Amigos, a valvula termostatica e sem duvida parte fundamental para a durabilidade dos motores.
A funcao dela e manter a temperatura ideal de funcionamento conforme seu fabricante.
A maioria dos motores tem a temperatura ideal de trabalho entre 85 e 95 graus.
Abaixo desta temperatura o motor sofre desgaste acentuado devido a que as partes metalicas ainda nao sofreram as dilatacoes necessarias e calculadas para o perfeito funcionamento do motor, exemplo das camisas dos pistoes, quando da partida com o motor frio elas estao muito justas e sofrem desgaste acentuado dos aneis do pistao ( que sao mais duros), o que tambem ocasiona vibracoes em todo o motor.
Quando da partida a frio a valvula (fechada) garante um rapido aumento da temperatura para que o motor aqueca ate sua temp. ideal evitando asim um desgaste desnecessario do conjunto mecanico, principalmente garante que o oleo lubrificante tenha sua maxima eficiencia na circulacao pelo sistema, lubrificando, evitando atritos e resfriando as partes metalicas em movimento, funcao que so e atingida plenamente junto com a temperatura ideal.
Ressumindo, a retirada da valvula em condicoes de temp. baixa reduz significativamente a vida util do motor pelos motivos expostos acima.
Vamos agora para o extremo oposto, zonas de muito calor.
A funcao da valvula e de abrir quando a temperatura da agua no motor atinge ex. 88 graus, para permitir a entrada da agua mais fria que estava no radiador evitando assim o superaquecimento das juntas e retentores (que tem sua tolerancia) assim como deformacao-dilatacao exessiva por calor principalmente nos cabecotes de aluminio.
Lembrando sempre que o fabricante determinou que a valvula termostatica deveria abrir a esta temperatura para preservar os componentes do seu motor.
Com a retirada da mesma vamos criar um circuito unico onde a temperatura sera a mesma, so aumentando a medida que o motor esta ligado, e nao interessa o tamanho do radiador se for um circuito aberto.
Na estrada, com o vento ajudando podemos conseguir um pouco de refrigeracao no sistema, mesmo assim nunca saberemos a temperatura, estara 90-100-120 graus ? ate aonde sera que aguenta?... mas e na cidade? Presos num engarrafamento, ou num paseio pela trilla a 20 Km\h...cade o vento no radiador, a ventuinha foi projetada para auxiliar na refrigeracao do volume de agua do radiador, que nao e metade do volume total do liquido de arrefecimento.
O sistema de lubrificacao sera comprometido ja que o oleo perde sua viscocidade e propriedades de lubrificacao conforme aumenta a temperatura.
Fiquem longe de “mecanicos” que recomendam a retirada da valvula termostatica, com certeza nao sabem nada sobre o funcionamento de um motor, so sabem trocar pecas.
Problemas de arrefecimento muitas veces sao devido ao liquido utilizado no sistema.
Se apos ter conferido ventoinha, limpeza do radiador, valvula termostatica ect. O problema continua, a solucao e trocar o liquido refrigerante o que normalmente deve ser feito a cada 40 ou 60.000 Km.
Importante nao e so completar, ou drenar somente o radiador, tem que drenar tambem o que esta dentro do motor, lavar o sistema e colocar liquido novo geralmente na proporcao de 40% e 60% de agua DESTILADA, nunca agua de torneira nem agua mineral que ocasionam depositos, corroem e diminuem a eficiencia do sistema.
E nunca misturar liquidos refrigerantes de marcas diferentes, ja que podem se contaminar e anular mutuamente devido a aditivos incompativeis.
Lembrando tambem que a regulagem da injeccao de combustivel e o filtro de ar tambem influenciam a temperatura de trabalho dos motores.
Espero ter ajudado.
Abracos.