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TURBO NA HILUX 2.8 - Passo a Passo e Impressões.

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  • 10/02/2009, 15:37
    EduardoToyota
    Amigao,

    Lhe faltam muitas peças, e lhe digo mais, nao sei se fabricam o coletor de escape especial para a 2.4, a nao ser que seja o mesmo que o da 2.8, mas eu acredito que nao é.

    Liga pra Turbo Center, de Erechim, fone (0xx54) 3522-1452 e troca uma idéia com o Poletto, pode dizer que o Eduardo de Caxias da Hilux vermelha o indicou. O cara é Eng. Mecanico e passa o dia inteiro fuçando em turbinas e bombas de motores a Diesel, e é especialista em Garret, pode confiar, deve ter uns vinte anos de experiencia e é gente fina.
    Espero ter ajudado.

    Forte abraço e boa sorte.
  • 10/02/2009, 17:04
    Augustocesar
    IHI não é turbo de geometria variável.
    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    APROVEITANDO O TÓPICO

    Mas mudando um pouco este assunto , como vcs já devem saber , tenho uma SW3 93 2.8 que comprei ha 8 anos e já veio com um turbo IHI , vivo com muitas dúvidas sobre este turbo pq quase não vejo falarem dele , não tem relógio de marcação da pressão do mesmo , e após estes 8 anos de uso de minha BONEQUINHA , ela ainda funciona perfeito , pega pela manhã com 1/4 de volta do motor , mas de um ano e meio para cá vem com um problema que já até citei aqui que é de não pegar pela manhã DE VEZ EM QDO , principalmente qdo o tanque esta quase vasio , eu bombeio naquela bombinha em cima do filtro , enche o mesmo aí ela pega , ou seja : esta voltando díesel para o tanque e até hoje não tive coragem de levar no bombista , pq aqui em minha cidade não tem ou não tinha nenhum que fosse bom , mas agora já tem , vou levar lá para fazer o serviço na bomba para resolver este problema .

    Mas o que me fez escrever aqui foi que eu tinha uma dúvida que era em colocar um LDA nesta bomba injetora/turbina e perguntei ao chefe desta oficina de bomba se poderia colocar o LDA para melhorar o desempenho deste BELO E LERDO MOTOR 2.8 , e para minha surpresa o chefe da oficina me disse que este TURBO IHI É DE GEOMETRIA VARIÁVEL , e que neste caso não precisa de LDA , pois este TURBO tem o desempenho de um turbo que não é de geometria variável com LDA .

    Gostaria de perguntar a vcs se te tem alguem que conhece este TURBO e se é ísto mesmo que o chefe da oficina me disse .

    Pq nestes casos que poucas pessoas dominam uma área ou um serviço , é comum a gente ser enroladas por estas pessoas .

    Aguardando resposta .

    OBS : Qdo citei que o BELO E LERDO MOTOR 2.8 , citei que ele é lerdo MAS SÓ QDO ESTA SEM TURBINA , no meu caso específico com este turbo IHI , ELE NÃO É LERDO , gosto muito dele , a minha SW4 acho que anda igual ou mais do que uma 3.0 aspirada , mas pensava em melhorar mais ainda o desempenho colocando um LDA .
    E outra , vou pedir ao bombista para deixar ela regulada um pouco mais aberta do que a original por causa do turbo poder exercer a sua função que é de mandar mais ar para o motor , e se tem mais ar , precisa tb de mais comida ( díesel ) , eles já devem saber disto com certeza , mas vou reforçar este pedido qdo deixar lá para fazer o serviço .



    ABRAÇO

    Guilherme,

    Amigo sinceramente esse "chefe de oficina" esta equivocado. A turbina da sua e também da minha SW4 é estatica, ela não tem as partes moveis que a fazer ser varíavel, se é que esse mecânico sabe disso.
    Aliás, nossa turbina apesar de muito boa para o que se propõe é um projeto antigo, muito antigo, então ela não oferece evolução se comparada com as mais atuais. Principalmente quanto as TGV ou VGT da mit.
    Eu tenho o LDA na minha, veio de uma bomba da L200 que é igual a nossa bomba injetora mas com o LDA, então faz um pouco de diferença. Mas não é o bicho como eu imaginava, principalmente como quando coloquei na minha antiga BAnd´ida com motor 14B, que ao instalar o LDA senti a diferença a começar pela marcha lenta e baixos giros, onde o motor fica inclusive mais frouxo, uma vez que você vai diminuir o débito de diesel da bomba quando não tem pressão de turbo, até o momento que a válvula atua sentindo a pressão da admissão e aumenta o débito, fazendo você sentir o resultado.
    Claro isso no 14B,mas no 3L essa diferença não veio assim. apesar de ser muito bom para diminuir a fumaça, principalmente até a pressão entrar e equilibrar a mistura.
    Uma dica que me deram é que deveríamos usar o LDA das nosvas SW4 de 97 a 2001, que são melhor dimensionados para nossas viaturas, quem sabe é uma opção.
    Abraços,
    Augusto César
  • 10/02/2009, 19:01
    pierre090
    huumm... pensei que seria o mesmo coletor da 2.8 pois quando olhei o motor da tua parecia ser igual, mas olho nesses casos não diz nada, mas eu vo ligar sim eduardo brigado pela dica. Porem vou ligar mais de curioso e para ficar por dentro de quanto irei embolsar para essa brincadeira, pois agora vou fazer a limpeza de bicos pra ver se ela se porta melhor
  • 10/02/2009, 20:41
    Gabrielpol
    Oi Pierre, o motor 2.4 e exatamente igual ao 2.8, so muda o diametro dos pistoes.
    Por tanto o coletor de escape e igual, fica tranquilo.
    Se vc tem a turbina so tens que comprar o KIT TURBO.
    Da um click neste link http://www.techcar.com.br/produto/ki...-8-diesel.html

    E o que vc. necessita para completar a instalacao.
    Referente ao barulho que vc mencionou no outro topico,supondo que o diferncial esta com oleo, suspende a trazeira e verifica lonas de freio e rolamento de rodas trazeiras, ve se as mesmas nao estao com folga.
    Tive um barulho parecido e era um rolamento de roda.
    Boa sorte.
    Gabriel.
  • 10/02/2009, 21:49
    guilhermeabreu
    AMIGO AUGUSTOCESAR

    Pelo que entendi , a sua SW4 2.8 tb tem este turbo IHI , e pelo seu comentário no meu caso não vale a pena colocar o LDA pq vc sentiu muito pouca diferença no resultado da sua com o LDA , logo : para mim gastar $$$$$$$$$$$$$$ com mais uma traquinana para melhorar pouco não vale a pena , correto ?

    Agradeço demais a sua atenção e pelo esclarecimento bem explicadinho .

    Agora qto ao NÃO PEGAR PELA MANHÃ DE VEZ EM QDO , eu achava que o díesel estava voltando para o tanque , mas tenho visto agora de uns 2 meses para cá que fica uma mancha de díesel na altura do motor , logo : o díesel pode estar vazando perto da bomba e não retornado para o tanque e dando entrada de ar , fora este detalhe o funcionamento dela é 100% não fumaça nada , fico com medo de mexer na bomba sem nescessidade , ela está comigo ha 8 anos e nunca mexi na bomba , vendo por este aspecto já deve estar na hora de uma boa revisão nela né ?


    ABRAÇÃO
  • 11/02/2009, 13:15
    pierre090
    hummm... boa gabriel, estava conversando com meu pai a respeito do turbo e nos tinhamos quase certeza mesmo de que era o mesmo coletor. mas referente aos rolamenteos e lonas de freios, são novas nao tem nem 1 anos de uso ainda, e quando eu piso na embriagem eles param de fazer barulho, acho que se fossem rolamentos ou lonas deveriam continuar com o barulho.


    Mas caso eu esteja enganado poste aqui pra mim...
    brigado e abraços..
  • 11/02/2009, 13:19
    pierre090
    aaahh.. so mas uma coisa gabriel, aquele kit é SPA daria serto na minha garret .48???

    abraços..
  • 12/02/2009, 09:18
    Gabrielpol
    Ola Pierre, referente a compatibilidade da turbina com o coletor da SPA, o melhor seria que vc enviasse um mail com a tua duvida para a propria SPA.
    Neste link que te passei anteriormente tens a opcao de clickar em `fale consco` ou `contato`, com certeza vao te responder.

    O que vc colocou sobre o barulho muda bastante o que eu ou outros companheiros do forum poderiamos pensar.
    Se pisando na embreagem com o vehiculo em movimento o barulho some quer dizer que tudo o relacionado com transmissao pode ser descartado ja que o cardan continua girando, diferencial e rodas tambem.
    O mais suspeito neste caso passa a ser o rolamento da embreagem, e o conjunto disco-plato.
    O que podes fazer e suspender a trazeira, sem exagero somente o suficiente para separar as rodas do chao - se suspender muito o oleo do carter fica tudo na frente- colocar dois cavaletes no eixo trazeiro perto das rodas, calzos nas rodas dianteiras para prevenir que a viatura deslize e ligar o motor, engatar uma marcha, as rodas trazeiras irao girar (somente uma) no ar e vc vai poder ouvir e identificar a origem do barulho, acionar a embreagem etc.
    Se tiver uma oficina por perto seria mais seguro um mecanico fazer este teste.
    Talvez algum outro companheiro do forum tenha outra sugestao.
    Boa sorte.
    Gabriel.
    Hilux CD 2.8 \ 97.
  • 12/02/2009, 10:25
    pierre090
    Amigo Gabriel.

    Matei a charada. Levei a viatura no meu mecanico ontem mesmo logo após que cheguei do serviço, e relatei o que acontecia com ela, ele me disse a mesma coisa que você pensando que era rolamento de embreagem, pois quando falei que meu pai passou com água até o capô, e nao engraxei as cruzetas, na hora ele pediu pra ver o barulho e já me disse que era só engraxar as cruzetas que se nao me engano como você me disse são duas.

    Mas agradeço as sujestões e graças a sua dica consegui acertar esse problema que já estava me deixando preocupado.

    Vou levar para ele Sábado, depois postarei no outro tropico o que aconteceu.

    Muito obrigado

    Pierre
    Hilux 2.4D 93, Pata choca
  • 12/02/2009, 11:26
    Gabrielpol
    Oi Pierre, que bom que achou o defeito.
    Quem te deu a dica das cruzetas foi o companheiro VINICIUS HILUX, nao foi eu.
    So estou um pouco confuso porque com o vehiculo em movimento, mesmo pisando na embreagem o cardan continua girando, e as cruzetas tambem...
    Mas se o mecanico tem certeza, menos mal.
    Se engraxar nao resolver, pesquissa preco se tiver que comprar novas, tem muita diferenca no mercado.

    Obrigado pela resposta.
    Boa sorte.
    Gabriel.
    Hilux CD 2.8 \ 1997.
  • 12/02/2009, 11:58
    Augustocesar
    Ainda Lda NA sw4 93
    [QUOTE=guilhermeabreu;807998]AMIGO AUGUSTOCESAR

    Pelo que entendi , a sua SW4 2.8 tb tem este turbo IHI , e pelo seu comentário no meu caso não vale a pena colocar o LDA pq vc sentiu muito pouca diferença no resultado da sua com o LDA , logo : para mim gastar $$$$$$$$$$$$$$ com mais uma traquinana para melhorar pouco não vale a pena , correto ?

    Agradeço demais a sua atenção e pelo esclarecimento bem explicadinho .

    Agora qto ao NÃO PEGAR PELA MANHÃ DE VEZ EM QDO , eu achava que o díesel estava voltando para o tanque , mas tenho visto agora de uns 2 meses para cá que fica uma mancha de díesel na altura do motor , logo : o díesel pode estar vazando perto da bomba e não retornado para o tanque e dando entrada de ar , fora este detalhe o funcionamento dela é 100% não fumaça nada , fico com medo de mexer na bomba sem nescessidade , ela está comigo ha 8 anos e nunca mexi na bomba , vendo por este aspecto já deve estar na hora de uma boa revisão nela né ?

    Guilherme,
    A minha modesta opinião é que o LDA da L200 não produz efeitos tão sensíveis. O LDA tem a maior função de evitar a presença de fumaça em baixas rotações, quando a turbina ainda não ofereceu pressão maior e o aumento do débito da bomba já se faz sentir, produzindo fumaça até a pressão chegar e compensar a quantidade a maior de diesel.
    Se a sua SW já tá com um desempenho satisfatório e não apresenta muita fumaça, não vejo necessidades da instalação do LDA. Dizem que o da SW de 97 acima é melhor, mas eu não sei.
    Guilherme, ando com a bomba mais aberta, porque essa turbina não oferece muitos recursos, estando no limite de seu desempenho, então ela acaba produzindo um pouco de fumaça, mas a minha turbina chega a 1.4 de pressão, o que transforma o motor e deixa ela mais agíl.
    O problema é que essa pressão não pode ser usada por muito tempo, a temperatura do motor sobe e se manter pode até causar algum estrago, então uso mais até 1 kilo ou pouco mais.
    Agora, acredito que se colocarmos turbinas mais modernas, tipo a GT20 da ranger ou a da S-10 a diesel, podemos disponibilizar pressão de 1.5 a 1.8 com certa facilidade.
    De toda forma não troco a turbina por isso, o jeito e esperar ela me deixar na mão, como acho que isso não acontecerá tão cedo, vou usufruindo de suas qualidades.
    Quanto a partida, acho que pode ser mesmo o cano do diesel, ou mesmo o filtro sujo, verifique primeiro o vazamento, depois o filtro e depois as velas de aquecimento.
    Essa bomba injetora é muito resistente, dificilmente apresenta problemas, não vejo necessidade de abrir só porque esta com essa partida difícil, veja as outras coisas antes.
    Abraços,
    Augusto César
  • 12/02/2009, 13:24
    pierre090
    Citação:

    Postado originalmente por Gabrielpol Ver Post
    Oi Pierre, que bom que achou o defeito.
    Quem te deu a dica das cruzetas foi o companheiro VINICIUS HILUX, nao foi eu.
    So estou um pouco confuso porque com o vehiculo em movimento, mesmo pisando na embreagem o cardan continua girando, e as cruzetas tambem...
    Mas se o mecanico tem certeza, menos mal.
    Se engraxar nao resolver, pesquissa preco se tiver que comprar novas, tem muita diferenca no mercado.

    Obrigado pela resposta.
    Boa sorte.
    Gabriel.
    Hilux CD 2.8 \ 1997.


    exatamente Obrigado Vinicius.... mas quando eu piso na embreagem o barulho para ele nao continua....
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