando mais, ainda segurei um pouco abaixo de 80 km/h até que vi que a temperatura não ia baixar... quando chegou bem perto do vermelho, foi a hora de parar o carro e esperar...

    Abri o capu, estva o reservatório de expansão borbulhando... Tentei abrir a tampa do radiador, mas estava muito quente, abri só um pouco para sair o gás/vapor e esperei cerca de meia hora até esfriar... Quando ja estva fria completei a água (uns 5 litros ou mais) e seguimos viagem. Durante o carnaval inteiro ela se comportou bem, fazendo percusos de 10km no máximo. Quando retornei completei novamente a água do radiador e ela "bebeu" novamente uns 4 litros ou mais. A volta foi tranquila e mais lenta, sempre andando com 2.400 a 2.900 RPM e esquentou denovo ja depois de ter andando cerca de 160KM parei, esperei esfriar e fui completando a água e novamente uns 5 a 6 litros d'água.

    Em João Pessoa, levei na oficina e relatei o ocorrido e o mecânico já foi dizendo que era a junta do cabeçote e que o mesmo teria que ser trocado ou recondicionado e que era muito comum isso acontecer com as SW4 97 à 99 que tem esse radiador com menor vazão.

    Bom após aberto, o cabeçote foi levado para a retífica no Recife, em Aparecido (o Serjão deve saber) que consertou por R$ 800, não sei oq foi feito. Basicamente foi só isso e as juntas trocadas, para um carro com 10 anos de uso e 156 mil km, unico dono sempre rodando com em baixa rotações e baixa velocidade. Prejuízo total: R$ 2.500

    A questão do radiador, ainda não troquei, está em ordem e com seus 10 anos de idade, tem aquela parte plástica em cima e funcionando muito bem. Viajei esse fds à Campina Grande /PB (120km) e ela se comportou muito bem, ponteiro da temperatura sempre estabilizado abaixo do meio mesmo rodando entre 2.400 à 3.200 RMP. Depois de 400km rodados esse fds, completei com 250 ml a água do radiador, hj pela manhã com o motor bem frio. acho que isso é normal.

    Sim, antes, ela "castalholava" pela manhã, com o motor frio, até esquentar... Percebi que parou isso depois da junta trocada e do cabeçote recondicionado.

    Bem é esse meu relato do CABEÇOTE X RADIADOR X JUNTA QUEIMADA, não sei se devo realmente trocar o radiador, já que ele está bem, já rodou esses 156mil km e tem seus 10 anos de uso... O com maior vazão e todo de metal custa R$ 1400, aqui em João Pessoa.

    Quero mesmo é colocar esse MAXCOOLER, ele custa R$ 1550, à vista, gostaria de saber de relatos dos amigos que instalaram, se realmente vale a pena. Seria mais pela autonomia, pois ela nunca fez mais que 9km/l viajando, mesmo andando até 100km/h, andando mais que isso ela só faz 7km/l.

    Forte abraço pessoal.
    Bem vindo ao clube do cabeçote trincado. Como disse o Jeff ( o primeiro, que eu conheça, a diagnosticar com precisão o problema de aquecimento das Toyo) acho que a melhor coisa é fazer o teste para trincas. O meu caso foi diagnosticado colocando pressão no radiador com uma bomba e com uma manometro verificar se aumenta a pressão. Em caso positivo pode abrir o motor que a junta ou o cabeçote foi pro saco. Agora faça isto o mais rapido possivel porque no meu caso, o dono anterior empurrou com a barriga, e se vc ver o estado que ficou os pistões, camisas e valvulas é de chorar e o caminho sera retifica completa. ( 9 contos segundo serjão, e que rezo pra ser verdade, pois a previsão é de 12 k) Hoje fiz a fotos do motor e se souber fazer vou postar, para que os amigos vejam como fica a coisa.

  • #494
    Bem amigos,

    O sistema está completamente hermético. Foi trocado as braçadeiras das mangueiras... Acho que está tudo em ordem!

    Rodei ontem 40km e hj pela manhã pegou uns 60ml de água! Ainda acho que é normal! ou não?? Ainda acho que essa água vai pro reservatório de expensão quando o motor esfria... não sei...

    Acho que esse cabeçote recondicionado aguenta muito ainda! O carro nunca foi de andar a mais de 110km/h mas, ja rebocou um buggy Selvagem várias veses até os primeiros 100 mil km (pode ter sido isso que ja vinha forçando o cabeçote).

    Bem, liguei para o Aparecido lá no Recife, ele falou que o cabeçote tava 'novo' que foi recuperado totalmente, trincas, etc, etc...

    Finalizando, o carro está rodando bem, parou de 'castanholar' quando frio, pela manhã.

    E o radiador está lá em ordem... Queria saber mesmo se tem vantagem ou não colocar o MAXCOOLER, se vai ficar mais econômico... essa pressão maior no cabeçote! O carro não faz trilha! Roda mais na cidade mesmo e viajando! e Colocando no máximo 110km/h! O que vcs aconcelham?? Trocar Radiador ou colocar o Intercooler?? (SW4 98 TD com 156 mil km único dono)

    Obrigado pessoal!

  • #495
    Usuário
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    26/02/2008
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    Exclamation Cabecote


    Trabalho com pecas e servicos para toyota em Mga, estou postando 1 vez no site e digo que este problema da Sw4 é cronico. Antes do modelo 99 a dimensao do radiador é menor fazendo com que haja super aquecimento no sistema. Como o cabecote é de aluminio trinca com facilidade. Sendo ainda mais dificil a recuperacao dele, pois sao poucas firmas especializadas em recuperacao de cabecote de aluminio. Ja mandamos cabecote para recuperar em varios lugares e nunca acertaram. A solucao foi a troca do cabecote e a colocacao do radiador maior. Depois desta modificacao os motores nao tiveram mais problema. Mas lembrando, fiquem sempre alerta em relacao a temperatura, checando sempre a agua no reservatorio de preferencia com o motor frio.

  • #496
    Citação Postado originalmente por Evanizio Arruda Ver Post
    Bem amigos,

    O sistema está completamente hermético. Foi trocado as braçadeiras das mangueiras... Acho que está tudo em ordem!

    Rodei ontem 40km e hj pela manhã pegou uns 60ml de água! Ainda acho que é normal! ou não?? Ainda acho que essa água vai pro reservatório de expensão quando o motor esfria... não sei...

    Acho que esse cabeçote recondicionado aguenta muito ainda! O carro nunca foi de andar a mais de 110km/h mas, ja rebocou um buggy Selvagem várias veses até os primeiros 100 mil km (pode ter sido isso que ja vinha forçando o cabeçote).

    Bem, liguei para o Aparecido lá no Recife, ele falou que o cabeçote tava 'novo' que foi recuperado totalmente, trincas, etc, etc...

    Finalizando, o carro está rodando bem, parou de 'castanholar' quando frio, pela manhã.

    E o radiador está lá em ordem... Queria saber mesmo se tem vantagem ou não colocar o MAXCOOLER, se vai ficar mais econômico... essa pressão maior no cabeçote! O carro não faz trilha! Roda mais na cidade mesmo e viajando! e Colocando no máximo 110km/h! O que vcs aconcelham?? Trocar Radiador ou colocar o Intercooler?? (SW4 98 TD com 157 mil km único dono)

    Obrigado pessoal!

    ---> Mais alguma OPINIÃO??????????

  • #497
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    FORTALEZA/CE
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    Evanísio.

    Tudo já foi postado por aqui.... agora se você não quer entender......................
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #498
    Usuário
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    05/09/2007
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    Jeff

    E´assim mesmo, mas as vezes, como no meu caso, vc fica se agarrando a esperanças, e no fim só tem a saida dos mais experientes.
    Como falei antes: quando vc começa a protelar o caso passa de troca de cabeçote para retifica completa. Dá uma olhada nas fotos como o motor fica quando vc vai deixando, deixando......
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -trincas01m.jpg   -trincas02m.jpg   -trincas03m.jpg  
    4X4 Brasil

  • #499
    Pois é Paulo,

    na verdade o ex-dono judiou muito desse motor e passou a bomba adiante...

    No caso do motor do Evanizio, se bem que ele desmontou e se tivesse ruim o mecânico teria avisado, acho eu!!! Mas é o que acontece quando se começa a vazar água pro motor, lembrando que um vazamento grande causa calço hidráulico...

    Agora não fica achando que é só teu motor é problemático, te digo é tão bom como os MBs e MWM da vida, ou até melhor...

    Sérjão

    PS. Evanizio,

    dá uma confirmada com teu mecânico sobre o estado em que estava o motor na hora em que foi retirado o cabeçote. Em relação ao maxcooler, coloca, afinal depois você pode trocar o radiador e se precisar, que vai, pois dependendo de quanto você roda vai durar entre 6 meses e 1 ano, você troca o cabeçote, mas troque antes de danificar o motor.
    Citação Postado originalmente por PauloMarx Ver Post
    E´assim mesmo, mas as vezes, como no meu caso, vc fica se agarrando a esperanças, e no fim só tem a saida dos mais experientes.
    Como falei antes: quando vc começa a protelar o caso passa de troca de cabeçote para retifica completa. Dá uma olhada nas fotos como o motor fica quando vc vai deixando, deixando......

  • #500
    Citação Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    Pois é Paulo,

    na verdade o ex-dono judiou muito desse motor e passou a bomba adiante...

    No caso do motor do Evanizio, se bem que ele desmontou e se tivesse ruim o mecânico teria avisado, acho eu!!! Mas é o que acontece quando se começa a vazar água pro motor, lembrando que um vazamento grande causa calço hidráulico...

    Agora não fica achando que é só teu motor é problemático, te digo é tão bom como os MBs e MWM da vida, ou até melhor...

    Sérjão

    PS. Evanizio,

    dá uma confirmada com teu mecânico sobre o estado em que estava o motor na hora em que foi retirado o cabeçote. Em relação ao maxcooler, coloca, afinal depois você pode trocar o radiador e se precisar, que vai, pois dependendo de quanto você roda vai durar entre 6 meses e 1 ano, você troca o cabeçote, mas troque antes de danificar o motor.
    Bom Serjão, não entendo muito bem de motores, mas acho que estva beeeeeeeem melhor que esse quando vi aberto!

    Minha grande dúvida é de quanto tempo mais vai durar esse cabeçote recondicionado e esse radiador! Não rodo muito, cerca de 500km/mês no máximo! E agora em viagens a atenção será redobrada! E a RPM beeeem mais light!

    Quando saberei que esse cabeçote terá de ser trocado? Quando começar a "beber" mais água? Estou verificando direto esse nível de água no radiador...

    E como indentifico melhor se está formando esse famoso "calço hidráulico" no motor??

    Mais uma vez, obrigado a atenção de todos!

    Forte Abraço!
    4X4 Brasil

  • #501
    Usuário
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    05/09/2007
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    Sergio

    Então, concordo com voce que talvez eu tenha levado azar, mas segundo este tópico a Toyota deu uma bobeada e ferrou muita gente. Quando voce disse das aventuras que aprontou na sua (que inveja!!!!), temos que concordar que a sua tem algumas coisinhas a mais que as normais, certo?
    Como o Jeff muito bem expos, o motor é um cão, desde que vc coloque outro radiador, com mais capacidade, medidor de temperatura no bloco. E aí como fica o consumidor comum? Uma coisa que me intriga: será que o genios da Toyota frequentam este forum?

    Evanizio, meu amigo fica esperto, faça os testes constantemente, e preste atenção, porque se o motor começar a beber agua em demasia, a coisa pode desandar e ficar igual ao meu. E tem outra coisa, este motor das fotos andava normal, na cidade não bebia agua, e em viagem curta chegava a 150 facil, facil. O motor funcionava tão bem, que quando comprei, levei na Concessionaria Toyota e os putos disseram que o motor tava tinindo

  • #502
    Grande Evanizio,

    vejamos...

    como você roda muito pouco e em condições de baixa rotação e tal, é provavel que teu cabeçote aguente muito tempo, uma vez que ele é de aluminio e a trinca só tende a abrir com temperatura alta e muita pressão, quem sabe dure mais do que possa se esperar...

    como te disse, não é pra beber água, mas temos duas posições pro problema:

    1 - a água está indo embora pelo vaso, ai é uma questão de ar indo pro radiador. Nesse caso vá completando.

    2 - a água está evaporando dentro do motor, nesse caso a coisa complica mais um pouco, pois pode abrir a trinca e com isso ir água pro cilindro e dar o calço hidráulico...verifique se está saindo fumaça branca pelo escapamento, é o sinal pra parar antes de dar o calço hidráulico...

    qualquer dúvida se eu puder ajudar é só perguntar,

    Sérjão

    Citação Postado originalmente por Evanizio Arruda Ver Post
    Bom Serjão, não entendo muito bem de motores, mas acho que estva beeeeeeeem melhor que esse quando vi aberto!

    Minha grande dúvida é de quanto tempo mais vai durar esse cabeçote recondicionado e esse radiador! Não rodo muito, cerca de 500km/mês no máximo! E agora em viagens a atenção será redobrada! E a RPM beeeem mais light!

    Quando saberei que esse cabeçote terá de ser trocado? Quando começar a "beber" mais água? Estou verificando direto esse nível de água no radiador...

    E como indentifico melhor se está formando esse famoso "calço hidráulico" no motor??

    Mais uma vez, obrigado a atenção de todos!

    Forte Abraço!

  • #503
    Obrigado, Paulo e Sérgio!

    Vou dar uma verificada se há fumaça branca saído pelo escapamento, mas acho muuuuuuito pouco provável! Nunca vi nada nada de anormal no escapamento!

    Irei verificar tb a questão do ar entre o vaso de expansão e o radiador! pode ser isso mesmo!!

    Abração!

  • #504
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
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    04/08/2005
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    Teresina/PI
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    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Evanísio.

    Tudo já foi postado por aqui.... agora se você não quer entender......................
    Jeff,

    Meu radiador ainda está perfeito e estou antecipando a sua troca apenas como medida preventiva. Hoje pela manhã fiz contato telefônico com a auto peças padre cícero aí de Fortaleza ,tel. 85 - 3433-7300 - 4009-5088, e o sujeito q me atendeu disse q a loja tem o radiador da sw4 ano 2001 para venda. Perguntei a ele qual a litragem desse radiador, q é metálico, e ele disse q é de 08 litros, fabricado pela Elimam (mesmo fabricante do teu)mas ñ soube informar as suas medidas. Preço: 1.375,00 reais. Será q esse radiador é igual ao q compraste? Qual a capacidade do teu? Amanhã vou levar minha viatura para avaliação na autorizada daqui e informarei posteriormente o resultado.

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