Com relação à algumas considerações anteriores sobre o nitrometano, outras informações podem ser obtidas no enderêço abaixo:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/nitro.htm
Abraços!
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Com relação à algumas considerações anteriores sobre o nitrometano, outras informações podem ser obtidas no enderêço abaixo:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/nitro.htm
Abraços!
Mas acredito que ainda exista um equívoco aí.
Até onde sei, nitrometano e óxido nitroso são duas coisas totalmente diferentes.
Óxido nitroso ou N²O é exatamente o que foi descrito aqui acima, um comburente portanto.
http://www.uaf.edu/asgp/asrp/srp3/im...ts/sN20bot.jpg
Já o nitrometano é um combustível utilizado geralmente como aditivo ao metanol, que de acordo com certas proporções, pode proporcionar um ganho muito significativo no desempenho, mas tem sua utilização muito crítica, exigindo diversos cuidados, resultando numa aplicação muito restrita e potencialmente danosa.
http://www.nitrometano.com.br/nitrometano/1l.jpg
Abraços
Concordo plenamente que o óxido de nitro é um comburente e o nitrometano um combustível.
O que o texto diz é que o nitrometano provoca uma sobrealimentação, semelhante ao do óxido nitroso, justamente pela presença de oxigênio em suas moléculas.
Abaixo resposta sobre o óxido nitroso:
"A preparação por óxido nitroso tem a vantagem de ser bem simples e relativamente barata se comparada a venenos de resultado equivalente. Mas também tem suas desvantagens: pouca autonomia do cilindro de gás, cara recarga do mesmo e o desgaste que a súbita elevação de potência e esforços produz no motor. Trata-se de uma forma de sobrealimentação, pois o óxido nitroso, ao se despressurizar, resfria o ar admitido e aumenta sua densidade. Além disso, ao entrar na câmara de combustão se dissocia, liberando oxigênio. A dissociação do óxido nitroso ainda consome calor da câmara, o que concorre para evitar a detonação, e o nitrogênio formado aumenta a pressão e a eficiência do sistema. O maior volume de oxigênio disponível permite ampliar a quantidade de combustível injetada, e portando a potência produzida."(http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-tem16.htm)
Acho que agora ficou melhor explicado.
Obrigado pela ajuda.
Abraços!
É Sérgio, esclarece que a minha última mensagem veio em réplica a uma citação confusa que você fez citando Nitrometano como Óxido Nitroso, e que foi devidamente editada por você ao perceber o equívoco.
Corrigido em tempo, porém ficou tudo meio sem nexo agora.
MAs as informações estão precisas a respeito da atuação do N²O.
Agora vai uma explicação a respeito do nitrometano obtida no site da Magma Pro.
"Saiba mais sobre o Nitrometano
O nitrometano é aplicado como combustível em carros de corrida, foguetes e
aeromodelos. O oxigênio contido no nitrometano permite uma queima muito
menor de ar (oxigênio) atmosférico em comparação com outros hidrocarbonos
com a gasolina. Para queimar 1 kg de gasolina são necessários 14,6 kg de ar
(oxigênio), já 1 kg de nitrometano necessita apenas de 1,7 kg, uma vez que
cada ciclo do motor pode conter apenas uma quantidade limitada de ar,
podemos queimar 8,7 vezes mais nitrometano que a gasolina (a nível do mar).
Entretanto, a energia liberada pelo nitrometano é menor, enquanto a queima da
gasolina libera entre 42 e 44 milhões de Joules por quilo (MJ/kg), o nitrometano
libera 11.3 MJ/kg. A partir destes dados, conclui-se que o nitrometano gera
aproximadamente 2,3 vezes a mais que a potência da gasolina quando
combinado na proporção certa com o ar atmosférico.
O nitrometano (CH3NO2) é miscível em álcool, metanol, que é álcool metílico,
gasolina, entre outros, sendo usualmente combinado com os dois primeiros.
Em geral é aplicado em misturas de 5% a 10%, para motores de alta taxa de
compressão ou com turbo, e de até 40% para motores de baixa taxa de
compressão e aspiração natural. Devido ao aumento de potência, é
recomendado reforço no motor para evitar redução da vida útil.
O ganho de potência com o nitrometano advém da presença de oxigênio em
sua molécula, causando um efeito de sobrealimentação semelhante ao do
óxido nitroso (NO2). Esse oxigênio é usado na queima de combustível,
permitindo a injeção de maior quantidade de combustível. Parte da molécula (o
CH3) também é combustível e o N não participa da queima, formando N2. O
ganho no uso do nitrometano não é exatamente por aumento do poder
calorífico, mas por permitir a injeção de mais combustível para uma mesma
massa de ar, já que carrega parte do oxigênio para a queima em sua própria
molécula.
Misturas com álcool, metanol e nitrometano atacam componentes não
protegidos, como bicos injetores e outras peças sujeitas a corrosão. Isso
acontece em grande parte por estes combustíveis conterem oxigênio em suas
moléculas. Álcool e metanol, por sua vez, aumentam o índice antidetonante
(IAD), que indica a tendência à detonação do combustível, na direta proporção
da mistura. A gasolina a eles misturada ganha octanagem.
Os componentes do motor e sua regulagem devem ser ajustados para o uso da
nova mistura quando esta estiver sendo usada."
fonte Magma Pro
Grande Abraço.
Valeuuu!!
Obrigado pela compreensão e explicações.
Abraços!
Corretíssima afirmação! Fui testemunha disso. Na década de 70, com a falta de combustível por conta da OPEP, meu cunhado que tinha uma Veraneio-diesel colocava qualquer coisa (querosene, gasolina, álcool, óleo de cozinha, etc.) para rodar, uma vez que mantinha um serviço de mudança e não podia parar. Depois de um tempo ele teve problemas no motor, mas nada que uma boa retífica tenha solucionado.
Então, para emergência, vale quase tudo.
em fazendas é bastante comum essa prática... tem até um sistema de "pescador flutuante" que foi desenvolvido para melhorar o aproveitamento de misturas de álcool com diesel no mesmo tanque... http://www.hipac.com.br/sad/ o problema é que esse sistema só permite misturar até 10% de álcool ao diesel... se fosse possível misturar até 50% ou mais ficaria melhor...
a propósito: alguns fazendeiros alegam que apesar dos danos ao motor continua sendo mais lucrativo usar óleo de cozinha nos motores a diesel...
O óleo de soja prejudica o motor a longo prazo. O sistema todo de injeção fica impregnado de parafina, bicos começam a entupir e os anéis de segmento ficam cheios de parafina a ponto de entupir os drenos dos anéis raspadores.