Esclarecendo...
O que o Edin falou sobre a parafina/glicerina esta correto. O uso prolongado do oleo vegetal entope tudo.
O que o Rogerm falou, tambem esta correto, Os fazendeiros usam no campo. E da numero. (payback)
Na verdade, o oleo de soja custa mais barato nas fabricas (sao chamadas Esmagadoras de soja) no MT, MS, TO, GO do que o diesel. Ainda mais se comprado a granel, e nao enlatado como fazemos no mercado. Alem disso, nessas regioes, a temperatura nunca é abaixo (quase nunca) de 16 graus, que é quando a parafina começa a aparecer. (existem soluçoes onde 1o se aquece o motor, depois passa para o combustivel vegetal)..
Entao, um fazendeiro compra o oleo a R$ 2,00/L enquanto pargaria Diesel a R$3,00/L nesses estados. A maioria usa blend, ou seja, mistura 50% oleo Diesel e oleo de soja. Os R$ 0,50 de economia pagam duas BI por ano, facil facil, dependendo do que vc roda.
Isso é a versao caseira da coisa. A versao industrial, chama-se biodiesel. Nessa versao, vc passa o oleo de soja pelo processo de transesterificaçao, que é adicionar 20% de alcool, e depurar a glicerina (simplificando). A glicerina vira sabonete, e o biodiesel empurra o seu motor. Nesse caso a conta economica é mais complicada, pois os impostos para combustiveis sao menos amigos do que os impostos para alimentos. Alem disso, o processo para combustivel industrializado, é mais tecnico, atende a todas as exigencias de viscosidade, temperatura, cetonas, etc... e fica mais caro, obvio.
Agora, o que nos interessa de verdade, é o seguinte...
:twisted:
Quanto de Diesel + Querosene + Oleo de Soja = passar pela inspeção veicular?