IHI não é turbo de geometria variável.
Citação:
Postado originalmente por
guilhermeabreu
APROVEITANDO O TÓPICO
Mas mudando um pouco este assunto , como vcs já devem saber , tenho uma SW3 93 2.8 que comprei ha 8 anos e já veio com um turbo IHI , vivo com muitas dúvidas sobre este turbo pq quase não vejo falarem dele , não tem relógio de marcação da pressão do mesmo , e após estes 8 anos de uso de minha BONEQUINHA , ela ainda funciona perfeito , pega pela manhã com 1/4 de volta do motor , mas de um ano e meio para cá vem com um problema que já até citei aqui que é de não pegar pela manhã DE VEZ EM QDO , principalmente qdo o tanque esta quase vasio , eu bombeio naquela bombinha em cima do filtro , enche o mesmo aí ela pega , ou seja : esta voltando díesel para o tanque e até hoje não tive coragem de levar no bombista , pq aqui em minha cidade não tem ou não tinha nenhum que fosse bom , mas agora já tem , vou levar lá para fazer o serviço na bomba para resolver este problema .
Mas o que me fez escrever aqui foi que eu tinha uma dúvida que era em colocar um LDA nesta bomba injetora/turbina e perguntei ao chefe desta oficina de bomba se poderia colocar o LDA para melhorar o desempenho deste BELO E LERDO MOTOR 2.8 , e para minha surpresa o chefe da oficina me disse que este TURBO IHI É DE GEOMETRIA VARIÁVEL , e que neste caso não precisa de LDA , pois este TURBO tem o desempenho de um turbo que não é de geometria variável com LDA .
Gostaria de perguntar a vcs se te tem alguem que conhece este TURBO e se é ísto mesmo que o chefe da oficina me disse .
Pq nestes casos que poucas pessoas dominam uma área ou um serviço , é comum a gente ser enroladas por estas pessoas .
Aguardando resposta .
OBS : Qdo citei que o BELO E LERDO MOTOR 2.8 , citei que ele é lerdo MAS SÓ QDO ESTA SEM TURBINA , no meu caso específico com este turbo IHI , ELE NÃO É LERDO , gosto muito dele , a minha SW4 acho que anda igual ou mais do que uma 3.0 aspirada , mas pensava em melhorar mais ainda o desempenho colocando um LDA .
E outra , vou pedir ao bombista para deixar ela regulada um pouco mais aberta do que a original por causa do turbo poder exercer a sua função que é de mandar mais ar para o motor , e se tem mais ar , precisa tb de mais comida ( díesel ) , eles já devem saber disto com certeza , mas vou reforçar este pedido qdo deixar lá para fazer o serviço .
ABRAÇO
Guilherme,
Amigo sinceramente esse "chefe de oficina" esta equivocado. A turbina da sua e também da minha SW4 é estatica, ela não tem as partes moveis que a fazer ser varíavel, se é que esse mecânico sabe disso.
Aliás, nossa turbina apesar de muito boa para o que se propõe é um projeto antigo, muito antigo, então ela não oferece evolução se comparada com as mais atuais. Principalmente quanto as TGV ou VGT da mit.
Eu tenho o LDA na minha, veio de uma bomba da L200 que é igual a nossa bomba injetora mas com o LDA, então faz um pouco de diferença. Mas não é o bicho como eu imaginava, principalmente como quando coloquei na minha antiga BAnd´ida com motor 14B, que ao instalar o LDA senti a diferença a começar pela marcha lenta e baixos giros, onde o motor fica inclusive mais frouxo, uma vez que você vai diminuir o débito de diesel da bomba quando não tem pressão de turbo, até o momento que a válvula atua sentindo a pressão da admissão e aumenta o débito, fazendo você sentir o resultado.
Claro isso no 14B,mas no 3L essa diferença não veio assim. apesar de ser muito bom para diminuir a fumaça, principalmente até a pressão entrar e equilibrar a mistura.
Uma dica que me deram é que deveríamos usar o LDA das nosvas SW4 de 97 a 2001, que são melhor dimensionados para nossas viaturas, quem sabe é uma opção.
Abraços,
Augusto César