Bom dia,
E qual a diferença do 4x4 e 4x4 reduzida?
rsrsrsrs estou me sentindo um chato que faz mil perguntas :oops:
Mas, fazer oq? revesem as respostas pra não ficarem puto comigo :concordo:;-)
Att,
Silvio
Versão Imprimível
Bom dia,
E qual a diferença do 4x4 e 4x4 reduzida?
rsrsrsrs estou me sentindo um chato que faz mil perguntas :oops:
Mas, fazer oq? revesem as respostas pra não ficarem puto comigo :concordo:;-)
Att,
Silvio
Silvio
È o seguinte:
4x2 vôce tem força motriz(as rodas estão conectadas ao motor) somente nas rodas traseiras.
4x4 a força do motor está atuando em todas as 4 rodas e voce não notará o carro com mais força, porem não deve usala em piso que ofereção resistencia(asfalto, calçamento). em casos de atolamento onde as rodas traseiras deslizarem com facilidade tipo areia ou estradas escorregadias isto normalmente resolve.Voce tambem vai notar o carro muito mais a mão em velocidades maiores em pisos escorregadios evitando assim derrapagens.
4x4 reduzida alem de todas as caracteristicas do 4x4 o carro terá muito mais força apesar de não saber ao certo em qual proporção pois ainda não usei a hilux pois acabei de comprar uma(Leilão) e ainda nem sequer recebi.Neste caso a velocidade usada deverá ser extremamente menor e quando a força do motor apesar de transmitida as 4 rodas não for suficiente para movimentar as rodas ou sejam em lamas pesadas ou subidas ingrimes.
Abs Ivan
Esta semsna verifiquei o manual da minha (2002) e tem que para ligar a tração pode ser feito até 40 Km e para reduzir atté 8 KM, me suspreendi pois no troller e frontier, vitara samurai e outros a redução somente parado e com as rodas dianteiras preferencialmente alinhadas. me surpreendi mais ainda pois no manual tem que para tirar da redução pode ser em qualquer velocidade.
Sds Ivan
Ivan,
Meu sogro possui uma Sr5 CD 1999 e a dele só engata a trção com o veículo parado, e para desengatar andamos bem devagar, questão de 4 ou 5 km/h, se andar mais que isso não desengata.
Na minha opinião, como dificilmente estaremos em uma cituação surpresa em que teremos que esgatar rapidamente, vale a pena parar para engatar. Até na minha L200 "Shift on the fly" que pode ser engatada até 110km/h eu sempre paro e engato com ela parada. Acredito que vale a pena, e não faz com que as peças sofram edsgastes desnecessários.
Abraço.
Opa !
No manual da minha SW4 2000, diz que a tração pode ser acionada em movimento, porém somente até 80Km/h.
Já a reduzida, até 8Km/h.
Tenho o costume de acionar a tração sempre que começa a chover e a pista fica molhada (até porque deve-se usa-la + ou - 16Km/mês) e sempre o faço em movimento.
Abraços.
Embora ja saiba a teoria das coisas aprendi bastante nesse topico e vo tentar exemplificar a ideia da reduzida: Imagina uma bicicleta, quando voce engata a engrenagem pequena ( nos pedais ) com a grande da roda, voce tem uma marcha super leve, ou seja uma marcha que vai te dar bastante força, pra enfrentar uma subida por exemplo, porém quando voce adiquire velocidade voce ve que essa marcha ta leve demais e não tem mais como voce dar força nela, porque voce teria que pedalar a uma velocidade incrivel, a mesma coisa acontece com o carro, na reduzida a disposição das engrenagens são essas, voce tem muita força a baixa velocidade, porem quando aumenta a velocidade a rotação vai la em cima, é o motor tentando "pedalar" mais rapido.
Emfim se falei alguma merda me corrijam :oops:
Abraços
E pra eu instalar uma roda livre automatica na minha bicicleta? rsrs brincadeira!
Mas sim, Tenho uma hilux japonesa 95.. Não é aconselhavel eu deixar a roda-livre em lock, e usar tração somente quando engatar na alavanca, quando precisar?
Ja vi alguns kit´s de roda-livre automatica, será que é posivel instalar na minha hilux?
Falam que nao é tao resistente quanto a manual, é verdade?
Rodolfo,
como já foi falado anteriormente, se vc. rodar sempre com a roda-livre em "lock", você estará "arrastando" desnecessariamente todos os componentes da tração dianteira (semi-eixos, diferencial, cardã e engrenagens da caixa de transferência).
Com isso você só estará provocando desgaste prematuro do sistema, aumentando o consumo, diminuindo o desempenho e aumentando os níveis de ruído da sua picape. Enfim, na minha opinião, não creio que seja uma boa idéia.
Quanto às rodas automáticas, no seu caso teriam que ser de acionamento mecânico. Na minha opinião, muito pouco confiáveis.
As SW4 mais novas, a partir de 96, trabalham com um sistema automático de acionamento à vácuo, mas não vale a pena instalar na sua não. :discordo:
Considerando que a sua Hilux é japonesa, você tem o conjunto mais robusto e confiável que qualquer outra picape deste porte - eixo rígido Toyota 8", meu conselho é:
- Ela é perfeita, não mude nada!!! :lol:
[ ]s
E que tipo de óleo uso na caixa de transferência da minha japonesa? Pode ser o mesmo do Diferencial traseiro? Que é o recomendado pela toyota, SAE 90 API GL-5 para temperatura acima de 18ºC ou o SAE 80w-90 API GL-5. E no diferencial dianteiro tambem posso usar esse mesmo óleo especificado?
Olhando este tópico fiquei curioso:?: a SW4 98TD não precisa mover nada na roda livre? ela é automatica? espero sanar esta duvida com os amigos.
Abçs.
Sérgio França