Caros ilustres amigos foristas.
Porventura de o tópico "Turbo na Hilux" estar fechado, abro este novo tópico para colocarmos informaçoes e discutirmos o assunto.
Após muita insistencia do nosso colega Dieselpower e insistencia minha pra arranjar tempo pra fazer este relato finalmente está pronto!!
Finalmente depois de muito suor para juntar a grana turbinei minha Hilux 2.8. Vou descrever o processo, materiais utilizados e impressoes e resultados com a turbina instalada.
1) Dados do veículo
- Marca – Toyota
- Modelo – Hilux Cabine dupla
- Ano – 1995
- Fabricaçao – Japonesa
- Potencia de fábrica – 88CV
- Pneus - BF Goodrich All Terrain 33”x12,5”R15
- Rodas – Mangels 15”x10”
- Demais caracterisitcas e acessórios:
- Body lift de 3”
- Amortecedores Cofap com lift de 1”
- Santo Antonio , rack de teto cromado, etc, etc..…
2) Dados da oficina
- Turbo Center Erechim
- Matriz: Rua Olinto Zambonatto
- Filial: Algum lugar em Erechim
- Erechim-RS
- Impressoes da oficina mecanica: www.turbocentererechim.com.br
- Como sou de Caxias do Sul, viajei cerca de 300 Km para fazer o servico.
Saí de Caxias do Sul numa quinta-feira, durmi num hotel em Erechim e sexta-feira as 7:30 da manha levei a pickup na oficina.
Lá fui atendido por um Engenheiro Mecanico, Carlos Poletto, que é o dono da oficina. Ele conhece muito sobre turbina e mecanica em geral. A mecanica é especializada em caminhoes e onibus, e é revendedora autorizada de turbinas Garret, freios Varga, etc…
Tem uma loja de peças para turbinas, freios, etc… nao é apenas mecanica. Lá tinha duas moças fazendo a parte administrativa.
Atrás da loja fica a oficina, muito grande, mas tinha apenas um caminhao além da minha Toyota. Tinha também um depósito de turbinas usadas, impressionante, devia ter umas 2 mil turbinas para sucateamento.
Ao lado da oficina tinha outro pavilhao, do mesmo proprietário, específico para manutençao e testes de bombas injetoras.
O Poletto designou 2 mecanicos para istalar o Kit turbo na minha Hilux, pois sabia que eu teria de ir embora no sábado pelo meio dia.
3) O kit turbo
- Marca da turbina: Garret
- Modelo: T2 - .48 – KF02-10E
- Kit utilizado: Pelo que eu vi era o kit da SPA, pois a embalagem estava identificada, que incluia diversas partes novas a serem instaladas como juntas, conexoes, tubos, abraçadeiras, coletor de escape, etc.
- O preço da turbina, kit, manometro e mao de obra foi de R$2.600,00 a vista.
4) A Instalaçao:
- Fica difícil descrever 100% passo a passo a instalaçao pois nao acompanhei todo o processo, mas vou resumir.
- Foi retirada a bateria, a bomba do ar condicionado (pois estava sem gás, caso contrario nao seria possível), a proteçao do coletor de escape, o escapamento foi desconectado e o coletor de escape juntamente com sua junta e parafusos retirados.
- Foi instalado o novo coletor, especial para o turbo, com uma junta nova e todos os parafusos novos. Até entao foram cerca de 6 horas de trabalho.
- A tarde o Poletto chega com a turbina, ele vai em uma bancada escondida e fica quase umas duas horas montando e regulando a mesma, nao deu pra ver o que ele fez, mas me pareceu que sabia o que estava fazendo.
- A turbina é parafusada no novo coletor e o primeiro dia de trabalho é concluído.
- No segundo dia, o pessoal puxa uma mangueira de lubrificaçao do motor para ligar na lubrificaçao na turbina, nao vi exatamente daonde puxara, o local fica muito escondido, tiveram de retirar a proteçao do motor para realizar o serviço. Um vazametinho no início, mas depois sem problemas.
- A próximas tarefas foram mais simples, apenas instalaçoes de tubulaçao, magueiras, juntas para a montagem do conjunto. Sem mistéro algum.
- Entao o Poletto instala o manometro: Puxa uma mangueira de um local já específico para esta finalidade em uma das tubulaçoes e liga o mesmo no painel, é da marca Cronomac, mas tem escrito “Turbo Center Erechim”no fundo, com iluminaçao na luz baixa e tudo.
- No final da tarde está tudo concluído, ligamos a viatura e aceleramos, um rapaz de bombas injetoras acompanhou nessa hora, apenas par aver se estava tudo OK. Como deu tudo certo, deixamos o test drive e regulagem final para o dia seguinte.
- Na manha de sábado, cheguei na oficina e fomos direto pra estrada. Na primeira impressao fiquei apavorado, estava andando 50% a mais, no mínimo, mas entao o Poletto, que me acompanhou disse que a pressao estava muito alta, e realmente, estava, chegava no 1KgF/Cm2 fácinho, com meio pé no acelerador, isto indica que minha bomba estava um pouco aberta, apesar de estar lacrada. Ele falou que nao era o ideal e iria dar pau no motor rapidinho se deixasse com esta regulagem, pois provavelmente estaria chegando a 2KgF/Cm2 com o pé no fundo e o recomendado é para trabalhar em 1, no máximo 1,2, se necessário. Enfim, esta pressao é ajustada apenas na injeçao de diesel na bomba injetora, num parafuso. Nem encostamos na turbina após instalada. Quando mais diesel é injetado, maior a pressao. Diminuimos a injeçao na minha para ficar no recomendado, chegando a 1,2KgF/Cm2 com o pé no fundo.
5) Consumo e potencia:
Bom, gostaria também de colocar que foi trocado todo o escapamento, desde a turbina até o terminal de saída. Era de diametro de 1 e 7/8 de polegada se nao me engano e passamos para 2,5 polegadas, com abafador de F1000 turbo, feito na Coruja Surdinas sob medida aqui em Caxias do Sul, sendo que mecobraram míseros R$350,00, sendo que em outro local tinham me orçado por R$ 900,00. Só aí ganhei mais uns 10% na potencia. Sendo que o ronco da bicha ficou animal!! Parece 6 caneco sem abafador, vou anexar o link do video que colocarei no youtube.
Quanto ao consumo estou muito satisfeito. Estava fazendo cerca de 8Km/L estrada e cidade, mas sempre com o pé em baixo pra arrastar os 33”. Agora, nao precisa pisar tando pra bixa levanter giro, em uma viagem cheguei a fazer 10,5 Km/L, o que acho muito bom pro peso da viatura e força de arrasto dos 33”, mas agora a media está na casa dos 9,5 Km/L. Aferido no GPS, pois meu odometro nao indica a velocidade correta por causa dos pneus com maior diametro.
Em relaçao a potencia ficou cerca de 30% melhor, melhorando muito o torque. Em subidas onde tinha que baixar uma terceira pra subir subo em quarta tranquilo. Nessas ocasioes, a Toyota se peidava toda e ia a 60Km/h, com o pé em baixo em terceira e com a fumaceira saindo pelo escape. Agora, subo em quarta, a 80Km/h e sem NENHUMA fumaça, posso acelerar o quanto eu quiser, mas nao tem mais nada de fumaça.
Em suma, nao me arrependo nem um pouco de ter turbinado a insana, só a sensaçao de escutar o zunido da turbina quando levanto giro já paga o investimento, alem do melhor consumo e retomada, além de ficar mais silenciosa e ter eliminado a bendita fumaça preta. Andei com uma SW4 99 3.0 TD e ainda fico bem pra trás, acho que pelos 33”, mas estou satisfeito e acho que com um intercooler ela chegaria bem perto!
Anexos vao em seguida:
Foto 1: Novo coletor de escape, junta nova e todos os parafusos novos.
Foto 2: A Toyota em um dos pavilhoes
Foto 3: Algumas turbinar para serem sucateadas, deve ter umas 5x isso num outro depósito que eu vi.
Foto 4: Turbina
Foto 5: Turbina
Foto 6: Turbina instalada
Foto 7: Kit instalado!
Espero ter colaborado com o forum e ter ajudado alguns amigos com estas informaçoes. Fico grato pela atençao e peço perdao pela acentuaçao pois tenho computador no formato Americano.
Forte abraço!!!