Pessoal, alguém sabe me dizer alguma coisa sobre a roda livre manual AISIN, que equipa algumas Hi-Lux?
Versão Imprimível
Pessoal, alguém sabe me dizer alguma coisa sobre a roda livre manual AISIN, que equipa algumas Hi-Lux?
Pessoal, alguém sabe me dizer alguma coisa sobre a roda livre manual AISIN, que equipa algumas Hi-Lux?
quatro anos atras!! saiu da traçåo ronaldo ?
Ola,
Minha Hilux SR5, 4x4, CD, 2.8, ano 00/00 tem roda manual(aciona no cubo da roda dianteira)...teria como colocar uma roda automática, isto é, quando eu for engatar a tração ou reduzida ela engatar automaticamente? como se faz isso? tem idéia de peças e custos?
Boa noite pessoal,
Como funciona e pra que serve esse lance de roda livre ?
Na Hilux Sr5 li que é manual e ajusta na dianteira.
Desculpem-me pela pergunta que certamente é de iniciante... :oops:
Abraços!!
Silvio
Caro Sílvio,
Todos estamos aqui para aprender.
Roda livre, é (para simplificar) o cubo da roda dianteira, que quando esta ligado fixa-se ao semi-eixo, faz com que a roda gire. Já quando estão desligadas, se você engatar a tração através da alavanca (dentro da picape) os diferencial dianteiro e os semi-eixos irão girar, porém as rodas estarão "livres".
É mais fácil na prática que tentar explicar aqui...
Basicamente é uma borboleta no cubo de roda com as inscrições: Free, Lock.
Este sistema esta apenas nas rodas dianteiras, já que as traseiras sempre estão tracionando. ESte sistema é mais confiável, se comparado aos automáticos.
Já na Ranger mais nova, ela não possui roda livre, ou seja, os semi-eixos ficam permanentemente ligados ao cubo da roda dianteira
Existem também, os sistemas automáticos, sejam elétricos ou a vácuo.
Abraço.
Pra ver se entendi:
Então quando vc engata a tração 4x4 mas os cubos estão na posição Free, não se traciona as rodas dianteiras, ou seja, não fica tração nas 4 rodas?
É isso ?
1) Outra pergunta, seria , correto andar assim: Posição Free e lavanca sem tração na dianteira pra rodar na estrada ?
2) E se tiver a lavanca do 4x4 desligada(tração apenas na traseira) e os cubos não tiverem Livre causa algum problema ?
Muito obrigado!!!!
Att,
Silvio
SILVIOCESAR
É ísto mesmo , qdo vc coloca a alavanca na posição 4x4 e a rodalivre na posição free a SR5 não traciona na frente , mas o conjunto de engrenagem como o cardã o diferencial e os semieixos giram pela força do motor , mas não estão ligados nas rodas , elas estão livres , por ísto que é chamado roda livre .
Do mesmo modo que se vc colocar a rodalivre na posição look e não engatar a alavanca na posição 4x4 , vai acontecer a mesma coisa , ou seja : os semieixos , o diferencial e o cardã irão girar pq as rodas girando é que vão fazer este conjunto girar , mas não terão tração nas 4 rodas pq este conjunto NÃO ESTA LIGADO NA CAIXA DE REDUÇÃO OU CAIXA DE TRAÇÃO OU T-CASE , daí não terão a ação da força do motor .
Vc não deve andar assim continuamente , pq vc estará causando desgaste desnecessário a todo conjunto , sem falar que vai aumentar discretamente o consumo de combustível .
Mas DEVE FAZER ÍSTO uma vez por mes rodando em torno de uns 20 km SÓ PARA FAZER UMA LUBRIFICAÇÃO DO CONJUNTO E TIRAR AS ENGRENAGENS DA MESMA POSIÇÃO . E depois disto voltar na posição inicial , ou seja : a alavanca na posição 4x2 e a roda livre na posição free .
O Guilherme Já respondeu.
Abraço.
É bom usar o sistema 4X4 pelo uma vez ao mês ou apenas o sistema acionado na alavanca de tração e depois o sistema da roda de forma separada só para lubrificar o sistema ?
Uma outra pergunta, o 4X4 pode ser acionado com o veículo em movimento na Hilux SR5 ? Existe limite de velocidade ?
Muito obrigado, cada vez fico através do Fórum 4X4Brasil mais conhecedor do meu novo carro e ainda me sinto uma criança com um brinquedo novo...
Como diz a frase: O Homem nunca deixa de ser criança, ele apenas muda os preços dos seus brinquedos...
Silvio
CARO SILVIOCESAR
Qdo a gente passa muita informação ao mesmo tempo , acabamos esquecendo tudo .
Para simplificar , vc pode acionar a tração 4x4 de qquer forma uma vez por mes sendo que deve rodar em torno de 20 km e voltar a usar em 4x2 e a roda livre na posição free .
Alguns carros vc pode acionar a alavanca de tração 4x4 até 80 km/h , mas não custa nada e é mais seguro vc parar o carro e engatar a tração .
Pois andando e engatar a tração , vc que não tem muita experiencia , PODERÁ MOVER A ALAVANCA PARA A POSIÇÃO DE 4X4 REDUZIDA , E QUEBRAR TUDO , fica baratim para consertar , +- uns R$6.000,00 no mínimo , LOGO : pare o carro , coloque em 4x4 , roda +- 20 km , para o carro novamente , desengata a tração e vai pro abraço .
SEJA FELIZ COM SUA HILUX SR5 .
Sílvio, como o amigo Guilherme falou, algumas picapes possibilitam o engate da tração a até 100 km/h, porém a Hilux Sr5 só parada mesmo.
Ou seja, não tente engatar nem 4x4 hi nem 4x4 low com a picape em movimento, neste caso não é uma opção. Você é obrigado a estar parado.
Abraço.