Powered by vBulletin

Motor Diesel roda com 100% de QUEROSENE?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234
  • 14/07/2009, 20:17
    dudas_308w
    oleo de soja
    Esclarecendo...
    O que o Edin falou sobre a parafina/glicerina esta correto. O uso prolongado do oleo vegetal entope tudo.
    O que o Rogerm falou, tambem esta correto, Os fazendeiros usam no campo. E da numero. (payback)
    Na verdade, o oleo de soja custa mais barato nas fabricas (sao chamadas Esmagadoras de soja) no MT, MS, TO, GO do que o diesel. Ainda mais se comprado a granel, e nao enlatado como fazemos no mercado. Alem disso, nessas regioes, a temperatura nunca é abaixo (quase nunca) de 16 graus, que é quando a parafina começa a aparecer. (existem soluçoes onde 1o se aquece o motor, depois passa para o combustivel vegetal)..
    Entao, um fazendeiro compra o oleo a R$ 2,00/L enquanto pargaria Diesel a R$3,00/L nesses estados. A maioria usa blend, ou seja, mistura 50% oleo Diesel e oleo de soja. Os R$ 0,50 de economia pagam duas BI por ano, facil facil, dependendo do que vc roda.
    Isso é a versao caseira da coisa. A versao industrial, chama-se biodiesel. Nessa versao, vc passa o oleo de soja pelo processo de transesterificaçao, que é adicionar 20% de alcool, e depurar a glicerina (simplificando). A glicerina vira sabonete, e o biodiesel empurra o seu motor. Nesse caso a conta economica é mais complicada, pois os impostos para combustiveis sao menos amigos do que os impostos para alimentos. Alem disso, o processo para combustivel industrializado, é mais tecnico, atende a todas as exigencias de viscosidade, temperatura, cetonas, etc... e fica mais caro, obvio.

Agora, o que nos interessa de verdade, é o seguinte...
    :twisted:
    Quanto de Diesel + Querosene + Oleo de Soja = passar pela inspeção veicular?
  • 14/07/2009, 22:10
    igominati
    Bem pessoal estou acompanhando o tópico e está bastante instrutivo, eu tinha uma silverado e no frio de SC tinha dias de manhã que a safada teimava em pegar e aí me sugeriram adicionar querosene para pegar, nunca tive coragem para fazer, o que melhorou um pouco fora diesel aditivado. Mas outra pergunta alguém lembra um senhor que apareceu até na globo que ia de restaurante em restaurante para pegar toda gordura velha para abastecer uma s10? será que existe ainda?

abraços.:concordo:
  • 15/07/2009, 00:37
    cRiPpLe_rOoStEr
    Citação:

Postado originalmente por dudas_308w Ver Post
    Quanto de Diesel + Querosene + Oleo de Soja = passar pela inspeção veicular?

vai diminuir a fuligem, com certeza... pode fazer a mistura, mas fica na moita... se os fiscais souberem que tu não está usando o combustível padrão (ou seria pOdrão) a casa cai, embora eles não devam abrir o tanque para ver... a propósito: em outro tópico foi especulado sobre a possibilidade de adaptar o sistema de pescador flutuante sad produzido pela hipac para misturar álcool e diesel no mesmo tanque... ao que parece, reduz a poluição em 50%...
  • 15/07/2009, 00:45
    cRiPpLe_rOoStEr
    Citação:

Postado originalmente por igominati Ver Post
    Bem pessoal estou acompanhando o tópico e está bastante instrutivo, eu tinha uma silverado e no frio de SC tinha dias de manhã que a safada teimava em pegar e aí me sugeriram adicionar querosene para pegar, nunca tive coragem para fazer, o que melhorou um pouco fora diesel aditivado. Mas outra pergunta alguém lembra um senhor que apareceu até na globo que ia de restaurante em restaurante para pegar toda gordura velha para abastecer uma s10? será que existe ainda?

é bastante tranqüilo pq dilui a parafina que se solidifica no tanque... até ajuda a limpar as linhas de combustível... só tem que cuidar para ver se não vai atacar as mangueiras...

eu lembro que ja saíram algumas reportagens na globo sobre o uso de biodiesel... essa história em particular eu não lembro, mas pela internet é possível comprar em sites do exterior kits de adaptação para fazer o veículo a diesel rodar com óleo de cozinha usado, até com sistema de aquecimento do óleo... a propósito: eu tenho interesse em tentar importar um triciclo indiano a diesel para fazer isso, mas vários restaurantes estão entregando o óleo usado para empresas de reciclagem, recebendo sabão em troca...
  • 15/07/2009, 19:23
    igominati
    Um dos problemas de abastecer com o biodiesel, segundo o meu cunhado que ficou uma temporada no MT pescando, onde tinha algumas caminhonetas abastecidas com biodiesel seria de em vez do cheirinho bom do diesel( minha opinião) era da porta de uma pastelaria com a banha velha(deusmelivre).
  • 15/07/2009, 20:39
    cRiPpLe_rOoStEr
    Citação:

Postado originalmente por igominati Ver Post
    Um dos problemas de abastecer com o biodiesel, segundo o meu cunhado que ficou uma temporada no MT pescando, onde tinha algumas caminhonetas abastecidas com biodiesel seria de em vez do cheirinho bom do diesel( minha opinião) era da porta de uma pastelaria com a banha velha(deusmelivre).

uns amigos meus daí de santa catarina preferem cheiro de pastelaria que cheiro de diesel......... mas o cheiro do biodiesel não é tão forte a ponto de causar incômodo...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 19:26.