
Postado originalmente por
Renato Fraga
Meu caro,
A contribuição que posso te dar é a seguinte:
Gasolina de aviação, ou "avigas 100" é um combustível "seco", que obrigatoriamente deve ter uma propriedade hidrofóbica e por fim acaba sendo um combustível com propriedade lubrificante zero.
Isso se deve ao fato de nos aviões, em altitude e com a pressão atmosférica muito reduzida, o combustível (gasolina, álcool, diesel) tende a agregar água em sua estrutura. É o maior motivo da impossibilidade de utilizar álcool como combustível em aviões, a menos nos agrícolas que sempre voam bem baixo.
Portanto, por essa característica do combustível, motores de aviões precisam "fumar" um pouquinho para que ocorra uma certa lubrificação dos cilindros. Por isso, o ajuste de folgas nas partes móveis de um motor aeronáutico é bem diferente dos motores automotivos até porque seu funcionamento é bem diferente no que tange a questão de trabalho. Motores aeronáuticos trabalham com rotação constante ao longo de toda a sua vida.
Assim, o uso de Avigas 100 num veículo não chega a ser algo descabido, principalmente num motor de competição, principalmente arrancada, onde a durabilidade já é diminuta e o tempo de uso de um motor é bem curto. Para provas de circuito, a durabilidade já é algo desejável, mas nada que um ajuste adequado do motor não torne capaz de utilizar tal combustível com satisfatoriedade.
Portanto as considerações que foram feitas anteriormente não são bem verdade.
Avaliando um pouco mais essa questão toda, veja que é bem comum no meio automobilístico de competição o uso do metanol como combustível e até mesmo o nitrometano como aditivo a esse combustível.
O metanol mais do que ninguém precisa de um ajuste específico. Devido à sua grande capacidade de contaminação ao óleo e até mesmo aos vapores criados pelo funcionamento, todo o cárter do motor deve ter uma ventilação específica e o óleo deve ser trocado num intervalo absurdo de curto.
Tudo isso é o preço que se paga para conseguir andar na frente.
Finalizando, a consideração que faço é que num carro de rua, estrada, trilha ou qualquer outra utilização "normal" deve-se utilizar o combustível do posto, o regular.
Até mesmo a gasolina Pódium não traz benefícios dependendo do motor.
Para utilizar combustíveis mais potentes (avigás 100, metanol, etc) seu motor deve receber preparação específica (taxa de compressão, proporção estequiométrica, ignição, ajuste de folgas, etc) para que utilize todo o seu potencial e então não ocorra danos e/ou desperdícios.
Abraços e desculpem o Off Tópic......