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  • #1
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    Amigao,

    Lhe faltam muitas peças, e lhe digo mais, nao sei se fabricam o coletor de escape especial para a 2.4, a nao ser que seja o mesmo que o da 2.8, mas eu acredito que nao é.

    Liga pra Turbo Center, de Erechim, fone (0xx54) 3522-1452 e troca uma idéia com o Poletto, pode dizer que o Eduardo de Caxias da Hilux vermelha o indicou. O cara é Eng. Mecanico e passa o dia inteiro fuçando em turbinas e bombas de motores a Diesel, e é especialista em Garret, pode confiar, deve ter uns vinte anos de experiencia e é gente fina.
    Espero ter ajudado.

    Forte abraço e boa sorte.
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de pierre090
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    huumm... pensei que seria o mesmo coletor da 2.8 pois quando olhei o motor da tua parecia ser igual, mas olho nesses casos não diz nada, mas eu vo ligar sim eduardo brigado pela dica. Porem vou ligar mais de curioso e para ficar por dentro de quanto irei embolsar para essa brincadeira, pois agora vou fazer a limpeza de bicos pra ver se ela se porta melhor

  • #3
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    Oi Pierre, o motor 2.4 e exatamente igual ao 2.8, so muda o diametro dos pistoes.
    Por tanto o coletor de escape e igual, fica tranquilo.
    Se vc tem a turbina so tens que comprar o KIT TURBO.
    Da um click neste link http://www.techcar.com.br/produto/ki...-8-diesel.html

    E o que vc. necessita para completar a instalacao.
    Referente ao barulho que vc mencionou no outro topico,supondo que o diferncial esta com oleo, suspende a trazeira e verifica lonas de freio e rolamento de rodas trazeiras, ve se as mesmas nao estao com folga.
    Tive um barulho parecido e era um rolamento de roda.
    Boa sorte.
    Gabriel.

  • #4

    IHI não é turbo de geometria variável.

    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    APROVEITANDO O TÓPICO

    Mas mudando um pouco este assunto , como vcs já devem saber , tenho uma SW3 93 2.8 que comprei ha 8 anos e já veio com um turbo IHI , vivo com muitas dúvidas sobre este turbo pq quase não vejo falarem dele , não tem relógio de marcação da pressão do mesmo , e após estes 8 anos de uso de minha BONEQUINHA , ela ainda funciona perfeito , pega pela manhã com 1/4 de volta do motor , mas de um ano e meio para cá vem com um problema que já até citei aqui que é de não pegar pela manhã DE VEZ EM QDO , principalmente qdo o tanque esta quase vasio , eu bombeio naquela bombinha em cima do filtro , enche o mesmo aí ela pega , ou seja : esta voltando díesel para o tanque e até hoje não tive coragem de levar no bombista , pq aqui em minha cidade não tem ou não tinha nenhum que fosse bom , mas agora já tem , vou levar lá para fazer o serviço na bomba para resolver este problema .

    Mas o que me fez escrever aqui foi que eu tinha uma dúvida que era em colocar um LDA nesta bomba injetora/turbina e perguntei ao chefe desta oficina de bomba se poderia colocar o LDA para melhorar o desempenho deste BELO E LERDO MOTOR 2.8 , e para minha surpresa o chefe da oficina me disse que este TURBO IHI É DE GEOMETRIA VARIÁVEL , e que neste caso não precisa de LDA , pois este TURBO tem o desempenho de um turbo que não é de geometria variável com LDA .

    Gostaria de perguntar a vcs se te tem alguem que conhece este TURBO e se é ísto mesmo que o chefe da oficina me disse .

    Pq nestes casos que poucas pessoas dominam uma área ou um serviço , é comum a gente ser enroladas por estas pessoas .

    Aguardando resposta .

    OBS : Qdo citei que o BELO E LERDO MOTOR 2.8 , citei que ele é lerdo MAS SÓ QDO ESTA SEM TURBINA , no meu caso específico com este turbo IHI , ELE NÃO É LERDO , gosto muito dele , a minha SW4 acho que anda igual ou mais do que uma 3.0 aspirada , mas pensava em melhorar mais ainda o desempenho colocando um LDA .
    E outra , vou pedir ao bombista para deixar ela regulada um pouco mais aberta do que a original por causa do turbo poder exercer a sua função que é de mandar mais ar para o motor , e se tem mais ar , precisa tb de mais comida ( díesel ) , eles já devem saber disto com certeza , mas vou reforçar este pedido qdo deixar lá para fazer o serviço .



    ABRAÇO
    Guilherme,

    Amigo sinceramente esse "chefe de oficina" esta equivocado. A turbina da sua e também da minha SW4 é estatica, ela não tem as partes moveis que a fazer ser varíavel, se é que esse mecânico sabe disso.
    Aliás, nossa turbina apesar de muito boa para o que se propõe é um projeto antigo, muito antigo, então ela não oferece evolução se comparada com as mais atuais. Principalmente quanto as TGV ou VGT da mit.
    Eu tenho o LDA na minha, veio de uma bomba da L200 que é igual a nossa bomba injetora mas com o LDA, então faz um pouco de diferença. Mas não é o bicho como eu imaginava, principalmente como quando coloquei na minha antiga BAnd´ida com motor 14B, que ao instalar o LDA senti a diferença a começar pela marcha lenta e baixos giros, onde o motor fica inclusive mais frouxo, uma vez que você vai diminuir o débito de diesel da bomba quando não tem pressão de turbo, até o momento que a válvula atua sentindo a pressão da admissão e aumenta o débito, fazendo você sentir o resultado.
    Claro isso no 14B,mas no 3L essa diferença não veio assim. apesar de ser muito bom para diminuir a fumaça, principalmente até a pressão entrar e equilibrar a mistura.
    Uma dica que me deram é que deveríamos usar o LDA das nosvas SW4 de 97 a 2001, que são melhor dimensionados para nossas viaturas, quem sabe é uma opção.
    Abraços,
    Augusto César

  • #5
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    AMIGO AUGUSTOCESAR

    Pelo que entendi , a sua SW4 2.8 tb tem este turbo IHI , e pelo seu comentário no meu caso não vale a pena colocar o LDA pq vc sentiu muito pouca diferença no resultado da sua com o LDA , logo : para mim gastar $$$$$$$$$$$$$$ com mais uma traquinana para melhorar pouco não vale a pena , correto ?

    Agradeço demais a sua atenção e pelo esclarecimento bem explicadinho .

    Agora qto ao NÃO PEGAR PELA MANHÃ DE VEZ EM QDO , eu achava que o díesel estava voltando para o tanque , mas tenho visto agora de uns 2 meses para cá que fica uma mancha de díesel na altura do motor , logo : o díesel pode estar vazando perto da bomba e não retornado para o tanque e dando entrada de ar , fora este detalhe o funcionamento dela é 100% não fumaça nada , fico com medo de mexer na bomba sem nescessidade , ela está comigo ha 8 anos e nunca mexi na bomba , vendo por este aspecto já deve estar na hora de uma boa revisão nela né ?


    ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

  • #6

    Ainda Lda NA sw4 93

    [QUOTE=guilhermeabreu;807998]AMIGO AUGUSTOCESAR

    Pelo que entendi , a sua SW4 2.8 tb tem este turbo IHI , e pelo seu comentário no meu caso não vale a pena colocar o LDA pq vc sentiu muito pouca diferença no resultado da sua com o LDA , logo : para mim gastar $$$$$$$$$$$$$$ com mais uma traquinana para melhorar pouco não vale a pena , correto ?

    Agradeço demais a sua atenção e pelo esclarecimento bem explicadinho .

    Agora qto ao NÃO PEGAR PELA MANHÃ DE VEZ EM QDO , eu achava que o díesel estava voltando para o tanque , mas tenho visto agora de uns 2 meses para cá que fica uma mancha de díesel na altura do motor , logo : o díesel pode estar vazando perto da bomba e não retornado para o tanque e dando entrada de ar , fora este detalhe o funcionamento dela é 100% não fumaça nada , fico com medo de mexer na bomba sem nescessidade , ela está comigo ha 8 anos e nunca mexi na bomba , vendo por este aspecto já deve estar na hora de uma boa revisão nela né ?

    Guilherme,
    A minha modesta opinião é que o LDA da L200 não produz efeitos tão sensíveis. O LDA tem a maior função de evitar a presença de fumaça em baixas rotações, quando a turbina ainda não ofereceu pressão maior e o aumento do débito da bomba já se faz sentir, produzindo fumaça até a pressão chegar e compensar a quantidade a maior de diesel.
    Se a sua SW já tá com um desempenho satisfatório e não apresenta muita fumaça, não vejo necessidades da instalação do LDA. Dizem que o da SW de 97 acima é melhor, mas eu não sei.
    Guilherme, ando com a bomba mais aberta, porque essa turbina não oferece muitos recursos, estando no limite de seu desempenho, então ela acaba produzindo um pouco de fumaça, mas a minha turbina chega a 1.4 de pressão, o que transforma o motor e deixa ela mais agíl.
    O problema é que essa pressão não pode ser usada por muito tempo, a temperatura do motor sobe e se manter pode até causar algum estrago, então uso mais até 1 kilo ou pouco mais.
    Agora, acredito que se colocarmos turbinas mais modernas, tipo a GT20 da ranger ou a da S-10 a diesel, podemos disponibilizar pressão de 1.5 a 1.8 com certa facilidade.
    De toda forma não troco a turbina por isso, o jeito e esperar ela me deixar na mão, como acho que isso não acontecerá tão cedo, vou usufruindo de suas qualidades.
    Quanto a partida, acho que pode ser mesmo o cano do diesel, ou mesmo o filtro sujo, verifique primeiro o vazamento, depois o filtro e depois as velas de aquecimento.
    Essa bomba injetora é muito resistente, dificilmente apresenta problemas, não vejo necessidade de abrir só porque esta com essa partida difícil, veja as outras coisas antes.
    Abraços,
    Augusto César

  • #7
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    AMIGO AUGUSTOCESAR

    Valeu amigo , é ísto mesmo que vou fazer , vou levar no mecanico para ver este vazamento , o caso é que no início destye problema de não pegar as vezes pela manhã ha +- 1 ano , não sujava o chão de díesel , por ísto eu pensava que poderia ser retorno do díesel para o tanque , logo ; seria na bomba o problema , mas agora de 2 meses para cá vejo díesel no chão , então vou verificar primeiro este vazamento , se conseguir descobrir e resolver , acho que não terei mais problema de falta do díesel , pq tenho ralmente muita pena de mexer na bomba pois o funcionamento esta 0k , desde que comprei ha 8 anos , realmente não justifica mexer na bomba , filtro não é pois troquei recentemente .

    Qdo verifoicar o vasamento falo com vc no que deu .

    ABRAÇÃO

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