x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 42
    Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Agradecimentos: 0

Pergunta maluca por pergunta maluca....

E oq me dizem de gasolina de aviacao em motores a gasolina dos nossos carros ?, eu jah vi em varios lugares que nao eh recomendado.. especialmente com oxido nitroso e amigos... porem nao oferecem muitas explicacoes do PQ.

Nao vejo o pq nao, soh teria beneficios vindos da octanagem da mesma... porem eu nao entendo nada nem nunca fui muiiito atras disso.

experiencias/ideias a respeito ?

cheers

Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    O motor de um automóvel comum não aguentaria a força das explosões de um combustível com uma octanagem muito além daquela para qual foi projetado.
    Mas se for um motor preparado não deve ter problema nenhum, além do preço da gasolina pra aviação.

Banido
    Entrada
    16/06/2009

Talking

Citação Postado originalmente por Rogério Gama Ver Post
    O motor de um automóvel comum não aguentaria a força das explosões de um combustível com uma octanagem muito além daquela para qual foi projetado.
    Mas se for um motor preparado não deve ter problema nenhum, além do preço da gasolina pra aviação.
    Entao amigo, me desculpe se eu estiver enganado.

Mas pra mim "octanagem" eh o poder que um combustivel tem de ser comprimido e nao explodir... sendo assim, um combustivel apenas com octanagem maior nao faria efeito algum no motor... apenas o faria rodar melhor, sem riscos de detonacao.... principalmente se o motor for pra "alta performance", aonde voce poderia observar ate uma melhora no rendimento do mesmo.

Porem somente o fato do combustivel ter maior octanagem, nao afeta em nada o motor. (vide o alcool na gasolina)

Oq causaria o efeito que voce comentou, seria nitrometano, pois o mesmo alem de "queimar mais" jah inclui uma boa parte de oxigenio... alem de ter uma alta octanagem... nesse caso, geraria mais potencia do q a gasolina comum.. trazendo as consenquencias q voce citou e muitas outras.

cheers!

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Citação Postado originalmente por linuxhellmaster Ver Post
    Pergunta maluca por pergunta maluca....

E oq me dizem de gasolina de aviacao em motores a gasolina dos nossos carros ?, eu jah vi em varios lugares que nao eh recomendado.. especialmente com oxido nitroso e amigos... porem nao oferecem muitas explicacoes do PQ.

Nao vejo o pq nao, soh teria beneficios vindos da octanagem da mesma... porem eu nao entendo nada nem nunca fui muiiito atras disso.

experiencias/ideias a respeito ?

cheers

Meu caro,

A contribuição que posso te dar é a seguinte:

Gasolina de aviação, ou "avigas 100" é um combustível "seco", que obrigatoriamente deve ter uma propriedade hidrofóbica e por fim acaba sendo um combustível com propriedade lubrificante zero.
    Isso se deve ao fato de nos aviões, em altitude e com a pressão atmosférica muito reduzida, o combustível (gasolina, álcool, diesel) tende a agregar água em sua estrutura. É o maior motivo da impossibilidade de utilizar álcool como combustível em aviões, a menos nos agrícolas que sempre voam bem baixo.
    Portanto, por essa característica do combustível, motores de aviões precisam "fumar" um pouquinho para que ocorra uma certa lubrificação dos cilindros. Por isso, o ajuste de folgas nas partes móveis de um motor aeronáutico é bem diferente dos motores automotivos até porque seu funcionamento é bem diferente no que tange a questão de trabalho. Motores aeronáuticos trabalham com rotação constante ao longo de toda a sua vida.

Assim, o uso de Avigas 100 num veículo não chega a ser algo descabido, principalmente num motor de competição, principalmente arrancada, onde a durabilidade já é diminuta e o tempo de uso de um motor é bem curto. Para provas de circuito, a durabilidade já é algo desejável, mas nada que um ajuste adequado do motor não torne capaz de utilizar tal combustível com satisfatoriedade.

Portanto as considerações que foram feitas anteriormente não são bem verdade.

Avaliando um pouco mais essa questão toda, veja que é bem comum no meio automobilístico de competição o uso do metanol como combustível e até mesmo o nitrometano como aditivo a esse combustível.
    O metanol mais do que ninguém precisa de um ajuste específico. Devido à sua grande capacidade de contaminação ao óleo e até mesmo aos vapores criados pelo funcionamento, todo o cárter do motor deve ter uma ventilação específica e o óleo deve ser trocado num intervalo absurdo de curto.
    Tudo isso é o preço que se paga para conseguir andar na frente.

Finalizando, a consideração que faço é que num carro de rua, estrada, trilha ou qualquer outra utilização "normal" deve-se utilizar o combustível do posto, o regular.
    Até mesmo a gasolina Pódium não traz benefícios dependendo do motor.
    Para utilizar combustíveis mais potentes (avigás 100, metanol, etc) seu motor deve receber preparação específica (taxa de compressão, proporção estequiométrica, ignição, ajuste de folgas, etc) para que utilize todo o seu potencial e então não ocorra danos e/ou desperdícios.

Abraços e desculpem o Off Tópic......

Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Meu caro,

A contribuição que posso te dar é a seguinte:

Gasolina de aviação, ou "avigas 100" é um combustível "seco", que obrigatoriamente deve ter uma propriedade hidrofóbica e por fim acaba sendo um combustível com propriedade lubrificante zero.
    Isso se deve ao fato de nos aviões, em altitude e com a pressão atmosférica muito reduzida, o combustível (gasolina, álcool, diesel) tende a agregar água em sua estrutura. É o maior motivo da impossibilidade de utilizar álcool como combustível em aviões, a menos nos agrícolas que sempre voam bem baixo.
    Portanto, por essa característica do combustível, motores de aviões precisam "fumar" um pouquinho para que ocorra uma certa lubrificação dos cilindros. Por isso, o ajuste de folgas nas partes móveis de um motor aeronáutico é bem diferente dos motores automotivos até porque seu funcionamento é bem diferente no que tange a questão de trabalho. Motores aeronáuticos trabalham com rotação constante ao longo de toda a sua vida.

Assim, o uso de Avigas 100 num veículo não chega a ser algo descabido, principalmente num motor de competição, principalmente arrancada, onde a durabilidade já é diminuta e o tempo de uso de um motor é bem curto. Para provas de circuito, a durabilidade já é algo desejável, mas nada que um ajuste adequado do motor não torne capaz de utilizar tal combustível com satisfatoriedade.

Portanto as considerações que foram feitas anteriormente não são bem verdade.

Avaliando um pouco mais essa questão toda, veja que é bem comum no meio automobilístico de competição o uso do metanol como combustível e até mesmo o nitrometano como aditivo a esse combustível.
    O metanol mais do que ninguém precisa de um ajuste específico. Devido à sua grande capacidade de contaminação ao óleo e até mesmo aos vapores criados pelo funcionamento, todo o cárter do motor deve ter uma ventilação específica e o óleo deve ser trocado num intervalo absurdo de curto.
    Tudo isso é o preço que se paga para conseguir andar na frente.

Finalizando, a consideração que faço é que num carro de rua, estrada, trilha ou qualquer outra utilização "normal" deve-se utilizar o combustível do posto, o regular.
    Até mesmo a gasolina Pódium não traz benefícios dependendo do motor.
    Para utilizar combustíveis mais potentes (avigás 100, metanol, etc) seu motor deve receber preparação específica (taxa de compressão, proporção estequiométrica, ignição, ajuste de folgas, etc) para que utilize todo o seu potencial e então não ocorra danos e/ou desperdícios.

Abraços e desculpem o Off Tópic......
    Aha!, tah explicado....

Concordo com tudo que voce disse, principalmente em relacao ao uso dos outros combustiveis... em motores proprios que possam aproveitar os potenciais e ao mesmo tempo construidos p/ lidar com cada particularidade do combustivel utilizado. sem riscos e sem jogar fora.

Isso me leva a pensar que tal combustivel seria uma boa pra motores 2T, que jah levam o oleo no combustivel... jogar a compressao la em cima , principalmente nos refrigerados a agua..... (Falta do q fazer eh foda!)

obrigado pela explicacao e informacoes.

cheers

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Por nada e só acrescentando,
    Os motores 2 tempos nervosos queimam álcool ou metanol. Esses combustíveis resultam em muito mais potência por um custo aproximado do Avigás 100.

Abraços

e o avgas, justamente por ser "seco", é aditivado com chumbotetraetila para lubrificar as sedes de válvula... esse composto além de ser tóxico deteriora os catalisadores... a propósito: será que misturando 20% de querosene ao avgas poderia ser abolida a mistura de chumbo?

Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    e o avgas, justamente por ser "seco", é aditivado com chumbotetraetila para lubrificar as sedes de válvula... esse composto além de ser tóxico deteriora os catalisadores... a propósito: será que misturando 20% de querosene ao avgas poderia ser abolida a mistura de chumbo?
    Ou seja, nosso antigo combustivel com chumbo.

cheers

Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Por nada e só acrescentando,
    Os motores 2 tempos nervosos queimam álcool ou metanol. Esses combustíveis resultam em muito mais potência por um custo aproximado do Avigás 100.

Abraços
    Interessante, segue uma outra pergunta entao...

Como o pessoal mistura o oleo com o alcool... methanol eu acho q dilui oleo...

cheers

cheers
    costumam usar óleo de base vegetal para kart ou aeromodelismo...

Valeu pela dica Walter, mas a gasolina podium também leva álcool, com a vantagem de ter 30 ppm de enxôfre. Porém, vou começar a usar no motor de popa e ver se melhora a ignição e desempenho.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...p?t=36397&page

GASOLINA PODIUM

Com características únicas no mercado nacional, a Gasolina Petrobras Podium traz um novo conceito de combustível, pois é desenvolvida com a mesma tecnologia utilizada na concepção da gasolina de Fórmula 1.
    Lançada em junho de 2002, ela possui octanagem* superior às das melhores gasolinas do mundo
    (IAD = 95), proporcionando melhor aproveitamento da potência do motor e melhor desempenho nas retomadas de velocidade.
    Principais características da Gasolina Podium:

• Contém detergentes/dispersantes que mantêm limpo todo sistema de combustão (bicos injetores, válvulas de injeção, etc);
    • Recebe adição de álcool anidro, conforme legislação vigente;
    • É menos poluente, apresentando Teor de Enxofre = 30 ppm;
    • É levemente alaranjada devido ao corante laranja adicionado ao álcool anidro;
    • Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica, sendo recomendada para veículos que possuem motores de alto desempenho (taxa de compressão a partir de 10:1) e/ou que requeiram combustível com alta octanagem;
    • Ficha de Segurança (PDF - 72k)

Abraços
    Anthon
    4X4 Brasil

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC

cheers

Óleo preparado à base de óleos vegetais modificados, ideal para misturas com álcool etílico, metanol e gasolina. Contém aditivo redutor de carvão, e, com isso, excelente poder de lubrificação, minimizando o desgaste das peças.

COMO FUNCIONA
    Formulado especialmente para motores 2 Tempos, refrigerados a ar, utilizados em competições de Karts movidos a álcool ou gasolina.
    Lubrifica e mantém limpo o motor.

VANTAGEM BARDAHL
    Bardahl Maxoil 2T, proporciona excelente poder lubrificante garantindo a máxima potência dos motores de Karts de competição.
    Evita a formação de depósitos, mantendo o motor sempre limpo

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem