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  • #1
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    Thumbs down Críticas à Nova Hilux




    Esta foi, na sua íntegra, a carta que enviei por email à Toyota (clientes@sac.toyota.com.br). Se você souber de outro meio deste conteúdo chegar aos altos escalões da Toyota do Brasil, por favor me informe. Como ainda não recebi qualquer retorno da Toyota, temo que ele tenha ficando pelo "meio do caminho"...

    -----------------------------------------------------------------------
    Caros Senhores:

    Gostaria muito que esse email chegasse à diretoria de produção, senão aos responsáveis pela Toyota do Brasil. Gostaria também de ter um retorno a respeito desta.

    Resumi em 10 itens, minhas críticas a essa linda picape depois de 6 meses de uso:

    01. MUITO PLÁSTICO - a meu ver, é inadimissível uma picape feita para uso em off-road conter itens tão frágeis feitos em plástico. Na minha camionete, mesmo com uso cuidadoso e eventual em estradas de terra, já
    foram danificados ou caíram: Ponteiras do pára-choques traseiro, TODAS as 4 cortinas de borracha que fecham o compartimento do motor visto por baixo dos pára-lamas dianteiros e uma peça plástica que fica no
    paralama, bem à frente das rodas dianteiras.

    02. BLOQUEIO DOS VIDROS - Até agora não entendi porque o botão bloqueador do movimento dos vidros, bloqueia-os INCLUSIVE para o motorista... Penso que o botão deveria bloquear APENAS o movimento dos vidros elétricos para os demais passageiros (dianteiro e traseiros), mas NUNCA para o motorista do veículo.

    03. BARULHO COM O MOTOR FRIO - Com o motor frio (APENAS), ao acelerar-se o veículo, quando a rotação do motor chega à aprox. 1.300 rpm, o motor faz um barulho de metralhadora (já sei que é por causa da porcaria do nosso diesel...) Mas para um motor forte e silencioso como este, a Toyota poderia investir em uma solução nos ajustes dos bicos injetores e corrigir esse stress para motoristas criteriosos.

    04.FALTA DE TRAVA COM CHAVE NA CAÇAMBA - Outras picapes MUITO inferiores já possuem esse simples acessório. O que falta para que a nova Hilux também o incorpore? Na minha, coloquei uma trava elétrica de um fabricante paralelo. Até agora, está funcionando...

    05. ALARME INCOMPLETO - Pra mim, essa é uma falha imperdoável, onde o engenheiro projetista deveria, no mínimo, ser remanejado... Como pode a Toyota colocar no mercado um veículo de R$ 118.000 (foi o que paguei
    por uma Hilux SRV 4x4 AUT 2007/2007 - 0Km) que vem com um sistema de alarme com controle remoto incorporado à chave (tudo fantástico), MAS SEM O SENSOR DE ULTRASSOM INTERNO? Isso significa que, mesmo com o alarme ligado, um ladrão poderá quebrar um vidro do veículo, entrar nele, furtar o equipamento de som e tudo mais que estiver no interior do mesmo; tudo com a gentil PERMISSÃO do Auto-Alarme! Incrível! O que tenho visto hoje, são picapes com um Alarme Positron instalado para obter essa SIMPLES proteção (mais um trambolho para se carregar junto à chave do veículo, causado por uma falha ESCANDALOSA da Toyota). Será que o sensor de ultrasom oneraria tanto assim um veículo deste valor???

    06. FALTA DE OPCIONAIS - Mesmo para compradores que tem posses e QUEREM, NÃO PODEM colocar em suas picapes um Computador de Bordo ou um Ar Condiocionado Digital presentes na SW4. E olha que isso não modificaria praticamente nada no veículo... afinal, dos bancos dianteiros para frente os dois carros são praticamente a mesma coisa. Coisa pouca precisaria ser feita para instalar-se esses opcionais, como a troca de alguns itens plásticos do painel...

    07.PORQUE ARO 15? - Porque a Toyota não adotou pneus e rodas aro 16 que são a tendência mundial para picapes? Somenta as picapes "peladas" modelos SR os têm. Um amigo meu fez esta mudança por conta própria na
    sua SRV e não gostou. Me disse que a picape fica mais dura e instável... Fui possuidor de Chevrolet S10 e Blazer que usavam aro 15 e também das novas, já com aro 16. Competência da GM que conseguiu fazer a alteração sem qualquer prejuízo para a segurança e conforto dos veículos...

    08. ACABAMENTO ELÉTRICO - O acabamento do cabeamento elétrico - principalmente o que fica visível ao usuário no compartimento do motor e baixos, deixa muito a desejar para uma picape deste porte, ficando à
    mostra todos os fios nas pontas dos cabos e conectores. Além disso, os cabos são encapados com um tipo de fita isolante comum. Para um veículo de uso em off-road, logo as fitas estarão melequentas de cola e os
    fios elétricos expostos ao tempo, com risco de perderem a isolação e causarem, inclusive, incêndio...

    09. PREÇO DAS REVISÕES - Fiquei estasiado (até fotografei) o valor da hora da mão de obra em uma concessionária: R$ 190,00! Sou médico cirurgião geral, com 9 anos de dedicação exclusiva ao curso médico e afins, e não consigo ganhar esse valor por hora de trabalho lidando com a vida... Pior: um simples filtro do ar condicionado (uma espécie de feltro sanfonado, medindo cerca de 20x10x1cm) custa a extravagância de R$ 260,00! Já basta que a Toyota tem poucas concessionárias no norte do país (o que é ruim, pois falta concorrência com o Grupo Canopus detentora de todas as concessionárias do sul do Pará), ainda preciso pagar R$ 700,00 pela revisão de 20.000 Km...

    10. TEMPORIZADOR DO LIMPADOR DO PARABRISAS - Parece um item simples, mas sua falta é muito sentida quando uma chuva pequena alcança o veículo. Novamente comparando com a GM, sinto falta desse acessório na nova hilux. O temporizador do limpador do párabrisas é único na Toyota, não tendo graduações como na GM. Na vigência de uma garôa, o temporizador original ainda é muito rápido, por vezes causando aquele ruído de "borracha em vidro seco".

    Por fim, gostaria de deixar bem claro que, minha intensão em fazer essas críticas - mesmo que duras e com uma amostra real de minha indignação - é de chamar a atenção dos desenvolvedores e produtores da Toyota do
    Brasil para melhorias em um veículo pelo qual sou simplesmente apaixonado.
    -----------------------------------------------------------------------
    Kia Mohave 3.8 V6 2011/12 Branca
    Renault Sandero Stepway 2009/09
    Yamaha XT1200Z Super Ténéré 2011

  • #2
    bem,tem razão de reclamar em todos os itens

    mas em alguns acho que são falhas "admissiveis"

  • #3
    Usuário Avatar de Heyder
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    Citação Postado originalmente por simaoall Ver Post
    bem,tem razão de reclamar em todos os itens

    mas em alguns acho que são falhas "admissiveis"
    Quais são adimissíveis? Exponha sua opinião! A idéia do forum é exatamente essa! Discutirmos críticas e elogios de um veículo, de forma que possa nortear nossas próximas aquisições ou ainda, ajudar no possível conserto de alguns erros da Toyota. Assim, manda bala!
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  • #4
    Usuário Avatar de Heyder
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    Quero dizer que respeito a todas as opniões aqui expostas.
    Para quem já está me aconselhando até a vender a picape, vamos às qualidades então!

    1. No meu entender, nenhuma picape nacional hoje bate o conforto da nova Hilux. É um grande prazer dirigí-la!

    2. No quisito "espaço para as pernas de quem senta no banco traseiro", nenhuma outra bate nela também.

    3. O motor é potente, tem torque e o melhor: é muito silencioso. A 190 Km/h (reais 176) o ruído interno -excetuando-se o do vento nos retrovisores - é o mesmo que a 60 Km/h. Isso é realmente muito bom.

    4. Na economia... bom... a automática, depois dos 15.000 Km, a 120 Km/h, a minha faz 12Km/L na estrada. Como dificilmente consigo andar nessa velocidade, meu consumo médio em estrada é de aproximadamente 10Km/L.

    5. Dos câmbios automáticos que já pude experimentar, é o mais silencioso e suave nas trocas de marchas. Particularmente eu gosto muito.

    Enfim, é uma picape que tem muitas qualidades, mas como tudo na vida, tem defeitos também. Cabe a cada um avaliar o que é tolerável ou não para seu uso!

    Resumindo: mesmo com minhas críticas, ainda estou muito satisfeito com a nova Hilux para o meu uso de 90% em asfalto (ruim, é verdade... as estradas do Pará são o fim da picada... Um estado tão rico com abandono total da malha rodoviária. Uma vergonha.)
    Kia Mohave 3.8 V6 2011/12 Branca
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    Yamaha XT1200Z Super Ténéré 2011

  • #5
    AKPG, nesta tenho de discordar de voce. Nao é porque um cliente reclama que o primeiro ato seja se desfazer do produto. Ele deu sugestões BASICAS que poderia ter para dar justificativa ao preço.

    A mesma coisa é com a L200. Já viu algum carro sem ter o ponteiro do painel (velo, comb, agua e conta giros) sem iluminação? Na estrada voce tem de usar iluminação maxima no painel para saber, senao voce nao enxerga.

    Mesma coisa com o bloqueio dos vidros na L200. São coisas "bobas", mas que quando você compara preço e utilidades você começa a pensar nisso.

    Eu já acho absurdo os R$ 90,00 /hora da mitsubishi.

    Eu apoio você, Heyder, temos que avaliar nossos bens e repassar a fabrica o que nos incomoda para que num futuro possam acertar.

  • #6
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
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    Bom dia!

    Quem acompanha meus comentários aqui no fórum sabe que evito confundir "paixão" com racionalidade. Mas, é claro que cometo equívocos nos pensamentos e expressões.

    Quero me manisfestar. O fato de ser proprietário de uma Hilux SRV AT 2007 não me permite ficar omisso.

    Primeiro, embora não concorde integralmente com as abordagens feitas me vejo na obrigação de reconhecer que qualquer iniciativa que parta de qualquer consumidor, de qualquer produto é válida. Num país [...amo o Brasil, mas...] onde os consumidores são quase sempre prejudicados e agredidos no seus direitos as cobranças são bem-vindas.

    Voltando diretamente às críticas feitas, vou resumir minha linha de pensamento apenas nos quesitos OFF ROAD. Me somo às críticas que abordam a escassez de tecnologia, notadamente ao sistema de [ausência] AC digital, computador de bordo e tal.

    As picapes atuais tiveram os projetos repensados para atender a um público com um perfil mais urbano. Os engenheiros que "pensam" essas maravilhas [e principalmente os donos dessa crescente e inesgotável fonte de "fazer dinheiro"!] também freqüentam Shoppings Centers e sabem muito bem que muitos nunca irão usar os recursos [de picape!]. Boa parcela desse público consumidor NUNCA vai usar [alguns até nem sabem para quê serve!] os recursos High e Low!

    A Hilux SRV é um veículo que agrega muitas qualidades indiscutíveis: motorização 163cv Common Rail, baixo nível de ruído, conforto, boa dirigibilidade. Costumo dizer que é um belo "sedanzão". Não me arrependo de ter pago quase 120 mil para tê-la, MAS preciso também dizer o seguinte:

    A frágil carenagem, os modestos ângulos de E/S, a modesta altura livre do solo e outros pontos sinalizam algo que nunca tive dúvidas. Não é um veículo que foi projetado para enfrentar as fazendas e as trilhas enlamedas mundo afora! Aliás, julgo relevante lembrar que as recentes e não menos possantes Frontier SEL e Mitsubishi Triton, também não!

    Quem gosta de aventuras [OFF ROAD de verdade] NÃO deve comprar nenhuma delas! Me permitam ousar dizer que o mundo está cheio de usuários com o perfil desse amigo que vois escreve. Utilizo a picape para viagens [algumas que passam dos oito ou dez mil quilômetros] no asfalto. Posso participar de trilhas lights [quase passeios!], sujar um pouco os pneus e claro, ir aos Shoppings nos finais-de-semana.

    PS: Vou manter a Hilux [no asfalto!], mas um dia eu "montarei" num brinquedo [sem me desfazer da picape] que possa calçar pneus BF Goodrich 33 polegadas MUD e ser "PROIBIDO" de entrar nas cancelas automáticas dos [pequeninos] espaços urbanos.



    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #7
    Citação Postado originalmente por evandroff Ver Post
    AKPG, nesta tenho de discordar de voce. Nao é porque um cliente reclama que o primeiro ato seja se desfazer do produto. Ele deu sugestões BASICAS que poderia ter para dar justificativa ao preço.

    A mesma coisa é com a L200. Já viu algum carro sem ter o ponteiro do painel (velo, comb, agua e conta giros) sem iluminação? Na estrada voce tem de usar iluminação maxima no painel para saber, senao voce nao enxerga.

    Mesma coisa com o bloqueio dos vidros na L200. São coisas "bobas", mas que quando você compara preço e utilidades você começa a pensar nisso.

    Eu já acho absurdo os R$ 90,00 /hora da mitsubishi.

    Eu apoio você, Heyder, temos que avaliar nossos bens e repassar a fabrica o que nos incomoda para que num futuro possam acertar.
    Evandro,

    Em nenhum momento quero que concordem ou discordem da minha opinião. É que se eu tivesse um carro que tivesse um monte de problemas que me encomodam, eu já teria vendido faz tempo. Foi o que fiz com minha ex-L200. Os problemas que tive com ela, para mim, foram insuportáveis. E para um monte de outros, não significaram nada. Então foi isto que eu quiz dizer. Os defeitos citados aqui, novamente PARA MIM, não são defeitos, por isso que acho a Hilux muito boa.

    Saiba que se a minha Hilux apresentasse uma lista com a metade dos defeitos que estão na lista do Heyder, a ela já teria ido embora também.

    Um abraço,
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • #8
    Citação Postado originalmente por Heyder Ver Post
    Quais são adimissíveis? Exponha sua opinião! A idéia do forum é exatamente essa! Discutirmos críticas e elogios de um veículo, de forma que possa nortear nossas próximas aquisições ou ainda, ajudar no possível conserto de alguns erros da Toyota. Assim, manda bala!
    ja que insiste ,só não espero que me leve a mal ok?


    bem,fiquei até um tanto quanto "revoltado" ao saber sobre o timer do limpador de para brisas ""jisuis!!"" como pode uma coisa dessa?

    mas por outro lado,acho admissivel a falta dos itens da SW4,como ar digital e computador de bordo,temos que lembrar que a SW4 custa 50 mil á mais.

    acho que o preço da Hilux esta uma pouco "inflado" se continuasse com o mesmo preço desde o lançamento,realmente valeria o que custa.mas acho que isso é meio que uma caracteristica das toyota,o preço elevado,e carros (embora confortáveis) simples.

    no mais,você tem um otimo carro (diga-se de passagem,meu sonho de consumo),que mesmo com pequenos defeitos,continua sendo um carro excepcional,alias de fato,até BMW tem defeitinhos

    abraços colega paraense,bela região a sua

  • #9
    Citação Postado originalmente por simaoall Ver Post

    acho que o preço da Hilux esta uma pouco "inflado" se continuasse com o mesmo preço desde o lançamento,realmente valeria o que custa.mas acho que isso é meio que uma caracteristica das toyota,o preço elevado,e carros (embora confortáveis) simples.
    abraços colega paraense,bela região a sua
    se continuasse com o mesmo preço a fila de espera seria de 1 ano pra mais.... se eles passarem a hilux a 140 mil , a fila baixa pra 1 mes...
    tem qe haver um equilibrio entre o qe a fabrica produz e as vendas e isso se faz com o preco do produto .... SE a hilux nao tivesse vendendo o suficiente , o preco baixaria , pra desovar a produçao .....
    4X4 Brasil Razão: ...
    RAM 2500 - 2017

  • #10
    Citação Postado originalmente por dalmolin Ver Post
    se continuasse com o mesmo preço a fila de espera seria de 1 ano pra mais.... se eles passarem a hilux a 140 mil , a fila baixa pra 1 mes...
    De tão desejado que é o Hilux a Toyota não fará nada pra melhorar. Ao contrário a Toyota esta se desdobrando pra tornar o Corolla competitivo frente ao Civic e nem com esse novo ela vai conseguir...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #11
    Citação Postado originalmente por Heyder Ver Post
    Esta foi, na sua íntegra, a carta que enviei por email à Toyota (clientes@sac.toyota.com.br). Se você souber de outro meio deste conteúdo chegar aos altos escalões da Toyota do Brasil, por favor me informe. Como ainda não recebi qualquer retorno da Toyota, temo que ele tenha ficando pelo "meio do caminho"...

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    Caros Senhores:

    Gostaria muito que esse email chegasse à diretoria de produção, senão aos responsáveis pela Toyota do Brasil. Gostaria também de ter um retorno a respeito desta.

    Resumi em 10 itens, minhas críticas a essa linda picape depois de 6 meses de uso:

    01. MUITO PLÁSTICO - a meu ver, é inadimissível uma picape feita para uso em off-road conter itens tão frágeis feitos em plástico. Na minha camionete, mesmo com uso cuidadoso e eventual em estradas de terra, já
    foram danificados ou caíram: Ponteiras do pára-choques traseiro, TODAS as 4 cortinas de borracha que fecham o compartimento do motor visto por baixo dos pára-lamas dianteiros e uma peça plástica que fica no
    paralama, bem à frente das rodas dianteiras.

    02. BLOQUEIO DOS VIDROS - Até agora não entendi porque o botão bloqueador do movimento dos vidros, bloqueia-os INCLUSIVE para o motorista... Penso que o botão deveria bloquear APENAS o movimento dos vidros elétricos para os demais passageiros (dianteiro e traseiros), mas NUNCA para o motorista do veículo.

    03. BARULHO COM O MOTOR FRIO - Com o motor frio (APENAS), ao acelerar-se o veículo, quando a rotação do motor chega à aprox. 1.300 rpm, o motor faz um barulho de metralhadora (já sei que é por causa da porcaria do nosso diesel...) Mas para um motor forte e silencioso como este, a Toyota poderia investir em uma solução nos ajustes dos bicos injetores e corrigir esse stress para motoristas criteriosos.

    04.FALTA DE TRAVA COM CHAVE NA CAÇAMBA - Outras picapes MUITO inferiores já possuem esse simples acessório. O que falta para que a nova Hilux também o incorpore? Na minha, coloquei uma trava elétrica de um fabricante paralelo. Até agora, está funcionando...

    05. ALARME INCOMPLETO - Pra mim, essa é uma falha imperdoável, onde o engenheiro projetista deveria, no mínimo, ser remanejado... Como pode a Toyota colocar no mercado um veículo de R$ 118.000 (foi o que paguei
    por uma Hilux SRV 4x4 AUT 2007/2007 - 0Km) que vem com um sistema de alarme com controle remoto incorporado à chave (tudo fantástico), MAS SEM O SENSOR DE ULTRASSOM INTERNO? Isso significa que, mesmo com o alarme ligado, um ladrão poderá quebrar um vidro do veículo, entrar nele, furtar o equipamento de som e tudo mais que estiver no interior do mesmo; tudo com a gentil PERMISSÃO do Auto-Alarme! Incrível! O que tenho visto hoje, são picapes com um Alarme Positron instalado para obter essa SIMPLES proteção (mais um trambolho para se carregar junto à chave do veículo, causado por uma falha ESCANDALOSA da Toyota). Será que o sensor de ultrasom oneraria tanto assim um veículo deste valor???

    06. FALTA DE OPCIONAIS - Mesmo para compradores que tem posses e QUEREM, NÃO PODEM colocar em suas picapes um Computador de Bordo ou um Ar Condiocionado Digital presentes na SW4. E olha que isso não modificaria praticamente nada no veículo... afinal, dos bancos dianteiros para frente os dois carros são praticamente a mesma coisa. Coisa pouca precisaria ser feita para instalar-se esses opcionais, como a troca de alguns itens plásticos do painel...

    07.PORQUE ARO 15? - Porque a Toyota não adotou pneus e rodas aro 16 que são a tendência mundial para picapes? Somenta as picapes "peladas" modelos SR os têm. Um amigo meu fez esta mudança por conta própria na
    sua SRV e não gostou. Me disse que a picape fica mais dura e instável... Fui possuidor de Chevrolet S10 e Blazer que usavam aro 15 e também das novas, já com aro 16. Competência da GM que conseguiu fazer a alteração sem qualquer prejuízo para a segurança e conforto dos veículos...

    08. ACABAMENTO ELÉTRICO - O acabamento do cabeamento elétrico - principalmente o que fica visível ao usuário no compartimento do motor e baixos, deixa muito a desejar para uma picape deste porte, ficando à
    mostra todos os fios nas pontas dos cabos e conectores. Além disso, os cabos são encapados com um tipo de fita isolante comum. Para um veículo de uso em off-road, logo as fitas estarão melequentas de cola e os
    fios elétricos expostos ao tempo, com risco de perderem a isolação e causarem, inclusive, incêndio...

    09. PREÇO DAS REVISÕES - Fiquei estasiado (até fotografei) o valor da hora da mão de obra em uma concessionária: R$ 190,00! Sou médico cirurgião geral, com 9 anos de dedicação exclusiva ao curso médico e afins, e não consigo ganhar esse valor por hora de trabalho lidando com a vida... Pior: um simples filtro do ar condicionado (uma espécie de feltro sanfonado, medindo cerca de 20x10x1cm) custa a extravagância de R$ 260,00! Já basta que a Toyota tem poucas concessionárias no norte do país (o que é ruim, pois falta concorrência com o Grupo Canopus detentora de todas as concessionárias do sul do Pará), ainda preciso pagar R$ 700,00 pela revisão de 20.000 Km...

    10. TEMPORIZADOR DO LIMPADOR DO PARABRISAS - Parece um item simples, mas sua falta é muito sentida quando uma chuva pequena alcança o veículo. Novamente comparando com a GM, sinto falta desse acessório na nova hilux. O temporizador do limpador do párabrisas é único na Toyota, não tendo graduações como na GM. Na vigência de uma garôa, o temporizador original ainda é muito rápido, por vezes causando aquele ruído de "borracha em vidro seco".

    Por fim, gostaria de deixar bem claro que, minha intensão em fazer essas críticas - mesmo que duras e com uma amostra real de minha indignação - é de chamar a atenção dos desenvolvedores e produtores da Toyota do
    Brasil para melhorias em um veículo pelo qual sou simplesmente apaixonado.
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    o que vai acontecer com a nova hilux é o mesmo que aconteceu com a s10 na hora que colacarem pra trabalhar mesmo vai se desmanchar ou pior vai perder pedaços pela estrada a fora, a toyota usou uma extrategia perfeita colocou o preço la em cima pra que o pessoal demorasse a usa-la no trabalho pesado, e quando isso acontecesse ja estaria com o mercado na mão

  • #12
    Essa qe ela faz barulho com o motor frio , porque o diesel eh ruim eh conversa pra boi dormi ............
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